Imprensa

Ubatuba é maior que uma administração

Nossa cidade sofre há anos com administrações políticas, onde os compromissos com a população são esquecidos assim que os administradores sentam nas cadeiras. O problema será na cadeira ou nos administradores? Nossa cidade é muito maior que qualquer administração, mas sofre muito com más administrações. Muitos dos prefeitos que passaram pela prefeitura nos últimos anos fizeram alguma coisa, mas muito pouco perto das necessidades de nossa cidade. Uns sonham com grandes obras e nada acontece, outros dão mil e uma desculpas e nada acontece e outros ainda vivem se comparando com administrações anteriores e esquecem que os outros já foram, e não vêem suas administrações afundarem.
Assim nossa cidade vai ficando para trás. Vamos nós fazer o mesmo que os prefeitos para mostrar como as coisas aqui estão emperradas. As nossas cidades vizinhas se desenvolvem, crescem, conseguem novos investimentos e nós vamos ficando para trás. De quem é a culpa, afinal de contas: nossa ou da administração?
Boa parte da culpa é nossa mesmo, pois elegemos nossos administradores, mas não fazemos o mais importante que é cobrar deles os compromissos assumidos em campanha, cobrar o cumprimento de seus planos que governo que nada mais é que um compromisso para com a população.
Com a era digital, temos acompanhado pelos sites da cidade uma mudança de comportamento da população em relação aos nossos representantes, mas ainda muito tímida, pois todos nas ruas falam a mesma língua, e a grande maioria do que as pessoas que não tem medo de se expor escrevem é o que corre em todas as conversas. Ou melhor, nas rodas as conversas são muito mais pesadas do que o que se escreve.
Alguns que foram eleitos por nós não entendem como críticas e já saem fazendo acusações que é oposição, oportunistas, postulantes a cargos públicos. Pergunto: quantas vezes estes mesmos, fora ou dentro de cargos públicos, criticaram no passado recente; então, o interesse deles era só um cargo público, uma vaguinha, um salário. Nenhum tinha em mente o crescimento de nossa cidade.
Não posso acreditar que todas as pessoas que escrevem verdades estejam querendo cargos ou se promover, pois o que vemos são cidadãos cobrando seus direitos de cidadania. No meio, pode ter um ou outro com um interesse ou outro, mas não ver o que está estampando na cara da cidade inteira é achar que uma administração é maior que os interesses de toda uma coletividade.
As leis mudaram, as pessoas estão mudando. Num passado não muito distante, as pessoas tinham medo de escrever contra quem elas elegeram e serem perseguidas. Hoje temos visto que a coisa mudou, e muito. Quase todos escrevem e assinam, o que é ótimo, pois mostra que não é só um insatisfeito e que a população está exercendo seu direito de cidadania.
Muitos eleitos estão aí o tempo todo se comparando com os que já desocuparam as cadeiras. O tempo que perdem com isto, deveriam estar, sim, fazendo valer o voto de confiança que receberam da população.
A cidade é muito maior que qualquer administração. A administração é passageira, a cidade fica, mas muitas vezes a cicatriz que uma administração deixa são marcas muito feias e profundas que depois requerem muitas plásticas para tentar amenizar a aparência.
Você é o cirurgião plástico ou a cicatriz.

Editorial do jornal "A Semana" de 18/02/2006

Josias Sabóia (JIJA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu