Usando latas recicladas as crianças aprendem a trabalhar em grupo

Escolata movimenta alunos de Ubatuba mesmo nas férias

Projeto que utiliza latas recicladas leva noções de música e cidadania a alunos da escola José Celestino Aranha

A Escola Municipal José Celestino Aranha, do bairro do Horto, em Ubatuba, aproveitou as férias para der continuidade ao projeto “Escolata”. Ensaiando duas horas por dia, a garotada se mantém afinada neste projeto que reúne música e cidadania. Iniciado em julho de 2005, o projeto era um sonho antigo da direção da escola para tirar da ociosidade as crianças da comunidade. “Tínhamos o desejo de desenvolver algo que aproveitasse o tempo das crianças fora do horário das aulas, e nada melhor do que a música para reuni-las”, conta a diretora Vani de Fátima da Silva. “Com a chegada do monitor Elias Batista foi possível dar início ao “Bate Lata”, cujo objetivo era despertar as potencialidades através da música, mais especificamente, a percussão.
A partir de agosto o projeto foi tomando corpo. O nome foi mudado para “Escolata”e as crianças desenvolveram desenhos para decorar as “latas-instrumentos”, através de concursos na escola. Depois de terem os instrumentos decorados teve início os ensaios, com definição de repertórios e coreografias.
No mês de outubro 90 crianças, com idade entre 7 e 10 anos participaram do desfile de aniversário de Ubatuba, apresentando o tema “Quem canta, encanta”. Outras apresentações dos alunos aconteceram na Semana de Consciência Negra e no Encontro Cultural da Escola Maria Josefina e na entrega do prêmio Nutrir 2005. “No começo encontramos algumas resistências dos pais, mas agora eles também dão muita força”, conta o monitor Elias. “Nesse tempo as crianças desenvolveram um maior senso de responsabilidade, concentração, coordenação motora e disciplina”, completa o monitor.
As crianças recebem a parte teórica e pedagógica em sala de aula e ensaiam três vezes por semana em horário extra-aula. A integração de todos é total, segundo o monitor do projeto. “A Joyce (de Souza), coordenadora da APM, tem sido uma grande incentivadora. Temos a Camila Souza responsável pelas coreografias e todos os funcionários da escola também participam, inclusive tocando os instrumentos mais pesados”. “Nosso sonho agora é um novo uniforme personalizado para as crianças do ‘Escolata’, e já estamos trabalhando para consegui-lo” diz Elias.
“O melhor de tudo é que, com o projeto, conseguimos manter as crianças afastadas das drogas e da violência, ocupando o tempo delas , com atividades enriquecedoras, como a música e passamos noções de cidadania em geral, como a reciclagem”, finaliza a diretora Vani da Silva. A Escola Municipal José Celestino Aranha recebe todo o apoio da Secretaria da Educação, que fornece o transporte. Além disso empresários também têm dado apoio como no caso da Basfibra e do Auto Posto Kamomê, que cederam latas e tintas. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu