Símbolos & história

Ronaldo Dias
Extremamente importante e, adequada a intenção da Unitau. Infelizmente, continuamos apenas nas "potencialiadades" e não saímos da "vocação". Vivemos apenas dos "cortes na carne da cidade".

A proposta da Unitau, talvez mesmo a razão de ser de sua vinda para Ubatuba foi, pela indiscutível vocação turística. O que ela, Unitau, não sabia e, não poderia prever, é que na contra-mão da vocação, Ubatuba esta sendo (infelizmente) direcionada para o caos econômico pelo incentivo à economia informal e, de subsistência. Educação direcionada? Nem pensar! Quem ganhará com o povo educado? Estamos trocando a construção e o incentivo às instalações de infra-estruturas turísticas: meios de hospedagens, centros de convenções, portos de embarque e desembarque de passageiros, adequação dos Parques, trilhas cachoeiras etc., etc..., por incentivos a feirinhas e camelódromos de frente para o mar, carrinhos lanchonete, de churrasquinhos (em cada esquina), bici-boutiques , bici-som, moto-som ( haja ouvidos Exa.) e, recentemente, criada e, regulamentada pelo ministério do Trabalho do Município de Ubatuba (com todo apoio da guarda) a profissão "tomador de conta" cujos associados retiram placas de proibido estacionar para criar seus " espaços" (públicos) e, exercerem suas atividades (pobre COMTUR). Poderia tecer aqui, infindáveis situações explicativas, justificativas e elucidativas, para que se possa identificar quem está errado? A universidade? Quem definirá o futuro, de todos os filhos desta terra? Pobre Ubatuba! Neste cenário, o corte da Amendoira e, todos seus algozes, tornam-se símbolos marcantes para os anais da nossa história. Quem viver, lerá.


Campus da UNITAU em Ubatuba oferece cursos voltados às potencialidades do Litoral Norte

O campus da Universidade de Taubaté (UNITAU) em Ubatuba vem ampliando as perspectivas de desenvolvimento no Litoral Norte paulista, tanto no aspecto educacional, como nos aspectos econômico, social e cultural. Para contribuir diretamente com esse desenvolvimento, a UNITAU vem oferecendo cursos que abrangem as potencialidades da região, atendendo à sua demanda específica, principalmente nas áreas de Educação, com os cursos de Pedagogia e de Educação Física, e de Administração, com habilitação em hotelaria e turismo, seu setor econômico mais expressivo. Esse ciclo vem sendo formado ao longo dos sete anos de presença da UNITAU em Ubatuba, sendo quatro de instalação do campus, período em que a UNITAU formou três turmas, colocando 200 profissionais das áreas de Pedagogia e de Administração, com habilitação em Hotelaria e Turismo, no mercado de trabalho regional. E já prepara mais 357, com suas 10 turmas em curso. Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, a UNITAU tem contribuído significativamente para o desenvolvimento sócioeconômico regional, principalmente para Ubatuba, por dois motivos. “Primeiro, a presença de alunos de várias regiões que chegam ao município para estudar movimenta setores, como o de comércio, o de serviços e o imobiliário. Segundo, há a formação de mão-de-obra, profissionalizando esses setores, o que, conseqüentemente, vem contribuir para a promoção do desenvolvimento local”. Cerca de 80% dos alunos do curso de Administração, com habilitação em Hotelaria e Turismo, são de municípios vizinhos e do Vale do Paraíba, como a aluna Sue Ellen Alves dos Santos, 21 anos, do primeiro ano do curso de Administração, com habilitação em Hotelaria e Turismo, que é de Caraguatatuba. “O curso vem ao encontro das necessidades desta nossa região, pois há um grande mercado para atuarmos nessa área”.

Pelos grifos podemos perceber que o caminho ainda é muito longo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu