Panorama da Fundart


A arte da confecção de máscaras está viva em Ubatuba

Fundart realiza Oficina de Máscaras e Bonecões

Estão abertas as inscrições para a “Oficina de Máscaras e Bonecões de Carnaval” da Fundart, que começará no próximo dia 20, sexta-feira. Essa oficina é gratuita e tem como objetivo revitalizar um antigo costume dos foliões caiçaras. As máscaras produzidas serão utilizadas na decoração do I Festival de Marchinhas Carnavalescas, que acontecerá de 10 a 12 de fevereiro.
O folclorista Nei Martins, que comandará a oficina, conta que na década de 60 a produção de máscaras e bonecões era expressiva no município. Havia artistas especializados na confecção desses acessórios carnavalescos. “No passado era comum a presença dos mascarados nos dias de carnaval, brincando com a criançada pelas ruas, praças e bairros de Ubatuba. Com a chegada do desenvolvimento, nos anos 70, esse elemento que tradicionalmente fazia parte da folia caiçara foi se perdendo. Essa oficina está sendo realizada para passar adiante o conhecimento e o costume de se fazer e utilizar as máscaras no carnaval.”
A oficina trará de volta a técnica antiga dos caiçaras, utilizando um molde feito de barro misturado com cinza, cola de polvilho azedo, papel higiênico, jornal velho, tinta e muita criatividade. PMU


Ubatuba realiza I Festival de Marchinhas de Carnaval

“Eu vou fazer farinha de banana porque de mandioca é coisa de bacana”
Seo Dito Raé

Estão abertas as inscrições para o I Festival de Marchinhas de Ubatuba, que acontecerá durante os dias 10, 11 e 12 de fevereiro. O tema para compor as músicas é livre e qualquer pessoa pode participar. Promovido pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o objetivo do Festival é valorizar essa manifestação cultural que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos nas áreas musical e literária.
O organizador do evento, Nei Martins, conta que nos carnavais antigos era normal cantar sucessos do rádio e fazer composições próprias para pular o carnaval. "A marchinha é a cara do interior paulista. Temos que preservar isso".
As inscrições poderão ser efetuadas até o próximo dia 30, na sede da Fundart, que fica na Rua Félix Guizard Filho, nº6, em horário comercial. Cada participante poderá inscrever até duas marchinhas, mesmo em parceria. O vencedor ganhará um prêmio de R$ 350,00, mais troféu. Vencedores até a 5ª colocação também receberão troféus e prêmios diversos. Mais informações sobre o concurso podem ser adquiridas na Fundart (3833-7000). PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu