Pacientes com Câncer recebem apoio no Centro de Referências e Especialidades

A Sapo-Uba, um grupo de apoio a pacientes com Câncer, está estruturada como Organização Social e Civil de Interesse Público (Oscip), um tipo de entidade que tem como característica fazer parcerias com o poder público e a iniciativa privada.

A Sociedade de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Ubatuba (Sapo-Uba) está prestando atendimento em uma nova sede, no Centro de Referências e Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde, na rua Cunhambebe, no centro da cidade. Esse grupo foi formalizado no ano passado, com o objetivo de dar assistência e amenizar o sofrimento dos pacientes com câncer no período do tratamento, pré e pós-operatório.
Diversos serviços estão sendo disponibilizados aos pacientes. Os voluntários da Sapo-Uba prestam informações relevantes sobre o tratamento, leis, benefícios e direitos, além de dar um suporte psicológico aos portadores de câncer. São fornecidos ainda suplementos alimentares, próteses mamárias de pano, fraldas e contribuições na compra de remédios e realização de exames para pacientes que estão sem condições financeiras. Além disso, campanhas e ações preventivas estão sendo desenvolvidas em parceria com outros órgãos.

Solidariedade e troca de experiências


A Associação é basicamente formada por pessoas que já passaram pela experiência do câncer, seja pessoalmente ou com algum membro da família. Por essa razão, a troca de informações é uma característica importante no grupo. A assistente social Maria Joana Montes Claros, voluntária da Sapo-Uba, explica que são diversos os tipos de câncer e, conseqüentemente, diferentes tipos de tratamento e cuidados. “Cada pessoa tem uma vivência para passar para o outro. São coisas que podem ser muito úteis a quem está passando por isso agora". Ela conta que sua experiência pessoal foi importante para poder entender o sentimento da pessoa que se descobre com a doença. “Quando eu soube que estava com câncer, fiquei me perguntando o porquê. Depois, comecei a perceber muitos casos da doença à minha volta, com parentes e amigos. Então, descobri que isso foi necessário, para que eu pudesse ajudar as pessoas a passarem por esse momento tão difícil.”
A bióloga Mônica Ciari é portadora da doença e uma das fundadoras da Sapo Uba. Ela conhece as dificuldades pelas quais os pacientes passam em uma cidade como Ubatuba, que não tem um serviço especializado. Apesar disso, Mônica se considera uma pessoa de sorte, porque possui recursos para o tratamento e para buscar informações. Além disso, Mônica conta que encontrou pessoas solidárias, que a apoiaram em momentos difíceis. “Sinto-me no dever de retribuir essa ajuda, até mesmo porque sei que muitas pessoas não têm a quem recorrer”.

Participação da Comunidade


A Sapo Uba está sendo mantida através de eventos, parcerias, venda de camisetas e contribuições de sócios. Ela está estruturada como Organização Social, Civil de Interesse Público (Oscip), um tipo de entidade que tem como característica fazer parcerias com o poder público e a iniciativa privada. Dentro dessa proposta, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma sala com telefone para que o grupo possa trabalhar.
As pessoas que tiverem interesse em contribuir, conhecer ou participar da Sapo-Uba podem fazer uma visita ao Centro de Referências e Especialidades que fica na Rua Cunhambebe, 703, Centro. O telefone é 3832-1097 PMU
Foto: A presidente da Sapo Uba, Sônia Bergamasti e Maria Joana Montes Claros, voluntária da entidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu