Onde você estava?

É muito triste depararmo-nos, na atualidade, com comentários de matérias com conteúdos sem fundamentos. Torna-se inaceitável encontrar artigos como o último dia 02 de janeiro de 2005, onde o jornalista Ednelson Prado publicou no Jornal “A Semana”, em 2 de janeiro, pág. 2, tendo como título “Ainda faltam três anos”. Nota-se, numa primeira impressão, a desinformação e a ignorância de quem esteve ausente da cidade de Ubatuba nestes últimos doze meses. O autor do artigo citado comete vários equívocos; sendo afirmações e críticas sem fundamentos. Ednelson Prado tinha uma ligação muito estreita com o presidente anterior, portanto, deveria saber que administrei de forma responsável o orçamento da Câmara Municipal, inclusive sendo o mesmo valor do ano anterior (2004), no entanto tive que pagar um aumento para os assessores jurídicos e parlamentares, aprovado no último ano da gestão passada; convoquei uma Sessão extraordinária, sem ônus algum para a população, onde foi aprovada a redução dos salários dos vereadores; mandei comprar dois veículos novos; enviei um veículo semi-novo para o Senhor Prefeito; mandei fazer o projeto de restauração do prédio da Câmara, onde o mesmo está aguardando a autorização do CONDEPHAAT; paguei a alguns funcionários efetivos os salários prêmios que lhe eram devidos; reformamos a área ajardinada no entorno da Câmara, hoje “Jardim Idalina do Amaral Graça”; colocamos por razões de segurança, o gradil sobre o muro divisando com as ruas Salvador Correia e Conceição; trocamos algumas janelas deterioradas da parte inferior; criamos o CPD; inovamos com a transmissão das Sessões via internet; compramos mais computadores e equipamentos mobiliários para todos os gabinetes; fizemos e aprovamos a consolidação da nossa Lei Orgânica; deixamos em fase final, a consolidação do nosso Regimento Interno; instalamos as “Urnas do Povo”; criamos a Câmara Setorial; fizemos as Plenárias do Orçamento Participativo; conduzi-me várias vezes, juntamente com alguns dos nossos competentes assessores jurídicos à Prefeitura, para corrigir erros grotescos de projetos de lei enviados pelo Executivo; devolvi dinheiro para a Prefeitura no final de meu mandato; enfim, foram tantas realizações e discussões, que creio que deixei alguma semente plantada e, que em breve irão germinar.
“Parece-me que o Senhor Ednelson Prado está procurando sufocar as inovações e transparências que hoje a sociedade exige e tenta impor uma padronização de costumes, valores e princípios que estão de acordo com a ideologia conservadora e os interesses da classe dominante”. Pois bem, nosso crítico se esqueceu de informar que foi somente a partir de minha gestão é, que a pauta das Sessões começou a ser publicadas e divulgadas antecipadamente através do jornal, da rádio e da internet, de modo que a população soubesse o que ia ser discutido e votado.
Reafirmamos que a sua matéria reproduz a ideologia conservadora e retrógrada de uma parte de nossa sociedade.
Para um experiente jornalista que publica vários artigos, não fica bem usar do senso comum para afirmar que “acreditava que haveria um interesse maior pela cidade”. Não se pode afirmar mentiras e colocar situações de modo irresponsáveis sem antes conhecer a realidade.
Enquanto cidadão e vereador, não posso perder as esperanças e nem me conformar com a atual situação de Ubatuba, mas, como disse Paulo Freire: “Uma das condições fundamentais é tornar possível o que parece não ser possível. A gente tem que lutar para tornar possível o que ainda não é possível. Isso faz parte da tarefa histórica de redesenhar e reconstruir o mundo”. Por isso, a necessidade de revidarmos sobre uma visão equivocada de quem faz crítica sem consistência.
E pode ter a certeza, que não serei conivente com práticas retrógradas e conservadoras de politicagem e não calarei ao encontrar pelo caminho artigos como esse.

Jairo dos Santos – PT
vereador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu