Notícias da Prefeitura

Prefeitura solicita apoio do governo para a pesca e maricultura de Ubatuba

Reunião foi coordenada pela secretaria municipal de Agricultura e Pesca e contou com a presença de representantes de órgãos federais

O Chefe do Escritório de São Paulo da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR), Dr. João Donato Scorvo Filho, esteve na última terça-feira, 24, participando de uma reunião na Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento da Prefeitura de Ubatuba. Durante a reunião, a secretária Valéria Cress Gelli solicitou o apoio da SEAP na liberação de recursos para melhorar a infra-estrutura do Mercado Municipal de Peixe já que Ubatuba é o terceiro produtor de pescado do Estado de São Paulo, contribuindo com 10,6% da produção total, o que demonstra a importância da pesca para o município.
Outro projeto para o qual foi solicitado o apoio da SEAP envolve a instalação de Unidades Demonstrativas para captação de sementes de mexilhão e cultivo de vieiras que contribuirão para o desenvolvimento da atividade da maricultura, gerando renda e possibilitando a permanência dos pescadores/maricultores em suas comunidades.
Discutiu-se também a questão do licenciamento ambiental pelo Estado, dos Parques Aqüícolas (áreas demarcadas para a atividade da maricultura), sendo solicitado auxílio para agilização dos processos encaminhados. Outra reivindicação do setor pesqueiro é a liberação de licença para pesca do camarão por pescadores que há muitos anos trabalham na atividade.
A Coordenadora dos Planos Locais de Desenvolvimento da Maricultura (PLDM), Daniela Kuntz, expôs o trabalho de Demarcação dos Parques Aqüícolas no Litoral Norte, mencionando que a etapa de demarcação foi concluída e que o trabalho se encontra na fase de elaboração do relatório para encaminhamento à SEAP.
Segundo Valéria Geli, o chefe do escritório da SEAP mostrou-se receptivo às reivindicações e aos benefícios que serão proporcionados ao setor produtivo pelo Programa de Manejo Sustentável da Pesca Agricultura e Maricultura que está sendo desenvolvido no município. “Faremos o possível para colaborar com os projetos de Ubatuba por considerar todas as reivindicações relevantes”.
Participaram também da reunião Ana Maria Paschoal da Cruz do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e equipe, Alexandre Baldassim Gomes Novais, presidente da Associação de Maricultores do Estado de São Paulo e Peter Santos Németh, presidente da Associação Pescadores da Enseada. PMU


Ubatuba recebe Beach Soccer dos artistas

A Praia Grande terá neste sábado, 28, à partir das 16 horas, um desfile de estrelas da TV durante o desafio de Beach Soccer. Uma equipe formada por artistas (grande parte da Rede Globo), enfrenta um combinado de Ubatuba, cuja base é formada por locutores da Rádio Beira Mar FM.
O time dos artistas terá a participação de Nicola Siri, Kadu Moliterno, Iran Malfitano, Fernando Fernandes (ex BBB), Davi Cardoso Jr., André Marinho (ex Bro’z), entre outros.
Para o evento foi montada uma arquibancada no canto do Baguari, com capacidade para aproximadamente 500 pessoas.
Fotos – Quem comparecer ao evento e doar um quilo de alimento não perecível receberá um cupom e concorrerá ao direito de tirar fotos com os astros da TV. Marcelo Santos, da MS Eventos, organizadora da partida, lembra que os alimentos não darão acesso a arquibancada. “Peço ao público que colabore, levando alimentos que serão entregues ao Fundo Social. A arquibancada é pequena, por isso não podemos garantir o acesso de todos, mas mesmo quem ficar em volta da área de jogo terá boa visibilidade da partida”, disse o organizador do evento.
Preliminar – Na preliminar, que começa às 15h, o público poderá acompanhar as equipes de Ubatuba que brilharam na 1ª Taça Cidade São Sebastião de Futebol de Areia.
A partida entre os times SEL Ubatuba, campeã invicta do torneio e Ubatuba “B”, que terminou a competição na quarta posição será uma oportunidade para uma justa homenagem às atletas. O time da SEL Ubatuba também teve como destaques as jogadoras Carla, goleira menos vazada do torneio e Tati, a artilheira com 13 gols marcados.
O evento é realizado pela MS Eventos e tem o apoio da Liga Ubatubense de Futebol, das Secretarias de Turismo e de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu