Nossa Senhora D'Ajuda


Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda, visita obrigatória em Ilhabela

Festa Religiosa:
Comemorando a data que festeja Nossa Senhora D’Ajuda, inicia-se dia 24/01 a Novena em sua honra, indo até dia 01/02 . Sempre às 19h30 na Igreja Matriz na Vila. Presididas por Padres de nossa Diocese, as celebrações,com temas que falam de Maria Mãe de Jesus, com bênçãos a diversos objetos de devoção e seguimentos, contarão com a presença e animação das comunidades de norte a sul da ilha.

Dia 02/02 , quinta-feira, Dia de Nossa Senhora D´Ajuda
Às 19h00 Missa Festiva, presidida pelo Pe. Vilson Dias de Oliveira, Administrador Diocesano, seguida de Procissão que será acompanhada pela Banda Municipal de Ilhabela pelas ruas da Vila. Show pirotécnico e distribuição de lembranças de Nossa Senhora.

Quermesse:
De 01 a 05 de fevereiro acontecerá a tradicional Quermesse na Rua Dr. Carvalho, próximo à Câmara dos Vereadores. A partir das 20h00: comidas típicas, brincadeiras infantis, muita música ao vivo com as Bandas Forró 40 Graus, Leoni, Laércio Ilhabela, Carlos Lima, Quarteto de Cordas, Pronúncia no Olhar e Forró Saracote.
Dia 05, grande sorteio de uma moto Honda CG 125FAN. Participe e colabore com a continuidade das obras do salão paroquial que atenderá aos serviços sociais de nossa comunidade.


PARÓQUIA NOSSA SENHORA D’AJUDA DE ILHABELA

Ilhabela, o canal que a separa do Continente e a cidade vizinha foram descobertas pelo navegador italiano Américo Vespúcio no dia 20 de janeiro de 1502. Por ser o dia de São Sebastião, foi com o nome deste santo que foram batizadas. Apesar de ficar desabitada ainda por um longo período, a “Ilha de São Sebastião”, aos poucos, começou a ser ocupada e o pequeno povoado que se formou ficou conhecido por “Villa Bella”.

Os primeiros moradores deste belo lugar, além de se dedicarem à agricultura, introduziram também uma forte devoção, de origem portuguesa, a Nossa Senhora d’Ajuda. Mas foi somente no final do século XVII que a Ilha reuniu o número suficiente de habitantes agrupados para a instalação de uma Capela, justamente onde hoje se encontra o centro da cidade e é conhecido por “Vila”.

Mesmo não tendo sido encontrado o documento oficial que criou a Capela Nossa Senhora D’Ajuda, sabemos que em 1697 o Pe. Manoel Gomes Pereira, então Vigário da vizinha São Sebastião, mandou construir na Ilha um Santuário dedicado a Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso.

Com o passar do tempo, por falta de adequada conservação, a Igreja foi se deteriorando e por volta de 1793 precisou ser reconstruída quase de novo. Poucos anos depois, mais uma reforma a preparou para ser a Matriz da “Vila Bela da Princesa”. O Padre João Rodrigues Coelho, por ocasião da festa da Padroeira, aos 02 de fevereiro de 1803, fez a nova bênção e encaminhou todos os preparativos necessários para a criação da Paróquia em 1806. O primeiro Vigário Colado foi o padre David da Graça Silva e Veiga que assumiu a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso no ano de 1809.

O estado atual da Igreja Matriz de Ilhabela é fruto do trabalho e dedicação do escultor paulista Alfredo Oliani. Por volta de 1950, este artista começou a arrecadar doações para a reforma da fachada, dos altares, a pintura do forro, dos quadros e a colocação do novo piso. Ele também contribuiu com a execução de várias obras, dentre as quais destacamos a “Via Sacra” e as quatro grandes estátuas que se encontram na frente da Igreja.

Já são mais de trezentos anos que este importante recinto, acolhedor e sereno, conserva a imagem de Nossa Senhora d’Ajuda a quem os devotos com muita confiança recorrem.

Desde dezembro de 2003 a Paróquia foi confiada aos cuidados pastorais da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã (Doutrinários), que têm por carisma a catequese, afim de que dêem continuidade a todo este grande processo secular de Evangelização em Ilhabela.


Sandra Colaferri
Pastoral da Comunicação

PARÓQUIA NOSSA SENHORA D’AJUDA
Ilhabela – Diocese de Caraguatatuba
Padres Doutrinários
Pároco: Pe. Vilson Dias de Oliveira
Vigário Paroquial: Pe. Vicente
Secretário Paroquial: Bernardo Diniz
Praça Alfredo Oliani, 53 – Vila
11630-000 Ilhabela – SP, Brasil
Fone/Fax (12) 3896-1227
e-mail:
nsdajuda@uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu