Ditas e desditas

No dia 5 de janeiro de 2006, o Ubatuba Víbora publicou o texto abaixo, enviado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubatuba.

Amendoeira doente

Prefeitura consegue autorização judicial para retirada de amendoeira
doente

Geraldo Fernandes Ribeiro do Vale, juiz substituto da 2ª Vara Cível de Ubatuba concedeu nesta quarta-feira, 4, o pedido de reconsideração solicitado pela Prefeitura de Ubatuba para a retirada de uma amendoeira, ou chapéu de sol, na praia do Cruzeiro. A Prefeitura entrou com pedido tendo em vista o laudo que aponta que a árvore está doente, oferecendo riscos à população que transita pelo local. O laudo foi elaborado pelo engenheiro Luciano Pradella, que assessora a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Antes da reconsideração o juiz havia deferido a liminar impetrada pela Associação em Defesa do Povo Caiçara que solicitava que o corte de duas amendoeiras na praia do Cruzeiro fosse impedido. Com a nova decisão, apenas a amendoeira centenária permanece no local. PMU

Nota do editor - O Juiz Geraldo Fernandes Ribeiro do Vale autorizou a remoção da árvore por ela estar doente, isso está claro no texto.

Trecho de matéria publicada hoje no Ubatuba Víbora, de autoria de Cristina Zarpelão, do jornal Imprensa Livre.

...A árvore não foi retirada por motivo de doença e sim porque a obra precisa acontecer. A árvore não era tradicional ou centenária. Era uma amendoeira.
(Depoimento do prefeito Eduardo César)

Obedecendo aos princípios elementares da lógica percebe-se que há coisas mal contadas nessa história. Se a árvore não foi removida por estar doente, qual a razão de se usar a doença como argumento para obter a liminar? Será que o Juiz teria autorizado sem o laudo? A árvore está de fato doente? Qual é a doença? Se não estiver, então está caracterizada uma ardilosa manobra que induziu a Justiça ao erro. Como saber? Examinando a árvore. A verdade precisa ser conhecida. Qual é a doença da árvore e quais são os riscos que ela representa, ou representou, para a população?

Sidney Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu