Dia Nacional do Aposentado

Dia 24 de janeiro é o Dia Nacional do Aposentado, uma data comemorativa em respeito aos cidadãos que construíram e constroem a Nação Brasileira.

Abaixo os benefícios da Previdência Social

Aposentadoria por idade - Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino, aos 65 anos, e do sexo feminino, aos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: aos 60 anos, homens, e aos 55 anos, mulheres.

Aposentadoria por invalidez - Benefício concedido aos trabalhadores que, por doença ou acidente, forem considerados, pela perícia médica da Previdência Social, incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento.

Aposentadoria por tempo de contribuição - Pode ser integral ou proporcional. Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos. Para requerer a aposentadoria proporcional, o trabalhador tem que combinar dois requisitos: tempo de contribuição e a idade mínima.

Aposentadoria especial - Benefício concedido ao segurado que tenha trabalhado em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física.
Apesar das dificuldades encontradas no dia-dia, da falta de respeito, dos salários vergonhosos, do alto preço dos medicamentos, o aposentado sobrevive em busca de sua dignidade,
“Parabéns aos Homens e Mulheres que prestaram relevantes serviços á Nação Brasileira, e hoje com a experiência adquirida, nos ensinam os caminhos das pedras”.

Charles Medeiros
1º Secretario da Câmara Municipal de Ubatuba
Fonte: Laura Ennes - ASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu