sábado, dezembro 17, 2005

Caça ao Prefeito


Doutor Marcos da Silveira Franco, secretário municipal de Saúde

Como é sabido, ontem a Prefeitura decretou ponto facultativo para fazer uma reunião de congraçamento com os funcionários. Inconformado com o fato o vereador Jairo dos Santos, do PT, protocolou um pedido de afastamento temporário do prefeito Eduardo César, alegando improbidade administrativa. Segundo Jairo, teria havido negligência no atendimento emergencial, uma vez que funcionários que deveriam estar no trabalho, foram para o Paço Municipal assistir à palestra de Magic Paula. A Justiça não acatou o pedido e indeferiu a liminar. Procurei o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcos da Silveira Franco, para pedir esclarecimentos. Segundo o que me foi relatado, a denúncia não procede. No período do evento foram efetuadas cerca de duzentas e cinqüenta consultas médicas. Os postos de saúde operaram normalmente, o serviço de pronto-atendimento também. A Santa Casa funcionou sem novidades. Não houve, portanto, a negligência alegada. Perguntei sobre o cartaz que está publicado no Ubatuba Víbora, pedindo para que as consultas marcadas com a Dra. Camila fossem remarcadas. O secretário afirmou que a médica está doente. Segundo Silvana Niell, chefe de gabinete, cada secretaria ficou responsável pela cobertura de seus serviços durante o evento, sendo que obviamente a maior responsabilidade coube à Saúde. A Guarda Municipal também trabalhou normalmente. Segundo me foi relatado, o departamento Jurídico da Prefeitura tomará as providências cabíveis.

Sidney Borges

Palestra na Prefeitura


Professor Sidney Rocha, Eduardo César e Magic Paula

Magic Paula faz palestra para mais 1.500 funcionários da Prefeitura

Na manhã desta sexta-feira, dia 16, os funcionários da Prefeitura Municipal de Ubatuba tiveram uma jornada atípica. Mais de 1.500 servidores de todas as secretarias e setores da administração municipal foram convocados para uma reunião de trabalho que aconteceu no pátio de obras, ao lado do Paço Municipal. Uma grande tenda foi armada para recebê-los e a grande surpresa do dia foi uma palestra com a Magic Paula, campeã olímpica da seleção brasileira de basquete. O tema era "Minha empresa, meu time".
Em uma conversa descontraída, uma das maiores estrelas do esporte brasileiro mostrou que as vitórias não acontecem por acaso. Ela citou exemplos de perseverança, garra e amor à camisa, que resultam em conquistas. Durante a palestra, que durou pouco mais de uma hora, a ex-jogadora mostrou entrevistas, jogadas, declarações de amigos, jogadores e família. Numa grande tenda montada, os funcionários também assistiram a um vídeo motivacional e a um clipe com imagens captadas durante o próprio evento.
O Prefeito Eduardo César disse que escolheu uma campeã olímpica para fazer essa palestra por considerar a equipe da prefeitura um time, onde um depende do outro para se alcançar a vitória. Segundo ele, esse momento, em que a administração completa um ano, é um momento oportuno para reunir as pessoas, agradecer pelo trabalho executado até aqui e dar uma palavra de incentivo para que o próximo ano seja uma continuidade e ao mesmo tempo, um aprimoramento em todos os sentidos. "Foi uma forma que nós encontramos de motivar os nossos servidores municipais para que eles possam dar um atendimento cada vez melhor ao cidadão de Ubatuba", afirmou o prefeito. Para ele, a palestra com a Magic Paula deixou uma mensagem extremamente forte em cada servidor. "É importante que cada um de vocês saiba o quanto seu papel é fundamental para que a engrenagem toda funcione", reforçou.


Motivação e Trabalho em equipe

Durante sua palestra, a ex-jogadora lembrou da importância da família e dos amigos para se alcançar o sucesso em tudo que se propõe. Ela falou sobre as adversidades, a concorrência e a capacidade de contornar os imprevistos de forma criativa. Magic disse que encarar um possível adversário como incentivador pode ser útil para aprimorar as próprias qualidades e superar as falhas. Ela salientou que as afinidades nem sempre são possíveis, mas o respeito é fundamental. Como exemplo, a campeã olímpica citou sua relação com a colega Hortência. "Eu e a Hortência só conseguimos bons resultados quando percebemos o quanto poderíamos nos ajudar e trabalhar juntas. Por outro lado, a rivalidade fez com que crescêssemos individualmente. Existem coisas que só a maturidade pode nos mostrar. Hoje, a Hortência é a pessoa com quem eu tenho mais contato. Nós aprendemos a nos amar e a nos respeitar como pessoas, Isso é uma grande lição."
No final do evento, os funcionários foram brindados com um show com o cantor e professor Euri, de Ubatuba. PMU

Notícias da Câmara

Relatório final da CPI que apurou desvios de verbas da Prefeitura de Ubatuba foi entregue ao Promotor de Justiça e da Cidadania.

O presidente da Câmara Municipal, Jairo dos Santos, PT, e o vereador Edílson Félix, respectivamente, relator e membro da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou os desvios de verbas públicas através da folha de pagamento dos funcionários da Prefeitura, apresentaram nesta sexta-feira, 16 de dezembro, o relatório final da CPI ao Promotor da Justiça e da Cidadania da Comarca de Ubatuba. As 111 páginas que mostram sigilos bancários quebrados e o esquema que demonstra quanto dos quase 700 mil reais foi desviado para cada conta, principalmente do funcionário responsável pela folha de pagamento, Alvelino Almeida da Cruz Júnior, de sua irmã, Adriana e de sua ex-namorada, Carolina Suguimoto, foram enviadas à Promotoria para que sejam tomadas as providências judiciais cabíveis.
A documentação pode ser encontrada na Ação Cautelar 977/05, que tramita na 1ª Vara Cível da Comarca de Ubatuba.


Projeto FATEC e Escola Técnica – ETE para Ubatuba

Em sua ida a Assembléia Legislativa com a Comissão de Associações da Região Sul nesta quarta-feira 14/12, a Vereadora Luciana Machado – PDT, trouxe boas notícias sobre a FATEC e ETE para o nosso município. Foi aprovado na terça-feira, 12 de dezembro, pela última comissão da Assembléia Legislativa de São Paulo e será votado o mais breve possível, o projeto de Lei 340/05, (tramitando na Assembléia desde maio deste ano) que prevê a implantação destes estabelecimentos de Ensino na região.A vereadora Luciana Machado incansavelmente tem feito diversas reivindicações para que Ubatuba e região sejam beneficiadas com uma Faculdade Técnica, conforme ofícios 057/02/05 e 73/03/05 para a Secretaria de Ciência e Tecnologia e ofícios 093/03/05 (ETE) e 094/03/05(FATEC) para o governador Geraldo Alckmin e finalmente ofício 106/04/05 para o deputado Geraldo Vinhole-PDT, que prontamente atendeu.
A deputada Estadual Ana do Carmo, PT, informou que já está em estudos uma extensão da FATEC em Ubatuba, uma iniciativa apoiada pela vereadora. "Mas, o que realmente precisamos é de uma Faculdade Técnica para os moradores do nosso município e de todo o Litoral Norte, para que possamos formar técnicos habilitados e não ter mais necessidade de importar mão de obra adequada" declarou Luciana.
Fonte: ASCOM

Jairo pede afastamento de Eduardo César


Onde está escrito reagendas, leia-se reagendadas

Presidente da Câmara Municipal, Jairo dos Santos, entra com ação de improbidade administrativa e pede o afastamento do prefeito Eduardo César.

Junto com o processo 1638/05 na 2ª Vara Cível da Comarca de Ubatuba, Jairo dos Santos também protocolou denúncia contra o prefeito na Promotoria Pública.

O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Jairo dos Santos, PT, entrou, na tarde desta sexta-feira, 16 de dezembro, com ação de improbidade administrativa e pedido de liminar de afastamento do prefeito Eduardo César da administração da cidade.
No processo de número 1638/05, impetrado na 2ª Vara Cível, consta que, no dia 16 de dezembro de 2005, a Prefeitura Municipal de Ubatuba dispensou todos os seus funcionários do trabalho, deixando de atender a população em Postos de Saúde, de arrecadar tributos e deixando de prestar serviços necessários a toda a população local, uma vez que todas as repartições públicas estavam fechadas, negando atendimento ao público.
A justificativa do Executivo foi de que todos os funcionários deveriam estar presentes, na data de 16 de dezembro de 2005, no pátio de obras da Prefeitura, convocação que constava, inclusive nos holerites dos servidores, relativos ao pagamento de dezembro.
De acordo com o processo, a convocação dos funcionários não foi publicada no jornal local, que divulga os atos oficiais da Prefeitura, nem foi solicitada à Câmara Municipal qualquer autorização legal para decretação de ponto facultativo.
Como a população da cidade não foi comunicada da dispensa dos funcionários, ocorreu que muitas pessoas doentes, muitas delas de bairros afastados, que vieram à cidade para as consultas agendadas há meses encontraram na porta dos postos de saúde um aviso de que suas consultas seriam remarcadas para datas posteriores.E as pessoas carentes que dependem das cestas básicas, tiveram de voltar para casa com fome porque encontraram as portas da Promoção Social fechadas, com apenas um aviso de que o órgão não estava funcionando. Segundo a ação movida por Jairo dos Santos, o ato publicado pelos agentes públicos atenta contra os princípios basilares da Administração pública, violando deveres de honestidade, impessoalidade, legalidade, moralidade e de lealdade às instituições. É ato que causa prejuízo ao Erário Municipal, onde é flagrante a perda patrimonial. De acordo com o artigo 11 da Lei 8929/1992, constitui ato de improbidade administrativa, que atenta contra os princípios da Administração Pública, qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições e, notadamente:
II – retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;
IV – negar publicidade aos atos oficiais;
A liminar pede, além de outros procedimentos, o afastamento do prefeito por 180 dias, para que se realizem as investigações necessárias.
O juiz da 2ª Vara Cível já enviou o processo para o parecer do Ministério Público, que deverá julgar a liminar no começo da próxima semana.

Fonte: ASCOM

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Vereadores cobram Sabesp



Na Assembléia Legislativa de São Paulo, os vereadores Jairo dos Santos e Luciana Machado cobram ações urgentes da Sabesp para Ubatuba.

A vereadora Luciana Machado, PDT, e o presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Jairo dos Santos, PT, usaram a Tribuna Popular da Assembléia Legislativa de São Paulo, na última quarta-feira, dia 14, e cobraram da Sabesp ações urgentes para a conclusão das redes de esgoto já começadas e início das obras na região Sul da cidade.
Jairo dos Santos foi mais além. Denunciou a transferência de recursos da Sabesp para cidades do Vale do Paraíba que estariam em fase final de contrato com a empresa. De acordo com Jairo, esta transferência de recursos seria uma troca pela permanência da concessão da Sabesp, que, com isso, acaba deixando a cidade de Ubatuba abandonada. O presidente da Câmara enfatizou outra denúncia: que a Sabesp priorizou o investimento na Bolsa de Valores de Nova Iorque, ao invés de agilizar o saneamento básico nas cidades, principalmente as litorâneas, onde tem concessão. "É uma irresponsabilidade da Sabesp, que está colocando em risco a saúde e a vida de milhares de pessoas que freqüentam as praias da região". Antes de deixar a Tribuna, Jairo solicitou da Assembléia Legislativa a realização de uma auditoria nas contas da Sabesp e da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. Várias lideranças da região Sul de Ubatuba estiveram presentes na Alesp para dar apoio aos vereadores.
Fonte: ASCOM

Ricardo Cortes em ação

Dr. Ricardo Cortes elabora lei em prol dos direitos dos cidadãos

O papel do Município é considerado estratégico para o desenvolvimento de ações que resultem num efetivo respeito aos direitos da pessoa humana. Neste contexto e procurando desenvolver um trabalho voltado para os munícipes o vereador Dr. Ricardo Cortes (PV), elaborou o Projeto de Lei 142/05, sancionado pelo Prefeito através da Lei nº 2741 de 5 de dezembro de 2005, que dispõe sobre as reclamações relativas à prestação de serviços públicos.
De acordo com o Projeto os serviços prestados diretamente pela Prefeitura Municipal, Câmara de Ubatuba e por terceiros, qualquer que seja a forma de contratação, são considerados adequados quando executados com regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, economicidade, cortesia e respeito ao cidadão, e baseados nas leis que o regulamentam.
Diante disso o vereador enfatizou em seu Projeto que a reclamação relativa à prestação de serviços, prevista no parágrafo terceiro do artigo 37 da Constituição Federal, poderá ser formulada por qualquer usuário e dirigida à autoridade ou órgão público responsável pelo serviço, diante do descumprimento da Lei ou contrato.
Pela nova Lei a autoridade ou órgão público a quem for dirigida a reclamação, deverá averiguar a procedência da reclamação e informar ao reclamante, no prazo de 15 (quinze) dias, o resultado das averiguações e as providências tomadas. Quando a reclamação for dirigida ao terceiro, prestador direto do serviço. Caso isto não ocorra os prestadores de serviço serão responsabilizados.
Ao elaborar o Projeto de Lei o vereador Dr. Ricardo Cortes se preocupou em garantir os direitos dos munícipes, “com esta lei buscamos permitir ao cidadão a atuação efetiva nos destinos de nosso Município, participando ao Poder competente irregularidades na prestação de serviço e estabelecer diretrizes para a preservação desse direito”, disse Dr. Ricardo.
Fonte: Laura Valesi Ennes

Romerson de Oliveira (Mico) em ação


Romerson de Oliveira, Eduardo César e moradores do Perequê Mirim

Vereador Romerson de Oliveira busca melhorias para o Bairro do Perequê-Mirim

Na última terça-feira dia 13, O vereador Romerson (Mico)- PFL, vistoriou o Bairro do Perequê-Mirim com o Prefeito Eduardo César e o Secretário de Obras João Paulo Rolim. Na ocasião, o vereador levou o Prefeito Municipal na Rua do Palhal, Poço Fundo, Serra Verde e deu um passeio por várias outras ruas do bairro.
O propósito do vereador Mico é realizar algumas obras no bairro que são emergenciais e que precisam de uma atenção e certa urgência para serem resolvidas, dando assim, uma melhor comodidade à população.
A idéia do vereador tem sido colocada em prática desde o mês de outubro, quando vem buscando junto ao comércio do bairro uma parceria para realizar benfeitorias não só aos moradores, mas aos turistas que visitam o bairro e utilizam sua infra-estrutura comercial.
Em inúmeras reuniões e conversas com moradores, Mico tem buscado o apoio da comunidade para que em sistema de mutirão possam junto com a prefeitura sanar alguns destes problemas.
Depois de andarem pelo bairro, o vereador e o Prefeito se encontraram com a Presidente da Associação do Bairro, Iramaia de Oliveira e outros diretores da entidade. Eles discutiram e traçaram metas para os próximos 10 dias.
Mico tem se esforçado junto ao executivo para buscar atender as necessidades mais prioritárias que a comunidade tem cobrado para o bairro e ressalta que “tenho me preocupado e esforçado em dar ao Perequê-Mirim uma qualidade de vida melhor e um bairro agradável de se morar. Só peço paciência em alguns casos, pois sabemos que Ubatuba é uma cidade com inúmeros problemas e muitos deles não são tão fáceis de se resolver”.
O vereador tem boas expectativas para o ano novo e aponta algumas obras que já passaram por discussões e terão início no próximo ano. Entre estas obras, Mico tem buscado a reforma e ampliação do Posto de Saúde do bairro, onde o projeto da prefeitura é construir um Posto de Pronto Atendimento.Mico lembra com muita satisfação sua conquista junto à Delegacia Regional de Ensino para a instalação, no bairro, de uma sala do EJA – Ensino de Jovens e Adultos de 5ª série que terá início em fevereiro próximo.
Outras obras estão sendo discutidas entre o vereador e o prefeito, tais como uma Área de Esportes e Lazer, uma praça no final da Rua Serra Verde, que inclusive terá início em breve.
“Nos últimos dias deste ano tenho me encontrado com comunidades da cidade. Na última semana caminhei pelo bairro do Perequê-Mirm e Enseada, realizando junto com minha assessoria o cadastramento de algumas famílias dentro do Programa Luz para Todos, do Governo Federal. Espero no segundo ano de meu mandato continuar tendo o apoio do povo de Ubatuba em minha busca por soluções às suas necessidades e aproveito o momento para desejar a todos os munícipes um Natal de muita luz, paz e saúde e que Deus ilumine seus caminhos no próximo ano”.
Foto: Marcos Roberto
Fonte: ASCOM

Saindo de fininho

A se confirmar a saída de Jairo dos Santos do PT, o partido praticamente abandona a cena política de Ubatuba. Embora o vice-prefeito Domingos dos Santos pertença à legenda, devido às características do cargo há poucas chances de atuação.
Lembro-me bem de Jânio Quadros. Eleito prefeito de São Paulo, com um vice que mal conhecia, assim se manifestou:
- Se for bom terá uma mesa e uma cadeira, talvez até uma sala. Se criar problemas não terá nada.
Excrescência da democracia brasileira, o cargo de vice parece um sofá-cama. Não é uma coisa nem outra. É penduricalho e como todo penduricalho, dispensável.
Será que o Partido Verde vai aceitar a tropa mutante? A que preço?


Sidney Borges

Partido Verde

Hoje à noite, às 20h, haverá uma reunião do Partido Verde. O assunto será a composição da nova executiva, publicada no último dia 13 na revista Guaruçá. (veja aqui)
Amanhã daremos detalhes, mas de antemão é possível anunciar que ao findarem os trabalhos haverá fraturas nas hostes ambientalistas.

O presidente do PV, vereador Ricardo Cortes, que é médico traumatologista, terá pela frente um autêntico desafio.
O PV hoje é um "osso duro de roer".
O ânimo de membros proeminentes do partido, com quem o Ubatuba Víbora conversou, está péssimo. Estão dispostos a entregar o boné, termo usado nas redações quando um jornalista abandona o veículo no qual trabalha.

Sidney Borges

Charles Medeiros em ação

Charles Medeiros cobra melhorias urgentes para as estradas da Região Norte

O vereador Charles Medeiros encaminhou ao Prefeito, no dia 16, o Ofício CM Nº 454/05 solicitando a recuperação das vias de acesso da Região Norte de Ubatuba. Segundo o vereador, além dos transtornos pela precariedade em que se encontram as vias, moradores temem que a empresa de transporte coletivo não entre com os ônibus nos bairros, fazendo com que muitos moradores tenham que caminhar quilômetros até a rodovia. Outra preocupação é com a saída dos produtos agrícolas. No último sábado, dia 10, Medeiros visitou os produtores rurais da região norte na feira livre da Praça BIP. Na ocasião os mesmos lamentaram a situação caótica em que se encontram as estradas da região, o que acarreta perda de grande parte da produção. Após entregar a premiação na 1ª Copa Verão de Futebol na Picinguaba, 11 último, Charles Medeiros visitou os bairros da Picinguaba e Sertão do Ubatumirim, onde verificou com moradores a situação das vias de acesso. “Não podemos fechar os olhos e nem ignorar o problema, se o Executivo não tomar uma providência urgente, a população poderá ficar isolada, aumentando assim a falta de confiança no Poder Público”, afirmou Charles Medeiros.

Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Sempre é tempo de aprender.

Sr. Claudinei Salgado, primeiramente quero parabenizá-lo pela exposição do trabalho que pretende, como coordenador do "Projeto de Congelamento de Núcleos Habitacionais Irregulares. Muito boa a sua apresentação. Quanto a minha matéria, a que se refere como lamentável, não teve e, não tem, a intenção de ofensa pessoal, a quem quer que seja. Por óbvio, o Sr. inclui-se nesta observação. Se assim se sentiu, apresento aqui, minhas desculpas. De toda forma, não me sinto nem um pouco despreparado, nem com qualquer carência de conhecimento que me desautorize, ou me prive, de sustentar minhas opiniões sobre "populações". Quanto aos conceitos (simples), de ocupações, estes foram formados, pelas simples observações, neste meus trinta e poucos anos de Ubatuba, da enorme distância existente entre todos os discursos que ouvi e, de todas as ações que assisti. Creio que sou apenas um soldado, de um exército de observadores, das ocupações irregulares dos espaços reservados a proteção ambiental, inclusive dos mananciais. Se me permite, senhor coordenador, gostaria (e creio que os leitores do Guaruçá também) de conhecer a integra deste projeto que coordena ou coordenará e, também, os nomes dos integrantes e, suas respectivas funções, das equipes que tem a disposição. Não será de menor importância, (até mesmo para colaboração voluntária (não remunerada) de leitores) se enviar informações temporárias, sobre o andamento dos trabalhos. Como é sempre tempo de aprender, e tenho como norma de conduta rever meus conceitos, estou ansioso, desde já, pela chegada das explicações técnicas sobre como "congelar espaços sem congelar populações".

Atenciosamente,

Ronaldo Dias
Fonte: O Guaruçá

Notícias da Prefeitura

Prefeitura constrói rampa para portadores de deficiência

A Prefeitura Municipal de Ubatuba está adequando o Paço Municipal para dar condições de acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência. A Secretaria de Administração é a primeira que está recebendo melhoria neste sentido. Uma rampa foi construída no local com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas que estejam com a locomoção temporária ou definitivamente comprometida.
O secretário de Administração, Sílvio Bonfiglioli, explica que, apesar de ser uma área praticamente restrita aos funcionários, é nesse local que são feitos os exames médicos e de perícia. “Algumas pessoas chegam aqui com dificuldade de locomoção, por conta de um acidente ou uma doença. Nossa intenção é ajudá-los para melhorar o atendimento". PMU



Prefeitura recupera dinheiro desviado da folha de pagamento

O ex-servidor da Prefeitura de Ubatuba, Aléssio Bastos Cardenuto devolveu, na tarde desta quinta-feira, 15, o dinheiro que ele havia desviado da folha de pagamento do mês de dezembro. O total do desvio foi de R$ 19.502,74, só que pela rapidez com que foi descoberto, na conta do ex-servidor ainda restavam R$ 8. 771,37. Portanto, imediatamente a prefeitura pediu o estorno deste dinheiro. A outra parte, no valor total de R$ 10.731,37, foi depositada nesta quinta-feira, na conta da Prefeitura. Além deste valor, Aléssio devolveu também R$ 250,00 que ele teria recebido no ano passado das mãos de Alvelino, a título de “abono natalino”. PMU



Ubatuba lança CDs que retratam sua história

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) lançará, na próxima segunda-feira, 19, uma coletânea digital contendo informações históricas sobre a cidade. Esse material é resultado de um longo trabalho de pesquisa e resgate de documentos e depoimentos de personagens ubatubenses. O lançamento acontece à partir das 19 horas, no Casarão da Fundart, que fica na Praça Anchieta, centro da cidade.
Os CDs, que estão sendo desenvolvidos pelo Grupo Setorial de História e Geografia da Fundart, desde o início deste ano, poderão ser requisitados por qualquer pessoa, mediante assinatura de um termo de compromisso, justificando a utilização do material e assumindo a responsabilidade de ceder para o município um exemplar da pesquisa ou tese desenvolvida a partir do material.
Segundo Carlos Rizzo, coordenador do projeto, o objetivo dessa compilação é fornecer aos estudantes e pesquisadores um material histórico confiável. “Em contrapartida, nós gostaríamos de adquirir também as novas pesquisas desenvolvidas em nosso município. Muita coisa se perdeu com o tempo, nós estamos tentando recompor a história com os fragmentos que restaram, por isso, a contribuição de pesquisadores e acadêmicos é sempre muito importante para nós.”

Gastão Madeira, dos pássaros ao Avião


O primeiro CD tem como nome “Gastão Madeira, dos pássaros ao avião” e traz à tona a história do homem que viveu em Ubatuba e foi o verdadeiro “pai da aviação”. O material para esse CD teve início com um projeto do arquiteto Luiz Carlos Lima, que é especializado em aeromodelismo. Ele começou a buscar todo o material referente a Gastão Madeira para preparar as festividades de 100 anos de aviação, que será realizada em junho de 2006. O projeto foi aprovado pelo Grupo Setorial de História e Geografia da Fundart. Foram encontradas patentes francesas do desenvolvimento do trabalho de Gastão, bem como jornais da época, datados de 1899 e uma separata da edição de 1937 do Instituto Histórico e Geográfico, em que Gastão é reconhecido oficialmente como pioneiro da aviação.

Meu Bairro tem História

Outro material interessante é o CD “Meu bairro tem história”, que traz 54 depoimentos de caiçaras antigos, que foram coletados pelos diversos grupos setoriais da Fundart, desde 1984 até 2005. Os depoimentos foram transcritos pela pesquisadora Fátima de Souza, que foi escolhida por ser caiçara e, conseqüente pela familiaridade com o “falar caiçara”. O trabalho traz as histórias de bairros tradicionais da cidade, como: Bonete, Corcovado, Enseada, Fazenda da Caixa, Ilha Anchieta, Praia do Félix e outros, nas vozes de personagens como o Sr. Vladmir de Toledo Piza, por exemplo, que incentivou a vinda do Ciccilo Matarazzo para Ubatuba. Tem também uma entrevista de “Seo” Casemiro do Promirim, com “Seo” Filhinho, explicando como ele fazia as curas com ervas e contando suas experiências como “inspetor de quarterão”, uma espécie de “xerife”, que por ter a confiança das pessoas, era “eleito” e tinha inúmeras responsabilidades na comunidade. Outros temas interessantes, como os carnavais, as danças, e as fazendas antigas permeiam esse CD, que traz também as fotos de todos os entrevistados. Para o ano que vem, todo o material radiofônico será transferido de K-7 para CD.

Ubatuba, de Felix Guisard

O terceiro CD reproduz digitalmente o livro “Ubatuba”, de Felix Guisard, que foi escrito em 1940. Ele traz informações sobre problemas de saúde pública de Ubatuba na época, conta sobre a história natural, do ateneu e das lendas ubatubenses. Segundo Rizzo, atualmente, existem menos de 10 exemplares originais desse livro. “Um material como esse é fundamental para quem pretende estudar a história de Ubatuba e é freqüentemente requisitado na biblioteca. Por essa razão, nós pedimos a autorização da família e foi feita essa reprodução digital.”

Maria Comprida, a vedete das canoas

Outra personagem ilustre que está tendo sua história resgatada pelo projeto é a Maria Comprida, uma canoa de quase 10 metros de comprimento, que tem muitas aventuras para contar. Ela foi esculpida no final dos anos 60, ganhou grandes competições e viajou longas distâncias. O CD é a reprodução do diário de navegação da Maria Comprida, um trabalho originalmente desenvolvido pelo professor Joaquim Lauro. O diário registra a jornada da canoa de Ubatuba a Santos, em homenagem à Paz de Iperoig. Outra façanha da Maria Comprida foi a viagem de Ubatuba a Paraty, também contada no “diário de bordo”. PMU

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Praia Grande? Não, Maranduba!

Associação Comercial em marcha

ACIU está realizando o curso de Higiene em Manipulação de Alimentos

Começou nesta segunda feira, dia 12, o curso de Higiene em Manipulação de Alimentos do Sebrae em parceria com a Associação Comercial de Ubatuba.O curso tem a participação de 60 pessoas e será realizado até dia 15 de dezembro. Está sendo ministrado pela consultora do Sebrae Luciana, no salão de eventos da ACIU das 18h00 às 22h00.O curso tem como objetivo estimular a utilização de procedimentos dentro de padrões mínimos de higiene, necessários na manipulação de produtos alimentares e utilizar diferentes técnicas de higienização na manipulação de alimentos.
Puderam participar todas as pessoas interessadas no assunto e o curso é gratuito.A ACIU informa que devido a proximidade da temporada, o Ciclo de Palestras e Cursos 2005 foi encerrado e ressalta que já está em contato com o Sebrae para o agendarmento de novas datas para Ciclo 2006.

Cristiane Zarpelão

Lamentável

Claudinei Salgado
O crescimento desordenado de nosso município, trouxe consigo sérios problemas.
Negar a queda da qualidade de vida, falta de infra estrutura básica, crescimento de áreas de risco, redução qualitativa de nosso turismo, queda de balneabilidade de nossas praias, aparecimento de favelas, invasão a margens de rios, aumento da violência, entre outros , é sem dúvida alguma ignorância. Cobrar soluções imediatas significa desconhecer os fatos.
Ubatuba hoje, dá seu primeiro grande passo rumo a ordenação de crescimento. O projeto de Congelamento de Núcleos Habitacionais Irregulares, tende a interromper o processo imigratório incentivado pela facilidade de aquisição de áreas irregulares e de baixo custo (muitas vezes apenas invadidas), somados a falta de fiscalização adequada. De cunho Social: pois prevê em seu contesto, remoção de famílias que vivem de forma sub humanas, para locais com a infra-estrutura necessária; Ambiental: Uma vez que impede novas construções em áreas de preservação ambiental, além de prever redução das ocupações em beira de rios; Econômico: na sua forma mais ampla, pois a melhoria da qualidade de vida prevista pelo projeto, reduz gastos públicos a exemplo da saúde, além de melhorar a alto estima, tornando cidadãos profissionais mais envolvidos com seus empregadores. A grande maioria das casas congeladas são passíveis de regularização, o que além de valorizar os imóveis, gera mais arrecadação para os cofres públicos. O equilíbrio buscado entre o Social, Ambiental e Econômico gera sustentabilidade para um sistema que viabiliza a existência humana, além de contribuir para a qualidade esperada por um público externo (o Turista) o que, sem dúvida, aqueceria a economia interna, atendendo assim as necessidades empresariais e a geração de renda para a população.
Reduzir todo esse trabalho a um caráter “sócio-ambientalista-preservacionista-de-araque”, como faz o texto “Só Ele dá o frio, conforme o cobertor”, publicado na imprensa virtual nessa semana, é lamentável, pois mostra o despreparo e a falta de conhecimento de críticos de um projeto que congela áreas irregulares, e não famílias como aduz o texto.

Fonte: O Guaruçá

Bicicletas



A implantação das ciclofaixas foi adiada para março. Em reunião acontecida ontem no colégio Anchieta, comerciantes e prefeitura chegaram a um acordo.
Para a cidade um bom acordo.
A maioria dos donos de estabelecimentos comerciais é favorável a que seja disciplinado o trânsito de bicicletas. O maior questionamento estava no momento das mudanças, em plena abertura de temporada.
Começar em março é mais prudente. Haverá tempo para os inevitáveis acertos. Respondendo ao insistente questionamento de um comerciante sobre o trânsito da Thomaz Galhardo, Eduardo César deu uma resposta que exprime o pensamento de nove em cada dez moradores da cidade.
- “Vai ficar melhor”.
Como poderia ser diferente? O que temos atualmente é o caos.
Bicicletas ao lado de bicicletas, na mão, na contra-mão, trafegando sem um mínimo de respeito às regras de trânsito, desafiando motoristas e autoridades. Isso realmente não pode continuar.
Há leis neste país e estas devem ser respeitadas.
Devemos, entretanto, lembrar que não basta disciplinar as ruas do centro e o problema continuar nas demais. De acordo com o que foi colocado ontem, a implantação será precedida de um amplo programa de divulgação e educação.
Acreditamos que esse trabalho deva ser estendido até que o trânsito das bicicletas seja motivo de orgulho para os ubatubenses.

Sidney Borges

Emendas ou remendos?


Visitantes começam a chegar para as férias de verão

Luiz Moura
Estão de parabéns os vereadores de nossa Câmara Municipal. Demonstraram maturidade e consciência no acatamento do parecer do Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Charles Medeiros (PSB), que recomendava a retirada das emendas, por não estarem aptas a irem a votação em Plenário. As emendas, referentes ao Orçamento de 2006, foram apresentadas fora do prazo regimental.
Apesar da insistência do petista Jairo dos Santos em querer convencer os vereadores a abrirem uma exceção, argumentando que isto já havia sido feito em legislatura passada, os edis não foram persuadidos e seguiram o parecer de Medeiros, por unanimidade.
Inacreditável a vontade de cometer o erro, externada por Jairo. Por suas alegações, deixou clara a opção de que a legislação, dentro de determinados propósitos, pode ser desrespeitada. Estranha posição para um vereador, ainda representante do Legislativo Municipal. Pregar desrespeito a legislação não é falta de decoro parlamentar? Quem preconiza tal atitude fatalmente age desta forma. Não seria o caso de alguém, usando de sua lábia (de Jairo), propor uma cipií?
O dia 13 não foi auspicioso para o jovem ambicioso político. Nos corredores da Câmara Municipal circulava um possível desligamento de Jairo dos Santos das fileiras do Partido dos Trabalhadores. Foi percebido um flerte com o PV. O Ditinho gosta de colocar a mão em cumbuca?
O Executivo teve o Plano Plurianual do Município e o Orçamento para o ano de 2006 aprovados sem emendas.
Faltam 17 dias para acabar o ano e a foto acima mostra como a Secretaria de Turismo de Ubatuba (em parceria com os quiosques do Itaguá) se prepara para acolher os visitantes que já começam a chegar ao município, para as férias de verão.

Foto: Arquivo UbaWeb

“DESVIOS GERAM DESVIOS”

Corsino Aliste Mezquita
Notícias de furtos na “Folha de pagamento da Prefeitura” são sempre ruins, desprestigiam o município, as administrações e fazem sofrer e ficar indignados, sem exceção, todos os cidadãos. Penaliza também, de modo especial, aqueles que tem, por ofício, a responsabilidade dos Recursos Humanos e da Seção de Pessoal. Estes acabam sendo marcados por delitos que não cometeram, mesmo que tenham descoberto os implicados e solicitado providências a quem de direito.
Lendo, atentamente, os relatórios apresentados, na imprensa, sobre o último acontecimento desse tipo, verificamos que, o denunciado, tinha portaria de cargo em comissão de: “Encarregado do Setor de Serviços de Licitação”. Nada a ver com Recursos Humanos ou Folha de Pagamento. Está evidente que operava a Folha de Pagamento em DESVIO DE FUNÇÃO. Constatado o fato cabe perguntar:
Qual o motivo de estar lá?
Quem autorizou, o DESVIO DE FUNÇÃO, e lhe concedeu senha exclusiva para entrar e manipular a Folha de Pagamento?
Quem autorizou, o DESVIO DE FUNÇÃO, vai ser responsabilizado e demitido ou processado junto com ele?
Não parece claro que, quem autorizou, o DESVIO DE FUNÇÃO, cometeu fraude administrativa?
Quantas fraudes como essa, eventualmente descoberta e vindo a público, existem na atual administração municipal?
Essas e outras questões deverão ser respondidas, pelo Sr. Prefeito, com providências saneadoras. A descoberta no final do ano e os processos de reforma administrativa em andamento podem ser uma oportunidade ímpar e um momento especial para, a Administração Municipal, tomar providências urgentes, necessárias, por muitos reclamadas e estruturar, a Prefeitura, com pessoas competentes, habilitadas para os cargos que vão ocupar, com vontade de produzir serviços de qualidade e disponibilidade para trabalhar as oito horas diárias determinadas por lei. São responsabilidades das quais, o Sr. Prefeito, não pode eximir-se. O Livro do Eclesiástico em (10 – 1-3) confirma isso:
“Um governador sábio julga o seu povo;
o governo de um homem sensato será estável.
Tal o governante do povo, tais seus ministros;
Qual o governante da cidade, tais os seus habitantes.
Um governante privado de juízo perde o seu povo,
as cidades se povoam pelo bom senso dos que governam”.
Tolerar “DESVIOS DE FUNÇÃO” gera outra série de desvios. Atribuir responsabilidades a quem não está preparado para assumi-las ou conceder autoridade a quem não ocupa cargo hierárquico para exerce-la, além de se constituir temeridade administrativa, ofende aos funcionários e dá causa a revoltas e desvios. Desvios geram desvios.

Chorume

Prefeitura aguarda liberação de recursos da Fehidro para concluir obra de tratamento do chorume

A Prefeitura de Ubatuba aguarda liberação da verba aprovada em abril deste ano, pela Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para a finalização das obras de tratamento do chorume no aterro sanitário do município. Segundo o secretário de Obras, João Paulo Rolim, a primeira etapa do projeto – que é a estação de tratamento – teve início no ano passado e a construção civil já está concluída, também com verbas do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, através do Fehidro. “Porém, ela só pode entrar em funcionamento quando a parte de captação estiver concluída, mas infelizmente, os recursos, na ordem de R$ 350 mil, ainda não chegaram ao município”, avisa o secretário.
Em reunião recente realizada na Cetesb, com a participação da promotora do Meio Ambiente, Elaine Taborda Dávila, a prefeitura foi cobrada sobre os procedimentos técnicos que vem adotando com relação a administração do aterro sanitário local, mas especialmente com relação a coleta e tratamento do chorume. Segundo Rolim, a prefeitura mostrou durante a reunião, que desde o início do ano tem se dedicado a esta questão, tendo inclusive agilizado as obras da caixa de tratamento, que se encontra pronta, e apresentado um projeto para a captação do chorume, que foi aprovado no primeiro semestre pelo CBH- LN, mas que ainda se encontra tramitando na Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “Trata-se de recursos elevados que o município teria dificuldades em disponibilizar”, lembra João Paulo.

Questão antiga


O chorume – líquido poluente resultante da decomposição do lixo doméstico, é um problema que se arrasta em Ubatuba há quase trinta anos. “A maioria dos políticos que passaram pela cidade não deram a devida atenção ao problema”, recorda-se o prefeito Eduardo César. “Nós estamos empenhados em resolver definitivamente este problema e prova disto é que o nosso projeto de captação do chorume – no valor de mais de 350 mil foi aprovado na íntegra pelo Fehidro. Temos que ter um pouquinho mais de paciência e aguardar a chegada destes recursos para evitar que o líquido continue poluindo nosso solo. É momento de união e não de oportunismo político", enfatizou Eduardo. PMU

Estufa II



Começa a pavimentação asfáltica do acesso ao novo Fórum

Teve início nesta quarta-feira, 14, a pavimentação da Rua Sérgio Lucindo da Silva, na Estufa II. Os trabalhos começaram a ser executados em frente ao novo Fórum e todo o trecho, que vai até o acesso a Rodovia Gov. Mário Covas, num total de 4.500 m2, deve estar asfaltado em no máximo 10 dias.
Segundo informações do responsável pelo serviço, Wilson Frade, serão utilizadas 480 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminado Usinado Quente). A empresa Latina é responsável pelo serviço de aplicação do asfalto.
Preparação do local
Wilson informa ainda, que antes do asfalto, a área recebeu 600 m3 de brita graduada, 1.300 metros de guias e sarjetas e 7 aduelas. PMU

Concerto de Natal

Fundart realiza Concerto de Natal na Igreja Matriz

No próximo dia 17, às 20h, acontecerá uma grande apresentação musical em homenagem ao Natal que se aproxima na Igreja Exaltação à Santa Cruz. O espetáculo será apresentado pela Banda Sinfônica Lira Padre Anchieta, Sexteto Caiçara, Coral Infantil da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e a Oficina Coral do Gaiato. A Igreja Exaltação à Santa Cruz fica na Praça da Matriz, Centro. PMU

Ginástica Rítmica


Ae meninas da Academia Bio Dance prometem um belo espetáculo

Tubão recebe o melhor da dança e ginástica rítmica de Ubatuba

O Ginásio de Esportes Tubão abrigará o melhor da dança e da ginástica rítmica desportiva (GRD) de Ubatuba à partir desta sexta-feira, 16. Três eventos estão programados envolvendo academias e o balé da Fundart. Na sexta-feira, 16, acontece a apresentação da Jê Ginástica e Dança Ubatuba. A academia conquistou em 2005 os títulos dos Jogos Regionais, da Ginastrada regional e estadual, representando a cidade em diversas competições, como os Jogos Abertos do Interior e o Torneio Haide Nassif.
Para a apresentação a professora Jerusa Parada Suguimoto preparou 16 coreografias, incluindo as que trouxeram os títulos para a cidade. “A cidade precisa conhecer o trabalho dessas meninas que tanto honraram o nome de Ubatuba em 2005. Teremos também a participação especial da Lira Padre Anchieta, da Fundart, que fará a trilha sonora do ‘Concerto de Natal’ ”, disse Jerusa.
No sábado, 17, é a vez da Academia Biodance apresentar o “1º Festival de Ginástica e Dança”. Na programação, ginástica rítmica, olímpica, stret dance, hip-hop, técnicas circenses e acrobáticas, dança flamenca e jazz. A Biodance também esteve presente nas principais competições regionais de GRD e dança, vencendo o Festival Dança Verão, no estilo Jazz, categoria Sênior e o Litoral Dance na categoria técnicas circenses. “Esse foi um ano de muitas vitórias para o esporte de Ubatuba e estamos contentes por ter participado dessas conquistas”, disse a professora Daniela Origuela, da academia Biodance.
Para acompanhar as apresentações dos dias 16 e 17 é necessário contribuir com 1 quilo de alimentos não perecíveis.


Oficina de Dança da Fundart

Na terça-feira, 20, acontece a apresentação da Oficina de Dança da FUNDART, também no Tubão, à partir das 20 horas. O grupo apresentará o espetáculo “Vivendo a bela arte”, sob direção de Alessandra Penha. Os ingressos poderão ser adquiridos no local ao preço de R$ 2,00. PMU

Agradecimento

Santa Casa de Ubatuba agradece

A Santa Casa de Ubatuba agradece às seguintes pessoas e empresas que colaboraram com a Barraca Árabe na VXIII Festa da Feira das Nações:
Maria Lucia (esposa do Dr. Miguel) Ierta (esposa do Dr. Amauri) – Débora (esposa Dr. Theofilo) – Janaina Abreu (filha da Dra. Jardelina – Célia e Elza (ex-diretoria) – Solange – Celina (vidraçaria) – Dilma (Cabeleireira) – Clarisse - Beth - Zélia – Maria Lúcia – Irma - Marly – Lucelena – Ana Paula – Neuza – Fátima - Cícero – Dhara - Mariana – Xuca – Pamie – Talia - Gustavo e Michele. O agradecimento é pela disposição que manifestaram na confecção dos pratos e no trabalho durante os 10 dias de festa. A Santa Casa lembra que sem a colaboração destes voluntários a Barraca Árabe na Festa da Feira das Nações/2005 não teria o lucro que foi alcançado. A Santa Casa esclarece s ainda que toda a arrecadação (Lucro da Festa R$ 7.529,15) será revertida na aquisição de equipamentos e materiais para os seguintes setores do nosso hospital:
Limpeza – 2 máquinas de lavar piso – confecção de 18 uniformes
Costura – Conserto de três máquinas de costura e aquisição de materiais para costura.
Lavanderia – Aquisição do tecido e confecção de 7 uniformes.
Cozinha – Aquisição de panelas – liquidificador industrial
Manutenção – Aquisição de materiais e equipamentos – confecção de 20 uniformes – máquina para lavar aparelhos, lavadora AP motor 2,5 H P-profissional leve jacto suave.
Portaria III e PS - Sinalizador de garagem entrada e saída de veículo
Enfermagem – Pirógrafo.
Valor total do investimento com o lucro da festa - R$ 4.719,50

Os agradecimentos da Santa Casa às Empresas e Pessoas Física que contribuíram para abastecer a Barraca nestes 10 dias de festa:
Sr. Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, Sr. Sérgio Caribé, Unimed, Litoral Saúde, SAMESP, S. O. S. Farma, Farmácia da Dalva, World Center (Racine), Quiosque Cantão, Hipermercado da Carne, Auto Posto Kamomê (Marico), Funcionários do Banco do Brasil, Funcionários do Bradesco, Funcionários do HSBC, Comerciantes da Rua Cap. Felipe, Di Mônaco, Farma Ana, Foto Kikuti, Recanto da Lagoinha (SARELA), Panificadora Pão Kent (Sonia), Papelaria Marques, Nipakh, Ubadesklimp, Timoneiro, Rei do Camarão, Gauchão (Sr. Nelcy)
Agradecimentos também aos seguintes funcionários:
Rita de Cássia (Recepção) – Alcídia (Cozinha) - Silvia Tenório (Faturamento) – Fabrício (Segurança do trabalho) – Camila e Rogéria (Faturamento) – Maria Tereza (Departamento Pessoal) – Leila (Litoral Saúde) – Cecília (Assistente Social) – Erica (Litoral Saúde) pela disposição que manifestaram no trabalho e na decoração durante a festa.
Pessoal do setor de manutenção do hospital: Srs. – Valdeci – Armindo – Eduardo - Natalino pela disposição que tiveram na conclusão e montagem da barraca.

Santa Casa de Misericórdia Irmandade do Sr. Dos Passos de Ubatuba


Marcos da Silveira Franco,
Secretário municipal de Saúde

Santa Casa

Pneu velho vira lençol novo em Ubatuba

A Secretaria de Obras de Ubatuba doou uma grande quantidade de sucata de pneus ao Fundo Social de Solidariedade Municipal. No total foram 271 pneus de diversos tamanhos que foram comercializados e o total arrecadado possibilitou a compra de 120 lençóis que serão repassados à Santa Casa pelo Fundo Social. PMU

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Praça das Artes

Prefeito inaugura Praça das Artes em Ubatuba

O prefeito Eduardo César entregou uma nova praça aos artistas ubatubenses, na noite do último sábado, dia 10. Durante todo o dia, os artistas ficaram pintando no local e a inauguração oficial aconteceu às 20h30, com direito a apresentação da Banda Lira Padre Anchieta. Cada artista doou uma tela para o Fundo Social de Solidariedade e para o acervo municipal. As telas serão entregues ao prefeito em seu gabinete, em uma outra ocasião.O novo espaço, ainda sem nome, está localizado em frente à Câmara Municipal e será enfeitado com as mais belas obras produzidas por grandes talentos ubatubenses. De quinta a domingo, a partir das 14h, cerca de 36 artistas estarão expondo suas obras. O projeto foi proposto pelo coordenador do Grupo Setorial de Artes Plásticas, Paulo Alves, através de um abaixo-assinado entregue ao prefeito. O projeto virou lei através da aprovação do Legislativo. O prefeito Eduardo César disse que essa conquista se deu graças ao esforço, união e organização do grupo. “Os artistas de Ubatuba têm se destacado em concursos, festivais e exposições, dentro e fora do município. Ubatuba merece esse espaço para mostrar o talento dos artistas ubatubenses”, afirmou o prefeito. O coordenador do Grupo Setorial de Artes Plásticas, Paulo Alves, por sua vez, agradeceu à administração pelo respeito dedicado aos artistas plásticos. “Este ano nós estamos recebendo um grande apoio, tanto da Fundart, quanto da Prefeitura. Nossa participação em grandes eventos foi possível graças a esse esforço conjunto. Agora, com essa nova praça, poderemos oferecer aos visitantes um espaço aconchegante para a contemplação das belas artes.” PMU

Charles Medeiros em ação


A taças sendo entregue ao capitão do bravo time do Promirim

Charles Medeiros na 1ª Copa Verão Picinguaba de Futebol

Aconteceu neste último domingo, dia 11, debaixo de chuva, a final da 1ª Copa Verão Picinguaba de Futebol, no campo da Picinguaba. Na ocasião defrontaram-se as bravas equipes do Promirim e do Mato Dentro. Depois de muita luta a equipe do Promirim sagrou-se campeã tendo em suas fileiras o artilheiro do torneio, o craque Jorginho.
Para os organizadores, o sucesso foi total, principalmente por tratar-se de um evento esportivo inédito, que durou seis semanas, contando apenas com equipes da região norte do município.
Segundo “Cachico Campos” e “Mirinho”, responsáveis pela organização, o resultado não poderia ter sido melhor. Antes de tudo o campeonato foi um congraçamento de amigos além de oportunidade para a população desfrutar do alto nível técnico das equipes. Ainda segundo Campos “só aperfeiçoamos o que os moradores fazem nos finais de semana, todos vêm a este campo para jogar ou torcer”.
O evento contou com o apoio e participação da vidraçaria Vidronorte e do vereador Charles Medeiros.
“É extremamente importante estimular e apoiar estes campeonatos, pois os bairros da região norte possuem jogadores de futebol de grande talento, que merecem reconhecimento e apoio”, afirmou Charles Medeiros.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Itaguá ganha ponto turístico


O que a mão direita faz, a esquerda desfaz. Falta a visão do todo.

Luiz Moura
A intenção, hoje, era escrever sobre um galho de árvore que há aproximadamente trinta dias jaz sobre uma calçada, interrompendo o andar dos pedestres e expondo-os a perigos.
Durante minha caminhada matinal observei que: em frente ao Ubatuba Palace Hotel (que tinha seu estacionamento lotado), como se para contrastar, vários indigentes dormiam sob a cobertura de estabelecimentos comerciais (fechados naquela hora do dia); a rua Liberdade estava cheia de pedaços de isopor a espera da limpeza urbana; os pernilongos (hoje, em maior número) continuavam sobre a valeta da rua Liberdade próxima à avenida Iperoig; as duas tabelas impingidas pela administração Eduardo César (PL + PT) à população que freqüenta a praça Capricórnio, foram esquecidas pelos "jogadores"; a lagoa negra, na desembocadura do canal da rua Liberdade (em frente ao mar), se mantém estável; a iluminação da avenida 9 de Julho, bem como a manutenção de seu calçadão aguardam por uma solução; os cães brincam na praia propiciando a proliferação de doenças; a praça Alberto Santos, na Barra da Lagoa, mais parece uma lagoa; chegaram os reservatórios para o posto de combustíveis que está sendo construído na avenida Leovigildo Dias Vieira, próximo ao mar; ainda na avenida podemos constatar os nomes (na placa) de funcionários da Prefeitura Municipal responsáveis por ampliação em edificação (particular), dando exemplo de como se desobedece a legislação vigente; o Shopping Itaguá necessita de manutenção... Ops, isto não é de responsabilidade do Executivo Municipal...
Por imposição de mais uma parceria entre as secretarias de Turismo, Arquitetura e Urbanismo e Obras sou obrigado a apresentar para a população de Ubatuba a feitura de mais um ponto turístico a ser explorado por nossos visitantes nesta temporada de verão que se aproxima. Ainda não inaugurado, a foto acima retrata, com exclusividade para O Guaruçá, o mais novo "ponto" da praia do Itaguá. Ainda não sabemos quando a administração Eduardo César inaugurará está nova "obra", dizem que será no mesmo dia das
ciclofaixas, mas ainda não tenho a confirmação.
... e ainda querem que acreditemos...

O VERÃO COMEÇA EM UBATUBA

Primeira cidade do Hemisfério Sul a comemorar o início do verão

Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, município por onde passa o Trópico de Capricórnio, é a primeira cidade do Hemisfério Sul a comemorar o início do verão em meio a um fenômeno denominado Solstício de Verão.
O fenômeno acontece quando a direção do Sol encontra-se no Trópico de Capricórnio assumindo na esfera celeste (céu) o seu afastamento austral máximo ao Equador Celeste. De qualquer lugar da Terra, o sol apresenta-se no céu nessa mesma direção, porém não é possível vê-lo da calota polar Ártica porque está abaixo do horizonte.
De Ubatuba, onde passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio e as coordenadas são: 23°26'29'' sul e 45°04'34'' oeste, o Sol estará praticamente a pino dia 22 de Dezembro de 2002 às 12h e 59min. Nesse momento a projeção de sombras de objetos verticais ficará exatamente abaixo dando a impressão da inexistência da mesma, ou seja, parece que não se possui sombra.
Para receber o verão a COMTUR (Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba), presidida pelo Sr. Luiz Bischof e a Prefeitura Municipal estão preparando uma festa e a inauguração de um monumento na Praça Capricórnio, nas proximidades da linha imaginária do Trópico de Capricórnio.As 11h58, do domingo 22 de dezembro, as sirenes do Corpo de Bombeiro tocarão para recepcionar a nova estação do ano e uma queima de fogos com 12 tiros a seco celebrarão o verão.As festividades prosseguirão até a noite com apresentações, acontecerá performances dos índios da Aldeia Boa Vista, em seguida a Oficina de Dança Shurell encantará o público com a magia da dança do ventre, o balé da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) também apresentará clássicos e danças populares e a banda Lira Padre Anchieta finalizará o evento.Mas, as festas de verão não acabam dia 22 de dezembro na cidade que acaba de comemorar 365 anos de emancipação política, Ubatuba recebe seus turistas e visitantes durante os 365 dias do ano sempre com festas, atrativos naturais, passeios ecológicos, pontos históricos, esportes radicais, bons restaurantes e belas praias.

SOLSTÍCIO ( SOLSTITIUM) SOL + STERE = SOL PARADO

INÍCIO DO VERÃO

dia 21/12 as 23h e 12min (horário brasileiro de verão)
Dia 22/12Iluminação de sol no verão das 12h 58min (horário de verão), o sol fica a 90º.no céuDuração do dia civil mais longo do ano em Ubatuba : 14h e 27minDuração do dia civil mais claro e mais longo do ano em Ubatuba : 13h 12min
Dia 21/06 Duração do dia civil mais curto do ano em Ubatuba : 11h 32min ( o sol fica a 47o. Na iluminação)


André Milone
Pesquisador - São José dos Campos

Enviado por Luiz Bischof, a propósito do evento da Comtur de 2003

Vamos mudar!

Ronaldo Dias
Hoje li e, reli " A bicicleta e a mudança de cabeças", matéria do Renato Nunes de conteúdo irretocável. Quem não leu, precisa ler. Realmente nos falta um plano Diretor e, por óbvio, o seu irrestrito cumprimento, para que não caia na vala comum como algumas leis, que por algum interesse (ou desinteresse) escuso, foram "esquecidas", tratadas como de "validade vencida' ou, se tratando-se de um preceito constitucional, relegado a menor importância, por referir-se a norma maior, mas não desta e, sim de uma outra "república". A falta deste plano provoca e promove a desorganização total. Os problemas crescem, muntiplicam-se e, mutantes, transformam-se de conhecidos em novos desafios. Ficamos até sem as imprescindíveis posturas municipais. A assertiva do Renato, da grande transformação que Ubatuba sofreu, nos últimos 30 anos (cresceu mais do que podia ou, do que deveria), despertou-me uma dúvida Shakesperiana: capital ou reino? Espero estar muito próximo o dia em que a vocação para o turismo e, o título Capital do Surf , se sobreporão a este incômodo dito "reino dos privilégios"!

Notícias da Prefeitura


Em certos momentos o encontro lembrou "Easy Rider", de 1969

Mais de 2 mil motociclistas participam do 9º Nacional Motorcycle em Ubatuba

O Cruz de Ferro Motoclube, de Ubatuba realizou nos dias 10 e 11 o 9º Nacional Motorcycle, tradicional encontro de motociclistas de diversas partes do Brasil.Pela primeira vez o evento foi realizado em uma praia, a Vermelha do Norte, nas instalações do Red Beach Park. Os participantes aprovaram a mudança de local. Apesar do tempo instável e da pouca divulgação, o 9º Nacional Motorcycle reuniu 182 motoclubes de cidades da capital e interior de São Paulo, Minas Gerais (Varginha, Itajubá, Pouso Alegre) e Rio de Janeiro (Campos, Itaguaí, Itaboraí, Santo Antônio de Pádua), além do clube “Pelicanos”, de Brasília.Para garantir a animação dos motociclistas, diversas bandas se apresentaram durante o evento, entre elas, a 7 Galo (Serra Negra-SP), a Apotherock (Caxambu – MG), Renato Rio Blues (Rio de Janeiro), Apce Local (Ubatuba ), finalizando com Alessandro, que fez o público dançar até às 5 horas da manhã.Aproximadamente 2 mil participantes entre integrantes de motoclubes e motociclistas independentes prestigiaram o evento. “Mais uma vez realizamos um evento motociclístico que pôde incrementar o turismo sem trazer efeitos negativos”, disse Luiz Roberto Sant'anna de Paula, o Beto, presidente do Cruz de Ferro. Isso foi comprovado através dos números: a Polícia Militar compareceu com uma base móvel no local e não registrou ocorrências; a Polícia Rodoviária Federal informou que na sua jurisdição também nada foi registrado; o Corpo de Bombeiros, através do “Salvamar”, que manteve salva-vidas na praia também não teve trabalho, bem como a Secretaria de Saúde, que disponibilizou uma ambulância durante à noite e que não precisou ser acionada.O 9º Nacional Motorcycle foi promovido pelo com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Secretaria de Esporte e Lazer. PMU


Grandes empresas trazem entretenimento para a temporada de verão de Ubatuba

Esta temporada será marcada pelas grandes parcerias em Ubatuba. A Secretaria de Turismo e a Prefeitura estão investindo nos contatos com empresas televisivas, radiofônicas e de diversos segmentos comerciais que trarão para Ubatuba, entre dezembro e janeiro, uma série de atividades para o público que irá passar as férias em nossas areias. A primeira convidada ilustre é a MTV, que inicia a gravação de seus programas de verão no próximo dia 14. Fora isso, 89 FM, TV Vanguarda, Transamérica, Cartoon Network, LG e Nestlé são algumas das empresas que estarão investindo suas marcas durante a temporada ubatubense. Segundo o secretário de turismo Luiz Felipe Azevedo, este verão será marcado por uma programação tranqüila. A principal preocupação é proporcionar uma boa infra-estrutura aos turistas. “Durante esse verão, nós trabalharemos em ações de planejamento e pesquisa, com o objetivo de identificar problemas e dificuldades, bem como os pontos positivos e oportunidades, para sabermos como investiremos na temporada de 2006/2007. Estamos sendo procurados pelas maiores empresas do Brasil e investindo em um turismo de qualidade, que nos dê retorno durante todo o ano.”

Programação MTV

A MTV trará para a Praia Vermelha do Norte uma grande estrutura ao ar livre, que servirá de palco para os programas. O novo investimento da emissora, um programa chamado “Farofa”, com o apresentador Edgard, será o primeiro a ser gravado, no dia 14, a partir das 12h. No dia 18, a partir das 9 da manhã, quem entra no ar é a provocante Penélope Nova, com o programa Ponto Pê, que fala sobre sexo sem rodeios, sem preconceitos e vai direto ao ponto. Aqui em Ubatuba, acontecerá também o game, com casais de namorados. O outro programa que promete agitar o público jovem de Ubatuba é o “Covernation”, comandado pelo VJ Marcos Mion, no dia 20, a partir das 16h. O programa, especializado em bandas covers, trará as bandas verdadeiras para Ubatuba.
A programação da 2ª fase de gravações da MTV ainda não foi definida, mas começa no 10 de janeiro e vai até dia 31. Segundo o secretário de turismo Luiz Felipe Azevedo, trazer emissoras como a MTV para Ubatuba é um grande privilégio. “Eventos como esses representam a divulgação da nossa cidade em caráter nacional, para um público diferenciado. Se fosse avaliar o quanto custaria para o município, seria investimento de alguns milhões de reais. A MTV, assim como as outras empresas de comunicação, estão trazendo para Ubatuba uma logística de alto nível que só as grandes capitais costumam receber".

Agito Vanguarda

A Globo confirmou a presença do Agito Vanguarda durante os dois últimos fins de semana de janeiro. Com muito esporte, cultura e agitação, o evento acontecerá na Praça Capricórnio, mais conhecida por Praça do Skate, localizada nas proximidades do aeroporto de Ubatuba. Serão várias tendas que servirão para atividades de recreação infantil, jogos para a terceira idade, exposição de arte e artesanato, além de ações ligadas a saúde. Nos fins de semana, professores das melhores academias da região estarão dando aulas gratuitas de ginástica. Já na tenda da saúde, profissionais capacitados darão dicas importantes para manter a forma além de aferirem a pressão e o batimento cardíaco. Crianças até cinco anos terão uma área reservada para a recreação com atividades de pintura, maquiagem, modelagem e várias brincadeiras. A Terceira Idade terá uma tenda especial com jogos e recreação, entre eles, damas, baralho e dominó. Uma outra tenda será dedicada especialmente para a cultura com exposição de artistas, artesãos, músicos e conjuntos folclóricos de Ubatuba.

Rádio Rock

A Rádio 89 FM já aceitou o convite de passar a temporada em Ubatuba e fará uma programação intensa nas praias, durante os quatro fins-de-semana de janeiro. Durante o dia, uma equipe itinerante fará distribuição gratuita de sorvetes, chaveiros e balas em diversas praias do município e à noite, acontecerão luaus com shows acústicos de artistas famosos, apenas com o barulho das ondas e o som de voz e violão.A emissora Cartoon Network fará a alegria da criançada na Praia Grande, durante os dias 27, 28 e 29 de janeiro com uma programação recheada de brincadeiras e recreação para toda a família, além de distribuição de brindes.

Outras atrações

O Verão em Ubatuba será marcado também pela presença da emissora de rádio Transamérica na Praia da Maranduba durante os dias 20, 21 e 22 de janeiro. Além disso, as Casas Pernambucanas estarão na Praia Grande no 7 de janeiro, com diversas atrações. A empresa LG montará a Arena “Arrepia Brasil” na Praia Vermelha do Norte, com atividades esportivas e a Nestlé percorrerá uma série de praias, pousadas e hotéis durante os dias 14, 15, 21 e 22 de janeiro para fazer degustação do produto Nestea. PMU


Moradores de Ubatuba recebem mais de 300 cartões do programa Bolsa Família

A equipe do Cadastro Único de Ubatuba (secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde) promoveu no ultimo sábado, 10, no salão da Igreja São Francisco, a entrega de cartões do programa Bolsa Família para 320, das 5.500 famílias cadastradas no ano de 2005. Contabilizando os números de sábado, Ubatuba fecha o ano com 500 cartões entregues.
A coordenadora do Cadastro Único, Joyce de Souza, esclareceu aos presentes algumas questões antes da entrega dos cartões, que foi feita por uma equipe da Caixa Econômica Federal. Joyce explicou ainda que alguns cartões vem sendo cancelados pelo Governo Federal. “Temos a responsabilidade de passar um relatório ao Governo Federal de 3 em 3 meses, por isso contamos com denúncias sobre o mau uso do benefício. Somente assim poderemos fazer que o benefício chegue a quem realmente precisa”, disse a coordenadora.
A coordenadora lembrou ainda que para continuar recebendo o beneficio é preciso manter em dia a caderneta de vacinação dos filhos de até cinco anos, comprovar a freqüência escolar dos filhos que estudam, participar de programas de alfabetização e cursos profissionalizantes.
A Secretária de Assistência Social de Ubatuba, Kátia Nunes lembrou da importância da parceria entre as secretarias. “Somente conseguimos chegar a esse número trabalhando em equipe. As assistentes sociais, o pessoal do PSF e também os funcionários da educação trabalharam muito para atingirmos as mais de cinco mil famílias cadastradas”, disse a Secretária. Os titulares dos cartões devem agora comparecer a Secretaria da Educação com os documentos originais de todos os familiares, às terças e quintas, das 8h às 11h, para complementar o cadastro único. PMU


Começa em Ubatuba encontro de entidades de previdência municipais

Teve início nesta terça-feira, 13, em Ubatuba, o oitavo Encontro Regional da APEPREM (Associação Paulista de Entidades de Previdência Municipal). Mais de 100 representantes de entidades que trabalham com regime próprio de previdência no estado de São Paulo estarão reunidos no Itamambuca Eco Resort até esta quarta-feira.O presidente da APEPREM, João Carlos Figueiredo, em seu pronunciamento de abertura deu uma dica sobre como será o encontro. “Estamos felizes por estar nesta cidade maravilhosa. Nesses dois dias os participantes do encontro receberão informações e trocarão experiências, como em uma grande família de gestores e conselheiros”, disse João Carlos.O Secretário de Fazenda e Planejamento, Gilson Ferrreira de Silva representou o prefeito Eduardo César na cerimônia de abertura do encontro e falou da importância do evento para a cidade. “O prefeito pediu para avisá-los que a cidade sente-se honrada em sediar esse evento tão importante para a categoria. Que vocês possam aproveitar cada minuto de sua estada aqui”, disse Gilson saudando os participantes.Compuseram também a mesa que presidiu os trabalhos os presidentes da Associação Nacional de Entidades de Previdência Municipal, Sandra Maria Garcia Oliveira e do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba, José Carlos Silva.
Funcionários da secretaria de Administração da Prefeitura de Ubatuba, Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e do Instituto de Previdência Municipal também participam do encontro. PMU


APAE de Ubatuba realiza Bazar de Natal

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ubatuba realiza na próxima sexta-feira, 16, seu tradicional “Bazar de Natal”, com artigos novos e usados. Entre os produtos novos disponíveis estão artigos de cama, mesa e banho e roupas indianas. O clube das mães da APAE de Ubatuba também preparou trabalhos manuais, como bordados e peças em crochê.
O “Bazar de Natal” da APAE acontecerá no salão da Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba, que fica na Av. Dona Maria Alves, à partir das 9h. PMU

terça-feira, dezembro 13, 2005

Terra de burros

Enquanto o presidente Lula discursa lulices e os oposicionistas riem das lulices para depois fazer igual, procurei saber o preço da soja. Quinze dólares o saco de 60 kg. Dez sacos, portanto, cento e cinqüenta dólares. Não está computado no preço final a água necessária à produção, insumo de difícil mensuração e dado de graça pelos celeiros do terceiro mundo aos ricos do primeiro. Não pensem os que leram esta introdução que a continuidade será uma das costumeiras vociferações contra os exploradores capitalistas que roubam o pão dos pobres camponeses famintos e bons por natureza. Isso é bullshit. Quero saber como os ricos conseguem pagar salários altos, dar educação e circo para o povo e continuar ricos. Tenho uma pista. Comprei um cartão de memória para a minha câmera digital. Um cartão quadrado de dois centímetros de lado e dois milímetros e meio de espessura. Não medi a massa, sei que é de pouca magnitude, quase desprezível. O preço foi bom, consegui uma pechincha. Cento e cinqüenta dólares. O mesmo que 10 sacos de soja ou pouco mais de meia tonelada desses grãos tão valiosos. Fiquei me perguntando o porquê de não vendermos cartões de memória além de soja. Daria muito mais lucro. A resposta é uma tal de tecnologia. Para conseguir esse produto mágico é preciso educar o povo. Isso não passa pelas cabeças duras da oposição. Nem é preciso dizer o que Lula pensa do assunto. Vamos continuar a reboque. Mil anos pelo menos.

Sidney Borges

Orçamento 2006

Ofício nº 445/05

Ubatuba, 12 de dezembro de 2005.

Análise e Parecer do Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento

Assunto: PL 111/05 (Orçamento 2006) e PL 93/05 (PPA)

Após receber na data de 09 de dezembro do corrente, o PL 111/05 (Orçamento 2006) bem como o PL 93/05 (PPA), informo aos demais Membros da Comissão, bem como aos demais Vereadores, que o prazo regimental para protocolo de Emendas expirou-se em 15/10/05.

Aos fatos:

1º - A Mensagem 37/05 foi lida em Plenário em 06/09/05, e a Mensagem 41/05 lida em 04/10/05, sendo que após este período, cópias deveriam ser encaminhadas aos Senhores Vereadores, para que pudessem oferecer Emendas.

2º - Não tendo sido cumprido os preceitos legais para a apresentação das Emendas, sua votação afronta o RI desta Casa de Leis.

Conclusão: As emendas apresentadas não cumpriram os preceitos Regimentais, não estando aptas a irem a votação em Plenário.

Charles Medeiros
Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento

Por falar em golpismo

Do colunista Clóvis Rossi na Folha de S. Paulo, hoje:

"O presidente Lula está certíssimo ao falar de "golpismo". Mas está erradíssimo no timing. O golpe, presidente, foi dado faz pouco mais de três anos e anunciado nesta Folha por um certo George Soros, megainvestidor ou megaespeculador, ao gosto de cada qual.
O golpe veio numa frase de Soros: "É Serra ou o caos". Foi no início de junho do ano eleitoral.
Como não deu Serra, deu o caos ou, ao menos, fortíssima turbulência, registrada neste mesmo espaço graças às preciosas estatísticas que Mauro Zafalon compila: entre a frase de Soros e as imediações da posse de Lula, em janeiro de 2003, o dólar subiu 35%, o risco-país cresceu 20%, os juros tiveram uma elevação de 7 pontos percentuais e a inflação multiplicou-se por 14.
Esse é o tipo de golpe que se dá hoje em dia. Apertando teclinhas de computador nos centros financeiros em vez de botar tanques nas ruas.
José Dirceu, então presidente nacional do PT, reagiu à previsão de Soros com a acusação de que era uma "chantagem". Era. Deu certo.
A vítima, Luiz Inácio Lula da Silva, rendeu-se. Basta recuperar outro texto da época, manchete de "O Globo": "Lula põe banqueiro do PSDB no BC e mercado ainda desconfia".
Esse e tantíssimos outros dados apenas confirmaram a tese que Soros expôs então: "Na Roma antiga, só votavam os romanos.
No capitalismo global moderno, só votam os americanos, os brasileiros não votam". Os brasileiros até votaram, contra Soros ou o candidato que Soros preferia, mas o voto acabou anulado, porque o preferido do eleitorado ficou do lado dos golpistas.
Faz a política dos golpistas a tal ponto que todos os indicadores (dólar, risco-país, inflação e até os juros) voltaram aos níveis pré-golpe.
A diferença, pois, com o golpismo convencional é que Lula não foi deposto. Depôs suas bandeiras, na discutível hipótese de que as tivesse de fato, e se tornou um falastrão de irrelevâncias."

A bicicleta e a mudança de cabeças



Arquiteto Renato Nunes
Ubatuba é uma cidade plana, ideal para bicicletas. Todos por aqui andam, andaram ou andarão de bicicleta. Isso é ótimo para a saúde de todos, dos que pedalam e dos que respiram. Não exalam gases, fumaça ou CO2. Com exceção do maldito que instalou um diminuto, porém, potentíssimo equipamento de som na sua báique e que circula impunemente pela cidade fazendo propaganda comercial, as bicicletas também não fazem ruído. Entretanto, tantas vantagens têm seu preço. A quantidade é gigantesca. Sem regras, transformaram-se num problema urbano. Sua circulação é caótica. Todos por aqui já trombaram ou foram trombados por bicicletas. E xingados. As crianças e senhoras que o digam. Estamos indo cada vez mais fundo na desarmonia social.
Como todo problema urbano, a solução cabe à prefeitura através do planejamento elaborado por técnicos da área, isto quer dizer arquitetos e urbanistas.
Anuncia-se que no próximo dia 20 a prefeitura dará início à execução de um plano para disciplinar a circulação das bicicletas na cidade. Palmas, muitas palmas para ele. Desconheço o plano, não sei do que se trata, não fui convidado para conhecê-lo e considero a fase de implantação o momento de mais alto risco do programa, mas, novamente palmas para ele. Melhor um plano tecnicamente elaborado, que permita ajustes ou correções exigidas por sua experimentação prática, do que os habituais chutes, palpites ou promessas eleitorais pagas com intervenções urbanas de interesse pessoal, a exemplo de tudo que tem acontecido em Ubatuba nos últimos 30 anos.
Esse programa cicloviário poderá ser o elemento transformador das mentalidades. Sua implantação implica em criar regras para o estacionamento e circulação de todos os veículos da cidade. Por sua vez, as regras para a disciplina do trânsito e proibição dos estacionamentos nas vias de principal interesse comercial, implicam na adesão dos comerciantes. E a adesão dos comerciantes, que num primeiro momento mostram-se temerosos das alterações programadas para a boca da temporada, poderá contaminar positivamente os políticos e, quem sabe, levá-los a mudar a meta de seus discursos e preocupações, colocando a cidade e o planejamento urbano no centro de seu alvo eleitoral. É uma ilusão pensar que qualquer alteração nas regras de trânsito resulte em prejuízo para as vendas. Não é o fluxo de veículos, o congestionamento ou mesmo o estacionamento livre nos dois lados da via pública que garante o êxito do comércio ali instalado, e sim, a tranqüilidade do pedestre, os preços e a criatividade do comerciante.
O planejamento urbano é a maneira de se distribuir da forma mais justa possível as oportunidades que a cidade oferece em seus múltiplos aspectos. Por isso, o planejamento urbano deve passar por uma fase de discussões e consenso com a comunidade. Esse consenso deve virar lei, e essa lei chama-se Plano Diretor.
A falta de planejamento prestigia o privilégio. Não temos até hoje um Plano Diretor porque Ubatuba se transformou nas últimas décadas no reino dos privilégios.
A implantação do plano cicloviário pode começar a mudar a visão e o tratamento da cidade, não só por parte de seus dirigentes, mas, principalmente pelo envolvimento positivo da população. Parabéns ao Prefeito Eduardo César pela oportuna iniciativa.

Ô meu, parece que bebeu!



Luiz Moura
Sei muito pouco sobre o prefeito, mas que ele e o nosso apedeuta maior não compartilham o mesmo gosto pela canjebrina é fato de conhecimento público. Por este motivo fiquei surpreso ao ler na sexta-feira (09), a informação, pura e simples, do início da implantação de ciclofaixas no centro de Ubatuba, contrariando totalmente o noticiado pela Prefeitura em 27/10/2005. Mesmo com atitudes como esta, que se chocam com o prometido em campanha, o prefeito continua expelindo frases em prol de um tal "Governo Participativo".
Nesta mesma sexta-feira, às 19 horas, compareci a sede da Associação Comercial de Ubatuba - ACIU para participar de uma reunião entre os comerciantes das ruas afetadas (Prof. Thomaz Galhardo e Conceição) e o engenheiro Rafael Ricardi Irineu, secretário de Arquitetura e Urbanismo.
O secretário, mostrando o respeito que tem pelos comerciantes, não compareceu, deixando inconformados os presentes que já haviam declarado para a Prefeitura e Câmara, através de abaixo assinado, o descontentamento pela forma de condução de um plano tão importante e necessário para a ordenação do sistema viário da cidade.
Meu mundo foi ampliado, na infância, quando ganhei uma bicicleta. Era de segunda mão, mas isto não importou nem um pouco. Finalmente comecei a me aventurar para fora dos limites formados pelo mar (praia de Iperoig), rua Liberdade, rua Gastão Madeira e rio Grande de Ubatuba. Hoje, conhecendo praticamente quase todos os estados do Brasil, digo que o início "das viagens" foi com aquela primeira bicicleta. Curiosamente, da cor verde (até parece que esta cor me persegue).
Após 1980, quando participei do "Seminário sobre alternativas de transporte sobre duas rodas" promovido pelo Ministério dos Transportes, EBTU, GEIPOT, CEPAM, IAB e ABRACICLO intensifiquei minhas observações relacionadas às bicicletas e seus usuários.
Por ser caiçara, natural de Ubatuba e coincidentemente, pela minha formação universitária (engenharia civil) e experiências atuando na área de engenharia de tráfego, lamento a forma com que o prefeito Eduardo César está conduzindo este processo e espero que tais atitudes não tragam prejuízos à implantação de um equacionado projeto cicloviário tão importante e aguardado pela população do município.
Lembrando do enunciado em Governo Participativo - Quem manda é a população inseridos no "Diretrizes do Programa de Governo - Resgate Ubatuba", as palavras do Jija ainda martelam a minha cabeça: "Ele veio aqui e participou a todos que iria fazer..."

Foto: Arquivo UbaWeb

Verão 2006


Marginal da Praia Grande, via de grande tráfego na temporada

Praia Grande se prepara para o verão

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba vem executando serviços em várias ruas da Praia Grande, principalmente na marginal e nos estacionamentos. Na marginal da praia, local de grande circulação na temporada, foi aplicada uma base de brita graduada (mistura de vários tamanhos de pedras), que facilita o nivelamento, dá maior sustentação, diminui a trepidação dos veículos, proporcionando maior conforto aos usuários do trecho. Ainda na marginal foram instaladas caçambas para recolhimento de lixo a cada 100 metros, para que não haja acúmulo de detritos. Diversas ruas também receberam nivelamento, capinação e limpeza. PMU

Congelamento de áreas

Prefeitura lança cartilha sobre congelamento de áreas

A Prefeitura Municipal de Ubatuba lançou, na última semana, uma cartilha explicativa sobre o Projeto de Congelamento de Áreas Irregulares, que será distribuída nas reuniões de bairros e casas que foram congeladas durante o processo. A publicação, que tem uma tiragem inicial de 10 mil exemplares, responde às principais perguntas feitas pela população, utilizando uma linguagem simples, com exemplos e ilustrações.
Segundo o responsável pelo Programa de Congelamento, Claudinei Salgado, a cartilha será um importante instrumento de comunicação. “Quando se fala em congelamento, surgem muitos boatos que amedrontam a população. Essa cartilha ajudará a esclarecer as dúvidas e tornar mais acessível o entendimento dos cidadãos ubatubenses”.

Resultados em 2005

Até agora, quinze bairros foram congelados no município. A maioria deles está em processo de regularização fundiária. Segundo a prefeitura, os locais que não tiverem possibilidade de regularização farão parte do programa de habitação do município. Como resultado, algumas das áreas congeladas tiveram o índice de -2,9% de crescimento, ou seja, o crescimento está diminuindo, por conta das demolições dentro das áreas congeladas.

Confira aqui as principais questões abordadas na cartilha:

Quais são os tipos de áreas ocupadas irregularmente em Ubatuba?

1. Áreas de Preservação Permanente e Áreas do Parque Estadual, definidas assim por leis ambientais federais e estaduais,
2. Loteamentos irregulares e/ ou clandestinos,
3. Áreas Públicas,
4. Áreas de risco.

Se eu tenho uma casa numa área irregular o que vai acontecer?

A Prefeitura, através do projeto de congelamento vai cadastrar todas as casas construídas em áreas irregulares do município.

E se eu tenho lote numa área congelada, o que vai acontecer?

Esses lotes não poderão receber novas construções até que sejam sanadas suas irregularidades. Vale a pena lembrar que áreas de risco e de preservação permanente não são passíveis de regularização.

Como funciona o projeto de congelamento?

O projeto segue algumas etapas:

1. Técnicos da Prefeitura fotografam e medem todas as casas, para evitar que após o congelamento sejam feitas ampliações no imóvel.

2. Assistentes sociais visitam as residências e cadastram as famílias.

3. É afixada uma placa no núcleo habitacional informando que se trata de uma área ocupada irregularmente e que foi congelada pela Prefeitura. Na placa consta ainda a data do congelamento e o número de casas existentes na área e o aviso que qualquer nova construção estará sujeita a demolição.


E se alguém construir depois do congelamento?

A Prefeitura irá demolir a nova construção ou ampliação.

Por que a prefeitura está com esse projeto de congelamento?

Para que as áreas irregulares sejam adequadas à legislação, e as famílias que vivem em áreas de risco e de preservação permanente sejam identificadas e cadastradas para futuros projetos habitacionais. É a grande chance de regularização das áreas onde moramos.

E se a minha casa estiver construída em área de preservação permanente, ela será um dia demolida?

Pela lei, nenhuma Área de Preservação Permanente pode ter construções. Por isto mesmo, a Prefeitura está fazendo o cadastro de todas as pessoas que moram nestes locais, para que posteriormente possam ser incluídas em programas de habitação popular.

Meu bairro vai ficar congelado definitivamente?

Não. A proposta do projeto de congelamento é a reurbanização e regularização destas áreas, tornando-as aptas a receber novas construções ou ampliações. PMU

Esportivas


Dança de salão, o melhor esporte para a "melhor idade"

Torneio da Melhor Idade de Ubatuba termina com festa

A última etapa do Torneio da Melhor Idade 2005 terminou com uma grande festa, no sábado, 10. Aproximadamente 500 pessoas compareceram ao Ginásio de Esportes Tubão para acompanhar a Dança de Salão, última modalidade em disputa. Após uma bela apresentação de tango com os dançarinos Reinaldo e Mariane, teve início a cerimônia de premiação de todas as modalidades.O Secretário de Esporte e Lazer Bittencourt Jr. e a Presidente do Fundo Social de Ubatuba Denise César, ao lado de outras autoridades, entregaram as medalhas e troféus aos campeões. “Pela primeira vez Ubatuba dá a devida atenção ao pessoal da melhor idade. Fico feliz em ver o Tubão repleto de gente animada”, disse Denise. “Em 2006 continuaremos trabalhando nossos atletas, visando os Jogos Regionais do Idoso, buscando classificação para os Jogos Estaduais”, disse Valéria Carvalho, coordenadora de competição da Melhor Idade de Ubatuba.. Os destaques de cada unidade do Projeto Atividade Física e Cidadania também receberam medalhas e todos os participantes do Projeto receberam certificado de participação. Para fechar a noite foi servido um jantar, que teve a animação do músico Sales. A última etapa do Torneio da Melhor Idade 2005 foi uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer, Fundo Social e Secretaria de Saúde de Ubatuba e contou com o apoio de Naturalli Garden Center, Planstel, Supermercado Paulista, Varejão Rei das Frutas, Floricultura Rosa de Saron. PMU

Confira os campeões:

Atletismo Feminino
50 a 59 anos - 3.000 mts – Roseli de Abreu Damásio
60 a 65 anos - 2.000 mts – Jupira Ferreira de Carvalho
66 a 70 anos - 1.500 mts – Lucila Anita P. Araújo
+ 71 anos - 1.000 mts – Celeste de O. Damásio

Atletismo Masculino
60 a 65 anos - 3.000 mts – Adilson R. de Oliveira
50 a 59 anos - 3.000 mts – Francisco Paulino / 2.000 mts – Wilson Alael Januzzeli
+ 71 anos - 1.000 mts – Clodoaldo da Silveira Tavares

Natação Feminino
66 a 70 anos - Maria Aparecida Santana
+ 71 anos - Izabel Rodarte dos Reis

Natação Masculino
50 a 59 anos - Delmar Soares
60 a 65 anos - Rivaldo de Oliveira
+71 anos - Jose Balogh

Bocha

Vicente Tierno / Maria Helena Tierno

Buraco
Sebasião Ferreira de Carvalho / Claudete Mendes

Damas
Ataíde Paiva

Dominó
50 a 59 anos - Maria Stella de Miranda / Salete Pannizzollo
+ 60 anos - Sebastião Ferreira de Carvalho / Públio Marcius de Miranda

Malha
Hermínio Jose de Mattos / Laudelino Mesquita

Tênis de mesa
Waldyr dos Santos

Truco
Manoel Anísio / Benedito Gabriel

Vôlei
Equipe Poruba

Dança de Salão
Wilson Januzzelli / Maria Wanda



Chuva prejudica torneios de futebol em Ubatuba

O campeonato Dentinho finalmente teve a sua fase classificatória encerrada, no último sábado, 10. Em uma rodada que teve 4 empates, as equipes de Caju Comercial, Auto Clean e Tortilhão, uniram-se ao time do Pontual Despachante e vão disputarão as semifinais, no próximo dia 17, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. As semifinais aconteceriam no domingo, 11, porém as chuvas que caíram em Ubatuba forçaram o adiamento das partidas.
A primeira partida das semifinais começa às 13 horas: Auto Clean X Caju; em seguida jogam Pontual e Tortilhão.

Confira os resultados da rodada:

Caju 2 X 2 Auto Clean, Adega 0 X 1 Veraneio, Porto Marina 0 X 0 Ceregatti, O Madeireiro 3 X 3 MGM, Pontual 2 X 2 Tortilhão.

Classificação final :

Grupo A – Tortilhão e Caju 10 pts; MGM 7 pts; Adega 2 pts; Ceregatti 1 pt.
Grupo B – Pontual 13 pts; Auto Clean 10 pts, O Madeireiro 8 pts; Veraneio 6 pts; Porto Marina 2 pt.


Feminino

As semifinais do campeonato municipal de futebol feminino de Ubatuba também não puderam ser realizadas neste domingo, 11, devido às chuvas. Os jogos foram transferidos para o próximo dia 17. Às 15 horas jogam Silop X Estrelinha e às 16h30 acontece a partida entre Itaguá X CERE Itamambuca. As vencedoras fazem a final no dia 18. PMU


Escola Madre Glória vence Joguinhos Escolares de Ubatuba

A EM Madre Maria da Glória foi a vencedora da terceira edição dos Joguinhos Escolares de Ubatuba. Com destaque na modalidade queimada, a escola do Parque dos Ministérios totalizou 32 pontos na classificação geral e conquistou o primeiro lugar.
Em segundo ficou a EM Mário Covas Júnior, do bairro Ipiranguinha, com 23 pontos, dois à frente da EM Olga Gil, que concluiu os Joguinhos na terceira posição, com 21 pontos.
A terceira edição dos Joguinhos Escolares de Ubatuba foi realizada através de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Esporte e Lazer. PMU


Festa marca encerramento do ano nas escolinhas de esporte de Ubatuba

As escolinhas de esporte da Secretaria de Esporte e Lazer da prefeitura de Ubatuba encerraram suas atividades na última sexta-feira, 9. Em uma grande festa que aconteceu no Ginásio de Esportes Tubão, aproximadamente 900 alunos receberam seus certificados de conclusão de atividades em 2005.
Participaram da entrega dos certificados o vice-prefeito Domingos dos Santos, o secretário de Esporte e Lazer Bittencourt Jr., e a secretária de Educação, Patrícia Pereira. Na ocasião, Bittencourt Jr, recebeu uma homenagem pelo trabalho desenvolvido em 2005: das mãos do vice-prefeito Domingos dos Santos, Bittencourt recebeu uma placa comemorativa, presente dos amigos da secretaria. Após a cerimônia de entrega dos certificados a garotada brindou o fim das aulas com lanches e refrigerantes.
Apesar do encerramento das atividades das escolinhas, a Secretaria de Esporte e Lazer mantém o atendimento ao público, das 8 às 18 horas. PMU
 
Free counter and web stats