sábado, agosto 27, 2005

“REMEMORANDO”

Corsino Aliste Mezquita - Professor*
Tive um amigo, já falecido, que possuía alguns conhecimentos da emblemática Banca Suíça e dos depósitos lá existentes.
Em visita a Ubatuba, em 1975, comentava que, o país com maior número de depósitos em contas numeradas, já naquela época, era o Brasil. Suíça era, nos idos de l975, o único paraíso fiscal com prestígio. Hoje são dezenas.
Com o dinheiro depositado em bancos suíços daria para pagar as dívidas interna e externa e sobraria troco afirmou.
Socialista ético não poupou os adjetivos mais chulos da língua de Cervantes sobre esses depositantes. Os mais amenos eram traidores da pátria, aleivosos, fraudulentos, pérfidos e ladrões de cidadania e esperança. Para ele não existia atenuante para essa aleivosia com o país, sua economia e sua gente. Todos, absolutamente todos, que depositavam dinheiro em paraísos fiscais eram igualmente corruptos, vermes e sanguessugas dos recursos do país, quaisquer que fosse sua profissão e prestígio político, econômico e social.
Nestes trinta anos afloraram, na superfície da vida nacional, algumas pontas desse imenso iceberg, por ele comentado.
-Ex-Presidente da República manda bilhetinho, para a filha, recomendando não esquecer o número da conta XXX, em banco da Suíça, para não acontecer como com os milhares de contas dos judeus que morreram na Segunda Guerra Mundial.
-Político, de todos conhecido, é surpreendido transferindo centenas de milhões de dólares de um paraíso fiscal para outro.
-Bispo de igreja evangélica tem empresas e contas em paraíso fiscal.
-Emissora de TV é comprada com dinheiro vivo, supostamente, transportado em jatinho desde um paraíso fiscal.
-CPI do Banestado apurou que mais de trinta bilhões de reais foram mandados para paraísos fiscais ilegalmente. Os responsáveis, supostamente, foram conhecidos. Ninguém foi punido.
-Escândalos do Banco Nacional, Econômico, Banespa, Marka-Cidam, Banestado, Outros bancos estaduais e particulares menores, sempre com indícios de dinheiro fraudado e depositado em paraísos fiscais, etc, etc,e ninguém responsabilizado.
Mas nunca, como neste momento, as pontas do iceberg estiveram tão à mostra, se derretendo e derretendo o nosso BRASIL.
As CPMIs apuraram Valerodutos, mensalões, compra de votos, pagamento de campanhas em paraísos fiscais, presidentes, tesoureiros, secretários de partidos políticos e acólitos desses políticos sacando milhões de reais de contas bancárias, em dinheiro vivo, e transportando-as em malas, deputado federal transportando, em jatinho com autonomia de voar, sem escala, até quaisquer paraíso fiscal, mais de dez milhões de reais, fazenda comprada por setecentos mil reais, em dinheiro vivo, por pessoa que em toda sua vida não teve recursos declarados para juntar esse dinheiro, mansões na praia, carros de luxo, empresas criadas para mandar dinheiro para o exterior, etc, etc.... Nada disso é considerado prova para punir os beneficiários de toda essa orgia, esse tráfico de divisas, essa sonegação de impostos, esse empobrecimento moral, ético e econômico do país, esse insulto aos cidadãos que, com sacrifico, pagamos todos os impostos e obrigações sociais em dia.

Não parece interessar o conhecimento das pessoas para as quais trabalhava o doleiro preso. Ele não é apenas um agente comercial bandido? A pessoa ou pessoas que o contrataram e lhe entregaram o dinheiro não são também bandidos? Porque os donos dos dólares traficados estão soltos?
Impressionou-me ver, o Exmo Sr Presidente da República, defender o Ministro da Justiça e achar normal ter contas, em paraísos fiscais, e sonegar impostos, no Brasil. Pergunto aos meus botões, qual será o conceito de AMOR Á PÁTRIA desses nossos representantes?
A inteligência não suporta tanta hipocrisia. Chorar faz mal à saúde. Rir deve ser a solução.

* Ex-secretário da Educação de Ubatuba

sexta-feira, agosto 26, 2005

Fim de caso

A tática do siaquinevassisiusavasqui que o presidente adotou em relação ao PT lembra os golpes de efeito retardado no boxe. Costumam atingir a região da cintura. Segundos depois de aplicados o lutador atingido despenca. Vai à lona de onde só sai com ajuda dos segundos. O povo brasileiro tem uma dinâmica especial para assimilar os acontecimentos. Numa primeira pesquisa, logo após as denúncias de Roberto Jefferson, Lula pareceu intocado, o que levou alguns petistas otimistas a considerá-lo intocável. O golpe de Jefferson foi do tipo que demora a fazer efeito. Aos poucos a massa foi entendendo, assimilando. As pesquisas começaram a expressar o sentimento popular. Lula está descendo. É difícil reverter essa tendência. Só um fato político novo poderia. Algo como surpreender o ex-presidente FHC em ato libidinoso com uma cabra. Como os adversários de Lula são espertos, em vinte cinco anos de tentativas ele nunca pegou um em flagrante, a possibilidade não existe. Além do que FHC não é dado à zoofilia. A massa está ficando nervosa com a falta de culpados. Foi traído cara-pálida? Quem foi ou quem foram os traidores? Será preciso peito para apontar José Dirceu que não é Delúbio. Na verdade Dirceu acha que é Deus. E Deus não vai conviver com a pecha de traidor. O fim do PT virá de dentro do próprio PT. A crise que estamos assistindo começou no próprio PT, por obra e graça dos confusos petistas, que são mais atrapalhados do que os Três Patetas e os Trapalhões juntos. Oposição pra quê? Eles caem sozinhos!

Sidney Borges

Conhecimentos gerais

Prova elaborada para políticos em geral e alguns em particular. Os que têm QI alto. Imprima e peça para o seu candidato responder. Não vale molhar a ponta do lápis na língua.

1) Um grande presidente brasileiro foi Castelo

( ) Roxo
( ) Preto
( ) Branco
( ) Rosa choque
( ) Amarelo

2) Um líder chinês muito conhecido chamava-se Mao-Tse

( ) Tang
( ) Teng
( ) Ting
( ) Tong
( ) Tung

3) A principal avenida de Belo Horizonte chama-se Afonso


( ) Pelo
( ) Pentelho
( ) Penugem
( ) Pena
( ) Cabelo

3) O maior rio do Brasil chama-se Ama


( ) boates
( ) zonas
( ) cabarés
( ) dor
( ) ciado

4) Quem descobriu a rota marítima para as Índias foi

( ) Volta Redonda
( ) Fluminense
( ) Flamengo
( ) Botafogo
( ) Vasco da Gama

5) A América foi descoberta por Cristóvão Co


( ) maminha
( ) picanha
( ) alcatra
( ) lombo
( ) carne do sol

6) Grande Bandeirante foi Borba

( ) Lebre
( ) Zebra
( ) Gato
( ) Veado
( ) Vaca

7) Quem escreveu ao Rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil foi Pero Vaz de

( ) Anda
( ) Para
( ) Corre
( ) Dispara
( ) Caminha

8) Um famoso ministro de Portugal foi o Marques de

( ) Galinheiro
( ) Cajueiro
( ) Curral
( ) Pombal
( ) Chiqueiro

9) D. Pedro popularizou-se quando


( ) eliminou a concorrência
( ) decretou sua falência
( ) saturou a paciência
( ) proclamou a independência
( ) liberou a flatulência

10) Pedro Alvares Cabral

( ) inventou o fuzil
( ) engoliu o cantil
( ) descobriu o Brasil
( ) foi pra puta que pariu
( ) tropeçou mas não caiu

Com a colaboração de Laura Valesi Ennes

Estadista

"Diante do esgotamento de um modelo que, em vez de gerar crescimento, produziu estagnação, desemprego e fome. Diante do fracasso de uma cultura do individualismo, do egoísmo, da indiferença perante o próximo, da desintegração das famílias e das comunidades. Diante das ameaças à soberania nacional. Da precariedade avassaladora da segurança pública. Do desrespeito aos mais velhos e do desalento dos mais jovens. Diante do impasse econômico, social e moral do país, a sociedade brasileira escolheu mudar".

Luiz Inácio Lula da Silva
Discurso de posse

Cães

No Rio de janeiro continua a polêmica sobre cães "ferozes". Animais das raças Pitt Bull, Rottweiler e Dobermann devem passear com focinheiras e apenas durante a noite. Depois de muito choramingo a lei vai ser abrandada. Poderão andar durante o dia também, desde que continuem na coleira e usando focinheiras. É mais uma lei criada para consumo midiático. Com pouca aplicação prática. Seria simples acabar com os ataques. Bastaria aplicar multas. Seriam suficientes para fazer com que os donos dos cães pensassem duas vezes. Cinco mil reais, por exemplo. Mais dois meses de serviços prestados à comunidade. Garanto que nunca mais teríamos cães atacando pessoas. O bolso dói, como dói!

Sidney Borges

Carta ao Leitor

É com muita satisfação que nós, Diretores e Funcionários da Santa Casa da Irmandade do Senhor dos Passos de Ubatuba , agradecemos ao Banco do Brasil, nas pessoas dos Srs. Wantuil Aurelino Moreira e Marcos Nakamura, pela doação de 11 micros computadores.
É com parcerias com pessoas e empresas dedicadas, como essas, que conseguimos suavizar nosso dia-a-dia. Esse gesto nobre está nos ajudando a melhorar a qualidade dos serviços prestados por nossa instituição a todos aqueles que necessitam de assistência médica hospitalar em nosso município.

Diretores e Funcionários da Santa Casa

Notícias da Prefeitura


A professora Flávia ao lado de alunos entusiamados com o evento
Encontro Cultural anima escola da Estufa 2 em Ubatuba

Termina nesta sexta-feira, 26 o “1º Encontro Cultural” da Escola Maria Josefina Giglio Silva, no bairro da Estufa II. Na cerimônia de abertura, na noite de quarta-feira, 24, estiveram presentes o vice-prefeito Domingos dos Santos, a Secretária de Educação, Isabel Roseli de Souza Leite, o vereador Charles Medeiros, representando o Legislativo, membros da APM, associação de moradores e representantes de outras escolas.
Após breves palavras das autoridades, a diretora Flavia Cômitte Nascimento entregou a premiação aos vencedores do concurso interno “O melhor desenho sobre folclore”. O vencedor foi o aluno João Fábio Vieira Júnior da 4ª serie B. Também foram premiados Angélica Santos Azevedo, Anderson Ferreira de Moura e Joabe Rodrigo Sabará Guimarães.
A abertura ficou por conta dos alunos do projeto Dança na Escola, que dançaram ao som da música “Festa”, com coreografia da Profª Edy. A Academia BioDance levou o mundo do circo e das chefes de torcida para a quadra coberta da escola, com arquibancadas totalmente ocupadas. Já o grupo de capoeira da Comunidade da Estufa II, comandado pelo Mestre Serginho, mostrou a ginga afro-brasileira. No final, os alunos da escola voltaram a se apresentar com a Dança da Fita (Profª Fabiana),Ballet (voluntária Aline) e Coral de Flauta (monitor Aguinaldo)
Para fechar a noite o Grupo Tupinambrás, da Fundart, apresentou-se no pátio externo.
Ainda na programação do evento, constam apresentação Dança da Fita, com a comunidade do Itaguá, alunos da Escola da Fortaleza, Teatro, com a peça “Dona Baratinha”, interpretada por alunos do Colégio Objetivo, Ballet da Fundart e Academia BioDance. PMU
Anvisa e Secretaria de Saúde realizam projeto Redevisa em Ubatuba

A Secretaria de Saúde de Ubatuba, em parceira com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está iniciando em Ubatuba, o projeto Redevisa. Durante esta e a próxima semana, será realizada uma série de entrevistas com diversos atores sociais. O objetivo desse levantamento é fazer uma “fotografia” da realidade do município, em relação à saúde e às ações da vigilância sanitária. A partir disso, serão desenvolvidas estratégias para a organização e gestão descentralizada.
Entre os entrevistados estão: representantes do conselho municipal de saúde, funcionários do sistema municipal de saúde, ministério público, associações de bairro, sindicatos, imprensa, os poderes legislativo e executivo e o setor regulado (hotéis, pousadas, restaurantes, bares e ambulantes). Segundo a assessora de descentralização da Anvisa, Marilu Drummont, “as entrevistas serão tabuladas para se fazer o planejamento das ações, levando em conta a situação sanitária no município e as informações obtidas na pesquisa”.
Para a próxima semana, está previsto um seminário de ordem técnica para profissionais do serviço de saúde. Serão discutidos temas como o papel da vigilância sanitária no século XXI, bem como o seu espaço de atuação, a relação do homem com a natureza e outros, em três dias de palestras.
Em outubro, acontecerá uma oficina de planejamento, utilizando os resultados das pesquisas que estão sendo realizadas agora. O chefe de saúde coletiva de Ubatuba, Antônio Jorge Araújo diz que o conjunto dessas ações visa estimular transformações na prática da vigilância sanitária.“Esse trabalho é muito importante para o município, porque teremos condições de planejar estrategicamente as ações. Essa metodologia é diferente, porque será feita de baixo para cima, realizando uma escuta sensível que reflete as necessidades da população e o enfrentamento mais adequado”. PMU
Campeonato Dentinho de Ubatuba tem rodada importante neste sábado

O campeonato da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles terá a sua quarta rodada realizada neste sábado, 27. A primeira fase terá mais de 50% das partidas realizadas e os favoritos já começam a despontar. As equipes de Chaveiro Ligeirinho, Ubadesklimp, Ismael, Smidi Calçados, Papelaria do Estudante, Calçados Fernandes e Auto Posto Jija permanecem invictas.
O grupo A terá as partidas no Campo do Horto à partir das 9h enquanto o grupo B joga à partir das 10h no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo.
Confira as partidas: Grupo A - Ubadesklimp X Chaveiro Ligeirinho, Pousada Ubatuba Paradise X Quiosque Pica Pau, Porto Marina X Kutelak e Ismael Comida Caseira X Casa Globo. Grupo B – Mercado 24 Horas X Papelaria do Estudante, Calçados Fernandes X O Madeireiro, Restaurante Baleia Branca X Auto Posto Jija.
Vale do Sol – A equipe do Vale do Sol enfrentará o time de Vila Santana no próximo dia 28. A partida decide o titulo do Campeonato do Vale do Sol, e será disputada no Campo do Rio Escuro à partir das 14h. PMU
Associação dos Deficientes de Ubatuba promove Show da Primavera

Visando manter o atendimento aos mais de mil associados, a Associação dos Deficientes de Ubatuba (ADUBA) realizará no próximo dia 18 de setembro o Show da Primavera. O evento, que acontecerá na praça BIP, à partir das 15h, terá diversas atrações e também a realização de um show de prêmios onde os participantes concorrerão a um Santana Quantum, uma moto Honda 97, uma TV a cores, um DVD, um aparelho de som e uma bicicleta. A arrecadação será revertida para a manutenção da entidade. O presidente da ADUBA, André Luiz dos Santos, espera um grande público. “Esperamos cerca de duas mil pessoas. A praça é coberta e todo o público será bem recebido”, diz André. PMU




Penhora on-line irá agilizar recebimento de débitos fiscais

Um novo procedimento judicial – a penhora on-line – irá permitir à Prefeitura de Ubatuba uma grande agilização nos processos em execução fiscal. Segundo Dr. Marcelo Mourão, Secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, a penhora on-line irá facilitar o recebimento das dívidas de impostos da prefeitura. “A penhora on-line irá permitir o acesso a saldos de conta corrente, poupança e aplicações financeiras do devedor, com mais rapidez”, explicou Mourão. A penhora on-line foi introduzida no Código Tributário Nacional, através do artigo 185-A, no final do ano passado.
Segundo o Secretário, a Prefeitura faz o pedido da penhora on-line ao Juiz que, com a autorização do Banco Central, executa a penhora do saldo bancário. Correm o risco de sofrer um processo de penhora, os contribuintes inadimplentes que não quitaram suas dívidas com impostos no exercício vigente. No ano seguinte, os débitos são inscritos na Dívida Ativa do Município e segundo Mourão, já podem ser executados pela Prefeitura. “Já estamos requerendo junto a Justiça a penhora on-line de vários devedores da Prefeitura e é bom ressaltar que um novo prazo foi dado aos inadimplentes para quitarem seus débitos, o que pode evitar o risco de uma penhora”, enfatizou.


Lei de Benefícios

Além dos contribuintes que já estão sofrendo uma ação de penhora, ainda podem ser beneficiados com a lei que dá incentivo fiscal para o pagamento dos débitos municipais os contribuintes em dia com todos os tributos de 2005. A Lei foi prorrogada até o dia 12 de setembro e prevê que o contribuinte que estiver em atraso com seus tributos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros) inscrito em Dívida Ativa, ajuizados ou não, poderá quitar seu débito utilizando o incentivo fiscal.
O pagamento poderá ser efetuado em até 30 parcelas, sem incidência de juros, em 48 meses, sem qualquer desconto ou à vista com isenção de qualquer taxa. Para os débitos ajuizados, será necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios. Para o parcelamento, o contribuinte deverá comprovar a condição de proprietário ou caso contrário nomear um procurador. Para qualquer tipo de parcelamento as parcelas não poderão ser inferiores a R$ 50,00. PMU

quinta-feira, agosto 25, 2005

Desmandos, desmandos, desmandos...



Luiz Moura
Morosamente, o muro que propiciará um aumento de área utilizável ao quiosque Toca do Bigode, na praia do Itaguá, continua sendo executado. O trecho fronteiriço ao quiosque já está quase concluído.
A Prefeitura de Ubatuba teve o desplante de veicular matéria aventando que se trata de obra pública feita em parceria com a comunidade. Não é o que consta na placa existente no local. Também não consta (da placa) nome, número do CREA-SP e ART do responsável pela sua execução, exigências mínimas do órgão responsável pela fiscalização do exercício profissional. O valor gasto na execução da obra é uma incógnita.
Como se não bastasse a diminuição da praia, feita sem explicação pelo poder público, ainda foi suprimida uma rampa de acesso a praia, proporcionando mais espaço a ser utilizado pelo referido quiosque em suas atividades comerciais. Isto sem falar dos restos do muro anterior e de pedras que foram jogadas na praia.
É a Lei Orgânica do Município de Ubatuba sendo desrespeitada acintosamente pela administração do resgate. Estão descaracterizando a paisagem do município.
Nada ouvimos dos responsáveis pela fiscalização do Executivo. Onde estão os vereadores que compõe a nossa Casa de Leis? Já se esqueceram do que aconteceu com a avenida Atlântica, na praia Grande?

Turismo

Aquilo que poucos viram no Salão do Turismo 2005

Dalzel Bernardino Bueno Camargo*
Preocupados em juntar folderes e tirarem fotos, poucos participaram das palestras do núcleo do conhecimento no Salão do Turismo. Palestras, em sua maioria composta pela nata da Embratur e Ministério do Turismo.Fiz minha inscrição pela internet e, posteriormente, descobri que minha credencial de inscrição para as palestras me isentara do pagamento do ingresso para o Salão, inclusive poderia até estar presente no dia da abertura.
Foram distribuídas em 5 auditórios, durante os 5 dias do evento, sempre duas pela manhã e duas pela tarde. Foi cansativo, mas em 3 dias assisti a todas as palestras, dia inteiro ouvindo sobre o turismo. No primeiro dia optei pelo tema Ecoturismo e foram apresentados alguns destinos turísticos, como é a regulamentação (ou não), o uso público, manutenção, etc. Representantes do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Instituto Florestal e Secretaria do Estado do Meio Ambiente-SP apresentaram o que vem sendo feito nessa área.
Josep Chiap, espanhol, profissional de marketing contratado pela Embratur para a criação da marca Brasil, deu uma verdadeira aula de comunicação, comercialização e apresentou estatísticas sobre o turista estrangeiro.
O Poder das Marcas: É de senso comum o poder de uma marca bem elaborada. Quantos são os produtos que chamamos pela marca? Palha de aço, yogurte, macarrão instantâneo, etc...
Tendência Mundial dos Navios de Cruzeiros – “low cost”, baixo custo. São roteiros curtos, sem serviço de governança e alimentação, a navegação é feita durante a noite e no dia seguinte atraca pela manhã, passando o dia em cada cidade.
Turista estrangeiro no Brasil:

86% Tem experiência turística internacional, ou seja, sabem o que é bom, qualidade é fundamental.
A cada ano – 53% Novatos;24,3% Freqüentes e 22,7% Muito freqüentes (Fidelidade).
Gestão da comercialização e comunicação:

Fontes de informação:
41% Busca própria (internet, guias e imprensa).
29% Recomendação (amigos e parentes)
22% Agência de Viagens (*mudança na forma de comercialização)
4% Publicidade
Motivação:

Sol e Praia – 51%
Conhecer – 26% (6% exclusivamente para Rio de Janeiro)
Beleza Natural – 20%
Cultura Viva – 13%
Povo – 12%
Recomendação – 7%
Concluindo, as ações da Embratur visam o turista estrangeiro, afinal tem metas as cumprir. Foram criados vários escritórios de representação no exterior e estão patrociando visitas de jornalistas e dos principais operadores de turismo que vendem o Brasil lá fora, assim como incluindo a participação do Brasil nas principais feiras mundiais de turismo. É claro que a Embratur só está apoiando os municípios que tem estrutura e qualidade para receber esse turista.
Maiores informações sobre o Plano de Marketing Internacional:

Ubatuba Convention & Visitors Bureau - www.ubatuba.cvb.tur.br
Aviso ao empresariado:
Decreto nº 5.406, de 30 de Março de 2005
Regulamenta o cadastro obrigatório para fins de fiscalização das sociedades simples e dos empresários individuais que prestam serviços turísticos remunerados, e dá outras providências. http://www.in.gov.br/
* Vice-Presidente – Ubatuba Convention & Visitors Bureau

Carga pesada

Comunidade

Interesse público x 1º Festival da Paz de Ubatuba

Luiz Moura
Eduardo César, durante sua campanha para o pleito de 2004, apresentou à população documento intitulado Diretrizes do Programa de Governo da Coligação Resgate Ubatuba. Na parte relativa ao Turismo, dentre outros itens, propôs "Criar e divulgar o calendário anual de eventos de Ubatuba possibilitando a organização antecipada de todo o aparato receptivo da cidade".
Não consigo enxergar onde está a dificuldade para a consecução deste intento. Imaginava que o calendário estaria pronto quando da posse e só bastaria a sua divulgação. Já se passaram 237 dias de administração, faltando apenas 128 dias para acabar o ano e até agora...
Este mês fui surpreendido com o empenho da "máquina administrativa municipal" na concretização de um evento que apareceu do nada. Batizado de "1º Festival da Paz de Ubatuba" foi realizado de 11 a 13 de agosto, pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, na avenida Iperoig. Um evento com propósito nebuloso. Shows gospel (destinados exclusivamente a público protestante) mascarados por um misto de festival gastronômico e exposição de artesanato.
Não cabem aqui críticas aos que colaboraram nos shows, no festival gastronômico ou na exposição de artesanato, mas sim ao prefeito Eduardo César por não atentar para o interesse público ao fazer a Prefeitura assumir gastos de grande envergadura, sem planejamento e com uma péssima organização. O evento deveria ter sido realizado pelo tal "Conselho de Pastores" e, se fosse o caso, ter o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Como andamos na contra-mão da história foi feito exatamente o contrário.
Faz-se necessária a elaboração, divulgação e cumprimento do Calendário Anual de Eventos do município para que além do planejamento necessário possamos também propiciá-lo (planejamento) aos turistas e profissionais envolvidos com o município de Ubatuba.
Dando prosseguimento ao não cumprimento de propostas apresentadas em campanha, só falta agora cancelarem eventos que contemplam o formulado durante a campanha eleitoral, alegando falta de recursos. Vale lembrar um outro item das diretrizes citada anteriormente: "Estruturar nossa cidade para receber grupos diferenciados, tais como: terceira idade, deficientes físicos, empresários, observadores de pássaros e crianças".

Eleições 2006

Comparações

A todo instante Lula se compara a JK. Há de fato muitas coisas em comum entre eles. Juscelino foi criado sem pai, pela mãe costureira. Menino pobre acreditou nos livros, no conhecimento. Estudou com afinco, tornando-se médico. Na política foi um grande desenvolvimentista. JK era antes de tudo um cavalheiro, nunca houve tanta liberdade e nunca o Brasil viveu tão leve livre e solto como no seu governo. As artes brasileiras expressam o que foi o “Presidente Bossa Nova”, querido e amado por todos os brasileiros. O gênero musical que nasceu nos saudosos anos JK colocou o Brasil nos salões civilizados do mundo. A arquitetura que promoveu e o gênio de Niemeyer concretizou, será sempre um marco na história da civilização. Quanto a Lula, podemos dizer que nasceu pobre...

Sidney Borges

CPI

Hoje em Ubatuba não se fala de outra coisa. Alvelino detonou Marino. Alvelino corre o risco de ser preso, é questão de tempo. E de ficar pobre. Tudo o que amealhou com a sua incrível capacidade de empreendedor será gasto em honorários advocatícios. Soa estranha a acusação contra Marino. Todos sabem que foi ele que denunciou as irregularidades. Será que alguém vai apontar um cúmplice para certamente ser apanhado na curva do rio? Se for uma acusação infundada Alvelino estará incluindo mais um delito para responder perante a Justiça. Difamação. A CPI está no caminho certo, mas não conseguirá provas apenas com depoimentos. Estas serão materializadas com as quebras dos sigilos bancários. Uma coisa é certa, há muito ainda para ser desvendado. E desta vez alguns irão presos, podem ter certeza. A época da impunidade acabou.

Sidney Borges

Notícias da Prefeitura

Secretaria de Saúde tem telefone para deficientes auditivos

Os deficientes auditivos de Ubatuba agora têm uma nova opção para se comunicar. A Secretaria de Saúde instalou, no início deste mês, o TS (telefone para surdos) em suas dependências. Seu uso é simples e está à disposição da comunidade.
O telefone para surdos funciona com um visor de legenda para recebimento e envio de mensagens eletrônicas escritas através de um teclado, como se fosse um computador mesmo. Através desse aparelho, os deficientes auditivos podem se comunicar sem depender de um tradutor. Para as pessoas com deficiência que precisarem conversar com um ouvinte que não possui o aparelho especial, também existe a possibilidade. O surdo deve ligar para o número 1402, na Ciso (Central de Intermediação Surdo-Ouvinte) e falar com as telefonistas capacitadas para essa interlocução. Para o presidente da Aduba (Associação dos Deficientes de Ubatuba), André Luiz dos Santos, a divulgação desse tipo de aparelho é muito importante. “Muitas vezes, os aparelhos são instalados em locais de difícil acesso aos deficientes devido ao excesso de zelo. As pessoas têm medo da depredação do aparelho, mas é preciso educar, colocar o telefone para surdos nas escolas, no hospital e em outros lugares públicos”.
Quem desejar adquirir o telefone para surdos, deverá ligar para o 0800 77 15 104 (no caso dos surdos, estes devem utilizar a intermediação do 1402), para fazer a solicitação. Na ocasião, o usuário deverá ter em mãos as seguintes informações: Nº do RG e CPF; Telefone para contato e endereço (com CEP) do local para a instalação. PMU
Presidente do Esporte Clube Itamambuca vende área do campo de futebol

Moradores do bairro estão revoltados com atitude; Prefeitura ajudará no caso

Moradores do bairro de Itamambuca estiveram durante a manhã de hoje, 25, reunidos com o vice-prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos, discutindo a venda de parte do campo de futebol pertencente ao Esporte Clube Itamambuca. Segundo o vice-presidente do Clube, Ricardo dos Santos, o presidente da agremiação, Egídio de Jesus Teixeira, teria vendido uma parte da área do campo sem conhecimento ou autorização do restante do Clube. Sérgio Villanova teria comprado parte da área por R$ 10 mil. A SAMITA (Sociedade Amigos do Itamambuca) entrará com mandado de segurança contra o presidente e já registrou boletim de ocorrência no último dia 22. Também no dia 22, o comprador de parte do campo tentou cercar o local mas foi impedido por moradores do local.
Segundo Domingos dos Santos, a Prefeitura de Ubatuba dará todo o apoio necessário a Samita. “Trata-se de uma área de lazer no bairro. Não podemos ficar omissos nessa situação. Colocaremos a Prefeitura à disposição da sociedade para o que for possível. Hoje mesmo entrarei em contato com a OAB da cidade para que coloque um advogado para acompanhar o caso”, explicou Santos. PMU
Ventos causam destruição

Os fortes ventos que atingiram Ubatuba na tarde desta quarta-feira, 24, provocaram vários destelhamentos, queda de árvores e outdoors, veículo danificado por uma placa de publicidade, além da destruição total da Escolinha de Surf, do Perequê-Açu. Segundo a Defesa Civil, não houve registro de vítimas. PMU
Foto: Luiz Filho
Prefeitura incentiva o cultivo de vieiras em Ubatuba

O molusco é mais saboroso e tem maior valor no mercado do que o marisco

Cerca de 43 produtores marinhos de Ubatuba visitaram o laboratório de cultivo de vieiras do IEDBIG (Instituto de Eco-Desenvolvimento da Baía da Ilha Grande), em Angra dos Reis, no início dessa semana. Essa visita técnica foi promovida pela Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com o objetivo de fazer as primeiras demonstrações do cultivo desse molusco, que será testado em Ubatuba.Esse laboratório em Angra é o único no Brasil e está desenvolvendo o Projeto Pomar (Povoamento Marinho), patrocinado pela Petrobrás e Eletronuclear. Na ocasião da visita, foi prometida a doação de 20 mil sementes de vieiras, que serão distribuídas entre os maricultores. A Secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli diz que o cultivo de vieiras representa uma nova opção para o produtor e uma promessa de avanço econômico para a cidade.
“Estamos trabalhando pela diversificação das fazendas marinhas para que os produtores possam inovar, trazendo para Ubatuba essa iguaria que é mais saborosa e tem maior valor de mercado que o marisco”.
Além da doação das sementes de vieiras, os produtores receberão as estruturas de cultivo, denominadas lanternas japonesas e cursos de capacitação para cuidar das vieiras. No próximo dia 17 de setembro, as vieiras serão doadas oficialmente em Angra, passando das mãos do presidente do IEDBIG, José Luiz Zaganelli para o prefeito Eduardo César.
A demarcação das fazendas marinhas em Ubatuba já começou. Ao todo, serão 39 parques, divididos em 14 praias, abrangendo toda a extensão da cidade. O prefeito Eduardo César diz que incentiva o desenvolvimento da maricultura por acreditar que as fazendas marinhas representam uma grande possibilidade para o futuro. “Com a demarcação das fazendas aqüícolas, estamos iniciando o programa de maricultura no município e do manejo sustentável, com responsabilidade. Se as vieiras se adaptarem bem às nossas águas, podem se tornar mais um diferencial em Ubatuba”.
As praias escolhidas para abrigar as fazendas marinhas são: Camburi, Engenho, Ilha do Promirim, Barra Seca, Costão do Barroso, Cedro, Enseada, Costão da Sununga, Flamengo, Bonete, Peres, Bonetinho, Pulso e Caçandoca. PMU
Pescadores de todo o estado estarão em Ubatuba no mês de outubro

Ubatuba receberá nos dias 1 e 2 de outubro os melhores pescadores do estado para a realização do “5º UBAPESC - Torneio de Pesca Esportiva em Duplas”. Promovido pelo Clube de Pesca de Ubatuba, em parceria com a Secretaria de Turismo, o torneio é o único do calendário estadual a ser disputado em duplas.
Em outubro, Ubatuba pode ser considerada a capital da pesca esportiva do estado, pois além do Ubapesc, a cidade sedia também, a 5ª Prova do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento, que acontece no dia 16. Ambos os campeonatos acontecem na Praia do Cruzeiro.

O torneio

O Ubapesc é uma prova de pesca de arremesso, variada de fundo, terra firme com duração de oito horas divididas em duas etapas, com a primeira no sábado, 1 de outubro, com início às 13h30 e término às 17h30. A segunda ocorre no domingo, 2, das 8 horas às 12 horas.
A prova é "por Equipes" de dois pescadores em categoria única intitulada de “geral”, podendo participar atletas-pescadores de clubes filiados e pescadores-avulsos. A raia de pesca será dividida em boxes de no máximo 10 metros. Os peixes capturados deverão ter no mínimo 15 centímetros sendo que os Robalos “Peba” (Centropomus Parallelus) com menos de 30 cm e os Robalos “Flecha” (Centropomus undecimalis) com menos de 50 cm não serão considerados válidos. Serão atribuídos dois pontos para cada peixe válido capturado e um ponto por cada 100 gramas ou fração do peso total das peças.
A categoria Geral premiará até o décimo melhor classificado; os clubes filiados receberão premiação até o terceiro lugar; os dois maiores peixes no geral também serão premiados.
As inscrições estão abertas e mais informações podem ser obtidas no telefone (12) 3833-7074. O 5º UBAPESC tem a supervisão da Confederação Brasileira de Pesca e Desporto Subaquáticos, fiscalização da Federação Paulista de Pesca e Lançamento e arbitragem da Comissão Nacional de Arbitragem.
História do Ubapesc - O primeiro UBAPESC foi realizado em 2001, reconhecido pela FPPL - Federação Paulista de Pesca e Lançamento. Único em duplas no calendário oficial do estado, o Ubapesc atraiu a Ubatuba 67 duplas. Durante a competição foram capturadas 1.163 peças, totalizando quase 130 quilos de pescado, que foram doados a entidades beneficentes do município.
A partir de 2003 o Ubapesc passou a fazer parte do Calendário Desportivo Nacional, passando a cumprir as normas da CBPDS - Confederação Brasileira de Pesca e Desporto Subaquáticos.
A praia do Cruzeiro recebeu 69 duplas, que capturaram 1217 peças (recorde do torneio).
O ano de 2004 guardava um presente para o Ubapesc. Nos instantes finais da prova o atleta José Carlos de Macedo em seu último arremesso conseguiu capturar um exemplar de Parati Barbudo “Polydactylus SP” com 875 gramas, novo recorde brasileiro da espécie que persiste até hoje. PMU
Secretário estadual de Transportes atende reivindicações de Ubatuba

Implantação de heliporto e melhorias do Cais do Porto estiveram na pauta

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, e o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo, estiveram, no dia 23, reunidos com o secretário estadual de Transportes, Dario Raes Lopes, onde discutiram reformas no Aeroporto Gastão Madeira e a construção de um heliporto. Para a implantação de heliporto, com balizamento noturno, o investimento seria da ordem R$ 500 mil, onde o secretário já adiantou que a contrapartida do Estado será de R$ 400 mil e o restante da Prefeitura. O prefeito Eduardo César deverá oficializar o pedido e a obra deverá ser concluída até o final de 2006. O aeroporto deverá receber sinalização noturna com todos os instrumentos para navegação visual noturna.

Cais do Porto

A transformação do Cais do Porto em local que possibilite a atracação de cruzeiros também esteve na pauta de discussões com o secretário de Estado. Inicialmente será feito um plano de adequação das pesquisas de maricultura que são desenvolvidas no local, por meio do Instituto de Pesca. PMU
Cônsul da Alemanha chega hoje a Ubatuba

Michael Moscovici participa da Semana Hans Staden e será hóspede oficial do Município

O Cônsul de Assuntos Políticos e Imprensa da República Federal da Alemanha, Michael Adonia Moscovici chega hoje, 25, a Ubatuba, para uma visita oficial de três dias. Nesse período está sendo realizado no município, a Semana Hans Staden, em comemoração ao alemão que após ser vítima de um naufrágio, foi capturado pelos índios tupinambás, em Ubatuba, em 1554, e depois de voltar para casa, após três anos de agonia sempre a pique de ser devorado, escreveu, provavelmente, um dos primeiros best-seller sobre o Novo Mundo. Na programação do cônsul, consta a exibição do filme Hans Staden, no Cine Porto Itaguá, nesta sexta-feira, a partir das 9 horas. Lá, ele será rececpionado pela secretária de Educação, Isabel Roseli de Souza Leite e pelo vereador Charles Medeiros, autor da lei que instituiu a Semana Hans Staden no município. Na seqüência, ele será recebido pelo prefeito Eduardo César, no Paço Municipal, onde acontece a abertura oficial da exposição que retrata o período vivido por Hans Staden no Brasil, especialmente a época em que foi prisioneiro, através de desenhos feitos pelo próprio Hans. Durante a cerimônia, o Cônsul receberá das mãos do prefeito o título de Hóspede Oficial do Município.


Concurso

O concurso “Quem foi Hans Staden?”, que irá escolher os melhores desenhos, textos, pesquisas e poesias retratando a vida e obra de Hans Staden teve a data de divulgação dos resultados adiada para o próximo dia 2 de setembro. O concurso faz parte dos eventos da Semana Hans Staden, e é uma parceria entre a Secretaria da Educação e o vereador Charles Medeiros Participam do concurso alunos de 1ª a 8ª séries, da Educação Especial e também do EJA – Educação para Jovens e Adultos. PMU



Ubatuba discute Dislexia

Distúrbio de maior incidência em sala de aula, a dislexia é hereditária e só pode ser diagnosticada por equipe multidisciplinar

A Secretaria Municipal de Educação promoverá na próxima segunda-feira, dia 29, o 1º Encontro sobre Dislexia de Ubatuba. As palestras acontecerão no auditório da Unitau, na avenida Castro Alves, no Itaguá. Estarão presentes ao evento importantes profissionais da área, tais como a coordenadora técnica da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a fonoaudióloga e psicopedagoga Maria Ângela Nogueira Nico e também Tânia Oliani, psicóloga e membro do Centro de Avaliação e Encaminhamento da ABD. Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que cerca de 10 a 15% da população mundial é disléxica.Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas e também no padrão neurológico. Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento pós diagnóstico mais efetivo, direcionado às particularidades de cada indivíduo, ou resultados concretos. A coordenadora do ensino fundamental, Cristiane Gil, que participou recentemente do “2º encontro sobre dislexia no Vale do Paraíba”, diz que somente a Associação Brasileira de Dislexia pode avaliar se a pessoa tem o distúrbio. “Precisamos buscar subsídios para que os formadores possam identificar casos suspeitos de dislexia. Porém, somente a ABD pode dar um diagnóstico correto se a pessoa é disléxica”, diz Cristiane. “A ABD conta com uma equipe de profissionais das áreas de fonoaudiologia, psicologia e psicopedagogia. As equipes estão preparadas para o diagnóstico diferencial dos distúrbios de aprendizagem e não se fecham em si mesmas. Havendo necessidade, há encaminhamento para outros profissionais para pareceres quanto à possibilidade de ocorrência de outros fatores”, completa.

Confira a programação do Evento:

7h30 – Congraçamento e Abertura
8h Palestra – A Atuação da ABD (Associação Brasileira de Dislexia) no diagnóstico da Dislexia, com Maria Ângela Nogueira Nico, Psicopedagoga e fonoaudióloga / Coordenadora Técnica e Científica da ABD (Ass. Brasileira de Dislexia)

Coffe Break
10h15 – Palestra – Orientação familiar, com Tânia Oliani, Psicóloga / Membro do Centro de Avaliação e Encaminhamento da ABD

almoço
13h30 – Palestra – Procesamento visual e Dislexia – Drª Mônica Helena Teixeira da Silva, Olftalmologista

coffe break
15:45 - Palestra – Achados ortográficos em Dislexia, Dr Jaime Zorzi, Fonoaudiólogo PMU



APAF participa de curso de enfermagem

Os alunos dos cursos de enfermagem dos colégios Tableau e Taba agora têm curso de enfermagem para trabalhar com dependentes químicos. As aulas são ministradas por Marco Antonio de Almeida Goulart (Bob), presidente fundador da APAF (Associação Promocional de Apoio à Farmacodependentes). Cerca de 30 alunos participam das aulas, ministradas na sede da Apaf, onde são realizadas palestras e exibições de vídeos com a presença dos residentes da Associação. Bob é membro da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas e Coordenador e Dirigente de Comunidades Terapêuticas. A Apaf mantém convênio com a Prefeitura de Ubatuba e está localizada na Rodovia Oswaldo Cruz, 7598. PMU



Torneio Aquakids/Di Mônaco promete garimpar jovens talentos da natação em Ubatuba

A Secretaria de Esporte e Lazer promove neste domingo, 28, o 6º Torneio Aquakids / Di Mônaco de natação. A competição chega ao sexto ano mantendo sempre o mesmo objetivo: revelar novos talentos na natação de Ubatuba, atendendo alunos das categorias de base, visando uma iniciação com critérios técnicos.O 6º Torneio Aquakids / Di Mônaco de natação reunirá cerca de duzentos alunos da Piscina Municipal. Três outras escolas de natação da cidade foram convidadas: a RH, Barros Aqcua e Spazio, totalizando assim cerca de trezentos participantes com idades entre 7 e 14 anos. O coordenador de Natação da Secretaria de Esporte e Lazer, José Eduardo Andrade, diz que o torneio prepara os jovens nadadores para o mundo das competições. “O Torneio busca apresentar aos mais novos o espírito de uma verdadeira competição, mas sem grandes cobranças. Muitos talentos podem ser descobertos em eventos desse tipo. Conforme os resultados, poderemos trabalhar melhor cada atleta” diz Andrade. Esse trabalho de garimpagem é muito útil, segundo o coordenador. “Em Ubatuba existem grandes talentos que se descobertos a tempo, trarão bons resultados em futuras competições”, avalia. O 6º Torneio Aquakids / Di Mônaco será disputado à partir das 9 horas, na Piscina Municipal e mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818. PMU

CONVITE

AOS ARQUITETOS DE UBATUBA

A total desvalorização do campo de trabalho específico do arquiteto que há anos vem ocorrendo em Ubatuba retrata-se na péssima qualidade dos imóveis construídos na cidade e no lamentável tratamento dos espaços urbanos tais como praças, traçados viários, inadequação de usos e, o que é mais grave, ausência de parâmetros técnicos para balizar as casuísticas alterações das leis que regem a ocupação do solo do território municipal.

Cientes da responsabilidade que lhes cabe no planejamento e na construção da cidade, cujas conseqüências se rebatem diretamente na economia do município em razão da natureza turística do nosso cenário urbano e paisagístico, os profissionais da arquitetura e do urbanismo que prestam seus serviços em Ubatuba resolveram unir esforços para a criação do Núcleo local do Instituto de Arquitetos do Brasil, o IAB, para oferecer à comunidade e ao Poder Público a contribuição técnica, artística e social inerentes às características de sua formação profissional.

O IAB é uma entidade nacional fundada no Rio de Janeiro em 1921, e a partir de sua Direção Nacional é estruturado em Departamentos Estaduais e Núcleos Municipais. O IAB faz parte da União Internacional dos Arquitetos, organização mundial filiada à UNESCO, o braço cultural da ONU, Organização das Nações Unidas. Atualmente o Presidente da UIA-União Internacional dos Arquitetos é o brasileiro arquiteto Jaime Lerner, ex prefeito de Curitiba e ex governador do Paraná.

Estaremos reunidos no auditório da Associação Comercial de Ubatuba no próximo dia 29 do mês corrente, às 20 horas, para debater o assunto e eleger a primeira diretoria conforme os estatutos da entidade. Não há chapa pré-estabelecida, há apenas disposição para o desenvolvimento de um trabalho ético e responsável apoiado na experiência e no prestígio de uma entidade de reconhecida importância nacional.

Posteriormente, em data oportuna será realizada a instalação e posse formal da diretoria do IAB/SP - Núcleo Ubatuba na Casa Severo Gomes na Praia Grande, projeto do arquiteto RINO LEVI, recentemente tombada pelo CONDEPHAAT.

Assinam este convite os seguintes arquitetos:

Daniel Corrêa / Luiz Otávio P. Vianna / Sérgio Abreu / Sandro Barbosa / Rafaela Fridrich / Vicente Ganzelevitch / Thiago Pitta / Flávia Parodi / Ricardo Viggiani / André Guidotti / Leo Lerro / Gilmar Rocha / Mário Henrique P. de Souza / Renato Nunes / Flávio Malta / Ricardo Sandin / Sidney Giraud / Robinson Sandin / Bruno Simi Jr. / José Marques / Alessandra Santana.

quarta-feira, agosto 24, 2005

Sonho...

Nota de Esclarecimento

Considerando as diversas citações de meu nome, efetuadas pelo Ex-Encarregado do Setor de Folha de Pagamento, relativamente aos fatos descobertos de desvio de recursos públicos da folha de pagamento da Prefeitura de Ubatuba, venho à publico prestar os seguintes esclarecimentos:

1. No período de 01/01/2001 à 31/12/2004 estive Secretário Municipal de Administração, por convite do Prefeito Municipal à época;


2. Durante esse período, esteve sob o meu comando, uma equipe de Chefes de Serviço, Chefes de Seção e Encarregados de Setor, que totalizaram mais de 20 pessoas, profissionais em suas áreas, cuja liberdade de acesso à mim, sempre foi oferecida.

3. Durante todo o período, atendi, indistintamente, todos os chefes e encarregados que me procuravam com problemas relacionados às suas áreas de atuação e que, por algum motivo, necessitavam de algum esclarecimento, orientação ou para tomadas de decisões.

4. Da mesma forma, prestava o mesmo atendimento à todas as outras Secretarias e unidades administrativas da Prefeitura Municipal, bem como de suas autarquias e fundações;

5. Durante os quatro anos em que convivi profissionalmente com toda a minha equipe, sempre admirei e respeitei profissionalmente todos os membros de minha Secretaria, sem exceções, pela dedicação e empenho que demonstravam no cumprimento de suas obrigações funcionais, reconhecimento esse, que estendo à todos os servidores municipais;

6. Cumprido meu trabalho junto à Prefeitura de Ubatuba, retornei aos meus afazeres profissionais, junto ao Escritório de Contabilidade do qual sou sócio proprietário há 15 anos e meio e onde, constatei documentalmente, que eventualmente estaria ocorrendo desvio de recursos públicos através da Folha de Pagamento da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

7. Profissionalmente, o meu escritório promoveu a comunicação do fato à pessoa que apresentou o documento que desencadeou todo o episódio, alertando-a da gravidade dos fatos e de suas danosas conseqüências, instruindo-a inclusive, a constituir advogado.

8. Na condição de ex-secretário municipal e de cidadão, promovi a comunicação dos fatos que indicavam uma eventual irregularidade administrativa que estaria ocorrendo no departamento de pessoal da Prefeitura de Ubatuba, aos atuais Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento e Chefe do Serviço de Contabilidade, ambos da Prefeitura de Ubatuba, que por sua vez, adotaram as medidas cabíveis ao caso, resultando na descoberta efetiva dos desvios de recursos públicos através da folha de pagamento, conforme divulgado amplamente na mídia local e regional.

9. Já compareci, na condição de testemunha, atendendo aos convites que me foram formulados e prestei os esclarecimentos que me foram solicitados, nos procedimentos investigatórios levados à efeito pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, pela Câmara Municipal de Ubatuba e pelo Ministério Público de Ubatuba. Quaisquer outros esclarecimentos, muito embora já os tenha feito todos, os farei por solicitação única e exclusiva do Poder Judiciário.

10. Em nenhum momento promovi a acusação pessoal do Ex-Servidor, apontado pela Prefeitura Municipal como o responsável pela ação ilegal, e tampouco agi como delator ou “dedo-duro”. Somente constatei um fato estranho na conta corrente bancária de uma cliente de meu escritório de contabilidade e, motivado por minha ética pessoal e profissional, apresentei estes fatos às autoridades de direito.

11. Não existe nenhuma motivação técnica e legal para que se promova a figura da acareação, entre minha pessoa e a do acusado. Eu não o acusei de nada. As suas ações foram descobertas pelas investigações levadas à efeito pela Prefeitura Municipal de Ubatuba.

12. Devo esclarecer à quem de direito que, por ocasião da descoberta de todos os fatos pela Prefeitura Municipal e de seu anuncio, também fiquei perplexo e desapontado com o que foi constatado e, principalmente, decepcionado com o ex-servidor, pessoa que respeitava e admirava por sua capacitação funcional.

13. Por fim, não posso admitir que o meu nome esteja sendo utilizado indevidamente, de forma sensacionalista, por pessoas e entidades que não têm esse direito. Resido em Ubatuba desde 23 de março de 1.962, aqui cresci, estudei, constituí família e patrimônio, trabalhei e continuo trabalhando muito para dar conta de minhas obrigações pessoais e não posso aceitar ou admitir sensacionalismo em torno de meu nome.

Luiz Marino Jacob
Rg. Nº 11.446.392-SSPSP

Nota à Imprensa

Lamentável o ocorrido, uma vez que eu mesmo me sinto frustrado, agoniado, chateado, pois nunca em minha vida imaginei passar por esta situação: é um absurdo a QUADRILHA que foi montada para conseguir seus interesses, o que por si só são uns tremendos covardes, que se escondem atrás de uma população humilde e pobre, só Deus sabe, prometendo e falando sabe-se lá o que. Mas já estou tomando todas as medidas cabíveis judicialmente para que os culpados sejam punidos CIVIL E CRIMINALMENTE e que paguem pelos prejuízos ocorridos, uma vez que todos meus funcionários correram risco de vida o que diga-se de passagem são moradores do bairro Maranduba e estão muito decepcionados com o ato de fúria e vandalismo ocorridos contra eles e o patrimônio onde trabalham.
Ainda em tempo, sou apenas o locador da área em questão e tenho toda a documentação em ordem como CGC, Inscrição Estadual, Alvará de funcionamento junto a Prefeitura Municipal de Ubatuba, Bombeiro, Seguro de responsabilidade civil, etc. Estou em Ubatuba para dar emprego e fazer com que a cidade destaque-se cada vez mais na área de turismo do Brasil e acredito que com o nosso novo Governante Municipal, o Sr. Eduardo Cezar, em conjunto com seu Secretário de Turismo, Sr. Luis Felipe Azevedo (homem que tive o prazer de conhecer a pouco tempo e que acho ser bem preparado para o cargo que ocupa), darão uma grande alavancada no turismo de Ubatuba nos próximos anos.
Espero que continuem tratando todos os executivos de turismo com atenção e lealdade, deixando o lado profissional falar mais alto que o lado político pois com certeza gerará muitos recursos e empregos para a população.Assim sendo, não tenho mágoa da população e sim das más pessoas que os levaram a isso, e acredito que iremos comemorar uma boa temporada de Verão 2006, com muita harmonia e compreensão entre todos.
Fui muito prejudicado até o momento, me onerando um prejuízo material em torno de R$30.000,00 (trinta mil reais) e um prejuízo de lucro cessante, uma vez que o Parque ficará fechado até dezembro, em torno de R$500.000,00 (quinhentos mil reais) , oriundos de um trabalho de turismo escolar feito junto às escolas da região do Vale do Paraíba e São Paulo, onde iríamos levar, entre setembro e dezembro, mais de 10.000 crianças para um trabalho educacional, cultural e ecológico junto aos atrativos da região (Ruínas da Lagoinha, mangue da Praia Dura, Projeto TAMAR, Aquário de Ubatuba, Ilha Anchieta, Parque Radical Hootersjet, etc), mas com certeza isso se superará com muita luta e trabalho.

Afonso Gaspare De Martini
Parque Radical Hootersjet - Ubatuba, SP

Armadilha em passeio público

Luiz Moura
Naturalmente, os dirigentes da empresa Banco Nossa Caixa S. A. (rua Conceição, 138, centro, Ubatuba, SP), antes de iniciarem os trabalhos que interfeririam na livre circulação de pedestres e conseqüentemente de veículos em frente a sua sede, solicitaram permissão à Prefeitura Municipal.
Não solicitaram? Eu não acredito! Isto é raro em Ubatuba, uma cidade com um povo respeitador das posturas municipais.
Espero que com a informação que passei para a fiscalização da Prefeitura, a armadilha (foto acima) criada para os pedestres, clientes ou não do banco, que circulam pela rua Conceição (em frente à Santa Casa), não seja disponibilizada.

Decisão lapidar

Para aqueles que acreditam na intimidação como forma de agir, vai um recadinho. Do STF. Podem tirar o cavalinho da chuva. A imprensa é livre para criticar. Abaixo está um trecho significativo da histórica decisão do ministro Celso de Mello, que será indiscutivelmente um dos pilares da construção da verdadeira democracia que tanto almejamos. E pensar que José Dirceu e sua "troupe mágica" estiveram a um passo de controlar a mídia brasileira. Com o apoio de parte considerável desta. Jamais. Como diria La Passionária: "No passarán!

Sidney Borges


"Ninguém ignora que, no contexto de uma sociedade fundada em bases democráticas, mostra-se intolerável a repressão penal ao pensamento, ainda mais quando a crítica – por mais dura que seja – revele-se inspirada pelo interesse público e decorra da prática legítima, como sucede na espécie, de uma liberdade pública de extração eminentemente constitucional (CF, art. 5º, IV, c/c o art. 220).

Não se pode ignorar que a liberdade de imprensa, enquanto projeção da liberdade de manifestação de pensamento e de comunicação, reveste-se de conteúdo abrangente, por compreender, dentre outras prerrogativas relevantes que lhe são inerentes, (a) o direito de informar, (b) o direito de buscar a informação, (c) o direito de opinar e (d) o direito de criticar.

A crítica jornalística, desse modo, traduz direito impregnado de qualificação constitucional, plenamente oponível aos que exercem qualquer parcela de autoridade no âmbito do Estado, pois o interesse social, fundado na necessidade de preservação dos limites ético-jurídicos que devem pautar a prática da função pública, sobrepõe-se a eventuais suscetibilidades que possam revelar os detentores do poder.

Uma vez dela ausente o “animus injuriandi vel diffamandi”, tal como ressalta o magistério doutrinário (CLÁUDIO LUIZ BUENO DE GODOY, “A Liberdade de Imprensa e os Direitos da Personalidade”, p. 100/101, item n. 4.2.4, 2001, Atlas; VIDAL SERRANO NUNES JÚNIOR, “A Proteção Constitucional da Informação e o Direito à Crítica Jornalística”, p. 88/89, 1997, Editora FTD; RENÉ ARIEL DOTTI, “Proteção da Vida Privada e Liberdade de Informação”, p. 207/210, item n. 33, 1980, RT, v.g.), a crítica que os meios de comunicação social dirigem às pessoas públicas, especialmente às autoridades e aos agentes do Estado, por mais acerba, dura e veemente que possa ser, deixa de sofrer, quanto ao seu concreto exercício, as limitações externas que ordinariamente resultam dos direitos da personalidade.
Lapidar, sob tal aspecto, a decisão emanada do E. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, consubstanciada em acórdão assim ementado:“Os políticos estão sujeitos de forma especial às críticas públicas, e é fundamental que se garanta não só ao povo em geral larga margem de fiscalização e censura de suas atividades, mas sobretudo à imprensa, ante a relevante utilidade pública da mesma.”(JTJ 169/86, Rel. Des. MARCO CESAR)

Tema para reflexão

Achei tão bom o texto da jornalista Eliane Cantanhêde que resolvi publicar. Vai de encontro ao que penso. Palocci está caminhando no fio da navalha. A veemêencia com que descartou as denúncias lhe deu a vitória no primeiro round. Se, no entanto, no andar das investigações, alguma coisa for provada contra ele, será um nocaute retumbante. Vamos ao texto:


"Entre o céu e o inferno

É exatamente neste ponto crucial que a carreira política de Antonio Palocci Filho está: entre o céu, depois de se tornar maior do que Lula na crise, e o inferno, se sua entrevista veemente em Brasília for desmentida pelas investigações e pelos fatos em Ribeirão Preto.
Os grandes políticos não se revelam na hora mansa, mas nas crises. A atual crise deixou Lula pequeno, instável, às vezes até patético. Mas sedimentou a posição de Palocci como o grande homem do atual governo e do PT, um partido ferido, que tenta apagar o passado recente, recuperar o velho passado de lutas e improvisar rapidamente um futuro. Um futuro, hoje, incerto e não sabido.
Não há mais meio termo. Ou Palocci desaparece sob o peso de provas, indícios e depoimentos de que recebia R$ 50 mil de uma empresa como prefeito para repassar ao PT, como denunciou seu ex-braço-direito na Prefeitura de Ribeirão Preto, Rogério Buratti. Ou, ao contrário, a história nunca se confirma e ele fica maior do que Lula, ou seja, passa a ser um candidato considerável à eleição presidencial de 2006.
Apesar do jeito bonachão de médico do interior e de ter engrossado as fileiras da Libelu, tendência de esquerda nada moderada, Palocci tem surpreendido pela força e pela capacidade política. A culminância disso foi seu pronunciamento/entrevista de mais de duas horas no domingo passado. Lula, Dirceu, Genoino, Gushiken têm sido incapazes de responder à crise. Palocci foi para o palco, pegou o microfone, enfrentou os holofotes e as perguntas. Marcou diferença. Uma diferença fundamental.
Aliás, a primeira vitória do ministro, ao longo desses tumultuados meses de governo, foi contra os seus próprios correligionários petistas e contra os seus próprios colegas de cúpula do governo que insistiam numa política econômica menos ortodoxa. Devagar e sempre, com cara de bom moço, ele foi vencendo a resistência de José Dirceu, as críticas e notas do comando petista e a gritaria da esquerda do partido.
Mesmo agora, em pleno vendaval, o novo presidente do PT, Tarso Genro, ainda encontra energia para cutucar a política econômica e avisar que, eleito efetivamente para o cargo, já tem um adversário a enfrentar. Não diz, mas fica evidente que se trata de Palocci. Curiosa essa gente. Não consegue ser solidária nem na dor.
Agora, Palocci mostra-se maior do que Lula, do que o partido e do que o próprio governo. Tem um apoio escrachado dos mercados --que sempre temeram Lula e o PT-- e das oposições --que atacam tudo e todos, mas preservam Palocci e a economia. A isso se chama "blindagem", palavra horrível que foi anexada à rotina do jornalismo político e que, goste-se ou não, cabe perfeitamente no caso do ministro da Fazenda.


Dito tudo isso, duas ressalvas que não são apenas detalhes:

1 - Rompendo a tradição de que os e-mails costumam ser divididos entre prós e contras qualquer coisa, ou qualquer personagem, 100% dos que venho recebendo de Ribeirão Preto e arredores são radicalmente contra Palocci. Em comum, todos dizem que as denúncias de Rogério Buratti são sobejamente conhecidas há tempos na região.

2 - Buratti vem aí! Ou melhor: deve vir a Brasília, para depor na CPI dos Bingos. O depoimento deveria ser hoje, mas ele sumiu. Deve ficar para amanhã e a República treme. Ele foi braço-direito de Palocci na Prefeitura de Ribeirão, demitido depois de flagrado em maracutaias e recontratado para prestar serviços a diferentes prefeituras petistas. Ou seja: rompeu, ma non troppo, e sabe das coisas.

O destino de Palocci parece nas mãos dele. Hoje, o paraíso. Amanhã, ninguém sabe. A alternativa ao paraíso é o inferno das suspeitas, das CPIs e do fim de uma possível candidatura presidencial promissora e cheia de charme".
Eliane Cantanhêde na Folha Online

Notícias da Prefeitura

Torneio da Melhor Idade movimenta Ubatuba

A primeira etapa do Torneio da Melhor Idade foi realizada nos dias 19 e 20 e movimentou Ubatuba. Na manhã de sexta-feira, 19 aconteceram as competições de atletismo no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. O Ginásio Tubão recebeu à noite um bom público que acompanhou a cerimônia de abertura e o concurso de Miss e Mister Melhor Idade.O prefeito Eduardo César, a primeira-dama Denise César, o Secretário de Turismo Luiz Felipe Azevedo, o assessor de governo, Mauro Freitas e o representante da Secretaria de Esporte e Lazer, Marcos Fowler e Valéria Carvalho do Projeto Atividade Física e Cidadania compuseram a mesa solene. Após a execução do Hino Nacional, foi prestado o Juramento do Atleta.O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Esporte homenagearam a delegação de Ubatuba que participou dos Jogos Regionais do Idoso, em São Vicente e também os participantes do concurso estadual de Miss e Mister Melhor Idade.
O sábado começou cedo para quem saiu do Tubão quase à meia-noite. Ainda restavam as competições de malha, bocha, buraco, vôlei adaptado, natação... todas realizadas com muito entusiasmo. No período da noite os competidores ainda tiveram fôlego para a prova de dança de salão.As próximas fases do Torneio da Melhor Idade acontecem em outubro e dezembro e os participantes vão somando pontos conforme a classificação obtida.

Miss e Mister – O concurso de Miss e Mister Melhor Idade, foi realizado na noite de sexta-feira, 19. O Ginásio de Esportes Tubão estava enfeitado para receber os candidatos à vaga para representar Ubatuba no concurso estadual em 2006. Concorreram 45 candidatos (41 mulheres e 4 homens) nas categorias 50 a 59 anos e acima de 60 anos.
Os vencedores foram:

50 a 59 anos Miss
Maria Stela dos Passos Rosa de Miranda, 59 anos / Mister – Carlos Alberto Alonso, 56 anos;

acima de 60 anos
Miss Ignêz Gonçalves Mendes, 64 anos / Mister - Wilson Alael Jannuzzelli.

O Torneio da Melhor Idade é uma realização do Projeto Atividade Física e Cidadania da Secretaria de Esporte e Lazer e do Fundo Social de Solidariedade. PMU
Alckmin libera R$ 2.249.809,08 para o turismo de Ubatuba

Verba é direcionada a investimentos no setor turístico e foi divulgada durante reunião da Aprecesp, em Ibirá, interior do estado

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, recebeu, durante a reunião da Aprecesp (Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo) realizada no último final de semana em Ibirá, a confirmação da liberação de R$ 2.249.809,08 para o município aplicar em investimentos no setor turístico. A verba vem por intermédio do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão ligado à Secretaria Estadual do Turismo e segundo Eduardo César, os recursos serão investidos em quatro projetos: primeira etapa da reurbanização da avenida Iperoig (R$ 1 milhão); reurbanização da Praça 13 de Maio (R$ 400 mil); recuperação asfáltica do centro da cidade (R$ 500 mil) e urbanização no bairro da Maranduba (R$ 348 mil). “Nós só temos a agradecer o governador Alckmin pela liberação dos recursos para o nosso município e dizer do nosso contentamento com a proximidade de Ubatuba com o Governo Estadual. Aplicaremos esses recursos da melhor forma possível, economizando cada centavo, como sugeriu o Governador, buscando melhorar a nossa cidade tanto para o nosso turista como também para o cidadão que nela vive”, afirmou. O prefeito lembrou também que essas obras deverão ter início apenas no ano que vem, em função do trâmite da documentação necessária junto aos órgãos competentes.

Plano de comunicação


Por sua vez, o governador Geraldo Alckmin declarou que as estâncias paulistas estão cada vez mais se capacitando para absorver o turismo. Ele lembrou que o Estado é a porta de entrada do turismo internacional. Ele alertou ainda sobre a necessidade de se criar um plano de comunicação de Turismo em parceria com a iniciativa privada, objetivando divulgar as atrações turísticas das cidades. Alckmin também solicitou ao secretário estadual do Turismo, Fernando Longo, presente ao evento, que priorize e agilize a liberação dos recursos. Determinou que o corpo técnico do Dade seja ampliado para acelerar os repasses. “Vamos fazer render ao máximo os recursos liberados”, pediu o governador.Ainda segundo o prefeito Eduardo César, durante a reunião da Aprecesp o governador também anunciou que está prevista a liberação de R$ 115 milhões para as estâncias turísticas do Estado, a ser paga a partir de 2006. “Aproveitamos a oportunidade para estreitar ainda mais as relações da administração municipal de Ubatuba com o Secretário Estadual de Turismo, Sr. Fernando Longo. Aliás, fui o primeiro prefeito a ser recebido por ele, assim que assumiu a Secretaria”, enfatizou Eduardo.
PMU
Livro destaca patrimônio de Ubatuba

Durante o workshop – Plano de Ação e Gestão – Diretrizes para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte, realizado na primeira quinzena de agosto, em Caraguatatuba, o Governo do Estado de São Paulo, apresentou a publicação São Paulo – Litoral Norte. O livro, com belas imagens do Litoral Norte paulista busca contribuir com a implementação do Gerenciamento Costeiro no Litoral, tendo em vista a elaboração de plano de ação e gestão, priorizando o desenvolvimento sustentável.A publicação aborda o patrimônio natural, histórico, étnico, cultural e paisagístico das quatro cidades. Aspectos econômicos ligados à agricultura, indústria, pesca e turismo e a biodiversidade da fauna e da flora também são relatados. Cada cidade é apresentada com sua rica história em uma bela apresentação.

Ubatuba


Ubatuba aparece com dados importantes e curiosos. No capítulo sobre tombamento de manutenção histórica no Litoral Norte, Ubatuba destaca-se com os seguintes órgãos tombados: edifício Paço da Nóbrega, hoje Câmara Municipal; Ruínas do Engenho da Lagoinha; Unidades Habitacionais da Picinguaba (ali inserida a Casa da Farinha) e Sobradão do Porto. No capítulo Comunidades Tradicionais são citados os quilombolas da Caçandoca e do Camburi e os índios guaranis da Aldeia Boa Vista, no bairro do Promirim. PMU
Concurso Cultural sobre Hans Staden terá vencedores divulgados na sexta-feira

Trabalhos apresentados passam por comissão avaliadora na Secretaria de Educação de Ubatuba

Desenhos, textos, pesquisas e poesias retratando a vida e a obra de Hans Staden foram entregues por alunos de 1ª a 8ª séries, alunos de Educação Especial e EJA que estão participando do concurso "Quem foi Hans Staden? promovido pela Secretaria de Educação em conjunto com a comissão organizadora da “Semana Hans Staden”.
Na manhã desta terça-feira, 23 começou o processo de avaliação, feito por um supervisor de ensino, dois coordenadores da Secretaria de Educação; dois professores de educação artística e dois professores de ensino fundamental da rede municipal.
Os critérios usados para avaliação dos trabalhos são: criatividade, conteúdo, apresentação, além de coerência e pertinência ao tema. O resultado será conhecido no próximo dia 29 em cerimônia que deverá ocorrer na Secretaria de Educação.Projeto de Lei - A Semana Hans Staden é uma iniciativa do vereador Charles Medeiros que propôs a lei 2681/05, que prevê que Ubatuba, no mês de agosto, desenvolverá uma programação de atividades e eventos, ligada ao homenageado. PMU



Proprietários derrubam construções irregulares

Prefeitura notificou os proprietários das construçõesirregulares em área congelada e eles próprios fizeram a demolição

Em vistoria ao Morro da Pipoca, primeiro núcleo congelado em Ubatuba no início de maio, Claudinei Salgado, responsável pelo Projeto de Congelamento, constatou que duas residências, já congeladas, haviam ampliado suas instalações, sendo um cômodo para cada uma. Os proprietários foram intimados a demolirem as ampliações no prazo de 24 horas. Ontem, segunda-feira, 22, um dos proprietários procurou a coordenação do Projeto de Congelamento, onde obteve detalhes da importância da demolição. Na tarde desta terça-feira, 23, Claudinei Salgado, em vistoria ao local, constatou que as duas ampliações haviam sido demolidas pelos proprietários. “O importante para nós do Projeto não são as demolições, mas sim a conscientização quanto a importância do congelamento para a cidade e para a preservação do nosso meio ambiente”, disse Salgado. PMU



Atletas de Ubatuba vencem prova de revezamento no Circuito de Inverno de Triathlon

Os atletas Jorge E. Oliveira, Enerly Fragoso e Antônio de Jesus ficaram em primeiro lugar na categoria revezamento da segunda Etapa do Circuito Inverno Tri Paulista de Triathlon. Eles completaram o circuito de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida com o tempo de 1h54min28seg, mais de cinco minutos a frente da equipe vice-campeã.Na categoria individual masculino, o campeão foi Oberdan Ferreira, com o tempo de 1h51min49seg. Em segundo chegou Antônio Mansur Filho, de Ubatuba, a aproximadamente três minutos de distância do vencedor. Antônio Mansur é Juiz de Direito em Ubatuba. A atleta Cecília Barbosa venceu a prova feminina, fechando o percurso em 2h20min27seg. “Tivemos uma grande prova. O dia ensolarado foi o cenário perfeito para a disputa, que apresentou novos vencedores. O evento acabou cumprindo sua função de revelar valores para o triatlo paulista”, destacou Célio Balieiro, diretor da Cia. de Eventos, organizadora do evento.
Para o Secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr, a cidade já é ponto de encontro para os triatletas. “Ubatuba é a cidade que oferece um dos percursos mais seletivos do Circuito. Os atletas já consideram o percurso daqui como referência para treinamento”, disse o secretário. O Circuito Inverno Tri Paulista de Triathlon foi uma realização da Cia. de Eventos, com o patrocínio da Reebok e contou com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, Guarda Municipal, Secretaria de Turismo e Polícia Rodoviária Federal. PMU



Escola Maria Josefina realiza “1º Encontro Cultural”

Evento prossegue até sexta-feira na escola da Estufa II

Começa nesta quarta-feira, 24, o 1º Encontro Cultural da EMEF Maria Josefina Giglio Silva, na Estufa II. O evento visa proporcionar aos alunos e a comunidade um contato com manifestações culturais locais. No dia 24, os alunos da escola terão a oportunidade de participar de diversas oficinas, onde aprenderão fundamentos de dança, teatro, origami, pipas, brinquedos feitos com sucata, alongamento, entre outras atividades. A abertura oficial acontece à partir das 19 horas, na quadra poliesportiva da escola. O evento é aberto a toda comunidade do bairro, que poderá conhecer alguns dos projetos desenvolvidos na escola. Outras atrações também farão parte desta noite especial de cultura. O Encontro Cultural prossegue nos dias 25 e 26 exclusivamente para os alunos. A Escola Maria Josefina Giglio Silva fica na Rua Vasco da Gama, 430, na Estufa II.


Confira a programação:

24/8 – Quadra Poliesportiva
19h - Apresentação do projeto

Dança na Escola – Profª Edy19h20 – Apresentação da Academia BioDance19h30 – Apresentação Dança do Chapéu - Comunidade do Itaguá19h40 - Apresentação Dança da Fita – Profª Fabiana20h – Apresentação Ballet – Voluntária Aline20h20 - Apresentação Coral de Flauta - Monitor Aguinaldo20h40 – Apresentação Capoeira – Comunidade da Estufa II / Mestre Serginho21h – Apresentação Grupo Tupinambás – Fundart

25/8
Apresentação da Fanfarra da Escola Padre José de Anchieta – Maestro Valdeci SantosApresentação do Coral Infantil – Leda Piranda Cardoso Apresentação de Puxada de Rede e Capoeira – Projeto AlavancaRap da Educação - Monitor Elias Batista

26/8
Apresentação Dança da Fita
Apresentação Alunos da Escola da Fortaleza – Profº Jorge Alves BarretoTeatro – Peça “Dona Baratinha” – Alunos do Colégio ObjetivoApresentação Ballet da Fundart
Apresentação da Academia BioDance PMU

terça-feira, agosto 23, 2005

Brasília

Estupidez

Tarso Genro se diz de esquerda. O que é isso? Quem é de esquerda? O que fazem as pessoas de esquerda de diferente das outras? O que é preciso fazer para ser de esquerda? Quando fundaram a USP nos anos da década de trinta será que as pessoas imaginavam estar criando uma fábrica de crédulos. Depois de ler Marx os uspianos trocaram a dúvida pela certeza. A infalibilidade do Papa foi posta de lado. Com razão, é uma idiotice. Depois veio a certeza das certezas. O capitalismo vai desmoronar e no seu lugar será erguido o socialismo. Nunca aconteceu, isto é aconteceu o oposto. Eles não notaram, mudaram apenas o compasso. O condutor das massas e dos intelectuais ao paraíso será o infalível Lula. Trocaram a infalibilidade do Papa pela infalibilidade do Lula. Deu no que deu. Intelectuais estranhos esses que não conseguem viver sem um dogma. O Brasil, com a classe pensante que tem, jamais encontrará um rumo. Não existem dúvidas aqui. Intelectual sem dúvidas não é intelectual. É bobo. Infelizmente pago pelo estado para criar uma legião de clones. Esses não são bobos, são neobobos, ou idiotas para quem preferir. Falta originalidade nesta terra. Isso cansa. E como cansa!

Sidney Borges

Viajando...

Estranho, muito estranho. Eis a nota que recebi da prefeitura e publiquei abaixo:

"O vice-prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos, esteve na última semana no Ministério da Cultura da Brasília. Na oportunidade, Domingos buscou informações sobre a reforma do telhado da Igreja Matriz, onde foi informado que será necessário o envio do projeto e de toda documentação pertinente a reforma. Ainda na Esplanada dos Ministérios , o vice-prefeito esteve no Ministério das Cidades, colhendo informações quanto aos projetos de Ubatuba que lá estão tramitando. Na Receita Federal Domingos quis saber como é o processo para que Ubatuba receba produtos apreendidos pela fiscalização e de lá foi encaminhando para a Superintendência da Receita Federal, em São Paulo, que detalhará qual o procedimento".

Uma perguntinha, o vice-prefeito sabe da existência da Internet? Não teria sido possível obter as informações através de e-mails? Acho que tem coisa aí. Deve ter havido alguma festa com bolim e suquim. Ora se deve.

Sidney Borges

Notícias da Prefeitura

Fundart já funciona em nova sede

A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) já está funcionando em sua nova sede, ao lado do Casarão do Porto. A administração da Fundart agora está instalada na casa onde funcionava uma pousada, que foi alugada através de um contrato de 36 meses. O espaço foi melhor dividido e cada grupo setorial tem sua própria sala, melhorando as condições de trabalho dos funcionários.
O Casarão foi desocupado com o objetivo de colocá-lo à disposição para ser restaurado. Segundo o presidente da Fundart, Martiniano Viana, esse é um requisito exigido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e aprovado pelos coordenadores dos grupos setoriais por unanimidade. “O Casarão merece esse cuidado por sua importância histórica e a comunidade merece uma nova sede, pelos riscos de desabamento e incêndio da estrutura antiga”, disse Martiniano.
Os cursos e eventos promovidos pela Fundart continuarão acontecendo na parte térrea e nas salas situadas atrás do Casarão. A casa nova abrigará um espaço social, com café, livros, música e venda de obras de arte. O próximo passo para realizar o restauro é a realização de um projeto e captação de recursos através de empresas privadas e Governo Federal. Para mais informações sobre cursos e eventos realizados na Fundart, ligue para: 3833-7000/7001. A Fundart fica na Praça Anchieta e tem uma programação cultural diversificada durante todo o mês. PMU
Foto: Paulo Zumbi
Vice-prefeito vai a Brasília buscar informações

O vice-prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos, esteve na última semana no Ministério da Cultura da Brasília. Na oportunidade, Domingos buscou informações sobre a reforma do telhado da Igreja Matriz, onde foi informado que será necessário o envio do projeto e de toda documentação pertinente a reforma. Ainda na Esplanada dos Ministérios , o vice-prefeito esteve no Ministério das Cidades, colhendo informações quanto aos projetos de Ubatuba que lá estão tramitando. Na Receita Federal Domingos quis saber como é o processo para que Ubatuba receba produtos apreendidos pela fiscalização e de lá foi encaminhando para a Superintendência da Receita Federal, em São Paulo, que detalhará qual o procedimento. PMU
 
Free counter and web stats