sábado, julho 09, 2005

Tudo errado!

O PT tinha a reeleição nas mãos. Com ou sem base parlamentar. Eu que não sou petista, mas não sou burro, percebi que Lula era dono da maior aceitação que um presidente já teve neste país. Fazendo bom uso da máquina de comunicações, aliada à sua imensa popularidade, nada poderia detê-lo. Os outros teriam de comer na sua mão. Onde foi então que Lula errou? Na verdade Lula não errou, Lula não erra nem acerta, Lula é um símbolo, uma alegoria. O PT é quem dita as regras do jogo e de fato governa. Primeiro acertou, ao colocar ordem na economia. Depois errou feio ao aparelhar o Estado e comprar uma base parlamentar venal, sem nenhuma necessidade. Coisa de José Dirceu e sua troupe. Não entra em certas cabeças que não haverá revolução socialista no Brasil. O socialismo morreu, está enterrado. Para sair da penúria em que nos encontramos só há um caminho. Desenvolver o capital humano. Isso se faz através da educação. O que mais for dito é estupidez da grossa.

Sidney Borges

Do Blog do Noblat

No horizonte, a antecipação de eleições gerais

Desde a quarta-feira da semana passada o Ministério Público em Brasília começou a tomar o depoimento de Maurício Marinho, ex-chefe de departamento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, filmado embolsando R$ 3 mil.

Para não cansá-lo, e não cansar os que o escutam, o depoimento é interrompido no fim de cada dia e retomado no dia seguinte.

Procuradores informam que Marinho decidiu abrir o bico. E que o que está contando incrimina políticos de vários partidos - e os própios partidos. Em troca, Marinho espera desfrutar dos benefícios concedidos pela Justiça a criminosos que colaboram.

Se o que ele diz restar provado, muitas cabeças deverão rolar no Congresso. E poucos partidos poderão apontar o dedo e acusar os outros.

Daí decorrerá um problema, um sério problema: muitas cabeças e muitos partidos incriminados significam que o Congresso terá dificuldade de cortar na própria carne.

Como a essa altura os políticos cometeriam suicídio coletivo se firmassem um acordão para que tudo desse em nada ou no máximo em uma dezena de cassações, os mais sensatos começam a examinar uma saída honrosa e extraordinária: a antecipação das eleições marcadas para outubro do próximo ano.


Ricardo Noblat

O caso dos dólares na cueca

Genoíno não é mais o presidente do PT. A gota d’água para a saída foi o episódio dos “dólares na cueca”. Um caso misterioso. Digno de Sherlock Holmes. Só ele para dar um fim nas trapalhadas da cúpula petista. Uma coisa me intriga. Se fossem notas de mil dólares, seriam duzentas. Um volume razoável para ser acomodado ao lado de outros volumes que se forem de tamanho normal, ocupam um bom espaço. Como as notas de mil dólares são raras, supõe-se que na cueca havia notas mais comuns, de cem dólares. São necessárias duas mil delas para perfazer o total. Não era, portanto, uma cueca comum, era um cuecão. Detalhe para quem gosta de fofocas. O deputado José Nobre Guimarães, irmão de Genoíno disse que de fato o preso é seu assessor, mas que não sabe o que ele estava fazendo em São Paulo. Ao tomar conhecimento de que ele nada revelou ao ser preso, ficou aliviado. O fato é que depois da bomba lançada por Roberto Jefferson na entrevista para a Folha, os fatos têm transcorrido numa linearidade que impressiona. Qualquer que seja a denúncia o PT desmente. Um ou dois dias depois a verdade vem à tona, geralmente aumentada em muitos pontos. Assim, caíram os principais dirigentes do partido, restando apenas o ministro Gushiken, hoje sem qualquer credibilidade. Na semana que vem certamente teremos novidades.

Sidney Borges

Estrepolias estreladas

Ontem foi preso o assessor de um deputado estadual do Ceará com duzentos mil reais e cem mil dólares em dinheiro vivo. Coincidentemente o deputado é do PT e irmão de José Genoíno! A grana (reais) estava numa maleta de mão, transportada pelo assessor que embarcava para o Ceará no aeroporto de Congonhas. Os dólares estavam na cueca. Perguntado pela origem da quantia o cidadão afirmou ser agricultor. O dinheiro teria sido obtido no Ceasa, resultado da venda de seus produtos. Vamos fazer umas continhas: um pé de alface mede aproximadamente vinte centímetros de diâmetro. Supondo que custasse um real, para perfazer o total encontrado com o dirigente petista, seriam necessários quinhentos mil alfaces. Se enfileirados, ocupariam uma linha de cem quilômetros. Que saladona daria para fazer! O dinheiro da cueca era proveniente da venda de outro hortifrutigranjeiro. Ovos! Na reunião do PT, que decidia o destino de Genoíno, foi lida uma nota imputando a prisão do “agricultor” a um golpe para desestabilizar o atual presidente. Quanta criatividade! Em tempo, o policial que efetuou a prisão desconfiou da origem do dinheiro quando viu que o pretenso lavrador tinha as unhas esmaltadas. Companheiro chic!

Sidney Borges
(com o auxílio de diversas fontes)

Notícias da Prefeitura

divulgação

Junior, que conquistou a medalha de bronze, está de frente na foto

Karatê conquista primeiras medalhas de Ubatuba

Jabá e Júnior levam bronze nos Regionais

Os atletas José Antônio Machado Junior, na categoria até 65 Kg, e Ednaldo Muniz de Oliveira, o Jabá, na categoria absoluto conquistaram as primeiras medalhas de Ubatuba nos 49º Jogos Regionais.
Júnior foi o primeiro a garantir o bronze, ainda na tarde desta quinta-feira, 7, disputando quatro combates e perdendo apenas um. Na última luta, que valia medalha, Júnior venceu o atleta José Barbosa, de Taubaté. A conquista emocionou muito o técnico da equipe, Marcelo Oliveira, que foi um dos maiores incentivadores do atleta. “O Júnior começou a lutar comigo e com esse bronze, são quatro medalhas que conquistamos juntos em Regionais”, disse o treinador.
A outra medalha veio na categoria absoluto, que fechou o dia de competição no ginásio do Módulo. Ednaldo Muniz, o Jabá, perdeu apenas uma luta. Na repescagem, Jabá ainda venceu dois adversários e na hora de definir o bronze foi beneficiado pelo abandono de seu adversário. Na comemoração Jabá fez questão de agradecer a todos que estiveram a seu lado. “Minha família veio até aqui me acompanhar e isso me fez muito bem. Quero agradecer também ao apoio da Secretaria de Esporte, aos atletas de outras modalidades que vieram torcer para a equipe de karatê aqui no ginásio e também aos adversários, que lutaram limpo e garantiram o belo espetáculo”, disse o medalhista.
Outros atletas de Ubatuba que conseguiram bons resultados foram: Juvenal Barbosa de lima (6º no Kata) e Janaína Alves Novaes (7º no Shiai Kumitê)
O Karatê de Ubatuba volta a lutar nesta sexta-feira, a partir das 8h, desta vez na competição por equipes.

Outros Resultados de Ubatuba nos Regionais:

Damas
Ubatuba 5 x 15 Suzano (Pontuaram por Ubatuba: Fábio Medeiros, Miguel e Ataíde – 1 ponto e Juliana 2 pontos)

Tênis de Mesa Individual feminino
Ludmila Santos (Ubatuba) 3 X 0 Thais Devita
Paula sanches 0 X 3 Silvia Shiana

Tênis de Mesa Individual Masculino
Renan Silva (Ubatuba) 0 X 3 Flavio Mattos
Jefferson Motta (Ubatuba) 0 X 3 José Bento

Tenis de Campo
Ubatuba 0 x 2 Taubaté PMU



Comissão Municipal de Emprego inicia trabalhos em Ubatuba

Aconteceu nesta semana a primeira reunião da Comissão Municipal de Emprego de Ubatuba. Representantes da administração municipal, Governo Estadual, Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba e Sindicato dos Hotéis e Similares (empregadores) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (empregados) estiveram presente e na ocasião, Edson Zerbinatto foi eleito presidente da Comissão.
Com a Comissão Municipal de Emprego, Ubatuba poderá requerer junto ao Governo do Estado a implantação de programas como o de Assistência ao Trabalhador (PAT), Programa de Auto Emprego (PAE), Programa de Geração de Renda (PROGER) eFundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
A Secretária de Assistência Social de Ubatuba, Kátia Nunes, acredita que uma nova página será escrita nas relações do trabalho na cidade. “Com essas medidas pretendemos melhorar as relações empregado/empregador no nosso município. Vamos buscar novos horizontes para desenvolver a geração de emprego em Ubatuba”, disse a Secretária.
Balcão de empregos - O Balcão de empregos colocou no mercado de trabalho 696 pessoas no período de 1º de janeiro a 30 de junho deste ano. PMU



Secretaria de Agricultura e Pesca de Ubatuba promove cursos

A Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento promove três cursos abertos a agricultores e interessados em geral. No dia 25 de julho acontece o curso de Manejo ecológico de solos. Em agosto estão programados dois cursos: Preparação de caldas orgânicas biofertilizantes no dia 1º e Desidratação de alimentos no dia 29. Todos os cursos terão um dia de duração e envolverão parte prática e teórica.
Os cursos de manejo de solo e preparação de caldas terão a parte prática em área ainda a ser definida. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Agricultura em horário comercial. Informações podem ser obtidas através do telefone 3834-1077.
Todos os participantes receberão certificado de conclusão ao final do curso. PMU



Futebol feminino de Ubatuba vence e avança nos Regionais

Equipe decide primeiro lugar do grupo contra Lorena

Mostrando determinação e superação a equipe de Futebol feminino de Ubatuba venceu Ilhabela por três a zero e garantiu vaga na próxima fase dos Jogos Regionais.
Após um início de partida onde a equipe não se encontrava, um contra-ataque pela esquerda colocou a atacante Tati em condições de bater para o gol, porém ela foi atingida por uma defensora de Ilhabela e o árbitro assinalou pênalti, que foi convertido por Carla.
O gol trouxe tranqüilidade a Ubatuba e numa roubada de bola de Carla, Sussu bateu da entrada da área e marcou o segundo de Ubatuba.
Ilhabela voltou para o segundo tempo tentando tirar a diferença e a goleira Marília realizou uma bela defesa. Com o passar do tempo o time da Ilha começou uma correria em busca do gol e Juliana, aproveitando um contra ataque, foi derrubada na área. Mais um pênalti convertido por Carla, três a zero no placar, que poderia ter sido maior, pois a equipe de Ubatuba ainda teve dois gols anulados.
Ubatuba jogou com Marília, Juliana, Angélica (Fernanda), Nice (Magá), Emilia, Andressa (Camila Schmit), Taimê, Sussu, Tati (Camila Castro), Carla) e Meire (Priscila).
Nessa sexta-feira, Ubatuba enfrenta Lorena, às 9h30, no campo do Porto Novo e quem vencer fica em primeiro lugar no grupo. PMU

Mico em ação

divulgação

Romerson de Oliveira (Mico) está atuando em diversas frentes municipais

Vereador Romerson de Oliveira (Mico) acompanha projeto “Prefeitura no Bairro”.

Entre os dias 27 de junho e 03 de julho, o projeto da Prefeitura Municipal atendeu as necessidades mais emergenciais do Bairro do Perequê-Mirim.
Os trabalhos de infra-estrutura e manutenção realizados pela Secretaria de Obras da prefeitura, foram acompanhados pelo vereador, que percorreu o bairro junto com técnicos e engenheiros mostrando quais eram as prioridades solicitadas pelos moradores.
Devido ao atraso na entrega de materiais,como tubos de concreto, para algumas ruas, Mico, conseguiu junto ao Prefeito Eduardo César, que os trabalhos estendessem até o dia 08, desta forma, podendo solucionar a maior parte dos problemas relacionados e indicados pelo vereador.
O projeto encerrado no domingo, 03 de julho, atendeu a comunidade através das Secretarias Municipais de Saúde, Serviço Social, Esportes, Agricultura e Pesca e da FUNDART, além de outros benefícios como corte de cabelo gratuito e oficina de circo com malabares, perna-de-pau e maquiagem.
Neste dia foi oficialmente inaugurada pelo prefeito Eduardo César, a Escola Municipal Maria da Cruz Barreto, que serviu de base a todas atividades. E a homenagem à patrona da escola contou com a presença de seus familiares e amigos.
Estiveram presentes na cerimônia de encerramento do projeto, vários Secretários Municipais, funcionários da escola e muitos moradores, que, além de prestigiarem o evento, tiraram dúvidas e usufruíram dos serviços públicos municipais.
Na ocasião, o Prefeito Eduardo César, inaugurou também “A Casa do Brinquedo”, que é um novo projeto da Prefeitura, que levará aos bairros de Ubatuba, de forma itinerante, brinquedos e brincadeiras às crianças da cidade.
O Prefeito agradeceu a presença e o esforço de todas as pessoas envolvidas no projeto e parabenizou o vereador Mico,por ser um legislador que sempre está ao lado das comunidades de Ubatuba e por ter sido um grande parceiro no bairro para que os trabalhos pudessem efetivamente ser colocados em prática.
O vereador disse aos presentes que o bem estar almejado por toda a comunidade deve ser realizado em parcerias, pois o Perequê-Mirim mostrou nestes dias que está disposto a trabalhar em prol da coletividade.
“Agradeço à Prefeitura Municipal pela realização do projeto e atenção dada a esta comunidade, e a todos os moradores do bairro em contribuir com seus esforços e ter dado junto com o poder público, caminhos para resolverem os problemas,” finalizou Mico.



Mico consegue desapropriação de área no Perequê-Mirim

No encerramento do Projeto “Prefeitura no Bairro”, dia 3 de julho, o Prefeito Eduardo César disse aos presentes que pretende desapropriar uma área junto à Escola Maria da Cruz Barreto, para construção de uma quadra poliesportiva, atendendo a uma antiga solicitação do vereador. O objetivo é dar às crianças um espaço de lazer e recreação que a escola não tem e colocar a área de uso público à disposição dos moradores.
O vereador Mico batalha por uma área de lazer no bairro há tempos, desde a época em que era presidente da Associação Amigos de Bairro.
“Fico muito satisfeito e grato ao prefeito em conseguir que minha solicitação seja atendida. Sempre lutei por isso e acreditei que era possível. As crianças e os jovens do bairro merecem esta atenção”, comentou o vereador.



Vereador Mico, encabeça mutirão no Perequê-Mirim

Desde o dia 04 de julho, Mico tem realizado junto com moradores, a pintura dos pontos de ônibus do Perequê-Mirim e Sertão.Todo material foi cedido pela Prefeitura Municipal e o vereador se responsabilizou pela execução dos trabalhos.
“Vejo que a comunidade fica muito satisfeita em poder contribuir com as melhorias do próprio bairro e isso se dá ao fato da boa vontade e receptividade que encontrei na busca desta parceria”.
Outro mutirão que está em andamento é o da manutenção do Posto de Saúde do bairro. Em conversa com o Secretário de Saúde, Marcos Franco, o vereador já havia solicitado um reparo no telhado, reforma da parte elétrica e pintura do prédio.Após a conversa, o secretário forneceu todo o material necessário para a realização da obra, que já está em andamento com o apoio dos moradores.



Mico consegue sala para Ensino de Jovens e Adultos, em reunião na Delegacia de Ensino de Caraguatatuba

No último dia 07 de julho, o vereador Romerson de Oliveira (Mico), esteve em Caraguatatuba, reunido com Edina Paula Roma Teixeira – Dirigente Regional de Ensino. O vereador apresentou à diretora, como principais reivindicações da comunidade no setor de Educação, a manutenção de Escolas e a ampliação do EJA – Ensino de Jovens e Adultos. Edina se comprometeu em abrir, no início de 2006, uma sala do EJA do Ensino Fundamental 5ª série, na Escola Estadual Professora Florentina Martins Sanches, no Perequê-Mirim, atendendo assim, a solicitação com ofício protocolado pelo vereador Mico na Delegacia de Ensino.
Para justificar, Mico, colocou para a Dirigente as dificuldades que os alunos encontram ao terminar a 4ª série do EJA e, para continuar os estudos, precisam procurar outras escolas distantes do bairro.Na maioria das vezes, eles não têm recursos para transporte e nem tempo disponível entre o trabalho e o horário do início das aulas.
Mico aproveitou a ocasião para pedir à dirigente Edina, uma reforma emergencial da Escola Estadual Semiramis Prado de Oliveira, no Bairro do Saco da Ribeira que, segundo ele, está em péssimas condições de uso.
Edina Paula disse reconhecer que o prédio é realmente um dos piores da Rede Escolar e, concordando com a preocupação do vereador, adiantou que o prefeito Eduardo César já está conseguindo, junto ao governo do Estado, verba para realizar a reforma geral da escola.
“Voltei para Ubatuba satisfeito e feliz por esta conquista junto à Delegacia de Ensino para os estudantes de nossa cidade e estarei atento quanto às necessidades da Educação, pois sei que é através dela que daremos ao cidadão o respeito e a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos”, diz Mico.

Fonte: ASCOM

Resposta insatisfatória

Prefeitura responde, mas não explica para onde vão as verbas do repasse do IPVA

O vereador Edilson Félix (PSC) solicitou informações à Prefeitura Municipal sobre o destino de aproximadamente um milhão e meio de reais repassados ao Município de Ubatuba pela Fazenda Estadual.
O pedido de informações visava descobrir quais as áreas consideradas prioritárias pelo Executivo e onde as verbas seriam utilizadas.
A resposta do Executivo, através do Secretário de Finanças, Gilson Ferreira da Silva, não esclareceu as questões elaboradas por Edilson Félix. Ao invés de informar onde as verbas foram alocadas, com as respectivas dotações e aplicações, o secretário preferiu discorrer sobre os percentuais que devem ser aplicados em Educação e Saúde por obrigação constitucional, informando que os recursos oriundos do repasse do IPVA não estariam vinculados.
Para Edilson Félix, a resposta além de incompleta, demonstra falta de sensibilidade do Secretário no trato com o Poder Legislativo, que tem como uma de suas funções constitucionais fiscalizar o bom andamento dos trabalhos do Executivo.
“O que a população de Ubatuba quer saber, e eu como vereador repasso esta pergunta ao Executivo, é como este dinheiro, que veio da arrecadação de impostos aqui em Ubatuba, vai voltar em obras e serviços para a comunidade? O Secretário fala em despesas de manutenção do Poder Executivo, como se essa verba estivesse sendo colocada em uma reserva para atender emergências funcionais ou institucionais. No documento, o Secretário fala mais em repasses, pagamentos de salário e encargos do que em obras”, concluiu.
Para Edilson Félix, o Executivo precisa elaborar um plano de trabalho e sair a campo: “Não posso deixar de fazer uma comparação desta prefeitura com um time de futebol. Não adianta ter torcida, nem ter bons jogadores se o técnico não apresenta um plano tático e cobra dos jogadores a sua execução”, disse.
Sobre seu posicionamento político, Edilson Félix deixa claro que não quer fazer oposição por fazer oposição: “é importante estar cobrando o Executivo, lembrando que o Prefeito não pode viver numa redoma. É preciso ir a campo, conhecer os problemas e, principalmente, conversar com todos os segmentos para buscar a melhor solução.”

Fonte: ASCOM

sexta-feira, julho 08, 2005

O abraço de urso de FHC

Emir Sader

À oposição não interessa um impeachment que arrisca deslocar Lula da sua condição de acuado para a privilegiada condição de vítima, tornando-o capaz de mobilizar os setores populares. Interessa, sim, sangrar o presidente até conseguir abatê-lo nas eleições do ano que vem.

FHC aconselhou Lula a não se apresentar como candidato à reeleição! Poderíamos pensar que seu conselho é retirado da experiência do seu próprio – e ainda mais desastrado que o primeiro – segundo mandato; mas não. Até hoje, FHC só fez uma única autocrítica ao seu governo: a de ter dado pouca importância ao tema da segurança (seu correligionário, governador de São Paulo, parece estar dando bem mais importância ao tema: vide Febem, chacinas e a situação da (in)segurança pública no Estado).
FHC está oferecendo um drinque envenenado a Lula. Trata-se de um acordo político em que Lula renunciaria publicamente a candidatar-se a um segundo mandato, os tucanos fariam o “sacrifício” de participar de um governo de “salvação nacional”, a máquina de denúncias acalmaria e o campo ficaria livre para o retorno da coalizão PSDB-PFL ao governo.
Retorno que garantiria a manutenção da mesma política econômica que foi entregue ao governo Lula – vários nomes continuariam nos seus postos atuais –, retomando, ainda, o processo de privatização que permaneceu inacabado.
Além disso, prestariam um grande serviço aos EUA – de que FHC, Malan, Celso Lafer, entre outros, são fervorosos devotos – , o de liquidar com a política externa independente do Brasil, que tem procurado articular as mais amplas alianças de resistência à hegemonia imperial estadunidense, contando, também por isso, com a mais ampla simpatia e o apoio de Washington.
Eis que FHC desempenha papel similar ao de personagens como Carlos Lacerda, na tentativa de golpe de 1954 e no próprio golpe de 1964. Verdade que, hoje, já não é mais necessário freqüentar as portas dos quartéis, mas sim os agentes da especulação financeira – os verdadeiros sujeitos dos golpes contemporâneos. Esse é o papel do corvo de hoje – FHC – vivandeira das Bolsas de Valores.
Com a saída de José Dirceu do ministério, já conseguiram lixar mais ainda as unhas de Lula. O distanciamento e a inculpação que Lula anda fazendo do PT conseguem salvar sua imagem no curto prazo – afinal, teria sido traído pela confiança depositada em companheiros – mas, a médio e a longo prazos, fica enfraquecido, ainda mais se pensa na reeleição, quando o PT será o diferencial necessário.
A direita quer Lula acuado, obrigado a compor um novo gabinete, ainda mais comprometido com a atual política econômica, como se ainda fosse necessário, já que a equipe econômica tem cumprido tão bem esse papel.
Do outro lado da mesa, nenhum personagem da política brasileira atual consegue circular com tanta facilidade e, ao mesmo tempo, tanto entre os grandes empresários, como entre os Severinos e entre os agentes do governo dos EUA, como faz FHC. Desfruta a confiança do grande empresariado e de Washington.
Conta com gente experimentada em golpes – afinal de contas Olavo Setúbal está entre os empresários que articularam o golpe militar de 1964, no famigerado Ibade, do qual participava, também, o então jovem economista Paulo Malan, mais tarde braço direito do governo de FHC, e que, naquela época, fazia análises econômicas para os golpistas, como relata René Dreyffus em seu livro “1964 – A conquista do Estado”, sobre o golpe militar.
Se Lula aceitar esse “apoio” terá decretado não somente sua morte política, como a do seu governo e a do próprio PT, como partido. Os tucanos temem o apoio popular que Lula ainda mantém, bem como sua capacidade de mobilização desses setores. Se aceitar esse presente de grego, Lula ficará refém dos tucanos, colocando-se na contagem regressiva para devolver-lhes o governo.
Terá tido uma passagem efêmera pela presidência, simplesmente para deixar consignado que as elites dominantes aceitam a alternância no governo, permitindo que até mesmo um ex-operário e ex-líder sindical possa chegar ao posto político máximo do país. Terá atestado, também, que quem quer que seja o presidente do país, nada muda, nem mudará– seja no conteúdo das políticas, seja no manejo nada ético do governo e das suas alianças.
Para essa operação retorno, FHC e os tucanos contam com membros da equipe econômica do governo Lula, que poderiam estar em qualquer um do dois governos. Têm o apoio decidido da grande mídia e, ainda, saem fortalecidos com a própria incapacidade de reação do governo frente às acusações que recebe. Aécio Neves tornou-se o mensageiro desse abraço de urso com o qual os tucanos pretendem asfixiar Lula e seu governo.
A anunciada adoção do plano de Delfim Neto de déficit zero, institucionalizando os cortes nos recursos para as políticas sociais, seria mais um aríete que a oposição quer fincar dentro do governo.
Na crise ninguém deve permanecer no mesmo lugar. Se quiser romper o cerco de que está sendo vítima, o governo precisa movimentar-se, retomando a iniciativa e deslocando a atual situação. O problema é que pensa movimentar-se rodopiando no mesmo lugar, obtendo uma sobrevivência imediata aliando-se ao PMDB, mas sob o risco de não conseguir derrotar a ofensiva de denúncias.
À oposição não interessa um impeachment que arrisca deslocar Lula da sua condição de acuado para a privilegiada condição de vítima, tornando-o capaz de mobilizar os setores populares que continuam sob sua liderança. À oposição interessa, sim, sangrar Lula até conseguir abatê-lo nas eleições do ano que vem.
Lula pode deslocar-se para a direita, aceitando o drinque envenenado oferecido por FHC; seria seu suicídio. Mas, também, pode afirmar “afasta de mim esse cálice”, pode recusar o veneno e buscar inocular-se pela única via que ainda é capaz de deslocar para a esquerda o quadro político muito negativo em que seu governo está metido. Pode buscar apoio na mobilização dos movimentos sociais, da cidadania, dos que ainda acreditam que é possível mudar o Brasil dando prioridade ao social.
Mas não se faz omelete sem quebrar os ovos. Para encontrar esse apoio, Lula precisará mudar sua política econômica de modo a garantir o desenvolvimento apoiado no mercado interno de consumo popular e na redistribuição de renda, ou seja, uma política econômica na direção do documento que os movimentos sociais entregaram a Lula.
Um grande dirigente afirma-se nos momentos de crise e na sua capacidade de diferenciar seus adversários dos seus aliados. Se não quiser afundar-se cada vez mais nesse terreno movediço que só prepara e faz avançar sua própria derrota em 2006, Lula precisa decidir-se a assumir o comando, seja pela direita ou pela esquerda.

Sherlock Holmes, please!

Há um intrigante mistério no Brasil. Quem sabe o detetive inglês, Sherlock Holmes, poderia nos dar alguma luz sobre o caso. Os leitores devem estar lembrados do doutor Paulo Salim Maluf, que confrontado com documentos referentes a contas bancária no exterior, contendo a sua assinatura, foi categórico. A assinatura é minha, mas eu não assinei! Nunca tive contas no exterior! Hoje o PT deverá divulgar nota explicando a assinatura de Marcos Valério e José Genoíno num empréstimo obtido pelo partido, onde os nobres partidários figuram como avalistas. Não o empréstimo velho. Outro. Maior do que o primeiro! A revista Época publicou em seu site (clique para ver) fotos de documentos contendo as assinaturas. Qual será a explicação? Genoíno vai afirmar que assinou sem olhar. Marcos Valério também dirá que não assinou, na verdade Marcos Valério nem sequer existe. É invenção da direita, ou então ilusão de óptica? Quem senão Sherlock Holmes para decifrar?

Sidney Borges

Pé frio

Depois que contratou um certo marqueteiro, apreciador de conflitos galináceos, Maluf caiu em desgraça. Com fama de ganhador de eleições, o cidadão “criativo” aportou nas hostes petistas. O PT está rolando a escada abaixo. Se isso não é ser pé frio, então eu não sei o que é.

Sidney Borges

Fazendo as contas

Para quem gosta de números e de fazer contas: em 2002, a Gushiken & Associados faturou R$ 151 mil. Em 2003, com Luis Gushiken já na Secom, faturou mais de R$ 1 milhão e em 2004, depois de ter se transformado em Globalprev, outros R$ 1,9 milhão. Neste ano, entre janeiro e maio, faturou R$ 969 mil. Mantendo o ritmo, chega a dezembro com mais de R$ 2,3 milhões. Competência é outra coisa. Gostaram papudos? A propósito, em reunião que terminou há pouco o ministro Gushiken, a pedido de Lula, resolveu que continuará no governo.

Sidney Borges
Com dados do site Giba Um

Domingos em ação

divulgação

O vice-prefeito Domingos dos Santos entre deputados de seu partido

Vice-prefeito pede apoio dos deputados para instalação da base de gás em Ubatuba

O vice-prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos, esteve nesta semana na Assembléia Legislativa realizando contatos políticos visando conseguir apoio dos deputados para a instalação da base de gás natural no município. Na oportunidade Domingos explicou aos parlamentares que Ubatuba entrou na disputa pela base de gás porque o município
oferece as melhores condições geográficas para o empreendimento, além de contar com o único aeroporto da região e um porto para receber navios de médio porte. “Vamos lutar até o último instante pelo bem do município, já que a vinda da Petrobrás geraria empregos e renda para a nossa população”, afirmou o vice-prefeito. Entre os deputados, Domingos conversou mais longamente com Carlinhos de Almeida, Renato Simões e Fausto Figueira, do Partido dos Trabalhadores. PMU

Surge o motorista na história de Delúbio

De Rodrigo Rangel em O Globo, hoje:
"Surgiu mais um personagem no escândalo que há mais de um mês põe o PT na berlinda. O nome da vez é Wendell Resende de Oliveira, ex-motorista da deputada federal Neide Aparecida (PT-GO), amiga do tesoureiro afastado do partido, Delúbio Soares.
Wendell contou ao GLOBO que no auge da campanha eleitoral do ano passado viajou de Goiânia a São Paulo, a mando da deputada, para buscar um pacote com US$ 200 mil.
O dinheiro, segundo ele, foi apanhado no diretório nacional do PT, com a secretária de Delúbio Soares e distribuído em Goiânia para ajudar na campanha de políticos aliados.
Entre os beneficiados estaria Carlos Soares, irmão de Delúbio que concorria a uma vaga de vereador."

Cegueira política

Militantes radicais e cabos eleitorais aguerridos costumam ser acometidos de terrível miopia cerebral quando se trata de avaliar as possibilidades de seus candidatos. Vou tentar ser mais claro. A bancada dos seguidores do ex-presidente Sarney ficou furibunda, o senador inclusive, quando explodiu o escândalo Lunus, que sepultou a candidatura de Roseana Sarney à presidência. Escribas de aluguel fizeram textos e textos dispersos pela imprensa nacional condenando a operação da Polícia Federal, que segundo os ofendidos teve o mando do então candidato tucano José Serra. Pode até ter sido, Serra não é nenhuma freirinha. No entanto, se nada de errado houvesse, a operação teria sido um fiasco. Descontada a estupidez com que a defesa foi armada, uso o termo forte pela burrice envolvida, faltou explicar à nação um detalhe que parecia não interessar aos ofendidos. E o dinheiro? Quem costuma deixar mais de um milhão de reais em casa e se perguntado não consegue lembrar como foi obtido? Milagre? Geração espontânea? Os argumentos infantis da defesa serviram apenas para evidenciar que alguém estava mentindo e que havia indícios de corrupção da grossa. O episódio passou batido. Até hoje ninguém foi preso, na verdade nem se fala mais no assunto. Na crise atual, onde a CPI está disponível pela televisão, chega a irritar o procedimento da bancada do PT. O que eles querem? Tentam sistematicamente imputar a crise aos tucanos ou a um pretenso complô da direita. Cada dia aparece mais uma evidência do lamaçal armado para tungar a nação e perpetuar o PT no poder. Marcos Valério, defendido com unhas e dentes pelos petistas, mentiu na CPI com a maior cara de pau do mundo. Disse que só avalizou um empréstimo. Hoje já se sabe que houve pelo menos mais um, com as assinaturas dele, de Delúbio e de Genoino. Maior do que o primeiro. Quantos outros haverá? O cerco se fecha. O ciclo do PT está se aproximando do fim.

Sidney Borges

Filhinho

Foi de R$ 2,5 milhões o negócio feito por Fábio Luiz Lula da Silva, filho do presidente Lula, com uma empresa de telefonia.
Fonte: Blog do Noblat

Semana Hans Staden

divulgação

Na foto o vereador Charles Medeiros e a equipe que visitou o consulado

Comitiva visita consulado alemão para realização da "Semana Hans Staden"

Ubatuba - Esteve no Consulado da Alemanha no último dia 6 uma comitiva composta pelo vereador Charles Medeiros, autor da Lei 2681/05 que trata da Semana Hans Staden em Ubatuba; Ciro Noel Siqueira, empresário do setor hoteleiro; Ezequiel dos Santos, Assessor Parlamentar e Emilio Campi, representante da Associação Comercial de Ubatuba.
A comitiva foi recebida por Michael Adonia Moscovici, cônsul para assuntos políticos e de imprensa, que recebeu das mãos do vereador Charles Medeiros, cópia da Lei 2681/05, CD´s com fotos de Ubatuba e kits de degustação produzidos pelo Tachão de Ubatuba. Na pauta foram discutidos assuntos relacionados à viabilidade de parceria para a instituição da Lei 2681/05. Adonia parabenizou o vereador Charles Medeiros pela iniciativa e deixou claro que o consulado está à disposição para colaborar no que for possível na área diplomática. "O governo alemão ficará muito contente com a iniciativa. Hans Staden é uma figura muito popular em nosso país, e com relação a este projeto, eu o encaminharei direto às mãos de nosso Embaixador". Medeiros descreveu a cidade de Ubatuba e apresentou um anteprojeto de como poderá ser o evento. Esclareceu também que poderão ser acrescentadas mais idéias do lado alemão, e que almeja uma união entre os munícipios brasileiro e alemão. "Temos a intenção de formalizar um tratado de irmandade entre Ubatuba e Homberg. Para isto precisamos entrar em contato com as autoridades de lá, e perguntar se há intenção por parte deles de que isto se efetive e futuramente fazer intercâmbios estudantis, culturais entre outros e para isto contaremos com a ajuda do consulado", disse Medeiros. Adonia afirmou que entrará em contato com as autoridades de Homberg (http://www.homberg-efze-kreisstadt.de) e tratará de agendar um contato direto entre o vereador e o prefeito da cidade alemã. Havendo a intenção da irmandade, serão preparados documentos com a finalidade de regulamentar um protocolo de intenções.Ele disse ainda que providenciará um representante, ainda este ano, para o evento em Ubatuba. Segundo Adonias, "existem na Alemanha, grupos de apresentações medievais que poderiam entrar no roteiro, também bandas tradicionais que já tem representantes no Brasil, principalmente no sul do país, bem como material para exposição. Será um prazer fazer parte deste trabalho".
O vereador informou que existem contatos para o evento com o Sebrae e Secretaria Estadual de Turismo, onde o delegado Paulo de Tarso, acreditando na grandeza do evento, estará viabilizando a inclusão do evento Semana Hans Staden no calendário estadual de eventos.

Instituto Martius-Staden - A comitiva foi recebida pelos diretores Eckhard E. Kupfer e Marina Merklinger do Instituto Martius-Staden (http://www.martiusstaden.org.br), o qual Charles Medeiros já havia visitado último dia 28. Charles foi informado da possibilidade de parceria de divulgação de dois jornais de língua alemã em São Paulo, além de grupos folclóricos e da comunidade da sociedade alemã no Brasil. "No caso dos intercâmbios estudantis poderemos de imediato contatar o Colégio e Fundação Visconde de Porto Seguro, que também faz parte do Instituto", comenta Martina Merklinger, coordenadora de projetos do instituto.
Foi sugerida uma parceria com os órgãos de imprensa dos dois países e solicitados releases inéditos sobre a história de Hans Staden para divulgação junto aos órgãos de imprensa do Litoral Norte. Também foi sugerida a possibilidade de se criar um selo comemorativo sobre o evento. Martina informou que houve um evento em Homberg relacionado a Hans Staden, e que enviaria mais informações em breve.
Uma nova reunião será marcada em para discussão do projeto "Semana Hans Staden".
Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Governo e PSDB negociam fim da reeleição

Diante do agravamento da crise política e do cenário de incertezas, setores da oposição e do governo conversam sobre a possibilidade de acelerar a tramitação de emendas constitucionais acabando com a reeleição em todos os níveis - para presidente, governadores e prefeitos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria, assim, fora da disputa em 2006.
Em troca, setores do PSDB e do PFL buscariam assegurar a discussão em torno de projetos com o carimbo de "interesse nacional" e a conclusão do mandato de Lula em caso de agravamento ainda maior da crise, cenário que o próprio governo não descarta. O grande temor do empresariado e dos caciques oposicionistas é a ascensão do vice José Alencar.
A oposição se dispõe até a discutir uma lista de parlamentares que possam ser cassados num grande acordo político com o governo. E pede uma cabeça importante, a do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, petista que reassumiu o mandato de deputado federal por São Paulo.
Obstáculos: Lula reage mal à idéia, e Dirceu dá sinais de que lutará até o fim pelo mandato.
Nesse contexto, há dificuldade para prosperar um acerto tão ambicioso, mas, no mínimo, foi aberto um canal de conversações para a hipótese de a crise chegar a um patamar de gravidade que leve Lula e o PT a tratar objetivamente da idéia oposicionista.
As iniciativas mais concretas para acabar com a reeleição partiram do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, criador da idéia em 1997, e dos senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Do lado do governo e do PT, participaram de algumas conversas o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e o deputado Sigmaringa Seixas (PT-DF), um ex-tucano.
A intenção é manter as investigações de corrupção, mas distender o ambiente político e garantir condições de governabilidade a Lula durante o ano e meio que resta a seu mandato.
Importantes governistas simpatizam com a idéia, mas o Lula reage com irritação. Considera que o fim da reeleição seria um atestado de óbito de seu governo.
Apesar das crescentes denúncias de um esquema liderado pelo PT para usar verbas públicas para pagar o suposto "mensalão" para deputados, setores do PSDB e do PFL concordam nos bastidores com a necessidade de um "cordão de isolamento" para que elas não atinjam a figura do presidente.
Ao ser lançado publicamente por FHC, o fim da reeleição não se resumia a uma visão pessoal, a um impulso ou a uma provocação oposicionista, como se pensou. Ao contrário, ela vem sendo abordada, por exemplo, com Thomaz Bastos, que já se encontrou com FHC (PSDB), jantou com ACM e almoçou com Dirceu.
Numa outra ponta, o ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda) capitaliza politicamente a estabilidade da economia e tenta discutir uma agenda comum com empresários e parlamentares do governo e da oposição. Na terça-feira, já se reuniu longamente com eles em torno da proposta do "déficit zero" feita pelo deputado e ex-ministro Delfim Netto (PP-SP).

O risco Alencar
Há uma consciência generalizada do tamanho da crise, agravada pela linha sucessória de Lula. Há um temor claro no empresariado e na classe política de que o vice-presidente Alencar, do PL, possa assumir e pôr em risco a única área que se mantém estável em meio à turbulência: a economia.
Alencar, empresário bem-sucedido e neófito em política, é considerado voluntarista e tem uma espécie de bandeira única contra os juros. Teme-se que possa tentar ajustes com canetadas. E o segundo na sucessão é o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), hipótese nem considerada.
Nem na oposição e muito menos no governo se vislumbra no horizonte a queda de Lula, mas todos esses dados da realidade e a constitucionalidade estão sendo olhados atentamente por todos os lados que têm capacidade de decisão e responsabilidade política.

"Guizo no gato"
O fim da reeleição tiraria o componente eleitoral da crise, já que a sucessão está marcada para outubro do próximo ano. Um problema ainda não acertado, porém, é quem "poria o guizo no gato". Ou seja: quem teria proximidade e ascendência suficiente sobre Lula para lhe falar das conversas. Para a oposição, o homem talhado para isso é Thomaz Bastos.
Conforme a Folha apurou, o presidente está deprimido e irritado, tem noção de que a situação é grave, mas ressalta os acertos na economia e tenta uma reforma ministerial para agregar votos no Congresso, convencido de que a onda de denúncias vai durar no máximo até o próximo recesso do Congresso, em quatro meses .
Quanto à outra contrapartida: o próprio José Dirceu sabe que está entregue à própria sorte. De volta à Câmara, ele é um dos alvos da CPI dos Correios e da CPI dos Bingos, que já decidiu ouvir seu ex-braço direito na Casa Civil, Waldomiro Diniz. Estão previstas de 10 a 15 cassações.
O governo não quer "entregar a cabeça de Dirceu na bandeja", mas sabe que, se os acontecimentos e as denúncias se precipitarem, ele poderá ficar cada vez mais vulnerável. Seria o último biombo entre os escândalos e o próprio presidente.
Em diferentes conversas, Dirceu disse que está preparado para "o que der e vier". Lembrou sua vida de líder estudantil, de asilado político, de clandestino durante a ditadura militar (1964-1985) e de deputado e ministro, para concluir que já recomeçou sua vida inúmeras vezes. Teria condições, psicológicas, de recomeçá-la mais uma vez. Sobreviveria, enfim.

Bornhausen fora
Do lado da oposição, a maior resistência a uma negociação política para acabar com a reeleição e garantir governabilidade de Lula parte da cúpula formal do PFL, à frente o seu presidente, senador Jorge Bornhausen (SC).
"Não quero acordo. Não tenho nenhuma barganha para fazer com esse governo e já mandei dizer que não vou conversar. Seria uma conversa inútil", disse.
Ainda segundo Bornhausen, que é seguido pelos senadores José Agripino Maia (RN) e José Jorge (PE), ao PFL só interessa um caminho: "Que Lula cumpra o seu mandato até o fim, preste contas na campanha presidencial de 2006 e seja julgado nas urnas. Para nós, isso é suficiente".
Com a retirada de Lula da eleição, o PT teria que promover uma série de debates internos, uma espécie de catarse, para chegar a uma candidatura.
O nome mais provável é o de Palocci, único pé do tripé lulista que tem passado imune e ao largo da atual onda de denúncias. Dirceu caiu, e o ministro Luiz Gushiken (Comunicação de Governo) está sob intenso tiroteio por conta de sua antiga empresa de assessoria na área de previdência privada e de fundos de pensão.
O risco, porém, é que Palocci entre automaticamente na linha de tiro, caso se vislumbre sua candidatura. Ele foi prefeito de Ribeirão Preto e, vira e mexe, oposicionistas perguntam em tom de provocação: "E o Buratti?"
Rogério Buratti foi o homem forte de Palocci na prefeitura e acabou demitido ao ser flagrado em suposta negociação escusa com uma empreiteira. Buratti, porém, continuou trabalhando com petistas em outras cidades.
O tabuleiro tucano para 2006 também pode ser mexido. Com Lula considerado praticamente imbatível, havia um acordo tácito de que o candidato seria o governador Geraldo Alckmin (SP). Com Lula fora, os tucanos crêem em FHC forte no páreo e relatam que o prefeito de São Paulo, José Serra, "só pensa nisso".
Alckmin é tido como o que reúne melhores condições políticas, pois tem mais apoios no partido. Serra, o que tem maior trunfo eleitoral, pois é o tucano mais forte nas pesquisas.

Fonte: Folha Online

Notícias da Prefeitura

Fundart esquenta o Inverno com muita festa e eventos culturais

No mês de julho, a programação da Fundart está marcada pelo Projeto “A volta de Mazzaropi”, com apresentação de filmes, uma grande exposição e palestras sobre a vida e a obra do humorista. A exposição de artesanato está mais bonita a cada dia, sempre com novidades até o dia 30. Têm também a 39ª Festa do Divino na Praça Exaltação à Santa Cruz, Festa da Mandioca no Ubatumirim e Festa do Camarão na Almada. E tem mais: Concerto de Inverno, palestras, encontro literário... São dezenas de eventos para você e sua família curtirem nessa temporada de inverno. Participe!

06 – QUARTA – 18h00 - Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Palestra do Sr. Santiago Neto.
20h00 – Casarão do Porto
Exibição do Filme: “Betão Ronca Ferro”

07 – QUINTA – 11h00 e 13h00 – Monte Valério
CONCERTO PEDAGÓGICO
Escola Municipal Aguinaldo Salinas Grupo Artigo 5º
20h00 – Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Exibição do Filme: “O gato de madame”

08 – SEXTA – 20h00 – Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Exibição do Filme: “Zé do Piriquito”
20h00 – Sertão do Ubatumirim
Festa da Mandioca – Participação do Sexteto Caiçara
20h00 – 139ª FESTA DO DIVINO
Praça Exaltação da Santa Cruz
Mais um grande evento para a comunidade com procissões, missas, comidas típicas e tainha assada. Promoção: Paróquia Exaltação da Santa Cruz.

09 – SÁBADO – 20h00 –139ª FESTA DO DIVINO
Praça Exaltação da Santa Cruz
16h00 – Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
ENCONTRO
O Sr. Santiago Neto, filho de Mazzaropi, encontra-se com pessoas que participaram dos filmes do ator e cineasta, em Ubatuba, para realizar entrevistas e registrar o evento.

20h00 – Sertão do Ubatumirim
Festa da Mandioca – Participação do Sexteto Caiçara
18 e 20h00 – Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Exibição do Filme: “A Banda das Velhas Virgens” –
20h30 – CONCERTO DE INVERNO – Igreja Matriz
Sociedade Lira Padre Anchieta apresenta:
“A Linguagem da Banda Sinfônica”
Regente convidado: Roberto Farias

10 – DOMINGO – 16h00 – Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Palestra do Sr. Santiago Neto, filho de Mazzaropi.
20h00 – Praça Exaltação da Santa Cruz139ª FESTA DO DIVINO
18 e 20h00 – Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Exibição do Filme: “O Vendedor de Lingüiça”

11, 12, 13 e 14 – 20h00 - 139ª FESTA DO DIVINO
Praça Exaltação da Santa Cruz

15 – SEXTA – 19h00 – Casarão do Porto
Palestra: “Diálogo Sobre o Mercado de Letras”
Palestrante: Jorge Garcia Basso
20h00 – Praça Exaltação da Santa Cruz
139ª FESTA DO DIVINO

16 – SÁBADO – 20h00 – 139ª FESTA DO DIVINO
Praça Exaltação da Santa Cruz

17 – DOMINGO – 16h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL - “NEM QUE A VACA TUSSA”
20h00 – 139ª FESTA DO DIVINO
Praça Exaltação da Santa Cruz

19 – TERÇA – 19h30 – Casarão do Porto
ATENEU ANTENADO – Encontro Literário
Grupo Setorial de Literatura.

20 – QUARTA – 20h00 – Casarão do Porto
FUNDART JOVEM - Espaço de Livre Expressão da Juventude Ubatubense.

21 – QUINTA – 21h00 – Praça Anchieta
PARCEIROS DA CULTURA – Fundart e Bar do Pirata.
Sempre uma grande atração musical ao vivo.

22 – SEXTA – 20h00 – Casarão do Porto
Grupo de Teatro Adriano & Cia.
Espetáculo: “Cabocla Cinderela, a Jumenta Borralheira”.
Texto e Direção: Adriano Corrêa
Entrada franca.

23 – SÁBADO – 20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE – “O HOMEM DO ANO”.

24 – DOMINGO – 16h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL – “A FUGA DAS GALINHAS”

26 – TERÇA – 20H00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE – “THE LORD OH THE DANCE”

28 a 31 – “12º Festa do Camarão da Praia da ALMADA”
Shows musicais e atrações culturais

28 - QUINTA - 19h00 – Casarão do Porto
LEITURA BRANCA
Leitura performática de textos de espetáculos teatrais clássicos e contemporâneos.
Texto: Corpo Santo
21h00 – Praça Anchieta
PARCEIROS DA CULTURA – Fundart e Bar do Pirata.
Sempre uma grande atração musical ao vivo.

29 – SEXTA – 20h00 – Casarão do Porto
CINE DEBATE – Tema: Artes Plásticas
Exibição do Filme: “Pollock”

30 – SÁBADO – 20h00 - Casarão do Porto
SERESTAS E SERESTEIROS
Apresentações do cancioneiro da música genuinamente popular.
Apresentação: Sérgio e Regina

31 – DOMINGO – 16h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL – “OS INCRÍVEIS”
16h00 às 22h00 – Casarão do Porto
ÚLTIMO DIA DA EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO

PRESTIGIE O ARTISTA DE UBATUBA.
Adquira e indique obras da Praça das Artes.
DE 5ª A DOMINGO, A PARTIR DAS 15H00
Praça do Cruzeiro – Av. Iperoig – Centro
Grupo Setorial de Artes Plásticas – Fundart

PARTICIPE DOS GRUPOS SETORIAIS DA FUNDART.
REUNIÕES ORDINÁRIAS:
DIA 06 – QUARTA – 18h00 as 19h30 – História e Geografia
DIA 09 – SABADO –10h00 – Literatura
DIA 11 – QUINTA – 19h00 – Artes Cênicas e Dança
DIA 12 – TERÇA – 19H00 - Música
DIA 18 - SEGUNDA – 18h00 – Cine/Foto/Vídeo
DATA A CONFIRMAR – Folclore
DIA 26 – TERÇA – 18h00 – Artesanato
DIA 29 – SEXTA – 18h00 – Artes Plásticas

Os grupos setoriais são a melhor oportunidade da comunidade participar da política cultural da cidade. São portas que se abrem à participação do cidadão. Participe.

A CULTURA DE UBATUBA PODE CRESCER COM A SUA COLABORAÇÃO.
DIVULGUE ESTA PROGRAMAÇÃO PARA AS PESSOAS QUE VOCÊ CONHECE.
PMU



Compre só a pipoca, porque o cinema é de graça na Fundart!

Este mês, o Cine Clube da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) homenageia Mazzaropi, com uma série de filmes que serão apresentados todos os dias até o dia 10. Para as crianças soltarem a imaginação, três filmes especiais, sempre aos domingos: “NEM QUE A VACA TUSSA”, “A FUGA DAS GALINHAS” e “OS INCRÍVEIS”. Para os adultos o filme em destaque é a produção brasileira “O HOMEM DO ANO”, com Murilo Benício, Jorge Dória, José Wilker, Agildo Ribeiro e grande elenco.

06 – QUARTA – 18h e 20h00 – Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Exibição do filme: “Betão Ronca Ferro”

07– QUINTA – 18h e 20h00 – Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Exibição do filme: “O gato da madame”

08 – SEXTA - 18h e 20h00– Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Exibição do filme: “Zé do Piriquito”

09 – SABADO – 18h e 20h00– Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Exibição do filme: “A Banda das Velhas Virgens”

10 – DOMINGO – 18h e 20h00– Casarão do Porto
Projeto “A VOLTA DE MAZZAROPI”
Exibição do filme: “O vendedor de lingüiça”

17 – DOMINGO – 16H00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL – “NEM QUE A VACA TUSSA”
Produção: Dream Works
Sinopse: Quando um ganancioso vilão planeja invadir a fazenda “Pedaço do Céu” os animais se juntam para proteger o seu lar, muita aventura envolve esse filme.

23 – SÁBADO – 20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE – “O HOMEM DO ANO”
Produção: Conspiração Filmes e Warner Bros Pictures
Com: Jorge Dória, José Wilker, Agildo Ribeiro, Carlo Mossy, Paulo César Pereio, Lázaro Ramos, Wagner Moura e Mariana Ximenes.
Sinopse: Tudo começa quando Máiquel (Murilo Benício) perde uma aposta para os amigos, um acontecimento que vai ganhando uma surpreendente dimensão e ele rapidamente se torna o herói da cidade e é eleito o Homem do Ano. Mas de repente, as coisas começam a sair do controle.

24 – DOMINGO – 16h– Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL – “A FUGA DAS GALINHAS”
Produção: Dream Works
Sinopse: As galinhas da sinistra granja da Sra Tweedy sonham com uma vida melhor, passam os dias pensando em como fugir, é quando um galo chega no granja e começam os planos para que consigam a liberdade.

26– TERÇA – 20h – Casarão do Porto
CINE CLUBE – “THE LORD OF THE DANCE”
Produção: Universal Studio
Direção e criação de Michael Flatley
Sinopse: Ballet Celta de sapateado contando uma história sobre o bem e mal. Realizado no Hyde Park em Londres, com um audiência de 25 mil pessoas que testemunharam um evento particular com mais de cem dançarinos em cena.

29 – SEXTA – 20H00 – Casarão do Porto
CINE DEBATE – “POLLOCK”

31 – DOMINGO – 16h– Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL – “OS INCRÍVEIS”
Produção: Disney/Pixar
Sinopse: Um casal de Super-heróis foi obrigado a ocultar sua identidade e viver com seus filhos como cidadãos comuns. Até o dia em que eles recebem uma misteriosa ligação que mudará suas vidas. PMU

quinta-feira, julho 07, 2005

Terror em Londres

divulgação


Eles têm muita coisa para explicar...

Terror em Londres

divulgação


A expressão de perplexidade no rosto do homem denota o sentimento dos londrinos. Nunca o terrorismo poderá ser justificado. O raciocínio vale para as ações de Bush e Blair.

Sidney Borges

Corrupção estrelada

Ontem, logo após o jogo de futebol, o “Jornal da Globo” anunciou que houve alívio no planalto com o depoimento de Marcos Valério. Segundo o jornal nada foi revelado que pudesse comprometer o governo. Que notinha estranha. Se houve alívio por nada ter sido revelado, é de se supor que havia algo comprometedor que poderia ter sido revelado. Muito, mas muito estranho! Hoje ou amanhã cai o ministro Gushiken, enrolado como um novelo nas linhas da corrupção. Se não é uma quadrilha, então é o quê?

Sidney Borges

Português ou inglês?

arquivo


Em que língua eles conversam? Lula não fala inglês e Bush não fala português, segundo alguns maledicentes nem inglês. Devem falar esperanto.

Sidney Borges

A reforma de Jefferson

Lula deveria ter terceirizado ao deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) a reforma do governo que ele é incapaz de fazer direito e com a extensão necessária. E a higienização do PT.

Sem delegação de Lula, Jefferson demitiu até agora:

* José Dirceu, ministro-chefe da Casa Civil;
* A diretoria de Furnas Centrais Elétricas;
* Delúbio Soares, tesoureiro do PT;
* e Silvio Pereira, secretário-geral do PT;

Jefferson já decidiu que sairão da Executiva Nacional: José Genoino, presidente, e Marcelo Sereno, secretário de comunicação. Na verdade, ele pensa em renovar toda a Executiva.

Mandará embora o ministro Luis Gushiken, da Comunicação Social e Gestão Estratégica. E pretende desmontar o comando de vários fundos de pensão. Sabe que a roubalheira ali é grossa.


Ricardo Noblat

Terror em Londres

O medo se alastra pela Europa
Da agência de notícias Reuters:

"Países na Europa aumentam medidas de segurança por temerem mais ataques depois dos atentados em Londres. O ministro do Interior italiano, Giuseppe Pisanu disse que toda a Europa aumentou o nível de alerta. Oficiais franceses revistaram locais vulneráveis e a Espanha, onde bombas da Al-Qaeda mataram 191 pessoas no ano passado, ofereceu-se para ajudar a Inglaterra a localizar os responsáveis pelos atentados de hoje. O primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende, disse que há uma ameaça terrorista pan-européia, aumentou a vigilância nos postos de fronteira e reforçou a segurança em torno de edifícios britânicos no país. O primeiro-ministro francês Dominique de Villepin pôs a França no segundo nível mais alto de alerta depois de reunir-se com os ministros da Defesa, do Interior e das Relações Exteriores. "Pedi aos ministros da Defesa e do Interior que façam propostas de como aumentar a proteção nos lugares mais vulneráveis", afirmou."

Terror em Londres

"Eu achei que fosse morrer"
Do site do jornal inglês The Guardian:

"Eu estava no metrô na King's Cross quando uma das explosões ocorreu. Eu estava presa num túnel escuro, cheio de fumaça que queimou por 30 minutos. As pessoas estavam histéricas. Eu realmente achei que fosse morrer pela inalação da fumaça, não pelo fogo. Eu senti muito medo, mas fiquei calma. Finalmente, as pessoas quebraram as janelas e saímos todos caminhando do túnel para a estação. Havia caos do lado de fora e comecei a descer a Euston Road (minha cara e minhas roupas estavam pretas) em direção ao trabalho. De repente, houve outra grande explosão e as pessoas começaram a subir a rua, na direção oposta à minha, gritando e chorando. Devia ter sido um dos ônibus explodindo."

Da passageira Jo Herbert."

Terror em Londres

divulgação


A explosão fez com que o ônibus de dois andares abrisse como uma lata de sardinhas. O que será que pensa um terrorista que coloca uma bomba num ônibus? Provavelmente não pensa, se pensasse faria coisas mais interessantes.

Sidney Borges

Ao Sr. Governador,

Ubatuba, 15/03/2003
...Aproveitando que em breve, o Sr. fará uma visita à nossa região, aproveitei este espaço para lhe falar. Tenho viajado pelo interior do nosso estado e fico deslumbrado com suas obras, principalmente com as de saneamento. Ah! E as estradas, os viadutos, as rotatórias e as estradas? Invejáveis. Tudo de primeiro mundo e muito planejado. Planejamento de longo prazo. Pode-se claramente perceber. Já era hora de investimentos planejados no Litoral Norte? A noticia de melhoras em trechos da estrada e, sua recente Blitz da Policia Civil são alentadoras, mas, como sempre, são atitudes intempestivas; de afogadilho.O rtraçado tem décadas e já não atende as necessidades da demanda. Muito diferente e muito aquém do que se pode constatar em TODAS as demais regiões do nosso estado. Por que Sr Governador? O Sr não conhece nosso potencial turístico? As nossas Belezas naturais? O Sr não sabe que temos restrições de ocupação territorial? O S não sabe da influência das nossas restrições ambientais? O Sr. Sabe ou tem idéia, o quanto nosso estado “gasta” em outros destinos turísticos, em que seus respectivos estados investiram maciçamente em infra – estruturas, e deixam de “gastar” em nosso próprio estado? Não??? É uma fortuna! O S não precisa “arrecadar”? Não é o Sr. que manda as peruas do ICMS nas ocasiões da temporada? O que elas vem buscar aqui? Vêem colher? Como, se não plantou? Extrativismo fiscal? É proibido e áreas de “preservação”! Não temos alternativas econômicas (devido a tantas restrições ambientais e a distância dos mercados produtores e consumidores). A população cresce. A migração é absurda e descontrolada. Não há expectativas de empregos. Nunca houve. Não temos postos de trabalho, porque não temos “postos”. No que e onde nossos filhos irão trabalhar? Que expectativas do futuro o Sr daria aos nossos jovens? Onde irão trabalhar? Serão marginalizados? Ambulantes? Balconistas de uma, das milhares de lojinhas temporárias? O Crescimento, ou melhor, o “inchaço” das atividades comerciais de pequeno porte, tipo hospedagens, restaurantes, lojas, ambulantes etc, está provocando concorrência predatória destas atividades, nos moldes de Porto Seguro. Em muito breve será o fim. O Sr sabe que aqui é muito mais fácil e rápido aprovar e construir um “predinho” de 36 apartamentos (tipo caixa de sapatos) do que um hotel com os mesmos 36 apartamentos? Pode? É verdade! O Sr sabe quantas pessoas recebemos no verão? São centenas de milhares. Muitas vezes até 20 vezes nossa população fixa. Precisamos nestas épocas de 20 vezes mais de tudo. De atendimento hospitalar e de pronto socorro, de segurança (do tipo que o Sr recentemente enviou) de acessos rodoviários de estacionamentos, de coletas de lixo, de “lixão”, de organização do trânsito e de ruas asfaltadas. Tudo 20 vezes mais. Repito! O Sr Tem idéia de quanto tempo se leva na temporada ou em qualquer feriado, do Saco da Ribeira ao Centro da cidade? Duas horas e meia. A Praia Grande “vira” uma rua com o maior número de “travessias” que se conhece. Poderíamos, com ela, até entrar naquele famoso livro de RECORDES. Sabe o que aconteceria com sua Blitz na temporada? Não sairia do lugar. Assim esta “meia sola” na rodovia não vai resolver. O Sr é um governante inteligente. Indiscutivelmente. Veja bem: UBATUBA, não tem lá muitos eleitores que lhe possa dar um respaldo político, mas, recebemos mais de 1.000.000 deles na temporada! Aqui eles (que são também seus contribuintes) em férias têm todo o tempo do mundo para avaliar e por que não receber o “retorno” dos seus impostos. Estamos calados, pacientes e na fila há muitos e muitos anos. Quando o Sr se lembra de um grande investimento do Estado por aqui? O da SABESP não vale. Está mais do que na hora de termos um programa planejado para o desenvolvimento econômico para as quatro cidades da região. Nós temos tentado mas nos falta de tudo, até mesmo de profissionais para tanto. Invista aqui Sr Governador! Com planejamento. Invista em nossa vocação turística. Não é pedir muito. Nossa região não é de muitos eleitores, mas, é a que apresenta a maior VISIBILIDADE política. Somos sim, um Mega OUT-DOOR. Os filhos de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilha Bela; 1.500.000 de paulistas que nos visitam e, o nosso meio ambiente, lhes seremos eternamente gratos. Minhas desculpas pelo uso de adjetivos e colocações mais eloqüentes, mas, posso lhe garantir, que é a tradução da mais pura verdade. No aguardo, atenciosamente,

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Terror em Londres

divulgação

Os círculos vermelhos indicam as estações onde ocorreram os ataques

Londres amanheceu em estado de guerra. Bombas explodiram em diversas estações do metrô, presumidamente colocadas por grupos fundamentalistas islâmicos. As ameaças de ataques terroristas aos países que participaram da coalizão liderada pelos EUA para invadir o Iraque estão sendo agora materializadas. Os numero de mortos nos ataques não está definido, a TV britânica Sky News fala em pelo menos 45. Os feridos, segundo a TV, passam de 300. Um alto funcionário do governo dos EUA informou que pelo menos 40 pessoas morreram. Ele pediu que sua identidade fosse mantida sob sigilo porque as autoridades britânicas ainda não se pronunciaram sobre o assunto, mas assegurou ter obtido a informação de colegas britânicos engajados nas operações de resgate.

Sidney Borges

Assessoria milionária

Em muitos anos de imprensa, nunca tive notícia de um jornalista ter recebido quantia equivalente a trezentos mil reais por um trabalho de assessoria. Sei de casos escabrosos em que “debates” políticos televisivos foram boicotados para facilitar a vida de um partido. Foi coisa desonesta, o autor depois de devidamente desmascarado foi enviado ao ostracismo. Essa história do coleguinha da “Isto É” precisa ser bem explicada. Está caindo a ficha sobre o que pretendia o PT ao tentar criar o famigerado controle da profissão. E pensar que alguns colegas apoiaram.

Sidney Borges

Santa Casa. Misericórdia!

Dinorá Rocha Christiansen
Bom Dia Sr. Sidney,
A Santa Casa de Ubatuba está em estado de calamidade pública.
Minha mãe fraturou os ligamentos no último sábado e estivemos lá por horas a fio, e vimos coisas terríveis.
Na segunda-feira retornamos e ficamos mais de 3 horas esperando por um ortopedista para atendê-la e durante a espera, um pai desesperado começou a gritar, porque o filho dele de 3 anos de idade havia caído da laje, chegou ao hospital no colo, e deixaram-no na espera.
O menino entrou em convulsão, e os pais desesperados gritavam sem parar, até que uma médica carregou o menino da espera para a emergência no colo.
Não sabemos como o caso terminou, porque saímos do hospital muito chocadas.
Perdi uma amiga minha de 27 anos há 3 semanas atrás também na Santa Casa.
Ela estava com pneumonia, e como não melhorava o marido quis removê-la para Taubaté, ela morreu na ambulância... Ela era muito saudável.
Como podemos fazer um movimento para que a Prefeitura ou o Governo tomem uma atitude a respeito dessa vergonha que é o nosso hospital?
Um abraço:


Dinorá
dadirocha@uol.com.br

Notícias da Prefeitura

divulgação

"Maria comprida", depois de restaurada deverá ser exposta na Fundart


Maria Comprida, a vedete das canoas, está sendo restaurada por mestre Baeco

O folclorista Nei Martins, da Fundart, conta a história da “Vedete das Canoas”

Pouca gente sabe, mas a famosa canoa Maria Comprida que existe até hoje foi batizada com esse nome em homenagem à primeira canoa, com o mesmo nome, que venceu a primeira corrida de canoas do município.
O sucesso da corrida foi tão grande que a cidade de São Sebastião começou a realizá-las também e competir com os nossos remadores. Eram várias categorias: dois remos, três e cinco remos. Na corrida de cinco remos, São Sebastião sempre vencia, pois tinha uma boa equipe e uma canoa rápida.
Nei Martins, um dos maiores estudiosos da cultura caiçara ubatubense conta que a segunda Maria Comprida foi esculpida em um pé de louro encontrado à beira da Rodovia Oswaldo Cruz. Um caçador chamado Vergílio Alexandre era amigo do pessoal do Itaguá, que competia nas corridas e em uma de suas andanças, ele descobriu uma grande árvore que poderia virar uma bela canoa. Rapidamente, contrataram o Sr. Agrício, do Sertão do Ubatumirim e seu filho Benedito, que trabalharam durante vinte dias. A canoa media 9 metros e pesava cerca de 200 quilos. Os pescadores não tiveram dúvidas: deram a ela o nome de Maria Comprida.
Em 1970, a Maria Comprida ganhou sua primeira competição, na Praia de São Francisco em São Sebastião. Durante três anos consecutivos, ela foi vencedora e conquistou o troféu Fita Azul, oferecido pela cidade de São Sebastião. Depois disso, Maria Comprida foi personagem de grandes realizações. Participou da 1ª Jornada Marítima - Ubatuba a Santos, uma prova sem caráter de competição, em homenagem à Paz de Iperoig, assinada em 14 de setembro de 1563.
De 1975 a 1987, a corrida de canoas não foi mais realizada em Ubatuba. Em 1988, a Fundart passou a organizar esse evento e a Maria Comprida deixou saudades. Anos mais tarde, o Tamoios Iate Clube adquiriu a canoa bastante danificada e ela foi cedida para a Fundart. Em 1997 ela foi restaurada e voltou ao mar em 2003. Hoje, ela se encontra novamente em restauro, nas mãos do Mestre Baeco, uma autoridade no assunto, no Sertão do Ubatumirim. Em breve, ela voltará para a Fundart. PMU



Ubatuba consegue cadastramento no Programa Primeiro Emprego

A Prefeitura de Ubatuba foi cadastrada nesta semana como município interessado em estabelecer parceria com o Programa Primeiro Emprego, do Ministério do Trabalho. O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), encaminhou ao Ministro do Trabalho Ricardo Berzoini ofício solicitando a inscrição do município no programa, através do projeto Juventude Cidadã.
O Programa Primeiro Emprego busca oferecer oportunidades formativas inovadoras e criativas de desenvolvimento pessoal, social e profissional para que os jovens participantes possam construir um caminho ao exercício pleno da cidadania, mediante sua formação integral aliada à vivência concreta da prestação de serviços voluntários à comunidade.
Podem participar jovens de 16 a 24 anos, com alta vulnerabilidade social, escolaridade inferior ao ensino médio completo, renda per capita inferior a meio salário mínimo, não possuir vínculo empregatício anterior e não ser beneficiário direto do programa Bolsa Família. Como a população de Ubatuba se enquadra na faixa de 50 mil a 300 mil, a cidade poderá ter 120 vagas. PMU



Futebol Feminino estréia com vitória nos Regionais

A equipe de futebol feminino de Ubatuba começou a disputa dos Jogos Regionais com o pé direito. Em uma partida cheia de alternativas Ubatuba venceu a equipe de São Sebastião por 3 a 0. Com o gramado do campo do Porto Novo pesado por causa da chuva que caiu durante a noite, e debaixo de uma fina garoa, a partida permaneceu equilibrada até a metade do primeiro tempo, quando em uma cobrança de falta, Carla encobriu a goleira adversária e abriu o placar para Ubatuba.
Em desvantagem no marcador, São Sebastião aumentou a pressão, mas Meire, em um contra ataque, marcou pela segunda vez para Ubatuba. No segundo tempo, a pressão de São Sebastião foi ainda maior, inclusive com a marcação de um gol, que foi anulado corretamente pelo árbitro da partida. No minuto final em uma arrancada da atacante Priscila, Ubatuba chegou ao terceiro gol, fechando o placar.
Ubatuba Jogou com Bruna, Juliana, Angélica, Nice, Emilia, Andressa, Taimê, Sussu (Kilza), Tati (Camila Castro), Carla (Camila Schimt) e Meire (Priscila). A equipe de Ubatuba volta a campo nesta quinta-feira, 7, para enfrentar Ilhabela, no campo do XV de Caraguá, à partir da 10h30. Em caso de vitória a equipe garante vaga na próxima fase. PMU



Futsal feminino cede empate no final

Equipe permanece com chance de passar à próxima fase

O Futsal feminino de Ubatuba deixou escapar uma importante vitória na manhã desta quarta-feira, na estréia dos Jogos Regionais, que acontece em Caraguatatuba. O time de Ubatuba vencia Taubaté por três a um, mas permitiu a reação da equipe do Vale e sofrendo um gol faltando quarenta e cinco segundos para o final da partida, acabou cedendo o empate.
A equipe de Ubatuba jogou com Roberta, Gabriela (Patrícia), Mariana (Miriam), Andréia e Rafaela. Marcaram para Ubatuba Rafaela (2) e Andréia.
O Futsal de Ubatuba volta a quadra na sexta-feira, 8, no Ginásio Esportivo do Massaguaçu, para enfrentar Mogi das Cruzes. Pelo regulamento classificam-se os dois primeiros de cada grupo. PMU



Futebol masculino perde e se complica

Classificação agora depende de combinação de resultados

A estréia do futebol masculino de Ubatuba nos 49º Jogos Regionais não foi das melhores: a equipe perdeu por dois a um para São Luiz do Paraitinga. Apresentando um bom futebol, porém com falhas na finalização, Ubatuba estava se impondo frente à equipe serrana, mas, em uma cobrança de falta da intermediária, que pegou o goleiro Didi mal posicionado, São Luiz abriu o placar, e assim terminou o primeiro tempo: 1 a 0.
Após o intervalo, Ubatuba continuou errando nas finalizações, e em um contra-ataque São Luiz assinalou seu segundo tento. A reação de Ubatuba veio logo em seguida, em uma jogada pela esquerda, Chiquinho diminuiu o marcador. A partir daí a pressão de Ubatuba foi intensa até o final, mas São Luiz conseguiu se segurar e garantir o placar final: 2 a 1.
Ubatuba jogou com Didi, Ciro (Edgard), Baby, Deivinho e Chiquinho: Mateus, Barraco e Buiú (Luan) e Erik ( Paulo Ramos). Alexandre (Quebinha) e Vitinho.
Ubatuba volta a campo na próxima sexta-feira, 8, para enfrentar Jacareí. Para avançar à próxima fase, Ubatuba precisa vencer a partida de sexta e torcer por uma vitória de São Luiz sobre Jacareí ou ainda um empate na partida que será disputada nesta quinta-feira. Em caso de vitória de Jacareí, Ubatuba continua precisando da vitória na sexta, porém vai depender do saldo de gols. PMU



Quinta-feira movimentada para Ubatuba nos Regionais

O esporte de Ubatuba volta a atuar nesta quinta-feira, 7, nos Jogos Regionais. A equipe de damas enfrenta Suzano, à partir das 8h, no Ilha Morena. A equipe vai em busca da primeira vitória, já que na estréia, nesta quarta-feira, perdeu para Taubaté por 18 a 2. Também às 8h, só que no ginásio do Barranco Alto o Tênis de Mesa vai para a disputa individual masculino contra Jacareí.
O tênis vai a quadra, se o tempo colaborar, por volta das 11h, contra Taubaté. Vencendo disputa a semifinal. Já o futebol feminino vai tentar a classificação antecipada contra Ilhabela, à partir das 10h30 no campo do XV de Caraguá. PMU

quarta-feira, julho 06, 2005

Pausa literária

Trecho do "Poema em linha reta", de Fernando Pessoa:

"Toda a gente que eu conheço e que fala comigo

Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,
Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?

Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?"

Carequinha em perigo!

A CPI dos correios está ouvindo neste momento o publicitário Marcos Valério, o “carequinha”. Sem fazer julgamento de quem ainda não foi sequer indiciado, sinto que a vida desse senhor vai ficar muito difícil. Embora ele não goste da comparação, é inevitável que PC Farias seja lembrado quando são dadas à luz negociações nebulosas das quais era coadjuvante. Quem seria o diretor? PC acabou morto, sabia demais. Marcos Valério deve estar com medo, muito medo. Alguém vai ter de pagar a fatura perante a sociedade. Políticos podem ser cassados, banidos da vida pública, execrados, mas presos dificilmente irão. Com exceção de delinqüentes comuns eleitos circunstancialmente, como foi o caso de Hildebrando Paschoal, o “virtuose da motosserra”, não há notícias de ex-membros do congresso na cadeia. Ainda que ladrões comprovados, como no caso dos anões do orçamento. Para os que gravitam em torno do poder e se locupletam nas negociatas, o perigo é proporcional aos lucros auferidos. Se forem pegos com a mão na massa, não terão proteção da blindagem corporativa, que é prerrogativa dos donos de mandatos populares. Passaporte para a impunidade. “Operadores” são úteis, porém descartáveis. Olhando para a bola de cristal a cigana não vai descortinar um futuro brilhante para Marcos Valério. Ele dificilmente escapará da cadeia. Crises da magnitude da que estamos presenciando nunca terminam bem, podendo inclusive acabar em mortes. Por falar em crise, volta à berlinda o assassinato do prefeito de Santo André. Segundo seu irmão, foi crime político, com envolvimento de gente grossa do PT. Pelo andar da carruagem caberá ao ex-ministro José Dirceu explicar muita coisa. Vai acontecer em breve quando ele perder a imunidade, que está por um fio.

Sidney Borges

SEVERINO NA AMÉRICA

Ronaldo Dias
Ontem, para minha surpresa, (imaginem, surpresa) percebi, um anúncio ( muito mal produzido) de propaganda política do PP, Partido Progressista, no horário mais nobre da Globo: Da novela AMÉRICA. Me pareceu até, pelas repetições das chamadas, que o PP é patrocinador exclusivo do horário desta novela. Estão gastando um dinheirão danado. Milhões. Seria mais um "progresso" do presidente da Câmara Federal? Na tela, o locutor anuncia alto e, de bom som , que não aprovando a "criação" de mais impostos, o PP derrotou o governo. Não é que o Sr. Severino está conseguindo mesmo um lugar ao SOL? E olhem que não é aquele tórrido, lá no sertão de onde veio. Só falta agora, querer um green card e, ir morar em Miami.O PP tá podendo.

Notícias da Prefeitura

divulgação

Alfaces, almeirões e outros itens de saladas, além de tudo decorativos

Hortas suspensas despertam interesse em Ubatuba

A Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento vem apresentando à comunidade seu projeto de Hortas Suspensas. As duas últimas apresentações aconteceram durante a Festa de São Pedro Pescador e na edição do projeto Prefeitura no Bairro, realizada no último domingo, no bairro Perequê-Mirim.
O interesse das pessoas é grande, visto que o sistema permite cultivar hortaliças de pequeno porte, como alface, almeirão e rúcula, além de ervas medicinais e temperos, como alecrim, orégano, manjerona, entre outras, num pequeno espaço e o que é melhor ainda: sem nenhum tipo de agrotóxico.
Utilizando-se basicamente de garrafas PET, hastes de madeira e arame, as hortas suspensas necessitam apenas de cuidados básicos como iluminação e rega. “As hortas não precisam de muito espaço e várias hortaliças e temperos podem ser cultivados ao mesmo tempo”, diz Christian Bacci, agrônomo da Secretaria. “Em aproximadamente quarenta dias já é possível colher algumas variedades”, diz o agrônomo.
Ter uma horta caseira traz grandes benefícios, pois as verduras podem ser colhidas na hora, preservando seus nutrientes além da garantia da não contaminação por agrotóxicos. O benefício também é sentido no bolso. “O investimento inicial é o preço do pacotinho de sementes que a pessoa quiser cultivar, que custa no máximo três reais”, informa Christian.
A Secretaria pretende, conforme a procura, promover um curso para os interessados em montar a estrutura das Hortas Suspensas. “Nossa idéia é trabalhar com pequenos grupos, com no máximo 15 pessoas. Se houver um grupo fechado, como escolas ou sociedade amigos de bairros é só agendar através do telefone 3834-1077. Os demais interessados devem aguardar a formação dos grupos” completa o agrônomo. PMU



DAC comunica empresas aéreas do interesse de Ubatuba por vôos comerciais

O Departamento de Aviação Civil – DAC, enviou ofício a Prefeitura de Ubatuba na tarde de ontem, 4, comunicando ao prefeito Eduardo César que foram mantidos contatos com várias empresas aéreas conforme pedido feito pela própria prefeitura em reunião realizada no Rio de Janeiro, no mês passado.
Segundo o vice-prefeito Domingos dos Santos, que esteve no órgão junto com a deputada federal Mariângela Duarte, do PT, o DAC enviou correspondência às empresas Gol, Varig, TAM, Oceanair, Trip, Total e Pantanal, comunicando sobre o interesse de Ubatuba em manter vôos comerciais regulares em seu aeroporto Gastão Madeira.
“Precisamos agora firmar parcerias visando o balizamento do aeroporto, que inclui a sinalização noturna, para que possamos ter esses vôos regulares o mais rápido possível”, afirmou o prefeito Eduardo César, lembrando que essa medida irá beneficiar sobremaneira o município, atraindo um turismo de maior poder aquisitivo. PMU



Concurso revive tradição da Escultura na Areia em Ubatuba

A equipe de recreação da Secretaria de Esporte e Lazer promoverá no próximo dia 17 o Concurso de Escultura na Areia, na praia do Perequê-Açu. O concurso que já foi uma tradição na cidade deixou de ser realizado por alguns anos, mas, agora volta com força total, segundo Kátia Castilho, coordenadora de recreação da Secretaria. “Estamos trazendo de volta um concurso que sempre movimentou a cidade. No passado verdadeiros artesãos esculpiam nas areias do Perequê-Açu. É uma atividade onde o material é o mesmo para todos e a criatividade é o que conta”, lembra Kátia.
A coordenadora relembra fatos que ocorreram em provas anteriores. “Em 1997 ocorreu algo curioso: faltavam dez minutos para o julgamento quando uma onda destruiu uma réplica da estátua de São Pedro em tamanho original. O escultor, motivado pelo público presente, ainda conseguiu modelar um busto no tempo que faltava e ficou com o primeiro prêmio”.
O Concurso deste ano será dividido em quatro categorias: mirim (até 10 anos), infantil (11 a 14 anos), Juvenil (15 a 17 anos) e adulto. Os três melhores trabalhos em cada categoria receberão troféus e brindes.
O evento acontece no dia 17 à partir das 9h em frente ao Quiosque São Lourenço, na Praia do Perequê-Açu e as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esporte e Lazer, que fica atrás do Ginásio de Esportes Tubão. Mais informações através do telefone (12) 3833-3818. PMU



Banco do Povo em Ubatuba já financiou mais de R$ 500 mil

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César recebeu na última semana ofício da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho apresentando resultados do Banco do Povo Paulista, que está instalado em Ubatuba desde janeiro de 2002. Assinado pelo secretário de Estado Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, o documento informa que a agência de Ubatuba já concedeu 257 financiamentos, representando R$ 578.780,81.
O programa de microcrédito do Estado de São Paulo foi criado em 1998 e já financiou mais de R$ 256 milhões, concedendo além de 96 mil créditos a empreendedores formais e informais. Gerou 114 mil postos de trabalho diretos e indiretos, beneficiando mais de 385 mil pessoas.

Como utilizar

O Banco do Povo Paulista atende pessoas jurídicas e físicas que trabalham por conta própria, além de cooperativas e associações de produção. Os financiamentos destinam-se à compra de matérias-primas (capital de giro) ou de equipamentos, máquinas e ferramentas e variam de R$ 200,00 a R$ 5.000,00, podendo se elevar a R$ 25.000,00 quando se tratar de cooperativas ou associações. A taxa de juros é de 1% ao mês, sem qualquer taxa adicional. Em Ubatuba a agência do Banco do Povo está instalada na avenida Dona Maria Alves, 587, centro e funciona das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. O telefone para mais informações é o (12) 3833-7880. PMU



Ubatuba estréia nos Jogos Regionais

O esporte de Ubatuba faz sua estréia nesta quarta-feira, 6, nos 49º Jogos Regionais em Caraguatatuba. E quem primeiro entra em quadra é o futebol feminino que enfrenta, às a equipe de São Sebastião, no campo do Porto Novo, enquanto o masculino faz a sua estréia às 10h30, contra São Luiz do Paraitinga no Centro Esportivo. Já o futsal feminino enfrenta Taubaté às 9h30 no Ginásio do Olaria. Outra modalidade que estréia nesta quarta-feira, é o tênis de mesa feminino, que tem como primeiro desafio a equipe de Guaratinguetá.
Abertura – A delegação de Ubatuba que participou da abertura dos Jogos Regionais foi composta exclusivamente por mulheres. Dez atletas da ginástica rítmica e do karatê representaram a cidade no desfile que contou com a participação das trinta e cinco cidades que disputarão os Jogos até o próximo dia 17.
Acompanhando a cerimônia de abertura, estiveram presentes o prefeito Eduardo César, o vice, Domingos dos Santos e o secretário de esporte e lazer, Bittencourt Jr.
Eduardo pediu ao secretário de esporte que levasse aos atletas de Ubatuba uma mensagem de incentivo. “O desejo de ver Ubatuba no pódio é grande, nossas expectativas são boas, mas o melhor é ver que nossa cidade envia mais de duzentos atletas que farão com certeza, o melhor que puderem. Para mim todos já são campeões por estarem aqui. Que Deus abençoe a todos”, disse o prefeito.
Já o vice-prefeito Domingos dos Santos esteve na E.M.E.F. Dr Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro do Índia, onde a delegação de Ubatuba ficará alojada e a diretora Olímpia Souza Arruda, fez questão de mostrar as dependências do local. “Os atletas ficarão bem acomodados. É uma escola bem localizada e bem cuidada. Caraguá destinou à delegação de Ubatuba um local que merece medalha de ouro”, declarou o vice prefeito. A escola destinou nove salas para os atletas, uma para a coordenação e uma para a equipe de manutenção.
Embarque – Nesta quarta-feira, 6, embarcam para Caraguá as equipes de ginástica artística e karatê. A saída está marcada para as 19h, em frente ao Ginásio de Esportes Tubão. PMU



Projeto “A onda é Brincar” é iniciado em Ubatuba

Casa de faz-de-conta, mini-cidade, jogos lúdicos, jogos de regras, centro pedagógico e muito mais... Coisas que enchem os olhos de qualquer criança, agora ao alcance de todos
Mais de trezentas crianças do bairro Perequê-Mirim tiveram um domingo especial, marcado por muita diversão, brinquedos variados e um espaço montado especialmente para elas na Escola Municipal Maria da Cruz Barreto. Foi a inauguração da “Casa do Brinquedo”, que faz parte do projeto itinerante “A onda é brincar”.
A “Casa do Brinquedo” é um programa do Fundo Social de Solidariedade do Estado, que doa kits de brinquedos para os municípios. Esse programa nasceu como uma forma alternativa de tirar as crianças das ruas e envolvê-las em atividades que condizem com a idade. O objetivo é ensinar noções de higiene pessoal e de cidadania, além de estimular a sociabilidade e o respeito entre as crianças, através de atividades lúdicas e criativas. A coordenadora do projeto, Renata Ramos Martins, diz que esse trabalho visa proporcionar experiências novas às crianças. “Elas aprendem brincando lições que levarão para a vida adulta”.
Os brinquedos de Ubatuba foram recebidos no ano passado, mas a Casa do Brinquedo não foi montada. Na época, alguns brinquedos foram encaminhados para escolas e outra parte ficou guardada. Por essa razão, a primeira-dama municipal, Denise Montemor César decidiu fazer uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para colocar o programa, de uma forma diferente. No projeto “A Onda é Brincar”, a “Casa do Brinquedo” é itinerante e percorre todos os bairros da cidade, facilitando o acesso das crianças de comunidades mais distantes.
A “Casa do Brinquedo” é uma oficina itinerante que contém seis tendas de interesses diversos, para crianças de 2 a 12 anos. São dez profissionais, trabalhando na monitoração, acompanhamento pedagógico, manutenção dos brinquedos e desenvolvimento de atividades. A primeira-dama, Denise Montemor César diz que o trabalho foi executado em tempo recorde e é uma grande satisfação disponibilizar esses brinquedos para a comunidade. “Eles estavam guardados, sem utilidade. Nós completamos o que estava faltando, com a ajuda da Secretaria de Educação e levamos os brinquedos até as crianças. É uma grande alegria poder realizar um projeto como esse”. PMU



“Prefeitura no Bairro” realiza grande festa no Perequê-Mirim

Sessão de cinema, música, teatro, recreação, atendimentos na área da saúde e assistência social e muito mais. Tudo isso fez parte do evento no Perequê-Mirim

A comunidade do bairro Perequê-Mirim, em Ubatuba foi contemplada com diversos acontecimentos durante a semana que passou. O projeto “Prefeitura no Bairro” levou até lá serviços e melhorias que são resultado da ação conjunta de diferentes secretarias municipais. O trabalho teve início no começo da semana, com a Secretaria de Obras realizando manutenção e limpeza das ruas e se estendeu até domingo, com eventos que misturaram lazer, educação, cultura e saúde.
No fim-de-semana, as atividades aconteceram na Escola Municipal Maria da Cruz Barreto, que foi entregue à comunidade pelo prefeito Eduardo César, nesta mesma ocasião. Para comemorar, as crianças do bairro inauguraram também a “Casa do Brinquedo”, um projeto itinerante que é resultado da parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Fundo Social de Solidariedade.
Uma característica marcante nesses eventos tem sido o trabalho em conjunto. O levantamento das prioridades e planejamento das ações realizadas no bairro Perequê-Mirim foram feitos numa parceria entre a equipe da Assessoria de Assuntos Comunitários da Prefeitura, a Associação de Bairro do Perequê-Mirim e o vereador Romerson de Oliveira (Mico), morador do bairro. O coordenador do projeto, Claudinei Salgado diz que essa união é que determina o sucesso das realizações. “Comunidade, Prefeitura e Câmara trabalhando juntos é a parceria ideal para melhorarmos a nossa cidade”. O prefeito Eduardo César ressaltou e agradeceu à equipe que participou do evento e à comunidade que compareceu e prestigiou a grande festa. “Sem a união dos funcionários da prefeitura e a participação da comunidade, nós não conseguiríamos realizar essa festa tão bonita. Eu me sinto satisfeito e otimista, porque estamos conseguindo colocar em prática o ideal do governo participativo”.
Durante o final de semana, centenas de pessoas compareceram ao evento. Foram realizados 160 atendimentos na área da saúde, 50 cortes de cabelo, 82 pedidos de documentos diversos e cadastramento de 71 famílias no programa do governo federal “Bolsa-Família”. Além disso, aconteceram palestras diversas, exposição de arte, com pinturas ao vivo, recreação para adultos e crianças e jogos. Destaque para a horta suspensa, um projeto desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca. O próximo “Prefeitura no Bairro” será no Perequê-Açu, em agosto. PMU
 
Free counter and web stats