sábado, junho 11, 2005

Ubatubenses

O funcionário acusado de fraudar a prefeitura e que misteriosamente sofreu um atentado por parte de três, digo dois elementos encapuzados, disse ao ser interrogado pela polícia que está sendo ameaçado há quatro anos. Ameaçado por quem e por quê? Alguém mais sabia do esquema? Ontem conversei informalmente com um ex-secretário que trabalhou na administração anterior. Ficou clara a tentativa de minimizar o fato. Segundo ele, o atual prefeito exagerou ao dar visibilidade ao caso. Continuando, afirmou que o esquema começou a partir de janeiro. Ele também disse que na gestão passada aconteceram casos graves e que a administração soube tratar deles sem alarde. (!?) Estranhei a ênfase, hoje ao saber das ameaças, minha estranheza aumentou. Aproveito para informar aos leitores que o Ubatuba Víbora errou. Anteriormente afirmamos que o atentado fora praticado por três elementos, conhecidos como Larry, Moe e Curly. Não procede. Agiram apenas dois, Larry e Moe. Curly estava ocupado medindo as cumeeiras dos quisques.

Sidney Borges

Notícias da Prefeitura

PMU/SAU

Projeto dos quiosques com as modificações autorizadas pela Prefeitura

Prefeitura desembarga obras de quiosques da Praia Grande

Seis das oito obras de ampliação de quiosques na Praia Grande de Ubatuba que estavam embargadas desde o dia 18 de maio tiveram ontem à tarde (9) a liberação por parte da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura. Os permissionários tiveram que fazer um projeto da obra de reforma e/ou ampliação de acordo com as novas normas de padronização estabelecidas pela prefeitura. As obras serão retomadas e deverão obedecer aos seguintes parâmetros: altura máxima da edificação – 5,40 metros contados do piso da varanda; área coberta fechada de no máximo 63,00 m² correspondendo a um módulo retangular de 9,50 m e comprimento por 6,50 m de largura e a largura máxima das varandas de 4,50 m.
A prefeitura determinou a paralisação das obras porque nenhuma delas tinha o projeto aprovado pela Secretaria de Arquitetura e Urbanismo nem tampouco o alvará de reforma. Segundo Ary Jardim de Azevedo, secretário de Arquitetura e Urbanismo, o embargo foi necessário porque todas as reformas estavam sendo feitas sem o aval da lei.
Os quiosques que sofreram o auto de embargo foram: Ponto de Encontro, Ponto Chic, Kaiambá, Quiosque do Gordo, Asa Branca, Pica-pau, Arca de Noé e Cantão.
O secretário de Arquitetura, Ary Jardim informou ainda que está sendo providenciado junto a SAU o projeto de urbanização não só da orla da Praia Grande como também das demais praias de Ubatuba, nos moldes do Projeto Orla, do Governo Federal. Ary lembrou também que tanto os procedimentos básicos (abaixo) como o modelo oficial dos quiosques e as tabelas para preenchimento de A. R. T. encontram-se afixados no mural da Secretaria.

Procedimentos básicos para aprovação de projetos de quiosques

Requerimento
ART de responsável pela execução e fiscalização do projeto
04 vias de planta
04 vias de memorial descritivo
Aprovação na AEA de Ubatuba
Termo de permissão de uso
Documentação para aprovação no Serviço de Saúde Coletiva
Termo de Compromisso quanto ao fiel cumprimento da legislação específica sobre quiosque, bem como da contrapartida da urbanização do entorno do quiosque, segundo modelo a ser apresentado pela SAU
Caderneta de Obras PMU



Itaguá realiza Festa de Santo Antônio à moda antiga

Durante esse fim-de-semana, acontece a festa de Santo Antônio à moda caiçara, na Capela Nossa Senhora das Dores, no Bairro Itaguá. Um dos únicos que preservam a tradição no município, o Itaguá inicia as comemorações com novena, missas realizadas durante os nove dias que antecedem a festa. Seguindo a tradição, no bairro do Itaguá tem capelão, que entoa cantorias antigas, passadas de geração para geração. Além disso, tem o capitão do mastro, responsável por encontrar no mato um galho digno de receber a bandeira de Santo Antônio. O alferes da bandeira é seu guardião e o festeiro anuncia o início da festa soltando rojão. Até hoje tem procissão e as mulheres levam velas nas mãos, deixam aos pés de Santo Antônio, para encontrar marido.
O Itaguá é um bairro urbano que busca manter a cultura caiçara, convivendo com o asfalto, prédios, shoppings e bares. O folclorista Nei Martins, assessor cultural da Fundart, diz que essa é característica interessante. “Só o Itaguá e o Poruba mantém as tradições e homenageiam Santo Antônio como o povo antigo fazia”. O evento tem o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, a Fundart. Programação:

11/06 - sábado:
19:30 - reza
20h - apresentação quadrilha adulta
21h - show musical

12/06 - domingo:
19:30 - procissão e missa em Exaltação a Santo Antônio PMU

Humor

kacio

sexta-feira, junho 10, 2005

Do que ele está rindo?

arquivo


Você compraria um carro usado desse cara? E o Genoíno, você votaria nele? Em caso de respostas afirmativas, você é um caso perdido de fé cega. Só benzendo!

Sidney Borges

Editorial

Limpando Ubatuba
A fraude na folha de pagamento da prefeitura provocou um rebu danado na cidade. Só vi coisa parecida durante a época da campanha eleitoral, quando saíam as famosas cartas apócrifas denunciando candidatos. Um dia era um, outro dia o outro, as mazelas de todos acabaram expostas. Ontem não era incomum ouvir diálogos do seguinte teor:
- Onze facadas!
- Onze! Não é muito?
- Não, ele ainda correu morro acima com a faca cravada no peito e só então ligou pelo celular para pedir socorro!
- Queima de arquivo, só pode ser isso.
- Quem seria o mandante do crime?
- Ora, você ainda tem dúvida?
- Levaram milhões, é uma quadrilha muito bem organizada.
- Ameaçaram até o prefeito!
- Não me diga!
- Digo sim, ele agora só anda com colete à prova de balas.
E por aí a coisa andou. Em cada esquina havia uma rodinha comentando, era o assunto do momento, nem a derrota para a Argentina, nem os quiosques, nem a crise política de Brasília, nada tinha importância. Só se falava no atentado! A prefeitura fez bem. Descobriu o golpe e agiu prontamente. É difícil numa estrutura complexa como a do executivo municipal ter controle sobre tudo. Em muitas situações a coisa anda na base da confiança nas boas intenções dos funcionários. Quase sempre dá certo, a maioria da população é honesta e ordeira. No entanto, há alguns que se acham acima do bem e do mal. Nesses casos é preciso que a sociedade faça a sua parte. Ao se observar sinais evidentes de enriquecimento sem causa comprovada, cabe denunciar. Dinheiro não dá em árvore, com o salário do funcionário afastado (R$ 1400,00) não é possível fazer muita coisa, além de sobreviver dignamente. Não dá para montar negócios, ter diversos automóveis nem viajar constantemente para lugares caros. Aliás, nem o salário de vereador, nem o salário de prefeito são suficientes para tornar alguém rico. Portanto, se você perceber que algum político (no poder ou fora dele) vive à tripa forra, gastando sem medir conseqüências, denuncie ao Ministério Público, escreva para o Ubatuba Víbora, grite, esperneie, faça alguma coisa, mas não fique quieto. Precisamos colocar os “espertos” no lugar deles. A cadeia.

Liberadas as obras dos quiosques

O embargo dos quiosques foi suspenso. Nada temos contra a decisão, que só poderemos julgar após conhecer o mérito do que foi decidido. Só lamentamos a falta de informação. Estranhamente, a cidade não foi comunicada. O que foi alterado no projeto das obras que estavam embargadas? O que vai acontecer com as obras complementares, feitas à revelia do poder público, como muretas jardins e coisas afins? Há intenção de se fazer um projeto urbanístico na Praia Grande? Se há, como os quiosques agora liberados vão se situar? Houve alguma discussão nesse sentido? Com a liberação, o problema não terminou, na verdade, apenas começou. A Praia Grande precisa urgentemente ser urbanizada!

Sidney Borges

Prezados leitores,

"O Mundo de Bobi" – Estórias para boi dormir
Não há como ficar indiferente às supostas alegações de "atentado", ou seja, de "tentativa de homicídio" sofrida por certa pessoa.
Ora, é notório o fato de que: se "bandidos homicidas" vão matar alguém, ainda mais para "calar alguém" e em sendo três os supostos executores do crime, entende-se, pelo que vemos na mídia e nas estatísticas, que teriam feito de forma mais brutal (ou tiro, ou paulada, várias facadas para atingir um órgão vital), enfim, outros meios "mais eficientes".
Estranheza também causa o fato de que os supostos bandidos tenham sido idiotas o bastante ou bonzinhos e com muita compaixão de não terem "pego" o celular da suposta vítima, justamente para dar a ela a oportunidade de vida e de um dia tornar-se a testemunha crucial em um processo criminal de tentativa de homicídio contra eles proposta. Difícil, outrossim, não pensar em: "sem querer querendo numa auto-lesão".
É, tem gente aprendendo muito com as "artes ocultas do imaginário" e da "cara-de-pau", muito aplicadas em Brasília e da política do "não fui eu", "eu sou a vítima", "é uma conspiração contra a minha pessoa" (conspiração internacional?).
Alguém está assistindo muito um desenho chamado "O Mundo de Bobi".
Tamanha imaginação. Sim, mas é válido (válido no enfoque de um suposto ato desesperado), pois que estória mais se poderia argüir? Seria a de quem matou Lineu? Ah, não. Esta já sabemos.
Quem serão os três "bandidões"? Os três patetas? Seriam integrantes da: gang da "Laura", da "Nazaré" e do assassino do "Jorge Junqueira”?
Não! Pode ter sido "Satan" Hussein. Alguém duvida? Será? É um mistério.
Quem pode duvidar disso? Eu não duvido. Mas também, não acredito. Estranho, não?
Parece que pode haver, como está sendo tentado, em tese, uma "inversão" de acusado para vítima.
Fatos assim não podem cair no esquecimento, pois há quem diga que "se esquecemos o passado estamos condenados à repeti-lo" .
Bem. Suposições à parte, o que nos importa descobrir além da verdade, ou seja, do (s) verdadeiro (s) culpado (s) para que seja aplicada a Justiça, é também se descobrir o quantum teria sido desviado e se o Povo de Ubatuba (a maior, senão a única vítima nesta história toda) conseguirá reavê-lo. Aí, já é outra, mas outra história...
De um cidadão Ubatubense no exercício de seu direito de expressão.

Carlos Eduardo Santos Midões
carlosmidoes@hotmail.com

O IMBRÓGLIO DA COISA

Ernesto F. Cardoso Jr.
Falar sobre os quiosques é o assunto do momento aqui neste arraial jurídico de nome Ubatuba, e é bom que assim seja, pois, é preciso esquentar a “festa” em que se apraz este município, quiçá este país, da mesma forma como se esquenta a “festa” que rola e se reanima no arraial nacional, pela recorrente temática da corrupção, da qual quase todos participam (leia artigo de João Ubaldo Ribeiro na revista VEJA de 18/05/05) e do inquebrantável desmatamento amazônico, o mais suicida dos atos nacionais modernos (pois, outros já praticamos em nossa longa história), que nem um SIVAM – Sistema de Vigilância da Amazônia detectou, a despeito de ser o mais moderno e sofisticado sistema de acompanhamento, em tempo real, de toda e qualquer atividade no planeta amazônico. Sim, pois, que só pode ser mesmo um outro planeta, distante anos-luz desta Terra, para só tomarmos conhecimento, agora, daquilo que o mundo global há anos vê e o universo registra sem cessar há décadas.
Mas, é assim que o arraial nacional se esquenta. São “danças” variadas e recorrentes, que tornam nosso gingado mais sexy, colocando-nos, frente ao mundo, como o eterno país do carnaval. Mais uma vez, a moderna qualificação de Charles De Gaulle se confirma e aqui, em nosso arraial menor, junta-se à antiquada e sovada “maldição de Cunhambebe “(“no creo en brujas, pero que lás hay, las hay”), confirmando-nos como um país de aviltante irresponsabilidade e desfaçatez; farsante e enganador.
Falar o quê sobre os quiosques? Eles vieram para ficar. Fazem parte não só de nosso patrimônio econômico, como, também, de nosso acervo paisagístico, emoldurando nossas praias do jeito que se gosta. Se hoje são objeto de tanta discussão, superficial quer-nos parecer e pouco conseqüente, é simplesmente porque, ainda, não nos dedicamos a atualizar e implementar nosso Plano Diretor, de forma global e competente, à altura do espírito e da letra das leis federais e estaduais que o exigem, na busca objetiva de menos “quentão” e de mais “canjica”, alimento mais substancioso para um desenvolvimento econômico, social, ambiental, turístico e o que mais lhe compita projetar, condizente com nossa potencialidade em riquezas naturais excepcionais.
Se nossos legisladores e, obviamente, com eles nossa sociedade, houvessem gasto um décimo do tempo despendido promulgando as dezenas de leis inconstitucionais sobre os quiosques e o comércio de praia, outorgando-lhes, ao arrepio de leis maiores, domínio crescente sobre nossa paisagem, ao invés de elaborarem leis e desenvolverem ações que atraíssem investimentos para um turismo mais arejado e mais condizente com o patrimônio natural deste município, e hoje não estaríamos nesse formidável imbróglio jurídico que configura essa coisa – os quiosques de Ubatuba, que alegram tanta gente e incomodam tantos outros.
Permitam-nos aqui repetir o que nos parece uma verdade clara e de fácil comprovação: quanto mais incentivarmos a exploração do turista, tanto menos exploração turística teremos, no bom e desejado sentido do desenvolvimento turístico, colocando nosso patrimônio natural no centro desse objetivo. Mas, é preciso, como recomendamos há poucos dias, menos solilóquios (a fala, ou discurso de alguém consigo mesmo, o monólogo) e mais elaborações lúcidas, inteligentes, solidamente fundamentadas, sobre o imbróglio não só dessa coisa, os quiosques, mas de todas as demais coisas que tem colocado este município em meio a um geral imbróglio econômico, social, político e o que mais o seja, impeditivo de permitir-lhe a consecução de sua vocação.
Há na Teoria Econômica um capítulo importantíssimo, dominante, que se intitula “Análise Marginal”. Nesse capítulo, aprendemos com maior detalhe e profundidade a respeito das forças que afetam a oferta e a procura de bens e serviços em relação ao benefício final, à renda. E, nesse estudo, enuncia-se a chamada “ Lei da produtividade física marginal finalmente decrescente”, pela qual é possível, teoricamente, no entrelaçamento das curvas de oferta, procura e renda, definir o “ponto de retorno decrescente”, após o qual, à medida que mais insumos são colocados no processo produtivo, digamos, por exemplo, na agricultura de um dado pedaço de terra, menores resultados econômicos são obtidos, em razão de ser fixa essa quantidade de terra disponível. É só parar para pensar um pouco e não será difícil entender o que esta lei nos ensina sobre toda a economia em nosso redor.. Há, nesse exemplo, uma quantidade definível de sementes, adubo, humidade, calor, etc. que podemos aplicar sobre essa dada extensão de terra, na busca da maximização do produto final. Além dessa quantidade de insumos, o aumento do produto torna-se descrescente.
Pois bem, já de há muito atingimos o ponto de retorno descrescente em nossas formas de desenvolvimento turístico, pela exagerada, desmedida e desqualificada exploração do turista. Esta exploração poderia ter um bom sentido, na medida em que se aplicasse de forma dosada na satisfação do turista, mas, não é o que se observa.. Além desse ponto, o produto – o turismo de boa qualidade, torna-se decrescente, pois, a saturação da oferta de produtos (pobres em sua maior parte), excede a capacidade e o interesse de absorção pelo turismo de boa qualidade e o ambiente transforma-se nesse camelódromo desenfreado, de muitíssimo mau gosto, que loteia nossas praias, enxotando o turismo de boa qualidade para além, com retornos decrescentes, também, para cada agente econômico envolvido - um achincalhe à pujança e beleza da natureza que nos circunda e uma prova cabal de ignorância de como se desenvolve esse mercado turístico.
Falar, pois, apenas, dos quiosques, é tocar, somente, a ponta de um imenso iceberg, que encobre um imbróglio de intrincadíssima textura jurídica, política, econômica, social e ambiental, que nos descaracteriza e nos remete a um futuro muito pouco promissor.
Efcardosojr@uol.com.br

Sr. Prefeito:

César Prates
Agradecido pela atenção dispensada, pois não houveram mais criticas oficiais sobre a minha insatisfação com sua assessoria.
Também fiquei contente de saber que o Secretário do Meio Ambiente sobre quem relatei uma desavença ocorrida com a Guarda Municipal tenha se retratado para assumir de vez a secretaria, é isso mesmo, pisou na bola é só se levantar e começar a jogar de novo.
Como me dispus a ajudar... e discutir sobre administração pública....
Vou lembrando mais uma vez o que falei sobre o Banespa.
O tempo dele já era, procure bancos mais eficientes no atendimento e com melhor tecnologia para cuidar das finanças Municipais, o rapaz desviou, porém o Prefeito também é responsável ou não é?
Muda logo de banco, será para o bem de todos, ninguém agüenta mais, uma hora é baixa que não chega, outrora é dinheiro que some...
Outra coisa, a oposição tá dentro do seu quintal, cuidado com ela, tá louca pra te pegar, tá mais fácil se aliar à antiga do que com a nova.
Tentaram uma CPI, que não passou, vão propor outra, que se a situação tentar barrar não vai pegar bem, e o pior é que podem tentar uma terceira, que aí o bicho pega, o negócio tá feio na Vigilância Sanitária, é preciso dar uma olhadinha melhor por lá...
Aproveitando o assunto pergunto:
A chefia tem sede onde?
Aqui ou em Brasília?
Não é mais barato ser aqui?
Assim a Prefeitura não precisa pagar passagem de avião pra lá e pra cá, aí sobra mais dinheiro pra comprar carro e investir aqui, tem muita vistoria atrasada por falta de carro. E as multas, que eram raras e na casa dos reais passaram a ser várias e para a casa dos dez mil reais, vai quebrar muita gente, tem gente que não consegue nem pagar o aluguel... Que dirá as multas.....
E o abençoado do AVCB, da uma olhadinha como funciona na Prefeitura de Caraguá, lá o Prefeito resolveu e ainda arrecada para dar o prazo.
Escute quem pode ajudar, fico feliz com as palavras que ouvi do Charles logo cedo, disse ele: “O Prefeito não é mais o mesmo de janeiro, tá mudando, e pra melhor.”
Como já disse acredito no seu trabalho, e torço por ele, mesmo porque será o saneador para quem administrar depois de 2008.
Um abraço e boa sorte.
Regularize@estadao.com.br

Desassoreamento, trabalho urgente

divulgação

Vereador Charles Medeiros na reunião que discutiu o problema dos rios

Nesta ultima quinta-feira, dia 9, esteve em Ubatuba uma representante do D.A.E.E. (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Sra. Maria Lúcia, atendendo solicitação do vereador Charles Medeiros. O assunto que motivou o pedido do vereador é da maior importância, entretanto só é lembrado quando o mal está instalado, por ocasião das chuvas fortes do final do verão. São as inundações, que provocam tantos danos e que poderiam ser contidas se fosse feito um trabalho de desassoreamento dos rios que cortam Ubatuba. Tratando do tema estiveram reunidos o vereador Charles Medeiros, José Roberto Campos Monteiro Júnior (responsável pela Região Norte), Vital Moreira (representando a Regional Sul), Sra. Maria Lúcia e assessores. Na conversa foram abordadas formas de ação para serem implementadas na prevenção dos alagamentos. Após serem discutidos os locais onde o problema é mais grave, foram feitas vistorias nos rios: Indaiá, Taquaral, Grande, Tavares, Acaraú, Maranduba e Araribá, para se ter panorama real da situação. A vinda da representante do D.A.E.E. a Ubatuba é o primeiro passo para ser criada uma parceria com o executivo da cidade. Na seqüência começarão a ser executadas as obras. Com a chegada da máquina “Poclaim S-90”, específica para esse tipo de trabalho, serão iniciados os trabalhos. Primeiramente nos rios Acaraú e Tavares, atendendo o núcleo Bota-Fogo e adjacências. Depois será a vez do Rio Araribá e seus afluentes. Concluída essa fase, os trabalhos serão estendidos aos demais rios do Município.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Notícias da Prefeitura

Prefeitura requer bloqueio de bens do ex-funcionário

Ação pede bloqueio dos bens de ex-funcionário demitido por suposta fraude e de sua namorada e sócia

A Prefeitura de Ubatuba protocolou hoje, 9, junto ao Fórum uma ação de Medida Cautelar Inominada contra Alvelino Almeida da Cruz Junior, ex-funcionário público municipal e de sua sócia e namorada. A ação tem como objetivo o bloqueio dos bens dos acusados e o ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público pelos desvios ocorridos na folha de pagamento da Prefeitura. Além disso, a Prefeitura ainda solicita a condenação de Alvelino por atos de improbidade pelas condutas ilícitas lesando os cofres públicos.
Segundo o Banco Banespa, a namorada e sócio do ex-funcionário aparece no relatório de pagamento nominal dos servidores do mês de dezembro de 2004. De acordo com a ação, a Secretaria de Administração, ainda na fase de apuração, encontrou na Seção de Pessoal, local onde é elaborada a folha de pagamento, um disquete contendo informações relacionadas com a transmissão eletrônica, ao Banco Banespa, do mês de outubro de 2004, onde também notou-se, novamente, a transferência de valores em nome da namorada de Alvelino, pessoa não vinculada ao quadro dos servidores municipais.
A Prefeitura estima que deva ser ressarcido ao cofres públicos mais de R$ 300 mil, levando em conta a média de transferências ocorridas desde outubro do ano passado.
Alvelino de Almeida era Encarregado do Setor de Cálculos e Salário desde 1º de janeiro de 2001. Segundo a ação, “a Administração preocupada em alcançar o ressarcimento dos valores aos cofres públicos recorre ao Judiciário para ter a presente medida deferida; pois como se verifica, mesmo a “olho nu” o patrimônio adquirido pelo requerido Alvelino, em tão pouco tempo, aparentemente, não é compatível com o que o mesmo percebia de salário mensal (R$1.349,43).” PMU



Tradicional Festa de São Pedro acontece em novo local esse ano

Essa tradição teve início em 1923, quando o padre caiçara Francisco Lino dos Passos, celebrou uma missa no mar.

Este ano, a 82ª edição da tradicional Festa de São Pedro, em Ubatuba, será realizada no espaço ao lado do Aeroporto da cidade, visando proporcionar maior conforto e segurança aos visitantes. O evento cresce a cada ano e a Ilha dos Pescadores não comporta mais tanta gente. Durante toda a semana, que vai de 24 a 29 de junho, a expectativa é receber mais de 20 mil pessoas, entre moradores e turistas.
A programação da festa está relacionada à cultura caiçara, valorizando o artista local e os artistas que trabalham com a arte regional. Música, procissão marítima e terrestre, danças folclóricas, tainha assada, corrida de canoas e muitas outras atrações fazem parte dessa festa. Vale a pena conferir!

PROGRAMAÇÃO - Aeroporto de Ubatuba

24/JUNHO
19h - Benção da Vila dos Pescadores - Morro da Prainha
19h30 - Procissão do Mastro - do Morro da Prainha ao Aeroporto
20h - Levantamento de Mastro e abertura da Capela de São Pedro - Aeroporto
20h30 - Apresentação da Quadrilha “Itapoá” - Aeroporto
21h - Concurso para escolha da Rainha dos Pescadores - Aeroporto
22h - Show - Banda Criativa – Aeroporto

25/JUNHO
20h - Apresentação de grupo folclórico: Dança da Fita do Bairro do Itaguá
21h - Shows - Grupo Tupínambras e Grupo Rio Acima – Aeroporto

26/JUNHO
14h - Corrida de Canoas - Praia do Cruzeiro
20h - Apresentação da Banda Lira Padre Anchieta - Aeroporto
22h - Show - Banda D’Jahga – Aeroporto

27/JUNHO
20h - Apresentação dos grupos folclóricos:
Fandango Caiçara e Caiçarada das Violas
21h - Shows - Sexteto Caiçara e Banda USINA S/A – Aeroporto

28/JUNHO
20h - Apresentação do grupo parafolclórico: Alto do Boi de Conchas
21h - Shows - Grupo Artigo 5º e Zé Cupido e Cláudio do Vale – Aeroporto

29/JUNHO
14h30 - Procissão Terrestre
15h - Procissão Marítima e Benção dos Anzóis
17h - Missa Campal - no pátio do Mercado de Peixe
20h - Apresentação da Retreta Maestro Pedrinho - Aeroporto
22h - Show de encerramento com a Banda San Francisco – Aeroporto PMU



Produtor de filme Tourists doa computadores a Prefeitura

O prefeito Eduardo César recebeu ontem, 9, a doação de três microcomputadores feita pela produção do filme “Tourists”, que há cerca de um mês vem sendo realizado no município.
Os microcomputadores foram doados para a Biblioteca Municipal e poderá ser utilizado pelo público para realizar pesquisas na internet. Segundo o prefeito “trata-se de mais uma parceria que visa o bem da comunidade”. “Estamos felizes em poder dotar a nossa biblioteca com mais esse recurso”, enfatizou.
Segundo Caíque Martins Ferreira, dono da produtora Movie Makers, que em parceria com uma produtora norte americana realiza o filme, praticamente 90 por cento da película está sendo rodada em Ubatuba. “Durante sete semanas, a nossa equipe, composta por mais de 100 pessoas, se hospedou em Ubatuba e utilizou-se de toda a sua infra-estrutura, desde restaurantes até aluguéis de vans e contratação de figurantes. Segundo Caíque, apenas uma pequena parte do filme será locado na Chapada Diamantina. E o crédito, de acordo com ele, será dado a Ubatuba, cidade que foi escolhida por contar com todos os requisitos que o filme pedia, como cachoeiras, praias, florestas, despenhadeiros e até favela. PMU



Pós-Graduação em Administração Pública em Ubatuba

A Universidade de Taubaté, campus Ubatuba, inicia neste mês o curso de Pós Graduação em Administração Pública. A aula inaugural acontece neste sábado, dia 11 de junho, às 10 horas, com o professor Dr. Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Administração. As matrículas ainda podem ser realizadas até amanhã, dia 10. Mais informações pelos telefones (12) 3832-2460 ou 3833-1750. O Campus da Unitau em Ubatuba está localizado na avenida Castro Alves, 393, no bairro do Itaguá. PMU



Basquete de Ubatuba faz pausa nesta semana

A partir do dia 17 só os vencedores continuam na disputa

Os campeonatos municipais de basquete de Ubatuba param neste final de semana, mas na próxima semana, voltam com tudo para a disputa das semifinais. O torneio da Escolinha Municipal entra em quadra na tarde de sexta, dia 17, às 16h30 para as partidas SurfNet X Eletronorte e Ubatuba automóveis X Mercado 24 Horas.
Ainda no dia 17, à noite, é a vez das semifinais do torneio Adulto Masculino. Os jogos Docelar X Clínica de Fraturas e Hlera X Tortilhão vão esquentar a noite.
A Copa Tamires Barbosa de Basquete Feminino tem as partidas semifinais disputadas no sábado, 18, a partir das 11h. As partidas Maria Alves Ferragens X Pescados Katito e Restaurante Senzala X Sanets Dedetizadora definem os finalistas. Todas as partidas serão disputadas no Ginásio de Esportes Tubão. PMU



Agenda cheia para os amantes do esporte em Ubatuba

Futebol, vôlei e natação marcam presença no fim-de-semana esportivo

Mais um fim-de-semana movimentado para o esporte em Ubatuba. Programe-se e divirta-se.
Futebol - Neste sábado, 11 o campeonato da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles prossegue com as partidas começando às 9 da manhã no Estádio Ciccilo Matarazzo. Confira a rodada: Mercado 24 Horas X Irmãos Ribeiro, Smidi Calçados X Marconi, Varejão Santa Rita X Ismael Comida Caseira, Rei do Camarão X Jija Locadora, Rossi Calçados X Quiosque Vovô Almiro.
A segunda rodada do Campeonato Interbairros 2005 vai movimentar as quatro regiões da cidade no sábado. O campo da Emdurb recebe à partir das 8h30 a partida de estréia do Jardim Carolina, que enfrenta o Ipiranguinha. Na seqüência o Valense tenta a reabilitação contra o Lírio Bela Vista, autor da maior goleada da primeira rodada. Em Itamambuca, à partir das 9h, jogam Estufa I X Sumidouro e Perequê Açu X Itamambuca. No mesmo horário a região Sul acompanha as partidas Maranduba X Saco da Ribeira e Lagoinha X Sertão da Quina. No Itaguá a equipe da casa enfrenta a equipe do União dos Bairros. O time da Silop enfrentará o Itaguá.
Vôlei - As partidas de volta do play-off da fase semifinal masculina da Livovali acontecem no final de semana no Ginásio de Esportes Tubão. No sábado, 11, às 15h, o time infantil recebe a equipe de Taubaté, e no domingo,12, é a vez da equipe infanto juvenil enfrentar Caraguá. Ubatuba se classifica para as finais em caso de vitória nas duas categorias, já que venceu os jogos de ida. O terceiro jogo, se necessário, também acontece no Tubão em data a ser definida.
Feminino – A equipe infantil feminino da Secretaria de Esporte e Lazer enfrenta Jambeiro no jogo de volta do play-off da Taça Prata da Livovali. A partida acontece no sábado à partir das 11h30 no Tubão. No jogo de ida, Ubatuba venceu por três sets a zero.
Natação - No domingo, dia 12, na praia da Almada a primeira etapa do 9º Circuito de Águas Abertas. O Circuito é dividido em quatro percursos: 250, 500, 1000 e 3000 metros. A organização premiará as três melhores equipes com troféus e os oito melhores classificados em cada categoria. Ao final do circuito serão premiados os três melhores atletas do ranking. A largada está prevista para as 9 da manhã. PMU

quinta-feira, junho 09, 2005

Suspeitos!

FBI


Cuidado gente! Esses elementos são perigosos. Depois de tentar matar um jovem a facadas, tentarão atacar outras pessoas, quem sabe a golpes de travesseiros. Quem os teria contratado? É a pergunta que assola a mente dos pacatos cidadãos ubatubenses. Cautela pois!

Sidney Borges

A ELITE É BRANCA E MASCULINA

Rui Alves Grilo - Professor
Esta é a conclusão que o Dr. Valter Silvério, professor da Universidade Federal de São Carlos chegou após a apresentação de dados que comprovam o alto grau de discriminação contra negros e mulheres. Nem mesmo aqueles que conseguem o mais alto grau de escolaridade escapam a isso, pois enquanto os brancos recebem 12,5 salários mínimos, os negros recebem apenas 8. Esses dados foram apresentados no Curso Educando pela Diferença para a Igualdade, que se iniciou em 07/06 em São Sebastião, para os professores do Litoral Norte. Está sendo promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em parceria com a Universidade Federal de São Carlos. O curso está acontecendo simultaneamente em 35 Diretorias de Ensino de São Paulo, sob a forma de teleconferências, aulas presenciais e uso da educação à distância, via Internet.O curso tem como prioridade a reflexão para a construção de práticas pedagógicas que tratem de uma forma mais satisfatória as questões das diferenças sociais, étnicas e de gênero. Se quisermos uma sociedade democrática, não dá para aceitarmos que 72% dos analfabetos funcionais sejam negros e apenas 20% sejam brancos. Segundo o IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas – essas gritantes diferenças entre os níveis de qualidade de vida entre brancos e negros e entre homens e mulheres só podem ser explicadas pela discriminação racial ou de gênero. A participação de uma pequena porcentagem de negros na universidade empobrece a cultura de um país, porque cada etnia tem uma forma de produção e de elaboração do conhecimento e da cultura. Sendo a Universidade, o lugar onde se sistematiza e se difunde o conhecimento, a ausência do negro causará profundas lacunas, uma das quais é o fato de sua história ser contada do ponto de vista do branco que sempre o explorou. Para ele, este é um dos motivos para se defender as quotas para negros e índios.


LER E ESCREVER É VIVER

Esta oficina tem como objetivo sensibilizar os participantes para a compreensão da linguagem como instrumento essencial para o conhecimento, a percepção e a expressão de si, do outro e do mundo. Para isso, serão utilizados diferentes tipos de textos (jornalísticos, poéticos, literários...) e diferentes suportes (livro, jornal, tv, vídeo, cinema).

As sessões serão às quartas-feiras, das 15 às 18 h, para maiores de 10 anos.
Inscrições gratuitas na FUNDART, no horário comercial.

Ele “pode estar indo embora”...

Miriam Tabarro
Notícia alvissareira. Li num jornal (Estadão) que as empresas de call center resolveram dar um basta no uso do gerúndio que há algum tempo alastrou-se qual uma praga na língua falada. A medida tem um sentido econômico e outro prático: o de diminuir o tempo das ligações e, portanto, dos valores pagos por elas, e também o de atender seus clientes que se irritam com tantos verbos, problema identificado numa pesquisa de satisfação.
Sempre me perguntei qual seria a origem desse irritante modismo e em que segmento profissional ele teria surgido? Sem achar uma resposta razoável, uma das hipóteses é a dele ter surgido entre os professores da rede pública de ensino, classe que de forma mais constante e exagerada o utiliza.
Não há como se comprovar, mas parece que o gerundismo veio mesmo no embalo do desenvolvimento das empresas de telemarketing e serviços de atendimento ao consumidor (SAC) que explodiram por aqui com a privatização das telecomunicações, nos anos 90. Traduções e emprego “ipsis verbis” de manuais de call center disseminaram essa praga. Nestes textos (eles aparecem na tela do computador durante o atendimento), o que em inglês era “I will be sending”, virou em português “eu vou estar enviando”, em vez de simplesmente “vou enviar”. Esquecemos de empregar nosso futuro simples para complicar a língua com 2 ou 3 verbos juntos para o mesmo significado.
Na tentativa de reverter esse vício, as empresas de telemarketing tomaram algumas medidas radicais. Uma delasfoi contratar professores de português, outra de promover concursos, premiando quem conseguir falar algumas frases sem usar o dito cujo gerúndio, outra ainda colocando ao lado do computador avisos do tipo “é proibido gerundiar” e até medidas punitivas como a de diminuir bonificações salariais conforme o números de vezes que o funcionário “gerundiou”.
Esse infortúnio gramatical contaminou sem escrúpulos nossa língua falada. Você pede uma informação e tem de esperar a pessoa despachar todos os “vou estar confirmando”, “vou estar ligando”, “vou estar cobrando”, “vou estar recebendo”, depois resumir tudo, tirar noves fora, jogar um monte de verbos no lixo e ficar com o que realmente interessa. Que desperdício!
Além do mais, o uso desse tempo verbal sempre me pareceu uma atitude velada de não comprometimento, de se eximir de responsabilidades. As respostas nunca são conclusivas, passando um quê de “pode ser, ou pode não ser. Ouvir um “vou estar refazendo suas contas” é diferente do que “vou refazer suas contas”, frase de conotação mais decidida, que não deixa dúvidas sobre sua execução.
Parece que o pobre gerúndio, tão usado e desgastado, está com seus dias contados. Descanse em paz.

Extra, extra!

Ubatuba – Em edição extraordinária o Ubatuba Víbora informa aos leitores que a polícia já tem uma pista dos elementos que tentaram assassinar o ex-funcionário da Prefeitura. Os três suspeitos, que agiram encapuzados, respondem pelos nomes de Larry, Moe e Curly. Só não conseguiram concretizar a intenção malévola pela ação do Governo Federal, que tirou de circulação as armas dos bandidos. Há indícios que parte do dinheiro arrecadado era enviada para Brasília, para ser usado no esquema do mensalão, recentemente denunciado pelo deputado Roberto Jefferson. O Ubatuba Víbora ouviu um experiente “ocultista”, estudioso das mensagens de Nostradamus. Ele vê nos acontecimentos recentes sinais do fim dos tempos. Está nas profecias: “no passado Deus insatisfeito com os homens, castigou-os através do Dilúvio. Desta vez enviou o Delúbio”. É caso para CPI.
Fonte: Agência Pessonha

Notícias da Prefeitura

Prefeitura pede ao Ministério Público rigor na apuração de irregularidades

Além do pedido à Promotoria, a Prefeitura irá contratar uma auditoria e nomear a comissão de sindicância interna

A Prefeitura de Ubatuba entregou na tarde de ontem (8) para o promotor da Habitação e Cidadania de Ubatuba, Oswaldo de Oliveira Coelho, uma representação junto ao Ministério Público para que os fatos envolvendo o suposto desvio de dinheiro na folha de pagamento sejam apurados com rigor. Segundo o secretário de Administração da Prefeitura Silvio Bonfiglioli Neto, o documento entregue a Promotoria relata os principais fatos envolvendo a descoberta de indícios de irregularidades na folha de pagamento da Prefeitura e pede a apuração dos fatos.
Além disso, a administração solicitou ao banco Banespa toda a documentação envolvendo a folha de pagamento da Prefeitura de 2005 e também dos anos anteriores. Um ofício também foi encaminhado a empresa Selectron, responsável pelo fornecimento do software e suporte técnico à Prefeitura, para que ela envie o mais rápido possível, todas as informações coletadas a partir do sistema, que possui uma auditagem interna.

Sindicância e auditoria

O prefeito Eduardo César deverá nomear ainda hoje (9) a comissão de sindicância interna que irá apurar todos os fatos relacionados ao suposto desvio de dinheiro da folha de pagamento. Deverão compor a comissão, funcionários de carreira não pertencentes às secretarias de Administração e de Fazenda e Planejamento e que deverá concluir os trabalhos em 30 dias. Também hoje a prefeitura deverá contratar a empresa de auditoria externa que irá acompanhar as investigações da comissão de sindicância.

Entendendo o caso

Após descobrir indícios de irregularidades na folha de pagamento da Prefeitura, o prefeito Eduardo César, na tarde da última terça-feira, dia 7, exonerou o funcionário responsável pelo sistema de informática da folha de pagamento e pediu junto ao delegado de polícia de Ubatuba, Fausto Cardoso, a instauração de inquérito policial para apurar os fatos.
O funcionário responsável pela entrada de dados no sistema e o seu envio para o banco, estava na função há mais de quatro anos e há indícios de que as irregularidades vinham acontecendo há bastante tempo, desde a administração anterior. Ao receber, na noite de segunda-feira, dia 6, o relatório analítico do banco, a prefeitura confirmou a existência de irregularidades na folha de pagamento referente a maio, no valor de R$ 28.445,00.
“Queremos dar transparência total aos nossos atos e queremos que a imprensa acompanhe todos os passos dessa investigação até que tenhamos a punição exemplar dos responsáveis ou do responsável, com a devolução do dinheiro público”, adiantou o prefeito. O delegado titular de Ubatuba, Fausto Cardoso, presente a coletiva convocada pelo prefeito na tarde de terça-feira, afirmou que vai instaurar de imediato o inquérito policial que irá ouvir todas as partes envolvidas e iniciar a análise das provas periciais. PMU


Fundo Social recebe doações para Campanha do Agasalho


O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba recebeu dos publicitários Emílio Campi e Eduardo Russo uma doação de peso para a Campanha do Agasalho. Foram doadas as produções de arte final do cartaz e spots para rádio e a produção do vídeo (filmagem e edição). A campanha que tem como slogan “Vamos juntos enfrentar esta onda de frio” será veiculada em emissoras regionais e locais, rádios e jornais locais. Se a Prefeitura fosse pagar pelos serviços iria arcar com R$ 1.650,00. “Acreditamos que a doação é uma forma de colaboração voluntária, já que se trata de uma campanha séria e nos alegramos em estar participando junto com o Fundo. Toda a comunidade deveria estar envolvida”, acredita Emílio Campi.

Postos de Arrecadação:

Prefeitura Municipal de Ubatuba
Av. Dona Maria Alves, 865
Secretaria de Assistência Social
R. Paraná, 375
Ginásio de Esportes Tubão
R. Professor Thomaz Galhardo S/Nº, Centro
Sabesp
Av. Dona Maria Alves, 88, Centro
Elektro
R. das Hortencias, 125, Jardim Carolina
Correios
R. Cel. Ernesto de Oliveira, 178, Centro
Ubadesklimp
Av. Prof. Thomaz Galhardo, 932 - Centro
Auto Posto Kamomê
Rod. Gov Mario Covas, km 50 – Estufa I
Auto Posto Utiyama
Av. Dona Maria Alves, 376 - Centro
Auto Posto Andorinha do Mar
Av. Marginal, 774 – Praia Grande
Associação Aposentados de Ubatuba
R. Sebastião Benedito da Rocha, 95 - Silop
Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba
Av. Dona Maria Alves, 587, Centro
Guarda Mirim de Ubatuba
R. Pinheiros, 120 - Estufa 2
Banco do Brasil
Praça Nóbrega, 682, Centro
Rádio Gaivota
R. Dr. Esteves da Silva, 147 salas 113,114, Centro
Sociedade Amigos do Itamambuca
Av. Itamambuca 1.021
Supermercado Paulista – Lázaro
Rodovia SP 55 Km 249 PMU



Perequê Mirim receberá “Prefeitura no Bairro”

O bairro do Perequê Mirim será sede do “Prefeitura no Bairro” do mês de julho. A definição aconteceu em reunião ocorrida na quarta-feira, 8, com representantes das secretarias municipais. Na reunião ficou definido que os trabalhos terão início na segunda-feira, dia 27 de junho, com equipes da secretaria de obras atuando no bairro. Na sexta-feira, dia 1º de julho a comunidade poderá se divertir com sessão de cinema e pipoca a partir das 20h. O sábado, 2, estará reservado para palestras, e para encerrar o dia cinema e pipoca para as crianças a partir das 18h.
No domingo as atividades começam as 9h com o “Recreando em Seu Bairro”, apresentação da Lira Padre Anchieta, corte de cabelo gratuito, aferição de pressão arterial e atendimento à população por todas as secretarias. Todas as atividades acontecerão na Escola Municipal Maria da Cruz Barbosa. O projeto “Prefeitura no Bairro” tem como objetivo aproximar a administração pública das comunidades, proporcionando uma atenção personalizada.
O cronograma geral de atividades para o bairro do Perequê Mirim está em fase de finalização e deve ser divulgado na próxima semana. PMU



Ubatuba realiza Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Segunda Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontecerá no próximo dia 17, no Salão de Eventos da Igreja São Francisco, a partir das 7 da manhã. Com o tema “Controle Social - Participação e Garantia de Direitos - Por uma Política para a Criança”, essa conferência é resultado de uma pesquisa feita com mais de 500 crianças, dos mais diversos bairros, que fazem parte da Guarda Mirim. Divididas em grupos de discussão, elas falaram sobre suas expectativas e sobre a atual situação do município em relação a elas.
Cada grupo de discussão selecionou dois jovens para serem pré-delegados na conferência municipal do dia 17. Neste evento, serão escolhidos os delegados mirins que participarão da conferência estadual, a ser realizada em setembro e da nacional, em novembro.
Crianças e adolescentes fazem os mais diversos pedidos para mudar suas condições de vida. Desde a melhoria da qualidade de ensino, até a preocupação com o turismo no município, os jovens demonstram estar interessados na mudança dos rumos da política nacional. Entre as principais reivindicações dos jovens, figuram a necessidade de segurança e educação. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sônia Bonfim diz que nunca se falou tanto em paz como se fala hoje. “Eles pedem mais disciplina, mais educação, mais opções de atividades esportivas e profissionalizantes. Estão sentindo uma necessidade de garantir o futuro, fugir das drogas e da miséria”. Sônia explica ainda que a conferência municipal é muito importante porque dá subsídios para se criar uma nova política nacional em relação aos jovens, refletindo a realidade atual e suas maiores necessidades. PMU



No Dia dos Namorados comemore ajudando a Santa Casa

Na noite de 11 de junho, a Santa Casa dá três opções para você comemorar com o seu amor. O romantismo promete tomar conta do Bar do Lalo, no Itaguá (próximo ao Shopping Porto Itaguá) com a “Noite à Luz de Velas”, música ao vivo e ótimos petiscos. A Cervejaria Anexo realizará um evento com pizza, vinho e música para os casais. O pacote custa 25 reais por casal e 50% do lucro será destinado à para a Santa Casa. O Hotel Ninho do Falcão, na praia da Itamambuca também fará uma festa para os casais nesse dia.
Para maiores informações, ligue para o setor de Captação de Recursos na Administração da Santa Casa, pelo tel.(12) 3833-4161, falar com Margarida ou Eliana. PMU



Santa Casa de Ubatuba mantém cantina em parceria com a comunidade

A Santa Casa de Ubatuba conta com uma cantina, que está funcionando desde fevereiro, para atender as pessoas que visitam os pacientes internados e funcionários. Os bolos, doces e salgados vendidos são doados por comerciantes do município e as pessoas que trabalham na cantina são voluntárias, que disponibilizam uma tarde de segunda a sexta para ajudar na Santa Casa. A intenção é que a cantina tenha custo zero, revertendo os lucros para beneficiar a entidade.
Por enquanto, a cantina se mantém com a captação de recursos conseguidos em eventos que a Santa Casa promove. Comerciantes e cidadãos estão aderindo, com doações de materiais e parcerias na realização dos eventos. São jantares, festas, baladas e bingos realizados em diferentes estabelecimentos da cidade, contando com um público cada vez maior.
A supervisora de captação de recursos da Santa Casa, Margarida Silva Araújo diz que o envolvimento da comunidade com a Santa Casa é essencial, uma vez que essa entidade é nosso único hospital. “A prefeitura e o SUS nos ajudam, mas não é suficiente. Assim como em diversos outros municípios do Brasil, o nosso hospital tem um grande déficit mensal. A Santa Casa é de todos, portanto, a responsabilidade por ela também é de cada cidadão. “Doações e eventos ajudam a diminuir os custos e canalizar recursos para a compra de medicamentos e materiais”.


São parceiros da Cantina Santa Casa:

Ellen Pão de Queijo - doação de 1 bolo toda as sextas-feiras
Padaria Pão Kent - doação de 1 rocambole toda as quartas-feiras
Galetos - doação de pudim uma vez por semana
Padaria Baguetes - 1 bolo uma vez por semana

Agradecimentos:

À Comunidade do Bairro do Perequê-Mirim pelos trabalhos executados para a realização do Bingo em prol da Santa Casa. Em especial Sra. Maria Helena e Sr. Gilson pela organização do Bingo em prol da Santa Casa e o pessoal do Restaurante Castelinho, que foi cedido o espaço para a realização do evento. Para a realização do bingo, muitas doações foram feitas. Seller (2 edredons); Magazine Luiza (2 jogos de copos); Pernambucanas (1 edredon); Supermercado Smidi (1 Panela de Pressão); Elza (diversas prendas do artesanato do Itaguá). A comunidade do Pereque mirim, também ajudou com diversas doações.
Ao Fundo social (Presidente: Sra. Denise Maria Barbosa Montemor César) doação de 300 k de feijão. A Santa Casa informa que a cozinha consome 6 kilos de feijão ao dia, portanto, esta doação será consumida em 2 meses.
Aos pais de alunos e às escolas Tancredo, Capitão Deolindo, Dr. Esteves, Dominique, Taba, Criar-te e Objetivo.
Ao Ubatuba Palace e aos feirantes da Feira livre dos sábados, à equipe de voluntárias, pela participação da campanha de alimentos para suprir a cozinha da Santa Casa. PMU



Projeto Tamar de Ubatuba promove Curso de Conservação de Tartarugas Marinhas

Em sua sétima edição, curso movimentará turismo cultural de Ubatuba

De amanhã, dia 9, a 12 de junho, o Projeto Tamar de Ubatuba estará promovendo o VII Curso Tamar Conservação de Tartarugas Marinhas”, organizado pelo Aquário de Ubatuba e ministrado pela equipe de pesquisadores do Projeto Tamar- Ibama de Ubatuba. Participam do curso, 60 estudantes e profissionais especializados, formadores de opinião, provenientes de várias cidades do país e do exterior que durante estes 4 dias movimentam o turismo cultural da cidade.
O Curso atende a crescente demanda de solicitações de cursos e palestras por universidades e instituições ambientais de todo o país. A realização do curso permite aos participantes conhecer a experiência acumulada nos 25 anos de trabalho do Tamar na conservação das tartarugas marinhas. O Curso tem aulas teóricas e práticas sobre a história e funcionamento do Projeto Tamar-Ibama, biologia e evolução, anatomia, aspectos comportamentais das tartarugas marinhas e enfatiza a conservação desses animais em suas áreas de desova e alimentação.
Os temas são apresentados através de palestras expositivas e recursos visuais e é finalizado com demonstração da marcação, biometria e soltura de tartarugas marinhas, na Praia do Itaguá.
Em Ubatuba O Projeto Tamar – Ibama recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Arcor do Brasil, além do patrocínio oficial da Petrobrás. PMU



Guarda Municipal de Ubatuba comemora aniversário com solenidade neste sábado


A Guarda Municipal de Ubatuba realizará neste sábado, dia 11, a solenidade oficial de comemoração de seu 11º aniversário de criação, ocorrido no dia 31 de maio. O evento acontecerá na Escola Padre Anchieta a partir das 9h e deverá contar com a participação das autoridades civis e militares de Ubatuba. Na abertura será apresentado o dispositivo, em seguida haverá leitura do histórico da Guarda, discursos das autoridades e encerramento da solenidade com os hinos nacional, municipal e da Guarda Municipal.
Ao completar onze anos de trabalho prestados à comunidade, a GMU vem conquistando cada vez mais a admiração e o respeito da população, através da prestação de serviços de segurança e auxílios à população. Várias ocorrências atendidas pela GMU também foram alvos de elogios da imprensa e comunidade local.
Diversos criminosos e procurados da Justiça foram presos em flagrante durante as rondas patrimoniais nos logradouros públicos e prédios municipais. Tudo isso fez que a GMU fosse reconhecida nos limites do município como a principal amiga, protetora a aliada da população ubatubense.
Pioneiros - A primeira turma de guardas municipais foi formada em 1995. Composta inicialmente por 30 pessoas, o grupo teve como paraninfo o atual Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Na época, a corporação estava no seu primeiro comando, formado pelo tenente da Polícia Militar Hércules Barbosa (comandante “in memorian”), tenente da PM da reserva José Marques da Nóbrega Netto (sub-comandante “in memorian”) e pelo tenente da PM da reserva, Ricardo Egídio Benetti (inspetor-chefe). PMU



Secretaria de Agricultura e Pesca realiza curso de maricultura

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento realizará na próxima segunda feira, 13, um curso de maricultura. Cerca de quarenta e cinco pessoas receberão instruções para criação de mexilhões como confecção de longline e rede de engorda, retirada de sementes, manejo para comercialização, palestras sobre qualidade da água, escolha do local adequado entre outros temas.
Segundo Élvio Damásio, técnico de extensão pesqueira a procura pelo curso foi grande. “Temos uma turma completa e ainda sobrou gente na lista de espera. Esse pessoal deve ser atendido no segundo semestre”, avisa Damásio.
As atividades serão realizadas no Instituto de Pesca à partir das 8 horas e o curso é resultado de uma parceria da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Instituto de Pesca, Ministério da Agricultura e Pesca e Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo. PMU



Interbairros continua neste sábado com promessa de muitos gols

Primeira rodada teve 50 gols, média de 7,1 por jogo

A segunda rodada do Campeonato Interbairros 2005 vai movimentar as quatro regiões da cidade neste sábado, dia 11. O campo da Emdurb recebe à partir das 8h30 a partida de estréia do Jardim Carolina, que enfrenta o Ipiranguinha. Na seqüência o Valense tenta a reabilitação contra o Lírio Bela Vista, autor da maior goleada da primeira rodada. Em Itamambuca, à partir das 9h, jogam Estufa I X Sumidouro e Perequê Açu X Itamambuca. No mesmo horário a região Sul acompanha as partidas Maranduba X Saco da Ribeira e Lagoinha X Sertão da Quina. No Itaguá a equipe da casa enfrenta a equipe do União dos Bairros. O time da Silop enfrentará o Itaguá. Na primeira rodada foram assinalados 50 gols. Os artilheiros do torneio são Alex (Silop), Leandro, Henrique e Anderlei (Ipiranguinha), Gilberto (Lagoinha) com três gols.
Resultados de primeira rodada: Itaguá 3 X 1 Praia Grande, União dos Bairros 0 x 10 Silop; Lírio Bela Vista 15 X 0 Valense, Ipiranguinha 9 X 1 Vale do Sol; Lagoinha 3 X 1 Saco da Ribeira, Rio Escuro 0 X 4 Sertão da Quina; Estufa I 2 X 1 Itamambuca, Perequê Açu 1 X 0 (WO) Sumidouro. PMU



1ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino muda de data

O Departamento de Futebol da secretaria de Esporte e Lazer informou que 1ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino, na quadra da piscina, será realizada nos dias 25 e 26 de junho. Anteriormente programado para os dias 18 e 19 o evento foi transferido para uma melhor preparação das equipes. As inscrições estão abertas na Secretaria e as equipes podem ser compostas por até dez atletas.
No sábado, 25, as partidas devem começar às 16 horas e no domingo, às 10 da manhã.
Haverá premiação para as três melhores classificadas, artilheira e goleira menos vazada, além de uma rodada de pizzas, oferecida pelo Restaurante Tortilhão à equipe campeã. PMU

quarta-feira, junho 08, 2005

O esquema do roubo.

O desfalque nas contas municipais era bastante engenhoso. A lista de funcionários, impressa em formulário contínuo, continha nomes fictícios colocados na linha divisória das páginas. O computador lia os nomes e os valores, mas na hora da impressão nada aparecia. No final, obviamente, sobrava dinheiro. O excedente era depositado numa conta de estorno, da qual o funcionário agora hospitalizado tinha controle. O montante era então desviado para outras contas. Agora é checar para onde ia. O esquema de lavagem ainda não está esclarecido, mas não deverá ser difícil para os policiais. Um bom indício é seguir os negócios do suspeito, onde está incluída uma firma de compra e venda de automóveis. A prática do uso de agências de automóveis para lavar dinheiro é conhecido da polícia. É um dos meios preferidos pelos traficantes. Também não é difícil concluir que tem peixe graúdo na jogada. O esquema era muito complexo para uma única pessoa. Além disso, há os três encapuzados incompetentes que tentaram o assassinato. Historia de difícil digestão. Por que não mataram? Três contra um num lugar ermo e deram apenas uma facada. Se, no entanto, tudo aconteceu como na versão vigente, então é o caso de tomar precauções. O suspeito deve convocar uma coletiva de imprensa e abrir o bico, contar tudo. Quem faz parte do esquema? Nome, endereço, RG e CIC. Perdido por perdido, melhor garantir a sobrevivência. Do jeito que as coisas estão, há risco de vida. Parece filme de gangster! Na verdade para ser filme de gangster só falta o filme.

Sidney Borges

Crime em Ubatuba!

Quem imaginava encontrar em Ubatuba uma cidade pequena decente e pacata, encontrou uma cidade pequena e decente, porém ultimamente nada pacata. Devem ser sinais do crescimento. Como os leitores sabem, ontem a prefeitura anunciou ter descoberto um desfalque em sua contabilidade. Um funcionário desviava dinheiro da folha de pagamento através da inserção de nomes fictícios nela. Hoje esse funcionário que estava foragido, porém é conhecido na cidade, sofreu uma tentativa de assassinato. Foi esfaqueado e está internado na Santa Casa, onde passa neste momento (17:55h) por cuidados cirúrgicos. Tentativa de assassinato ou queima de arquivo? A segunda hipótese é reforçada pelo fato dele ter sobrevivido apenas porque os agressores pensaram que estava morto. Somente a polícia poderá responder às perguntas que o caso suscita em nossas cabeças. Teria o tresloucado e imprudente jovem agido sozinho? Neste caso qual foi a motivação dos agressores? Esperamos que ele saia dessa para poder apontar seus cúmplices, ou mentores, na patranha. Está na hora das pessoas de Ubatuba começarem a falar. Não é possível uma cidade conviver com a desonestidade e achar isso natural. Vamos mandar os rufiões para o lugar deles. A cadeia!

Sidney Borges

Editorial

Do desfalque e da CPI
Não tenho maiores preocupações com pormenores do “modus operandi” do gatuno que surrupiou dinheiro da prefeitura. Nem tampouco me interessam números exatos. O que eu tenho certeza é que a sangria vai parar e outros que poderiam pensar em fazer coisas parecidas colocarão as barbas de molho. Nem sempre é fácil descobrir coisas assim, desfalques e desvios acontecem em muitos lugares e muitas instituições. Sabemos apenas dos que são descobertos. Quantos haverá que permanecem impunes? A informática será sem dúvida a maior aliada da virtude, pois apontará aqueles que têm como norma de vida surrupiar o que não lhes pertence. A certeza da punição é o maior dos inibidores. Quando o delegado Fausto Cardoso tiver mais informações o Ubatuba Víbora irá procurá-lo e então daremos detalhes aos leitores. Sobre a instalação ou não de CPIs, volto a dizer que sou favorável a que sejam investigadas quaisquer irregularidades que porventura existam. No caso da CPI dos quiosques, fui contra por ter entendido que seria mais política do que técnica. A Praia Grande tem irregularidades que não são de hoje, cuja solução não virá através do apontamento de pretensos culpados. A Praia Grande precisa ser urbanizada, precisa da intervenção de técnicos preparados. Quanto às outras CPIs que aconteceram na cidade e no país, como a CPI da Comtur e a CPI do Banestado, não só não resolveram o problema a que se propunham, como desperdiçaram dinheiro do contribuinte. A Comtur está engessada e que eu saiba, muito dinheiro continua sendo lavado no país.

Sidney Borges

Sapão de Ubatuba no Mundial de Supino

renilda

Tico Sapão, vice-campeão "senior" de Supino

Edson Bettin
Com início as 20:30h e término as 23:00h do dia 05 de junho, domingo, na Praça Central de Lorena, realizou-se o “Campeonato aberto de Supino Básico”. A grandiosidade do evento se retratou através da competitividade dos atletas de nossa região, onde nossa cidade esteve representada através da “Associação Taquaral”, pelo atleta solitário “Tico Sapão”, que obteve o vice-campeonato da categoria Sênior, de 80 a 90 kg. Para minimizar o efeito competitivo e o grande numero de horas de disputa, o campeonato foi realizado ao ar livre.
A competição também serviu como preparação do atleta para o Mundial a ser realizado no próximo mês na cidade do Rio de Janeiro, onde o nosso atleta se torna uma das únicas esperanças na tentativa de conquista em competições que tenham cobertura da grande mídia. Sapão agradece aos técnicos João Maria e Terra Samba na pesquisa e desenvolvimento de técnicas de explosão muscular para competição (força). E também agradece ao apoio do Pepão Sprint.

Escada abaixo...

Lula promete que cortará da própria carne se for preciso. Lula fala demais. Se fizesse dez por cento do que apregoa seria o maior presidente que o Brasil já teve. Lula perdeu a chance de fixar-se definitivamente como o paladino moral que dizia ser e que muitos pensavam que de fato fosse. Lula é igual aos outros que o antecederam, na verdade um pouco pior, é despreparado e ignorante assumido. O “turning point” aconteceu quando Waldomiro Diniz foi apanhado com a boca na botija. Naquele momento Dirceu tornou-se carta fora do baralho, deveria ter sido despachado para o limbo, onde de fato está. Desesperado com a realidade Dirceu vive um paradoxo temporal, quer de todas as formas alterar o passado. A volúpia ansiosa e inútil produz ondas destrutivas. Sempre que Dirceu aparece na mídia, Lula enfraquece. Dirceu é Lula. Waldomiro é Dirceu. Lula é Waldomiro. Impossível evitar a transitividade. Na vida não há uma segunda oportunidade, não há um segundo rosto como no filme de Otto Preminger. Lula perdeu a chance. Se bobear perderá o mandato.

Sidney Borges

A ponte da Ressaca

Ontem eu soube que moradores da Ressaca estão pensando em fazer uma passeata. A finalidade seria sensibilizar as autoridades para o problema que o bairro enfrenta após a queda da ponte. Para os adultos o impacto não foi tão grande. A maioria usa o carro como transporte. Já para os adolescentes a coisa ficou difícil. Antes, com a ponte e com o caminho iluminado, era possível chegar tarde sem contratempos. Hoje há um longo trecho de estrada desprovido de iluminação e ladeado de vegetação, onde uma pessoa mal intencionada pode facilmente se esconder. Como é sabido, nesse trecho escuro uma moradora foi atacada e estuprada. Uma solução seria construir uma ponte de emergência, apenas para pedestres e ciclistas, ou então iluminar a estrada. Do jeito que está não dá para continuar.

Sidney Borges

Notícias da Prefeitura

sidney borges

Eduardo César e o delegado Fausto Cardoso dando esclarecimentos

Prefeitura de Ubatuba apura irregularidades na folha de pagamento

Ao descobrir indícios de desvio de dinheiro na folha de pagamento, Prefeitura de Ubatuba afasta funcionário suspeito e pede instalação de inquérito policial

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César convocou na tarde de hoje (7) uma coletiva com a imprensa para informar as medidas que estão sendo tomadas após descobrir indícios de irregularidades na folha de pagamento da Prefeitura. De acordo com o prefeito, a primeira medida foi exonerar o funcionário responsável pelo sistema de informática da folha de pagamento e pedir a instalação de inquérito policial para apurar os fatos.
O funcionário responsável pela entrada de dados no sistema e o seu envio para o banco, estava na função há mais de quatro anos e há indícios de que as irregularidades vinham acontecendo há bastante tempo, desde a administração anterior. Ao receber, na noite de ontem o relatório analítico do banco, a prefeitura confirmou a existência de irregularidades na folha de pagamento referente a maio, no valor de R$ 28.445,00.
Depois de exonerar o funcionário, o prefeito Eduardo César solicitou à Polícia Civil abertura de inquérito policial para averiguar as denúncias. Além disso, está em contato com o Ministério Público para que sejam tomadas todas as medidas necessárias. O prefeito Eduardo César também adiantou que irá contratar uma auditoria para chegar a raiz do problema e apontar os responsáveis pela suspeita de fraude.
“Convocamos essa coletiva porque queremos dar transparência total aos nossos atos e queremos que a imprensa acompanhe todos os passos dessa investigação até que tenhamos a punição exemplar dos responsáveis ou do responsável, com a devolução do dinheiro público”, adiantou o prefeito. Presente também a coletiva, o delegado titular de Ubatuba, Fausto Cardoso, afirmou que vai instaurar de imediato o inquérito policial que irá ouvir todas as partes envolvidas e iniciar a análise das provas periciais. Os vereadores Gerson de Oliveira, Charles Medeiros Cláudio Gulli e Romerson de Oliveira (Mico) também acompanharam a coletiva. PMU



Capacitação sobre Aids reúne funcionários da saúde em Ubatuba

O encontro promovido pela Secretaria de Saúde no Dia Municipal de Luta Contra a Aids, 4, no Horto, contou com a presença de mais de 400 funcionários da rede municipal de saúde. Foi um dia de palestras e discussões a respeito de ética e preconceito na profissão em relação à Aids. No dia anterior, a EPAA (Equipe de Prevenção e Atenção à Aids) realizou um trabalho de conscientização no calçadão da Maria Alves, com o objetivo de estimular a prevenção e promover um envolvimento da comunidade com o assunto.
Os palestrantes falaram sobre a importância de se deixar o preconceito de lado para lidar com os pacientes, realizar um bom acolhimento ao doente e respeitar a diversidade sexual. Segundo a auxiliar de enfermagem, Dinorah dos Santos, o encontro foi muito proveitoso, principalmente para os agentes comunitárias de saúde, que trabalham diretamente com as pessoas. “Os palestrantes utilizaram uma linguagem descontraída e isso facilitou o entendimento entre as pessoas”.
Nesse mesmo evento, a coordenação do EPAA passou das mãos da Dra. Graça Gil para o psicólogo Tom Blasques. Dra. Graça recebeu uma homenagem, por ter dedicado sua vida à saúde no município. São trinta anos, trabalhando em diversas áreas. Nos últimos três anos, ela coordenou o trabalho da EPAA. Emocionada, Dra. Graça disse que deseja continuar seu trabalho em outra área. “Minha contribuição ao EPAA já foi dada, agora quero colaborar como a área de odontologia, trabalhando nos bairros, junto com o PSF (Plano de Saúde da Família)”.

O trabalho da EPAA

A EPAA iniciou suas atividades em 1989, quando apareceram os primeiros casos de AIDS no município. O trabalho dessa equipe se resume em procurar melhorar a qualidade de vida dos portadores de HIV e promover a prevenção na comunidade. Para tanto, diversas ações vêm sendo realizadas ao longo desses anos. Desde o acolhimento do paciente, com orientação e acompanhamento psicológico, até tratamento médico e odontológico, exames laboratoriais e medicamentos são benefícios garantidos ao soro-positivo que procura a EPAA. Para conhecer o trabalho do EPPA, ligue para: 3832-5353. PMU



Obras na praia do Lázaro

A secretaria de Obras concluiu os trabalhos de recuperação de muro de arrimo, reconstrução de rampa e canaleta de drenagem de águas pluviais na Rua das Jaboticabeiras, no bairro do Lázaro e não na rua Laranjeiras como anunciamos anteriormente. Essas obras foram necessárias devido à forte chuva ocorrida no início do ano. A secretaria agora concluirá a obra com o serviço de jardinagem no local, que deverá ser executado nos próximos dias. PMU



“Prefeitura no Bairro” leva serviços e atividades para a Estufa II

Os moradores do Bairro da Estufa II tiveram um final de semana diferente. É que o bairro foi o escolhido para sediar o primeiro “Prefeitura no Bairro”. O evento aconteceu durante o último fim-de-semana, dias 4 e 5, na Praça Maracanã e atraiu dezenas de pessoas de toda a região. Muitas atividades foram oferecidas à comunidade, entre cursos, sessão de cinema, serviços de saúde, esportes, música e bate-papo com o prefeito. A Prefeitura visitará um bairro da cidade a cada mês, levando serviços e atividades para perto dos cidadãos.
Na manhã de sábado, a Secretaria de Esportes e Lazer realizou uma série de atividades de recreação. O campinho do Bairro se transformou em três quadras, onde aconteceram partidas de vôlei, basquete, queimada e futebol. À noite, a Fundart fez uma sessão de cinema na Escola Maria Josefina Giglio Silva, apresentando o filme “Vida de Inseto”.
No domingo, a Banda Lira Padre Anchieta levou para a comunidade da Estufa II, um repertório de músicas populares e folclóricas, com linguagem sinfônica. A Secretaria de Assistência Social promoveu cursos de massa de macarrão e de paçoca, para cerca de 20 pessoas. Foram preenchidos 5 formulários para obtenção de documentos diversos e 42
famílias que foram selecionadas para receber o benefício “Bolsa Família” foram atendidas e cadastradas.
O prefeito Eduardo César diz que é uma oportunidade para estar em contato com a população dos bairros, saber quais as suas necessidades. “Esse evento é feito para a comunidade. Nós estamos levando para perto da população alguns serviços que a prefeitura pode oferecer. É uma honra ter cada cidadão do bairro participando das atividades, dando suas sugestões para juntos construirmos uma cidade melhor”. PMU



Representantes da Prefeitura e vereador se reúnem com moradores do bairro Estufa

A comunidade da Estufa esteve reunida, na noite da última sexta-feira, 3, com representantes da prefeitura e o vereador Charles Medeiros. Estiveram presentes o secretário de Esporte e representantes das secretarias de Obra, Saúde e da Assessoria de Assuntos Comunitários, com o intuito de apresentar alguma reivindicações e propor ações de melhorias para o bairro.
“O encontro foi muito proveitoso, pois a comunidade mostrou que não quer ficar de braços cruzados. Eles fizeram cobranças e também apresentaram propostas de ações, que serão estudadas, tenho certeza que com muito carinho pela administração municipal”, disse Charles. “O vereador também tem como função intermediar o contato entre a população e a administração, mas nesse caso colocamos o executivo, o legislativo e a população sentados na mesma mesa, discutindo e chegando a um consenso para a solução dos problemas do bairro”, finalizou o vereador.
Para Claudinei Salgado, da Assessoria de Assuntos Comunitários, esse tipo de reunião é muito importante. “Ninguém conhece melhor os problemas do bairro que os moradores. São eles que devem definir as prioridades”, afirmou Salgado. “O vereador Charles, que mora no bairro e é um dos principais colaboradores da administração municipal na região, soube intermediar muito bem esse contato, colocando a população em contato direto com o poder executivo, que vai buscar a forma mais rápida de atender os pedidos da comunidade”, concluiu Salgado. PMU



Guarda Municipal faz apreensão de drogas durante ronda

Os guardas municipais Conrado e Flávio, durante rondas escolares na sexta-feira, 3, à noite, suspeitaram das atitudes de dois homens sentados em frente a EMEI Helena Maria Mendes Alves, no bairro do Ipiranguinha. Ao efetuarem a abordagem os guardas encontram 13 papelotes de cocaína e R$ 80,00. L. O. M. S, de 37 anos e J. C. D. de 24 anos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia e enquadrados no artigo 12, tráfico de entorpecentes.
O comandante da Guarda Municipal, tenente Luiz Carlos de Carvalho, acredita que as rondas escolares têm começado a inibir as ações nas portas das escolas. “Apesar do efetivo ser pequeno e das rondas terem iniciado no mês de abril, acreditamos que nosso trabalho já está surtindo efeitos positivos”, avaliou o comandante. Nos bairros afastados do centro as rondas são realizadas por guardas em motos. PMU


Salão do Turismo mostrou potencialidades do Litoral Norte

Circuito Litoral Norte foi apresentado no Salão do Turismo que buscou a regionalização do turismo nacional

A cidade de Ubatuba esteve presente no Salão do Turismo, realizado de 1 a 5 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo que contou com as presenças do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia e do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
O objetivo proposto pelo Ministério do Turismo para o salão foi a regionalização do turismo nacional, motivo pelo qual o mesmo também foi chamado de “Roteiros do Brasil”. O Litoral Norte de São Paulo esteve representado no “Circuito Litoral Norte Paulista”, projeto encampado pela Secretaria de Turismo do Estado e que vem sendo desenvolvido desde o início do ano pela coordenação regional da secretaria estadual.
Todas as prefeituras, através de seus titulares, assim como todos os secretários de Turismo firmaram o consórcio intermunicipal em apenas quatro meses, fato jamais consolidado em gestões passadas. “Algumas pessoas que visitaram a Feira ficaram decepcionadas pelo fato de não encontrarem um stand exclusivo de Ubatuba. Acontece que a Feira preconizava o lançamento do Circuito Litoral Norte”, esclareceu o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe de Azevedo.
Para o evento foram preparados 10 mil folhetos do circuito apenas como complementação de material institucional de cada uma das regiões e que hoje estão à disposição no Centro de Informações Turísticas de Ubatuba. A Feira, segundo a organização do evento, foi considerada um sucesso de público, tendo recebido mais 100 mil pessoas durante o período. PMU



Praia da Almada recebe a primeira etapa do circuito de Águas Abertas

A Secretaria de Esporte e Lazer promove neste domingo, dia 12, na praia da Almada a primeira etapa do 9º Circuito de Águas Abertas. Segundo o coordenador de eventos da secretaria, Fábio Lima, a competição é uma das maiores do Brasil. “São 30 categorias envolvendo atletas dos sete aos setenta anos. Ubatuba já tem tradição na natação, como pudemos sentir na Travessia. Nessa prova, que é basicamente regional, mobilizamos mais de quinhentas pessoas por etapa, entre atletas, acompanhantes e pessoal de trabalho”, destaca Fábio.
O Circuito é composto de quatro etapas e é dividido em quatro percursos: 250, 500, 1000 e 3000 metros. A organização premiará as três melhores equipes com troféus e os oito melhores classificados em cada categoria. Ao final do circuito serão premiados os três melhores atletas do ranking.
“Vamos receber cerca de vinte equipes da região e Grande São Paulo em todas as provas, e mais uma vez eles poderão conhecer Ubatuba de norte a sul, pois além da Almada, teremos provas no Lázaro, Perequê-Açu e a final acontecendo na Maranduba, em novembro”, finalizou Fábio.
As inscrições para a prova da Almada poder ser feitas até quinta-feira, 9, na Secretaria de Esporte e Lazer. A organização pede que, no ato da inscrição, os atletas levem um agasalho ou cobertor , que será encaminhado para a Campanha do Agasalho do Fundo Municipal de Solidariedade. PMU



Semana do Meio Ambiente é comemorada com atividades em Ubatuba

Durante a Semana do Meio Ambiente, de 4 a 11 de junho, a ASSU (Associação Sócio-ambientalista Somos Ubatuba), em parceria com a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba) estarão promovendo atividades voltadas à sensibilização e ação cidadã para o cuidado ambiental de nosso município. A expectativa é atingir um público de cerca de 2000 pessoas até o final do evento, entre moradores e turistas.
A abertura da Semana do Meio Ambiente aconteceu no sábado, dia 4 de junho, numa tenda montada na Praça Capricórnio (Itaguá) para a realização de Oficinas de arte-reciclagem, pintura, maquilagem ecológica e plantio de mudas, além de atendimento ao público e disponibilização de material informativo sobre o meio ambiente de Ubatuba.
Domingo à noite, no auditório da FUNDART, ao som da banda Tupinambrás, houve a apresentação de algumas das entidades mais atuantes do município, entre as quais a própria ASSU, o Projeto TAMAR, uma representante da Agenda 21 local e a SEMA, representada pelo secretário do Meio Ambiente, Paulo Sri Pires. O Aquário de Ubatuba também colaborou cedendo equipamentos.
As comemorações pelo Dia Mundial de Meio Ambiente seguem nesta semana com Gincanas Ecológicas que acontecerão em três escolas da rede pública de ensino. Mais de 1300 alunos das escolas Capitão Deolindo de Oliveira, Padre Anchieta e Dr. Esteves da Silva participarão de gincanas ecológicas. A ambientalista Karina Sarilho fala que é preciso investir no futuro de Ubatuba, para o cuidado ambiental de nossa cidade. “Os jovens precisam estar em sintonia com uma preocupação ambiental que é mundial. Este cuidado envolve não apenas a preservação da natureza presente em nossa cidade, mas também de nossa cultura e das relações sociais que aqui existem. A ASSU e a SEMA sentem-se satisfeitos em poder contribuir localmente com a construção de uma cidade mais ecológica”, completa Karina.
Durante todo o mês, Assu e Sema estarão realizando atividades relacionadas à comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente. Uma pesquisa de percepção ambiental, elaborada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que está sendo aplicada em outros 18 municípios do Estado de São Paulo, será desenvolvida em Ubatuba. PMU

terça-feira, junho 07, 2005

Sobre o texto “Resposta”

A propósito de um artigo que escrevi, recebi um texto intitulado “resposta”, que confesso, ainda não compreendi o alcance. É uma ameaça? Está tão mal escrito, tão confuso, que sinceramente não dá para saber o que o autor deseja. Seria me intimidar? Vou continuar sem saber, mas se foi essa a intenção, ele conseguiu. Estou tremendo de medo!

Sidney Borges

Vereadores vetam punição

O vereador Charles Medeiros não foi punido e nem será. Os demais vereadores assim decidiram, contrariando a proposição do presidente da Câmara, vereador Jairo dos Santos, do PT. Como é do conhecimento geral, em novembro a Câmara terá um novo presidente.

Sidney Borges

Quiosques

No dia 31 de maio de 2005 foi protocolado na Câmara Municipal de Ubatuba o documento abaixo. Como não foi lido na sessão passada, fica aqui colocado à disposição de quem possa se interessar.

Mensagem N.º 015/05

PAÇO ANCHIETA – Ubatuba, 31 de maio de 2005

Senhor Presidente e
Nobres Vereadores

Encaminho à V. Excia., a caráter de urgência, a fim de que seja examinado, e deliberado, por essa Ilustre Câmara, o incluso Projeto de Lei que ”Revoga a Lei Municipal 2648 de 14 de janeiro de 2005, estipulando nova regulamentação para padronização dos módulos de praia estipulada pela Lei Municipal 840/86, e dá outras providências.”

EDUARDO DE SOUZA CÉSAR
Prefeito Municipal

Exmo. Sr.
JAIRO FELIPE FÉLIX DOS SANTOS
DD. Presidente da Câmara Municipal de UBATUBA – SP.

Sidney Borges

Câmara de Ubatuba realiza sessão secreta?

Luiz Moura
Ontem de manhã fiquei sabendo através de uma fonte, que seria realizada uma sessão às 18 horas na Câmara Municipal de Ubatuba. Consultei o site da Câmara e nada encontrei sobre a referida sessão. Telefonei para a assessoria de comunicação, que nada sabia, e ficou de confirmar a informação.
Mesmo não recebendo o retorno solicitado, fui até a Câmara (as 17h45), quando li cópia da convocação para a "sessão especial para tratar de assunto relacionado ao incidente ocorrido na sessão de 31/05/2005, bem como discutir possíveis punições ao vereador Charles Medeiros". Foi nessa sessão que a Mesa da Câmara, tendo um projeto de decreto legislativo rejeitado, sentiu sua supremacia abalada.
Apesar de a Resolução nº 6 de 28 de dezembro de 1972 que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Ubatuba, em seu artigo 91 dizer que "As sessões da Câmara serão ordinárias, extraordinárias e solenes, e serão públicas", os convocados reuniram-se a portas fechadas.
Aguardei o final da reunião, juntamente com alguns amigos, no Window’s Café, ponto de encontro que recomendo. Digo reunião, pois sessões secretas foram suprimidas do Regimento Interno em vigor.
Ao término da reunião, conversei com os vereadores Charles Medeiros e Gerson de Oliveira. "Pensando no interesse do município, resolvemos colocar uma pedra sobre o ocorrido. Assunto encerrado", disse Medeiros.
Hoje, lendo o blog de nosso colunista Sidney Borges, o Ubatuba Víbora, deparei com um texto intitulado RESPOSTA, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, o petista Jairo dos Santos.
Em nome da transparência e clareza que o PT (Partido dos Trabalhadores) tanto apregoa, o senhor Jairo dos Santos deverá explicitar as ameaças feitas veladamente em seu texto de esclarecimento, afinal, ameaças e democracia não convivem no mesmo ambiente.

Fonte: O Guaruçá

Roubo na Prefeitura

Foi descoberta uma fraude na folha de pagamento da Prefeitura. Através de expedientes ainda não completamente esclarecidos um funcionário desviava parte do dinheiro para a sua conta. Como dizia “Deep Throat”, basta seguir o dinheiro para saber quem é ou quem são os responsáveis. Ao pressentir que seria apanhado, o suspeito deu no pé. Antes passou pela casa de um figurão deveras conhecido para pedir socorro. Neste momento, 11:00h, o prefeito Eduardo César está reunido com o delegado e o promotor. Estão estudando estratégias para desvendar completamente a trama e dar nomes aos bois. O que se sabe é que a coisa vinha acontecendo há muito tempo. É anterior ao governo de Eduardo César. Há peixes graúdos envolvidos. O Ubatuba Víbora está atento e vai revelar tudo. Aguardem.

Sidney Borges

A BUSCA DA VERDADE

Roberto de Mamede Costa Leite
Li ‘UMA CPI NÃO RESOLVERIA A QUESTÃO’, com a atenção que nos merece a inteligência, a acuidade e a dignidade com que seu autor, Sidney Borges, desenvolve seu trabalho de jornalista e cronista social.
Esta é das raras vezes em que discordo do ponto de vista do vibrante cronista.
Tenho, para mim, que o processo de busca da verdade é importantíssimo e, por assim dizer, já se justifica no desenvolvimento do próprio processo, seja qual for o resultado alcançado.
Se for bem conduzido, teremos como resultado a verdade ou, pelo menos, o que se conseguiu dela vislumbrar.
Se for mal conduzido, teremos a identidade de seus condutores, vislumbraremos suas condutas e suas razões para o descaminho.
A análise das razões do descaminho é também conhecimento de grande utilidade para todos, especialmente àqueles que vêm com olhos de ver.
É importante que os investigadores sejam também investigados, observados, seus métodos checados.
Para a sociedade a grande utilidade das CPIs é sua visibilidade.
É o que não acontece com as investigações dos órgãos do Estado. Não é raro que mesmo processos judiciais, quando esbarram em pessoas influentes, se cubram do ‘segredo de Justiça’. Não conheço processo nenhum, que não seja prévia e legalmente consignado como de segredo de Justiça – exemplo são os processos de Direito de Família -, onde José da Silva ou Maria das Dores tenham obtido esta privacidade processual de desnudamento público de seus pretensos atos.
Enfim, quando há abscesso, o tratamento é cortá-lo, expondo suas impurezas à transparência do ar puro, grande remédio para sua cura.
O mesmo acontece na sociedade. Os que necessitam esconder seus procedimentos não temem a opinião pública (até em razão de saberem da ignorância do distinto publico do que ocorre ), mas temem a OPINIÃO PUBLICADA, que é a publicidade que nos dá uma CPI.
A verdade, mesmo que não seja aquela originalmente perseguida, é sempre útil: quando observarmos o encobrimento de seu processo de busca, observaremos quem está encobrindo e desvendaremos suas ‘razões’.
Seria como atirar no que vimos e atingirmos o que não vimos.
É processo que sempre vale a pena.
É importante identificarmos ‘QUEM TEM MEDO DA VERDADE?’
Com meu afetuoso abraço, homenagem e admiração a Sidney Borges.

Luiz Inácio falou...

Enviado por Valter Capop
"Se eu ganhasse a Presidência para fazer o mesmo que o Fernando Henrique Cardoso está fazendo, preferiria que Deus me tirasse a vida antes. Para não passar vergonha. Porque, sabe o que acontece? Tem muita gente que tem direito de mentir, o direito de enganar. Eu não tenho. Há uma coisa que tenho como sagrada: é não perder o direito de olhar nos olhos de meus companheiros e de dormir com a consciência tranqüila de que a gente é capaz de cumprir cada palavra que a gente assume. E, quando não as cumprir, ter coragem de discutir por que não cumpriu".

Luiz Inácio Lula da Silva, novembro de 2000, em entrevista à revista "Caros Amigos!".

Notícias da Prefeitura

divulgação

O vice-prefeito Domingos dos Santos conseguiu doação do Fome Zero

Doação de Feijão

A Prefeitura de Ubatuba recebeu no início deste mês 15 mil quilos de feijão doados pelo Programa Fome Zero, do Governo Federal. A reivindicação foi feita pelo vice-prefeito Domingos dos Santos (PT). A doação veio através da Ceagesp, de São José dos Campos, em duas etapas, sendo 8 mil quilos na semana passada e 7 mil quilos hoje, 6 de junho. A distribuição em Ubatuba está sendo coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade que repassará a doação para 11 entidades filantrópicas, entre elas Santa Casa, Comunidade Emaús, Creche Francisquinho, Secretaria de Assistência Social, O Gaiato e igrejas. PMU



"Peixes e Pescadores" em exposição na Setur

Exposições temáticas mostram a cultura e a beleza caiçara

Durante o mês de junho, a Secretaria de Turismo de Ubatuba (SETUR) estará promovendo a exposição "Peixes e Pescadores". Desde janeiro turistas e moradores da cidade têm visitado o Centro de Informações Turísticas onde são realizadas as exposições temáticas com a participação dos artistas locais.
O tema deste mês é alusivo às festividades da Festa de São Pedro Pescador, que tradicionalmente acontece no final do mês de junho na cidade. "Procuramos a cada mês valorizar artistas diferentes. O Centro está sendo um espaço para a divulgação dos nossos valores culturais", explicou Luiz Felipe Azevedo, secretário de Turismo.
Estão participando da exposição os artistas Dênico Pavan, Percival, François Guerin, Costa Simões, Paulo Alves, Oswaldo Pires, Bruno, Aluma e Maria Cecília Bonazzi.
As próximas exposições terão como temas Praias de Ubatuba, Primavera, Paz de Iperoig, Crianças e É Natal!O Centro de Informações Turísticas está localizado na avenida Iperoig, na praia do Cruzeiro e funciona de segunda a domingo, das 8 às 18 horas. PMU



Campanha do agasalho começa a tomar conta da cidade

A campanha do Agasalho 2005, começa a ganhar corpo em Ubatuba. Com organização do Fundo Social de Solidariedade Municipal em parceria com órgãos e empresas privadas, diversas ações já estão programadas visando arrecadar agasalhos para os necessitados em Ubatuba. Com o tema "Vamos juntos enfrentar esta onda de frio", alguns campeões do surf local emprestaram sua imagem para os cartazes da campanha e gravaram um vídeo institucional, alem de spots que serão veiculados nas rádios locais.
A Secretaria de Esporte e Lazer coletará agasalhos em todos os eventos esportivos realizados no município, como o Interbairros, campeonato Fraldinha e partidas da Livovali. No próximo domingo acontece a primeira etapa do 9º Circuito de Águas Abertas, na praia da Almada e os atletas devem doar um agasalho no ato da inscrição.
Já a Guarda Mirim percorre as ruas do bairro da Estufa, onde fica sua sede, arrecadando os agasalhos em uma gincana entre seus membros. O Auto Posto Kamomê oferece um pão de queijo a quem entrega sua colaboração. Seis mil sacolinhas foram doadas pela Sabesp, EMI Embalagens e Auto Posto Utiyama, e já estão sendo entregues nas casas do centro, por funcionários dos Correios.
Na quarta-feira, 15, acontecerá uma apresentação dos carros de serviço da Sabesp, Elektro, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, além de atividades com a equipe de recreação da Secretaria de Esporte, na Av. Iperoig em frente à Secretaria de Turismo.

Carreata

No sábado, 18, a partir das 7h30 acontece a concentração para a Carreata do Agasalho, que percorrerá a cidade em três trajetos distintos. O trajeto um deve compreender a região central e o Ipiranguinha. O trajeto dois percorrerá a região Norte até Itamambuca e o trajeto três irá até a região Sul. A contagem dos agasalhos acontecerá no Ginásio de Esporte Tubão.
Diversos postos fixos já estão recebendo doações (veja listagem abaixo) e maiores informações podem ser obtidas através do telefone 3834-1055.

Postos de Arrecadação


Prefeitura Municipal de Ubatuba

Av. Dona Maria Alves, 865
Secretaria de Assistência Social
R. Paraná, 375
Ginásio de Esportes Tubão
R. Professor Thomaz Galhardo S/Nº
Sabesp
Av. Dona Maria Alves, 885
Elektro
R. das Hortencias, 125
Correios
R. Cel. Ernesto de Oliveira, 178
Ubadesklimp
Av. Prof. Thomaz Galhardo, 932 - Centro
Auto Posto Kamomê
Rod. Gov Mario Covas, km 50 – Estufa I
Auto Posto Utiyama
Av. Dona Maria Alves, 376 - Centro
Auto Posto Andorinha do Mar
Av. Marginal, 774 – Praia Grande
Associação Aposentados de Ubatuba
R. Sebastião Benedito da Rocha, 95 - Silop
Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba
Av. Dona Maria Alves, 587
Guarda Mirim de Ubatuba
R. Pinheiros, 120 - Estufa 2
Banco do Brasil
Praça Nóbrega, 682

Radio Gaivota
R. Dr. Esteves da Silva, 147 salas 113,114
Sociedade Amigos do Itamambuca
Av. Itamambuca 1.02 PMU



Jovens de Ubatuba prestam Compromisso à Bandeira

Aproximadamente trezentos jovens de Ubatuba participaram da cerimônia de Compromisso à Bandeira, no Ginásio de Esportes Tubão, na última sexta-feira. A cerimônia foi presidida pelo prefeito Eduardo César, conduzida pelo 1º Tenente do Exército José Nicodemos da Silva, delegado da 8ª Delegacia do Serviço Militar e que contou também com representantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Guarda Municipal.
Os jovens que se alistaram neste ano receberam, após o compromisso, os certificados de dispensa de incorporação, também conhecido como carteira de reservista. Em seus pronunciamentos, o prefeito e o tenente enfatizaram que a responsabilidade desses jovens agora é maior. Salientaram também a necessidade de uma vida saudável, longe das drogas e do crime. As autoridades entregaram os primeiros certificados, o mesmo acontecendo com alguns familiares, que assistiam à cerimônia.
Vale lembrar que sem o certificado não é possível tirar passaporte, nem tomar posse em cargos públicos ou matricular-se em universidades, portanto, quem, por algum motivo não participou da cerimônia, terá que aguardar o agendamento de uma nova data, no segundo semestre, para receber seu documento. PMU



ASSU e Prefeitura realizam parceria para despertar o cuidado com as Águas de Ubatuba

A água é o elemento fundamental da vida, que une todos os seres vivos em uma grande família. Protegê-la é proteger a vida das gerações presentes e futuras

A Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (ASSU) em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Educação e de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba, tiveram projeto de Educação Ambiental aprovado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), anunciado em Plenária que ocorreu em Caraguatatuba no dia 20/05. O objetivo principal do projeto é despertar na população residente da região central de Ubatuba o cuidado com as águas do município.
O trabalho será desenvolvido na região chamada de Sub-bacia 7, que abrange o entorno dos rios Acaraú, Tavares e Grande. Serão realizadas diversas ações para crianças, jovens e adultos. Visitas educativas nas residências e estabelecimentos comerciais do entorno dos rios, oficinas de arte-educação, reuniões de planejamento participativo, mutirões de limpeza e instalação de placas eco-informativas são algumas das atividades do projeto, que contará ainda com a criação e manutenção de uma página na internet sobre o cuidado com as águas de Ubatuba.
A equipe do projeto acredita que o cuidado é a essência primordial do ser humano, mas que, em muitos casos está adormecido dentro das pessoas. Desta maneira, eles pretendem, através das atividades previstas, promover o incentivo para que cada pessoa cuide das águas no seu dia-a-dia, evitando o desperdício e participando de ações ambientais coletivas em prol das águas, juntamente com associações de bairro, conselhos e escolas.
A ambientalista Karina Sarilho, integrante da ASSU explica que os rios de Ubatuba vêm sofrendo com a falta de cuidado ambiental e a população que vive ou trabalha no entorno dos mesmos. Ocupação irregular das margens, desmatamentos, não tratamento do esgoto, deposição indevida de lixo e entulhos causam enchentes, doenças, falta d'água, mau cheiro e degradação da paisagem. "Precisamos despertar o cuidado dentro de cada um e de todos. A população tem sentido na pele as conseqüências do mau trato com as águas. Apesar de algumas iniciativas isoladas, muitas coisas ainda precisam ser feitas para solucionar os diversos problemas ambientais que afetam os rios e conseqüentemente a qualidade de vida da população, completa Karina". PMU



Vôlei de Ubatuba perto das finais da Livovali

Ubatuba - As equipes infantil e infanto juvenil masculino da Secretaria de Esporte e Lazer venceram seus jogos na primeira partida do play-off semifinal da Livovali. A equipe infantil foi a Taubaté e venceu a equipe da casa por três sets a zero, parciais de 25/11, 25/10 e 25/11. O infanto juvenil venceu Caraguá também por três a zero com parciais de 25/19, 25/12 e 25/18. As partidas de volta acontecem no próximo final de semana no Ginásio de Esportes Tubão. No sábado, 11 às 15h, o time infantil recebe a equipe de Taubaté, e no domingo,12 é a vez da equipe infanto juvenil enfrentar caraguá. Ubatuba se classifica para as finais em caso de vitória nas duas categorias. O terceiro jogo, se necessário, também acontece no Tubão em data a ser definida.
Feminino – A equipe infantil feminino da Secretaria de Esporte e Lazer venceu o time de Jambeiro por três sets a zero, parciais de 21/25, 25/12, 25/13 e 25/18, em partida válida pelo play-off da Taça Prata da Livovali. O jogo de volta acontece no sábado à partir das 11h30 no Tubão. PMU



Restam três invictos no Campeonato da Escolinha Rubens Salles

O campeonato da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles teve a sua terceira rodada disputada no sábado, 3, no estádio Ciccillo Matarazzo. Agora algumas equipes começam a despontar como favoritas; Vovô Almiro, Irmãos Ribeiro e Rossi Calçados permanecem Invictos. A equipe Irmãos Ribeiro também que permanece com 100% de aproveitamento, após quebrar a invencibilidade do time da Jija Locadora.
Smidi Calçados 2 X 0 Varejão Santa Rita, Mercado 24 Horas 1 X 1 Ismael Comida Caseira, Rossi Calçados 4 X 0 Marconi, Jija Locadora 1 X 2 Casa de Carnes Irmãos Ribeiro e Rei do Camarão 2 X 3 Quiosque Vovô Almiro.
Classificação após 3 rodadas:
1º - Rossi Calçados, Irmãos Ribeiro e Vovô Almiro 9 pts;
4º - Jija Locadora 6 pts;
5º - Mercado 24 Horas;
6º - Marconi e Smidi, 3 pts;
8º Ismael,1 pt;
9º Varejão e Rei do Camarão 0 pt. PMU



Campeonato Interbairros 2005 movimenta futebol adulto em Ubatuba

Começa neste sábado, 4, o Interbairros de Futebol 2005, organizado pelo Departamento de Futebol da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. As equipes foram divididas em quatro grupos, com partidas acontecendo nos campos do Itaguá, Itamambuca, Emdurb e Rio Escuro.
Os campeões de cada grupo passam às semifinais que acontecem no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. A fase regional vai até o dia 2 de julho, com as partidas acontecendo sempre aos sábados pela manhã.
Confira a primeira rodada: Campo do Itaguá – 9h Praia Grande X Itaguá, 10h30 Silop X União dos Bairros. Campo Emdurb - 8h30 Vale do Sol x Lírio Bela Vista, 10h Valense X Ipiranguinha. Campo do Itamambuca - 9h Estufa X Itamambuca, 10h30 Pereque Açu X Sumidouro Campo do Rio Escuro - 9h Rio Escuro X Sertão da Quina, 10h30 Lagoinha X Saco da Ribeira. PMU
 
Free counter and web stats