sábado, maio 07, 2005

Atrás das grades

sidney borges

O prédio da Câmara agora ostenta essas decorativas grades protetoras

Resta saber para proteger quem de quem. O patrimônio da cidade dos amigos do alheio ou os cidadãos de bem dos... Bem, vocês sabem de quem estou falando. Uma coisa é certa, para os que gostariam de ver políticos atrás das grades, é só ir até à Câmara. É proibido dar amendoins.

Sidney Borges

O tempo passa...

sidney borges

O presidente da Câmara e o Vice-prefeito posam para foto histórica.

Essa foto foi tirada no dia 18 de janeiro de 2004, na tarde em que o atual vice-prefeito, Domingos dos Santos, foi escolhido como candidato pelo PT. Candidato a prefeito. Naquele momento ainda não se cogitava da aliança com o PL de Eduardo César. Depois, todos sabem do restante do filme.

Sidney Borges

Notícias do Legislativo

miguel angel

Vereador Osmar de Sousa e Paulo Henrique Barjud, prefeito de Jandira

Prefeito de Jandira visita o vereador Osmar de Oliveira

O prefeito Paulo Henrique Barjud, PT, o Paulinho Bururu, de Jandira, Grande São Paulo, esteve na Câmara Municipal, no dia quatro de maio. Ele veio especialmente cumprimentar o aniversariante do dia, o vereador Osmar de Souza, PFL. Houve troca de informações e o vereador pediu o apoio do amigo para conseguir recursos para Ubatuba. Paulinho Bururu se colocou à disposição no que for possível junto à bancada do PT nas esferas Estadual e Federal.

Vereador Osmar de Souza pede urgência para o conserto da Estrada do Sertão da Quina

O vereador Osmar de Souza, PFL, aproveitou a visita que o prefeito Eduardo César fez à Câmara Municipal para entregar a ele uma série de reivindicações para a região Sul de Ubatuba. A mais urgente, segundo o vereador, é o recapeamento da estrada do Sertão da Quina que está "intransitável e prejudicando os moradores do bairro". O prefeito deu sinal verde para que se agilize o trabalho e explicou que o atraso foi devido às constantes chuvas e enchentes no município.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Notícias da Prefeitura

Escola da Praia Dura foi desocupada para reforma

É a terceira vez que alunos da rede municipal precisam ser remanejados este ano, pois algumas escolas não proporcionam condições adequadas para funcionar

Mais uma escola da rede municipal de ensino foi temporariamente desativada por falta de condições de funcionamento. Cerca de 150 crianças do ensino fundamental, que estudam na E. M. Enesmar de Oliveira, na Praia Dura, serão transferidas para um camping no mesmo bairro. Essa decisão foi tomada em reunião com os pais e professores de alunos, que aconteceu na última 3ª feira, 03. Os pais preferem que seus filhos fiquem perto de casa. As crianças ficarão divididas em três salas, que foram adaptadas para recebê-las e a merenda será distribuída normalmente.
Diversos problemas foram apontados na escola da Praia Dura, mas o principal deles é o telhado que foi reformado de modo incorreto. O telhado não possui o caimento adequado e por essa razão, não permite o escoamento. Segundo o chefe de manutenção e construção dos prédios escolares da Secretaria de Educação, Maurício Eras, o ideal, nesses casos é um caimento de, no mínimo, 25%. “Lá na escola, tem apenas 13%. Como resultado, a água fica empossada na laje e infiltra para dentro das salas, comprometendo toda a estrutura”.
A escola foi reformada em 2003, mas diversos problemas foram detectados pela nova administração. Além do telhado, existe um outro problema bastante sério que foi a construção de uma sala de aula em cima de uma fossa que agora está cedendo. Além disso, os muros estão caindo. A secretária de educação, Isabel Roseli considera que a reforma do feita em 2003 foi um desperdício. “Nós vamos ter que refazer o telhado, rever a questão da sala construída em cima da fossa, as instalações elétricas e a pintura, enquanto poderíamos estar realizando novos projetos”. PMU



Bairro do Ipiranguinha faz festa para trabalhador de Ubatuba

Começa nesta sexta-feira, dia 6, 5ª Festa do Trabalhador, promovida pela Sociedade Amigos do Bairro do Ipiranguinha (SABI). O evento pretende reunir no bairro, trabalhadores de toda a cidade, numa grande confraternização com shows musicais, prestação de serviços e recreação para todas as idades. A Festa tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba. Confira abaixo a programação completa:

6 de maio - sexta-feira
· 20h00 – Show musical - Bandas Aurora, Tribaltos, Pracaniz

7 de maio – sábado
· 09h00 – Prestação de serviço: Corte de cabelo gratuito, Medição da pressão arterial, preenchimento de currículo, posto de atendimento do INSS, Assessoria Jurídica, Conselho Tutelar, stand de exposição da SABI, bazar da solidariedade
· Esporte – Corrida Pedestre do Trabalhador, percurso 5 Km
· 18h30 – Missa Campal do Trabalhador
· 20h30 - Abertura oficial da “ 5ª Festa do Trabalhador”
· Show musical com Marcos Fernandes “O Mineirinho do Forró”
· Encerramento da noite com a Banda “Chiclete de Águia” da Bahia.

8 de maio – Domingo
· 09h00 – Festival de brincadeiras para crianças, festival de futebol de campo, apresentação de capoeira, desfile em homenagem ao profissionais, torneio de xadrez, apresentação de aeróbica, pinturas e outras atividades para crianças
· 14h00 – Show infantil com Waltinho Guimarães e sua turma,
· Homenagem às mães
· 16h00 - Show de acrobacia em motos com “Grupo Domínio e Ousadia”
· 20h00 - Show com Almir Neto e banda,
· 22h00 - Show com André Martins (do programa Raul Gil)
· Encerramento da “5ª Festa do Trabalhador” com queima de fogos PMU



Basquete de Ubatuba continua a todo o vapor

Municipal masculino, feminino e infantil e amistosos movimentam a quadra do Tubão

O basquete de Ubatuba volta à quadra do Ginásio de Esportes Tubão para mais uma série de partidas. Na sexta feira, 6, acontece a terceira rodada do Municipal masculino adulto, com as partidas Clínica X Objetivo e Tortilhão X Hlera à partir das 19h30. A liderança parcial do torneio, que é disputado em turno único, pertence à equipe Docelar, com duas vitórias e folga nesta rodada. Outra equipe que descansa é o Tachão.
Feminino – No sábado, 7, acontece a abertura da Copa Tamires Barbosa de Basquete feminino. A partir das 10h acontece a cerimônia de abertura e na seqüência as partidas da primeira rodada; Pescados Katito X Sanets Dedetizadora e Maria Alves Ferragens X Senzala Restaurante. A fase classificatória do feminino vai até o dia 28, com rodadas aos sábados às 11h.
Escolinha - Os alunos da Escolinha Municipal de Basquete também terão seu campeonato interno. A cerimônia de abertura acontece também neste sábado, mas eles só jogam no dia 13. A rodada de abertura começa as 16h30 com o jogo SurfNet Locadora X Mercado 24 horas e Eletronorte X Ubatuba Automóveis. O torneio terá jogos todas as sextas às 16h30.
Amistosos – O técnico Fábio Medeiros, que comandará Ubatuba nos Jogos Regionais, considerou proveitosos os três amistosos preparativos disputados no Tubão. A equipe mirim venceu Caraguá por 51 a 29; o infantil marcou 59 a 57 contra São Sebastião, enquanto o Sub 21 também venceu São Sebastião por 72 a 58. “Esses amistosos são importante na preparação das equipes que disputarão torneios importantes no segundo semestre,” comentou Medeiros. PMU



Karatê de Ubatuba disputa torneio de novos talentos

Os alunos da academia Biodance representarão Ubatuba no Campeonato Paulista de Novos Talentos, que será disputado neste domingo, no Tênis Clube Paulistano, em São Paulo. A delegação composta por 14 atletas será comandada pelo técnico da equipe de karatê da Secretaria de Esporte e Lazer, Marcelo Oliveira, que estará observando atletas para integrar o time que disputará os Jogos Regionais. PMU



Mercado de Peixe sob nova administração

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Abastecimento é a nova administradora do Mercado Municipal. A decisão foi tomada em assembléia pela Colônia de Pesca e pelos permissionários, que optaram por repassar a administração do órgão para a prefeitura.
A prefeitura aceitou a nova atribuição e a primeira ação foi oficializar a comissão transitória para elaboração do novo estatuto, a periodicidade das reuniões, entre outras ações. A comissão do mercado instituída por assembléia na data de 14/4/2005 e oficializada por decreto é composta por quatro representantes da prefeitura, três representantes dos pescadores da Z10 e dois representantes dos empresários da pesca.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento aceitará sugestões para que a administração do mercado seja mais eficiente e auto sustentado. Qualquer sugestão poderá ser repassada ao administrador do mercado Antônio César, no telefone 3833-1245. PMU

Se...

sidney borges

Praia do Cruzeiro, fotografada numa tarde ensolarada e com pouca névoa.

A praia é linda. Convidativa, perfeita para um mergulho. Pena que é poluída, imprópria, inadequada. Alguém já ouviu o termo "rasgar dinheiro"? É o que Ubatuba faz ao desperdiçar o potencial das praias da cidade, Cruzeiro e Itaguá. Para existir uma indústria turística é preciso educação. Ter praias infestadas de coliformes fecais não é educado, muito menos produtivo. Os turistas querem pouco, a maior parte do que procuram a natureza deu graciosamente para Ubatuba. Em compensação, nasceu na terra uma classe política predatória, burra, desinteressada, inculta, que só serviu para estragar o trabalho da natureza. Será que isso um dia vai mudar? Não há sinais no horizonte, pelo menos não a curto prazo.

Sidney Borges

sexta-feira, maio 06, 2005

Infecções Generalizadas

Ronaldo Dias
O que podemos notar é que sofremos de quase tudo. Como um câncer, os problemas crescem e criam, rapidamente profundas raízes. A invasão do Calçadão é o mais novo sintoma. A barraquinha de feirinha, do grande magazine avança, sem necessidade, e abre espaço (para quem tiver apenas audácia) na área destinada a pedestres e conclamam pobres consumidores, com seus potentes amplificadores a empenhar em seu crediário seus últimos e parcos recursos. Também oferecem crédito em suas prateleiras, mesmo com “SPC e SERASA”. Vale tudo. E (dizem) que o “jogo de azar está proibido”. Atônitos, acuados, mas valentes e corajosos, os concorrentes (menores e mais tradicionais) pouco podem fazer e lutam, por alguma condição de igualdade, na disputa pelos escassos clientes. Maio não terminou e, não há feriados no horizonte próximo.
Fora a debutante barraquinha do calçadão, podemos citar ou mesmo anotar, nas diversas matérias dos meios de comunicação locais, diariamente, uma coletânea dos mais variados e inusitados ais.
Perguntam-me sobre o meu diagnóstico. Não sou médico, mas tenho algumas credenciais, que me permitem emitir e sustentar um modesto parecer. Posso seguramente afirmar que o IPTU não irá pagar nossas contas mais básicas (saúde, segurança e educação) imaginem, saneamento, infra-estrutura... A prefeitura, não suprirá a demanda por empregos, muito menos o crescente (e assustador) número de ambulantes licenciados ou apenas os que “ambulam” por extrema necessidade. Os recursos, não se enganem os políticos, principalmente os de tendências ilusionistas, são escassos e Mesmo! Muito escassos. Em tempos cada vez mais difíceis, precisam ser profissionalmente administrados por quem sabe. Não por quem quer, pretende, acha, finge ou engana que sabe. Quem se disporia a uma cirurgia cerebral ou do coração se, o interventor fosse um alfaiate, um açougueiro ou um datilógrafo? Os (nossos) espaços (disponíveis ou utilizáveis) também (até por disposição legal) também são escassos. O que pretendemos então com o paciente? Que tenha paciência? A saída é a entrada. Ou definitivamente entendemos que só nos resta o turismo (com todas suas pré-condições e requisitos) ou teremos que nos conformar (com ínguas) e morremos na míngua. São tão arraigados e equivocados os conceitos do turismo por aqui, que teríamos que recomeçar (do zero) com o beabá nas escolas, educando para o turismo. Nosso único antídoto. “Por uma terra sem males” e, sem apêndices , não é verdade, Fernando Pedreira?
P.S. - Olá Roberto Mamede. Li sua matéria ontem. É bom “aparecer” mais vezes. Faltam sim, (mais) leitores e, são raros os “soldados” que como você, defende a qualquer custo, “suas posições”. Cada um com sua arma, que faça uma boa luta.

Real Madrid

A imprensa esportiva errou a mão, como sempre. Bastou aparecer um gringo endinheirado e o Corinthians foi alçado à condição de Real Madrid brasileiro. Com os dólares fartos do gringo, contrataram um baixinho briguento e um técnico encrenqueiro, também gringos. Real Madrid. Lérias! Como se uma equipe se fizesse do dia para a noite. Há muitos anos, quando o Corinthians capengava no campeonato paulista, ameaçado de rebaixamento e apelidado de “faz-me rir” em alusão à canção de Edith Veiga, o Real Madrid já era o melhor time do Mundo. Di Stéfano, Gento, Puskas e outros, inclusive o brasileiro Didi por algum tempo, formavam um time fantástico. O Real Madrid entrava em campo de uniforme branco, usado até hoje. É sua marca registrada. O time espanhol mantém a tradição de grande equipe desde a década de cinqüenta, sempre com o mesmo uniforme. No Brasil, trocada a diretoria de um clube, trocam a cor da camisa. Não há respeito pelo simbólico. O Santos ficou conhecido mundialmente pelo excelente futebol praticado e pelo uniforme branco. Era arrepiante ver o time de Dorval, Mengálvio Coutinho, Pelé e Pepe. Em noites escuras as camisas pareciam caminhar sozinhas, os negros desapareciam, só era visível a magia do seu futebol. E que futebol! Tratavam a bola com carinho, chamavam-na de madame, sabiam que as damas merecem consideração. Eram cavalheiros, deuses de ébano. Agora o Santos joga de camisa listrada, antigo uniforme B. O São Paulo também mudou, vestiu calção preto, Luizinho, Canhoteiro e Leônidas não devem ter gostado. Nem vou falar do Palmeiras. Depois do furacão Parmalat perdeu o rumo, chegando a vestir camisa azul. O Corinthians jamais será a sombra do Real Madrid. No Brasil nunca existirá uma equipe como o Real Madrid. Nossos cartolas são subdesenvolvidos, inferiores, incapazes, se juntassem todos e fizessem uma fogueira, nada seria perdido. Podem até dizer que é exagero de minha parte. Os fatos me dão razão.

Sidney Borges

"Improvisações x Regional Norte"

Corsino Aliste Mezquita – Professor*
Improvisar é uma característica de nossa cultura política. Nossos homens públicos improvisam, no verbo e na ação. Geralmente são abjetos e arredios a planejamentos serenos e debatidos.
Improvisações, no verbo, acabam agredindo traseiros com pontapés, vitimando comodismos, falando o que não pode e não deve ser falado e cometendo toda série de indelicadezas e injustiças. Vez por outra desqualificam o improvisador. A maior parte, dessas gafes, acabam depositadas no hilário nacional.
Já a improvisação, na ação, indica falta de planejamento, negligência no trato da coisa pública e, em algumas circunstâncias, improbidade. Freqüentemente ocasionam grandes problemas, fatos paralelos indesejáveis e transtornos e injustiças causadas pela leviandade, o improviso e a participação indevida de pessoas não habilitadas.
Ubatuba não tem estado livre e não está agora dessas improvisações. Algumas de nossas dolorosas mazelas devem-se à precipitação e a decisões não pensadas e precariamente planejadas.
Membros da comunidade, do Poruba, procuraram este escriba pensando que podia fazer alguma coisa a seu favor. Os informamos que nada podemos fazer por eles e pela EM José Belarmino Sobrinho, neste momento.
A visita tinha como finalidade denunciar que, estavam construindo, no pátio da escola acima citada, um prédio para instalar a Regional Norte. Para isso já teriam aterrado a fossa que recebia todo o esgoto da escola, construído, ao lado da cozinha, outra para substitui-la e onerando a verba da Educação e cercado o espaço da escola, entre o prédio desta e o Posto de Saúde. Os fatos relatados são preocupantes. Não se pode invadir área de escola para fins tão díspares e conflitantes com a educação.
Não me cabe opinar sobre a necessidade ou conveniência da SUB-PREFEITURA NORTE ou Regional Norte. Foge a nosso campo de atividade e de análise. A idéia pode ser ótima. Parece óbvio não ser urgente e ter que ser instalada a toque de caixa, invadindo prédio escolar, colocando em risco a segurança dos alunos, perturbando o silêncio necessário ao processo educativo e ao atendimento dos pacientes, no Posto de Saúde e em local de tão difícil acesso considerando a largura da estrada e a precária ligação com a BR-101.
Certamente nossos homens públicos deveriam pensar mais e melhor antes de praticar esse despautério. É necessário pensar grande e planejar ação de tanta transcendência com tranqüilidade e profissionalismo. Antes de quaisquer outras providências, a Regional Norte, deveria ser criada e estruturada em lei, dotada de verba orçamentária, de cargos e estrutura funcional, regulamentar como será escolhido ou eleito seu Diretor, Sub-Prefeito ou outro nome que possa ser dado ao seu dirigente, estabelecer suas responsabilidades, campo de ação, limites, etc.
Paralelamente os dirigentes municipais poderão desapropriar uma área, superior a 20.000 m2, no centro da Região, em lugar de fácil acesso e que comporte o prédio administrativo, garagens, oficinas, estacionamento para usuários e outras necessidades que podem surgir no futuro. Um local que nos parece adequado é ao lado da rotatória de Ubatumirim. Lá tem áreas planas, desmatadas e a rotatória daria condições de circular em segurança sem solicitar obras dos responsáveis pela estrada. Sendo bem localizada, a Regional Norte, se constituirá em centro de desenvolvimento de seu entorno e de toda a Região.
Localizar, a Regional Norte, apertada, entre um prédio escolar e um posto de saúde, parece-nos decisão equivocada, indicadora de visões de curto alcance, sem projeto de futuro e desrespeitadoras da legislação que veda essas atividades em área escolar.
Permanecendo a decisão tomada os prejuízos e perigos para a escola e seus alunos são incalculáveis. Quem tomou essa decisão e os que concordaram com ela não sabem o que estão fazendo. A ilegalidade de ocupar espaço da escola municipal, para essa finalidade, é patente. Cabe aos dirigentes educacionais respeitar a lei e cuidarem do patrimônio da educação. A responsabilidade é sua. Em artigo anterior alertamos:"Cuidado com os abutres". O alerta não foi considerado e algumas improvisações e precipitações, assumindo responsabilidades de terceiros, podem ocasionar graves prejuízos à Educação.
Na condição de cidadão lamentamos as improvisações e as visões de curtos horizontes.
* Ex-secretário da Educação de Ubatuba

Notícias do Legislativo

miguel angel

José Cristiano Briet da Silva, da Prefeitura, iluminando a praça Madre Sofia

Praça Madre Sofia de novo iluminada

Depois de muitos meses no escuro, com os equipamentos elétricos danificados, a Praça Madre Sofia, no Ipiranguinha, volta a ficar completamente iluminada. No dia 02 de maio, a Prefeitura, com a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e o vereador Claudinho Gulli, (PMDB) fizeram uma parceria e trocaram 24 lâmpadas, 18 globos e 18 reatores.
Claudinho agradece o desempenho de todos e parabeniza os funcionários da Prefeitura, José Cristiano Briet da Silva, Bartholomeu Dalberto Santos e Adão Rodrigo da Silva pelo "excelente trabalho realizado".
Agora, de acordo com o vereador, a comunidade pode freqüentar a Praça com o conforto e a segurança que merece.

Vereador quer trabalho conjunto na Bela Vista

Os moradores da Bela Vista também fazem parceria com a Prefeitura para resolver os inúmeros problemas do bairro. Para os reparos nas ruas destruídas por causa das chuvas, os moradores vão entrar com a mão de obra e a Prefeitura com o material.
A decisão foi tomada durante reunião entre o vereador Claudinho Gulli, o assessor parlamentar, Maurício Domingues da Costa e o chefe de Serviço de Supervisão de Obras Públicas, o Paraíba, e a comunidade local.
Claudinho agradece a todo o pessoal da Secretaria de Obras que, segundo ele, não mede esforços para atender os seus pedidos. O vereador disse que entende as dificuldades da Prefeitura, que nem sempre tem materiais disponíveis para tanta demanda.
"Pouco a pouco vamos resolvendo os problemas de nossa cidade. Vale Lembrar que a atual gestão tem apenas quatro meses e este vereador foi empossado há menos de dois meses", concluiu Claudinho.

Audiência Pública

O vereador Claudinho esteve em Taubaté, Vale do Paraíba, dia 29 de abril, onde participou de uma Audiência Pública. No debate, vários temas se destacaram e entre os mais importantes estão a Defesa da Cidadania, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Defesa da Pessoa Idosa, Infância e Juventude, Meio Ambiente e Ordem Urbanista, Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência, Saúde Pública e Combate à Criminalidade.
A Audiência teve também como objetivo a obtenção de subsídios e informações junto a Sociedade Civil para a elaboração do Plano Geral de Atuação do Ministério Público, para o ano de 2006.
Os participantes pediram ao Ministério Público maior fiscalização do DPRN - Departamento de Proteção dos Recursos Naturais - no controle da poluição dos rios e para a Defesa do Meio ambiente, uma fiscalização mais acirrada nos rodeios, animais nos circos e nos desmatamentos descontrolados.
Na oportunidade, o deputado padre Afonso Lobato, que integrou a mesa, pediu apoio ao Ministério Público para um Projeto de Lei referente ao plantio de eucalipto.
Para o vereador Claudinho, a experiência valeu à pena, pois representou uma novidade para ele que ficou muito satisfeito com as sugestões colocadas.
O presidente da FUNDAC, Luiz Bitette, também compareceu à Audiência Pública.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Panorama da Fundart

PROGRAMAÇÃO CINECLUBE - MAIO 2005

07 – SÁBADO 20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE – “CARLOTA JOAQUINA”
Um filme de Carla Camurati
Com Marieta Severo, Marco Nanini, Marcos Palmeira, Vera Holtz e grande elenco.
Sinópse: Assustados com a Revolução Francesa e a aproximação do exército de Napoleão, Carlota Joaquina e D. João VI resolvem fugir para a sua colônia.

08 – DOMINGO – 16h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL – “Turma da Mônica”
Produção: Estúdios Maurício de Sousa – Brasil
Estórias: O Guarda Chuva Voador, a Fonte da Juventude e outras histórias.

14 – SÁBADO – 20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE – “CIDADE DE DEUS”
Dirigido por Fernando Meirelles. Baseado no romance de Paulo Lins.
Com Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Jonatham Haagensen e grande elenco.
É uma saga urbana que acompanha a crescimento do conjunto habitacional de Cidade de Deus, entre o fim dos anos 60 e o começo dos anos 80, pelo olhar de dois jovens que moram na comunidade.

15 – DOMINGO – 16h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL – “O Rei Leão” (dublado)
Produção: Studios Disney – EUA
Sinopse: Simba, um filhote de leão, está ansioso para se tornar rei. A inesperada morte de seu paie as armadilhas de seu tio, levam Simba a uma jornada heróica e de auto-conhecimento.

18 – QUARTA – 20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE – “SEXO, AMOR E TRAIÇÃO”
Um filme de Jorge Fernando.
Com Murilo Benício, Malu Mader, Fábio assunção,Alessandra Negrini, Caco Ciocler, Heloísa Périssé e Marcelo Antony.
Romance, Drama e Comédia Casual combinados de maneira única e divertida , com uma abordagem
profunda sobre relacionamentos.

20 – SEXTA – 20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE – “CURTAS EM VÍDEO”
Vídeos 2001/2002 selecionados no Mapa Cultural Paulista (Governo Estadual).

22 – DOMINGO – 16h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL – “Toy Story” (dublado)
Produção: Studios Disney – EUA
Uma verdadeira revolução feita por brinquedos que ganham vida e entram em emocionantes aventuras.

19h00 – CINE DEBATE
“CRONICAMENTE INVIÁVEL”
Com: Com Cecil Thiré, Betty Gofman, Daniel Dantas e Leonardo Vieira.
Direção: Sérgio Bianchi.
Sinopse: O filme apresenta trechos das histórias de 6 personagens, mostrando a dificuldade de sobrevivência mental e física em meio ao caos da sociedade brasileira, que atinge a todos independentemente da posição social ou da postura assumida. Coordenação do debate: Prof. Rui Alves Grilo. Participação de comentaristas convidados.

27 – SEXTA – 20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE - “Meu Japão Brasileiro” – Mazzaropi
Produção: Amacio Mazzaropi Brasil
Com: Geny Prado, Zilda Cardoso, Adriano Stuart, Cecília Watanabe e grande elenco.
Comentário: Mazzaropi nos trás muita alegria e diversão numa estória cheia de surpresas e com um colorido riquíssimo.
Direção: Glauco Mirko Laurelli

29 – DOMINGO – 16h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL - “ATLANTIS – O Reino Perdido” (dublado)
Produção: Studios Disney – EUA
Determinado a encontrar a lendária cidade perdida de Atlântida um jovem aventureiro acha um antigo diário com pistas sobre sua localização.

Contato: Jorge Lee
Eventos – Fundart
(12) 3833-7000 / 7001
jorgelee.event@fundart.com.br

Professor Koba. Um construtor social

Pedro Tuzino - Engenheiro
A política perde um dos seus mais significativo ícones, o parlamentar Paulo Kobayashi, com 59 anos de idade, acometido de câncer, que nos deixa um legado de inquestionável valor social. Desde pequeno passou a interessar-se pelos fenômenos naturais, e com tudo que se relacionava com a terra, sim, pois o Grande Arquiteto do Universo sabia que sobre aquele nissei estava depositada uma missão muito especial, cativar a juventude para a contemplação das suas obras. Como professor iniciou sua vida docente no Curso madureza Santa Inês, no bairro da Liberdade, assim despontou o professor-fenômeno, com um grande carisma, senso de humor e uma notável técnica didática. Logo o notável educador foi contratado pelo Curso Objetivo onde lecionou por 20 anos, para aproximadamente 800 mil alunos, as matérias geografia física, humana, social, econômica, política e ambiental despertando sempre em seus alunos uma visão mais holística sobre os fenômenos e a responsabilidade social de cada cidadão.
Paulo Kobayashi sabia que a paz e o progresso do mundo dependiam da vontade política e das ações convergentes de líderes empresariais, proprietários, governantes, donos de grandes fortunas e sociedade civil. Sabia mais: acreditava que consciência e vontade alidas a uma política construtiva eram o único instrumento possível para promover a integração dos diversos setores, segmentos e comunidades, rumo a prosperidade equilibrada.

Foi eleito deputado estadual em 1974, sobre a liderança de Teotônio Vilella, e já em 1982 conquistou um novo mandato ao lado de Mário Covas, Fernando Henrique, José Serra, Franco Montoro e tantos outros, dessa aglutinação nasce o PSDB. Em 1989 e em 1992 foi eleito vereador, sendo também o Presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Em 1995 assumiu como deputado estadual pela terceira vez, e logo em seguida eleito Presidente da Assembléia Legislativa Estadual, fato inédito, pois nenhum político presidiu as duas Casas.
Em 1998, foi eleito pela primeira vez para a Câmara Federal, defendendo a bandeira paulista, lutando pelas verbas destinadas a terra dos bandeirantes no orçamento federal. Foi nomeado pelos senadores e deputados federais de São Paulo como Coordenador da Bancada Paulista, desenvolvendo com desenvoltura ao articular e manter permanentes diálogos entre seus coordenados, afim de desmistificar o conceito de São Paulo estado rico que não necessita de verbas, como mestre em geografia sabia como pouco descrever o São Paulo acolhedor e herdeiro de descompassos econômicos e sociais de outros estados, a migração. Consegui aumentar em 450% a verba pleiteada pelos deputados e senadores paulistas destinadas ao nosso Estado. Assumiu novamente a Cadeira Federal em 2004, exercendo a função de Presidente do Grupo Parlamentar Brasil Japão, Vice-Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor.
Por tudo isso, ao nosso Mestre com carinho, temos a certeza que você continua ensinando aí em cima, e descrevendo aos seus pares o quão é dura a nossa realidade e como podemos vencer essas adversidades com muito trabalho, interceda pela classe política da qual uma pequena parcela de maus políticos tentam para seu próprio beneficio detratar tão digna atividade que você soube de forma ímpar desempenhar. Feliz por tê-lo como companheiro e triste pela despedida tão repentina não poderia deixar de externar o quanto você continua sendo aqui em baixo admirado.
“A humanidade seria mais justa quando a democracia superasse suas imperfeições de nscença, seus defeitos de adolescência e conseguisse prevalecer virtudes maduras”. Paulo Kobaishi (*30.06.1945 +26.04.2005)

quinta-feira, maio 05, 2005

Das pontes

arquivo


Essa magnífica ponte está situada na cidade de Cambridge, na Inglaterra. É conhecida como Ponte Matemática. O nome advém da engenhosidade da estrutura geométrica. A Ressaca, que está sem ponte, como tudo no Brasil sempre sem alguma coisa, poderia ter uma ponte provisória de madeira, barata, bonita, para resolver temporariamente o problema da transposição da calha fluvial. Eu me proponho a fazer o projeto gratuitamente e fiscalizar a obra também gratuitamente, só pelo prazer da contribuição. É preciso arregaçar as mangas e fazer. Estou à disposição. Vou convidar o meu amigo Renato Nunes para fazermos juntos. Vamos resgatar a ponte! Nossas crianças não podem correr riscos desnecessários.

Sidney Borges

Preparar para invadir!

Os americanos devem colocar as barbas de molho. “Vamos invadir sua praia”. A invasão será feita pelo México. Depois de atravessar o Rio Grande encheremos as prisões americanas de tal forma que eles não saberão distinguir quem está preso de quem está solto. Para muita gente é melhor viver preso nos Estados Unidos e comer três vezes ao dia. A coisa aqui no Brasil está difícil. Fora uma pequena parcela da população, que vive concentrada em grandes centros do Sul, os demais estão literalmente sem perspectivas, esperando um futuro que nunca chega. O jeito é dar no pé. Os americanos não sabem o que os espera. “O brasileiro não desiste nunca”, diz a propaganda oficial. Vale à pena correr risco de morte ou de cadeia. Horrível é a deportação. Voltar à barbárie. Afinal de contas, a morte é parte da vida. O que não está no script é a morte civil. Não é humano, embora seja o estado em que vivem os brasileiros, mais de cem milhões deles. Sem terra, sem emprego, sem atendimento médico, sem “escola” para os filhos, sem auto-estima. Um bom slogan para o Brasil seria: “o povo sem”. Sem nada, nem mesmo esperança. A última morreu após a eleição passada. Morte civil, o Brasil é a ante-sala do além. Deve ser do paraíso, o inferno é aqui. Espero que ninguém interprete mal as minhas palavras. Não estou culpando o governo pela situação. Ela vem de longa data. Apenas eu gostaria de ver algum movimento, por menor que fosse, capaz de dar ânimo ao povo. Vejo apenas propaganda. Demagógica, mentirosa, enganadora. Feita com apuro técnico de dar inveja à Goebbels. Vazia e cara. Esse dinheiro gasto para perpetuar Lula no poder será inútil. A ficha da massa está começando a cair. Quando isso acontecer, ninguém reverterá o movimento descendente. Plano inclinado sem atrito. Seria bom se houvesse uma alternativa. Infelizmente não há. Sai Lula, volta Malan. Jesus, socorro! Nada mudará. Estamos condenados a chafurdar na lama, essa é a triste realidade. Só a educação poderia reverter o quadro sombrio. Educação, quesito fora de questão.

Sidney Borges

OBRIGADO

roberto mamede

Aqui e agora, ao menos, vale a pena ...

Roberto de Mamede Costa Leite - Advogado
Hoje (04/05) acessei o UV e como sempre acontece quando nada esperamos, me vi frente a três cronistas que tocavam, cada qual, em assunto diferente e complementar.
Primeiro a corajosa divagação pessoal do Sidney a respeito da VELHICE.
Comovido com a lucidez do texto e das constatações, agradeço a súmula que me é recorrente e que nunca vi tão corajosa e claramente colocada. Só invejo não ter tido o talento e a clarividência de escrevê-la.
Quanto à conjuntura percebida do jornalismo, eu acho que há que garimpar na idéia de que há menos leitores a cada dia, com capacidade de crítica e entendimento. A televisão, sem embargo de sua grande utilidade, tornou grande parte da população cliente de ‘pf cognitivo’.
Ler com espírito crítico dá trabalho, requer estudo, inteligência e cultura ...
‘Just in case’, há artigo de VARGAS LLOSA no ESTADÃO de domingo, 010505, pag. A18, com o título de FUNDAMENTALISTAS E REPUBLICANOS que merece leitura atenta.
Trata do assunto enfocando a atual política americana mas, ajuda muito entender muito de nossa situação em Ubatuba ...
Neste andar de assuntos graves tratados com tanta lucidez e elegância, é complementar a crônica bem humorada e articulada, FRASE CERTA, do BETO FRANCINE.
Por fim, há ressalva de RONALDO DIAS sobre sua matéria que tanta reação causa sobre os ciclistas.
Pela necessidade de tal retificação ou esclarecimento talvez tenhamos indícios da falta de leitores que refiro acima.
Deste entrevero há muito que falar e estão falando.
O que mais me impressionou neste bate bola foi verdadeiro ‘streep tease’ de alma feito por missivista que assusta pelas entrelinhas.
Caro Sidney: estou encerrando a presente, dando uma olhada para o lado, nesta tarde tão límpida e vendo, além das árvores, a Laje Grande esbranquiçada do rebojo do mar, tendo ao fundo a ilha Rapada, tudo banhado por mar de azul profundo. Em anexo foto que estou fazendo.
Aqui e agora, ao menos, vale a pena ...
r-mamede@uol.com.br

Amizade

Enviado por Valter Capop*
O filho pergunta à mãe:
-Mãe, posso ir ao hospital ver meu amigo? Ele está doente!
Claro, mas o que ele tem?
-Tumor no cérebro.
A mãe, furiosa, replica:
-E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer?
O filho ignora a advertência e vai...
Horas depois retorna com os olhos vermelhos, dizendo:
Foi horrível, ele morreu na minha frente!
A mãe, com raiva:
-E agora?! Você está feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?!
Com lágrimas nos olhos e, acompanhado de um sorriso, ele respondeu:
- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer:
EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VINHA!

* Faz aniversário hoje!

Notícias da Prefeitura

divulgação

Os cursos ministrados dão acesso ao mercado de trabalho formal

Balcão de Empregos treina cadastrados

Mais de trinta pessoas passaram por curso de capacitação

A Secretaria de Assistência Social, através do Balcão de Empregos, promoveu no dia 3, a palestra Motivados para vencer: buscando a capacitação profissional. O treinamento, que aconteceu nas dependências da Secretaria de Educação foi aplicado pela facilitadora Joyce Souza e os treinandos puderam participar ativamente, inclusive apresentando sugestões para melhor aproveitamento do aprendizado em nossa região.
“O objetivo do trabalho é informar, capacitar e preparar os candidatos para o mercado de trabalho, conseqüentemente as empresas terão colaboradores/empregados mais preparados para prestar serviços de qualidade, buscando a excelência no foco ao cliente,” salientou Joyce.
O treinamento durou cerca de duas horas e reuniu trinta e oito pessoas cadastradas no Balcão de Empregos, que puderam receber noções de ética profissional, motivação para a vida pessoal e profissional, aparência pessoal e higiene dos ambientes de trabalho.
O certificado será entregue no dia 30 de maio às 17 horas na Secretaria de Educação.
A Secretaria pretende dar continuidade a esse projeto com outras palestras e cursos de capacitação profissional, e mantém inscrições abertas para futuros treinamentos no Balcão de Empregos, que fica na Rua Paraná, 375. PMU



Rua Gastão Madeira terá mudança de mão de direção

O Serviço Municipal de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba irá mudar o sentido de direção da rua Gastão Madeira, no centro da cidade. A partir de 1º de junho a rua terá mão única no sentido avenida Thomaz Galhardo para avenida Dona Maria Alves. A população começará a ser avisada da alteração através dos veículos de comunicação e de faixas.
Segundo Ronaldo Lopes, chefe do Serviço Municipal de Trânsito, essa alteração é uma reivindicação antiga tanto dos moradores do local como de pais de alunos das escolas existentes na rua. Além disso vários abaixo assinados já foram entregues na Prefeitura. “Iremos promover esta mudança por questão de segurança, já que neste trecho existem três escolas e um supermercado. Esperamos contar com a compreensão de todos”, explicou Lopes.
A Guarda Municipal estará orientando e auxiliando os motoristas no local sobre as mudanças. PMU



Judô de Ubatuba traz sete medalhas de ouro de torneio em São Sebastião

No total a delegação conquistou 17 medalhas

Vinte e um atletas das academias Dojô Kano e Tuta Judô participaram da “III Taça Cidade de São Sebastião”, disputada por mais de seiscentos judocas do Litoral Norte, Vale do Paraíba e sul de Minas, no Tebar Praia Clube. A equipe conquistou sete medalhas de ouro, quatro de prata e seis de bronze. A delegação contou com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, que está preparando a equipe que disputará os 49º Jogos Regionais em Caraguatatuba na primeira quinzena de julho.
O objetivo do secretário de Esporte Bittencourt Jr é participar da competição com o maior número de atletas que praticam o esporte na cidade. “Nosso objetivo é investir na ‘prata da casa’, levando atletas de ponta. Em breve a equipe estará reunida, treinando em um espaço cedido pela FUNDAC, sob o comando do professor Luiz Carlos Castilho Jr (Tutinha),” declarou o secretário.
Medalhas - Ouro: Camila Castilho, Wagner R. Leite, Rodolfo Marques, Thomas Benhur, Tiye Fushimi, Akemi Fushimi, Luiz C. Castilho Jr. ; Prata: Andre Marques, Yumi Fushimi, Claudia Mariano, Trajano Medrado; Bronze: Iago Rafael, Danilo, Diego Rafael, Nicolas Pascoal, Victor Domingos, Paulo C. Simões. PMU



Ubatuba inicia participação nos Jogos da Juventude

O esporte de Ubatuba inicia nesta quinta-feira, 5, sua participação na fase sub-regional dos 22º Jogos Abertos da Juventude, que será disputada em Caraguá. Quem dá a largada é a equipe de vôlei feminino da Secretaria de Esporte e Lazer, que entra na quadra do Poiares a partir das 19h30 para enfrentar o time da casa. Na seqüência é a vez do masculino, que também enfrenta Caraguá.
No Centro Esportivo o basquete masculino enfrenta a equipe de São Sebastião, a partir das 20h. O futebol vai a campo na sexta-feira, dia 6, às 19h30 no Centro Esportivo contra São Sebastião.
Os Jogos Abertos da Juventude tem por finalidade desenvolver o intercâmbio social e esportivo, difundir a prática das várias modalidades esportivas e dar oportunidade aos jovens valores objetivando a melhoria física, técnica e tática do desporto dentro de uma comunidade ou região, fazendo surgir novos valores no panorama desportivo nacional.
Os vencedores disputam a fase regional e posteriormente a final estadual das modalidades, que esse ano acontecerá em Votuporanga. PMU



Prefeitura de Ubatuba irá localizar 10 mil contribuintes

Convênio com a Receita Federal possibilitará que os carnês de IPTU sejam entregues em sua totalidade

A Prefeitura de Ubatuba, por meio de um convênio firmado com a Receita Federal, irá fazer o cruzamento de dados dos proprietários de cerca de 10 mil carnês de IPTU devolvidos no final do ano passado por problemas de localização. Esse convênio existe desde 1999 mais nunca foi utilizado pela administração municipal.
Até o final deste mês a Prefeitura estará enviando o primeiro lote, com cerca de 500 nomes, conforme orientação da própria Receita. A Prefeitura remete a Receita Federal o nome e o CPF do proprietário do imóvel cadastro e por meio do CPF a Receita informa o endereço atualizado.
Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Ubatuba, Anderson de Souza, nunca houve interesse das gestões anteriores em utilizarem esse convênio. “Esse cruzamento de dados não afetará o sigilo fiscal e bancário do contribuinte, pois teremos acesso somente ao endereço atualizado”, explicou Souza. PMU



Projeto Tamar participou da Abrin

O PROJETO TAMAR, juntamente com o PROJETO PEIXE BOI e a FUNDAÇÃO PRÓ-AVES, participou da 20ª Abrin, evento realizado pela Abrinq – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – num stand especial destinado à projetos vinculados ao IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Foram quatro dias em que o público alvo do evento – fabricantes, representantes e lojistas – teve a possibilidade de conhecer, ou se aprofundar um pouco mais a respeito dos trabalhos que são desenvolvidos por projetos de proteção ambiental, tomando consciência da importância dos mesmos junto às comunidades.
Cerca de 15 mil pessoas visitaram o evento que foi realizado de 26 a 29 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo. O Projeto Tamar em Ubatuba conta com o apoio nacional da Petrobrás e os apoios regionais da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Arcor do Brasil. PMU

quarta-feira, maio 04, 2005

A grande luta!

sidney borges


Nesse momento os contendores ainda estavam na fase de estudos. Depois do aquecimento inicial o lutador mais alto partiu para o combate franco. Na base dos contragolpes o baixinho conseguiu manter a distância e equilibrou a contenda. No final os jurados optaram pelo empate. A torcida aplaudiu.

Sidney Borges

Direto da redação

sidney borges


O Sol voltou a brilhar na redação do Ubatuba Víbora como há muito não o fazia. Apesar da luz intensa o frio está se fazendo presente. Como os leitores podem observar, a lareira ao fundo logo justificará a existência. Lareira acesa, o cão dormindo no tapete, um bom vinho e "Chet Baker" cantando "My funny Valentine". O que mais um homem pode querer? Cafuné na cabeça é pedir muito?

Sidney Borges

Velhice

Devo estar ficando velho. Devo não, estou. Apesar disso deixo claro aos que me lêem que é contra a vontade. Infelizmente para os seres multicelulares a fluidez do tempo leva ao desconhecido. Como será a não existência? Turbulenta? Felizes os que crêem em alguma coisa, para eles a vida continua. Será que acreditam mesmo? O fluxo temporal é inexorável e como todo fluxo contínuo deve transportar alguma energia. Suponho que seja a energia que exaure o indivíduo enquanto aprimora a espécie. Parece paradoxal, é real. Será que em algum momento conseguiremos usar a energia do passar do tempo? Ou seria do espaço-tempo? Sempre acreditei na jovialidade da alma, afinal de contas é preciso acreditar em alguma coisa. “Young at heart”. A frase me lembra um dos mais belos planos-seqüência da história do cinema. O autor foi o mestre Martin Ritt, no filme “The Front”, “testa de ferro por acaso” na tradução. Mostra uma panorâmica de Nova Iorque, de Manhattan para ser mais preciso, com “Young at heart” cantada por Frank Sinatra como fundo musical. Sublime, inesquecível. Será que Fellini seria o mesmo sem as trilhas de Nino Rotta? Pergunta idiota, nunca saberemos a resposta. Assim como nunca saberemos se a vida continua. Em certos dias, frente aos desatinos que imperam na esfera errante, me parece restar apenas uma opção. O suicídio. Acabo mudando de idéia. Se é ruim aqui, pode ser pior lá. Lá? Depois, gosto de sorvete de creme. Os jornalistas mais velhos reclamam que o jornalismo está acabando e os jornais encolhendo. O futuro da imprensa de papel é uma incógnita. É fato, as tiragens estão diminuindo, o povo parece ter perdido o interesse nas notícias. Não seria fruto da vida atribulada dos tempos modernos? Quem tem tempo para ler tantas notícias? A vida está cara, sempre precisamos de algo novo. Carros velozes para andar a passos de cágado, celulares com câmeras para não fotografar, televisores de plasma para ver o Big Brother Brasil, tudo isso custa muito dinheiro. Mulheres magérrimas para exibir também fazem parte da receita do sucesso. É preciso trabalhar muito para ter tudo isso. Amante argentina então, nem é bom falar. A virtude está com os que ficam doze horas ou mais no escritório. Deles será o leito vip do Einstein. Estou sem tempo para sentar nas docas da baía e ouvir Otis Redding. Definitivamente estou ficando velho. That’s life...

Sidney Borges

Uma ponte sobre águas turbulentas

sidney borges


Esse bloco granítico de forma indefinida foi um dia uma ponte. A ponte da Ressaca, que a chuva levou. Sob ela passaram águas turbulentas e suponho até um Celacanto feroz. Tanto passaram, águas e quimeras, que um dia resolveram que a levariam consigo. Agora é preciso construir outra. Espero que seja bonita, tudo o que o homem faz deve perseguir a beleza. O belo agrada aos olhos e ao coração.

Sidney Borges

Frase Certa

Roberto Francine Jr.
Acordei com a mãe de todas as ressacas, virei e ao lado da cama, havia um copo de água e duas aspirinas. Olhei em volta e vi minha roupa passada e pendurada. O quarto estava em perfeita ordem. Havia um bilhete de minha mulher:
- "Querido, deixei seu café pronto na copa. Fui ao supermercado. Beijos".
Desci e encontrei um lauto café esperando por mim. Perguntei à minha filha:
- O que aconteceu ontem?
- Bem, pai, você chegou às 3 da madrugada, completamente bêbado, vomitou no tapete da sala, quebrou móveis, mijou no guarda-roupa e machucou o olho ao bater na porta do quarto.
E por que está tudo arrumado, café preparado, roupa passada, aspirinas para a ressaca e um bilhete amoroso da sua mãe?
- Bem, é que mamãe o arrastou até a cama e, quando ela estava tirando a sua calça, você disse:
"NÃO FAÇA ISSO, MOÇA, EU SOU CASADO!"
Conclusões:

Uma ressaca - 70,00 reais (+ ou -)
Móveis destruídos - 1.200,00 reais
Café da manhã - 10,00 reais
Dizer a frase certa no momento certo - Não tem preço.

Notícias do Legislativo

Câmara Municipal de Ubatuba
Boletim da 13ª sessão Ordinária de 3 de maio de 2005

ORDEM DO DIA
Em única discussão:

01 - Adiado por duas Sessões o PROJETO DE LEI N° 027/05, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que acrescenta parágrafo ao artigo 76 da Lei 711/84, estabelecendo prazo de 30 dias para que o proprietário da obra em infração proceda a sua regularização sem prejuízo da continuidade dos trabalhos.

02 - Aprovado por unanimidade o PROJETO DE LEI N° 037/05, do EXECUTIVO, que altera o art. 3º, Caput, da Lei nº 2666 de 04 de abril de 2.005, ampliando para a referência 14 (quatorze) os servidores beneficiados com a Cesta Básica.

03 - Aprovado por unanimidade o PEDIDO DE INFORMAÇÃO N° 036/05, do Ver. RICARDO CORTES - PV, sobre a Merenda Escolar, das escolas de nosso Município.

04 -Aprovado por unanimidade o PEDIDO DE INFORMAÇÃO N° 037/05, do Ver. ROMERSON DE OLIVEIRA - PFL, sobre a situação da creche que será aberta, no bairro do Perequê-Mirim.

05 - Aprovado por unanimidade o REQUERIMENTO Nº 147/05, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL; à Telefônica, instalação de um orelhão na rodovia Oswaldo Cruz, em frente ao ponto final, no bairro do Pé da Serra.

06 -Aprovado por unanimidade o REQUERIMENTO Nº 148/05, do Ver. EDILSON FÉLIX - PSC, à Sabesp, solicitando reparos na rede de esgoto da rua Acre, no bairro da Silop.

07 - Aprovado por unanimidade o REQUERIMENTO Nº 149/05, do Ver. RICARDO CORTES - PV; à Elektro, extensão da rede elétrica, no km 86 até 85 da rodovia Oswaldo Cruz, no bairro do Pé da Serra.

08 - Aprovado por unanimidade o REQUERIMENTO Nº 150/05, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, à Sabesp, providências para solucionar o defeito existente no tratamento de esgoto, no bairro das Toninhas.
Hugo Simeão

Argentinos & Severinos

Ronaldo Dias
Conheço vários argentinos e eles, não têm nada a ver com os seus governos. Como eu, e muitos outros brasileiros, não temos nada a ver, com o que fazem e dizem, nossos governantes. Não dá para endossar as inúmeras bobagens de seus respectivos falatórios. A última do Severino é que estupro é acidente. Não "visse"? Deixa algum estuprador, com tara descontrolada, por individuo em grau avançado de senilidade, encontrá-lo em um beco escuro qualquer, que ele muda de idéia (ou de partido). Quanto aos seus pares argentinos, que agora querem ser tratados como sócios... Sócios em que? Cheios de dívidas e, com um histórico de calotes, quem vai quere-los de sócios? Entrariam com o que em uma "sociedade"? Com conversa? Com seu PIB de tangos? A coisa lá, ta tão preta, que o último tango produzido, foi do Carlos Gardel. Melhor providenciar, rapidamente, uma grande doação de bússolas. Quem sabe, com alguma orientação, achem o caminho.

Ciclistas - Esclarecimento

Antes que alguma interpretação errônea, me coloque como adversário te todos os ciclistas, quero esclarecer que minhas observações na matéria " Pequenos assassinatos" dizem respeito apenas àqueles ciclistas que transitam pela contra mão e desrespeitam, principalmente, os pedestres.

"Libertas qua sera tamen"
(Texto extraído do portal UOL)

Hoje é o dia mundial da liberdade de imprensa. Entre os ingredientes que foram aperfeiçoados no último século, dá pra dizer sem medo de errar que a liberdade de imprensa é algo que foi conquistado à duras penas. E continua avançando, especialmente com o advento da internet.Ou não?Tenho que reconhecer que a labuta diária dos jornalistas dentro dos grandes veículos não sofreram mudanças tão significativas. Continua o eterno jogo de ser íntegro com suas convicções e sintonizado com a linha editorial do chefe ao mesmo tempo. Daí tudo se relativiza ao chefe e às convicções de cada um.Com a internet, a grande diferença é que cada um se quiser pode ser o seu próprio editor-chefe. Como eu digo na abertura da minha home aqui no UOL, é uma chance de cada um ser o Roberto Marinho de si mesmo. De estar à altura de sua ambição e talento.Portanto, neste dia mundial da liberdade de imprensa, longa vida aos weblogs! Parabéns a todos vocês, comentadores e blogueiros do Brasil.

Panorama da Fundart

PROGRAMAÇÃO CULTURAL - MAIO 2005

01 - DOMINGO - 20h45
Praça Exaltação à Santa Cruz
MÚSICA NA PRAÇA
RETRETA MAESTRO PEDRINHO
Homenagem ao dia do Trabalhador.

04 - QUARTA - 19h30 - Ipiranguinha
Escola Estadual " Idalina Graça"
PALESTRA " A CULTURADO HIP HOP"
Ferréz - Reginaldo Ferreira da Silva
Autor dos livros "Capão Pecado" e " Manual Prático do Ódio".
Colunista da revista Caros Amigos. Prêmio Associação Paulista
de Críticos de Arte - melhor projeto de literatura - 2001.
Realização: Secretaria de Educação, Fundart e Coordenadoria da Mulher.

05 - QUINTA - 21h00 - Praça Anchieta
PARCEIROS DA CULTURA - Fundart e Bar do Pirata.
BANDA PRACANIZ - Pop Rock Nacional e Internacional.

06 - 20h00 - SEXTA MUSICAL
O melhor da MPB ao vivo com Júnior Bahia & Cia.

07 - SÁBADO - 20h00 - Picinguaba
SEXTETO CAIÇARA
1ª Festa da Cultura da Pincinguaba.
20h00 - Casarão do Porto
CINE CLUB - "CARLOTA JOAQUINA"

08 - DOMINGO - 20h45 - Praça Exaltação à Santa Cruz
MÚSICA NA PRAÇA - GRUPO TUPINAMBRÁS
Violão, baixo elétrico, percussão e flauta.
16h00 - Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL - "Turma da Mônica"

11 - QUARTA - 20h00 - Casarão do Porto
FUNDART JOVEM - Espaço de Livre Expressão
da Juventude Ubatubense.

12 - QUINTA - 21h00 - Praça Anchieta
PARCEIROS DA CULTURA - Fundart e Bar do Pirata.
TRIO BALAIO DE GATO - MPB e Pop Rock Nacional.

13 - SEXTA - 19h00 - Escola Municipal Padre Anchieta
Projeto RAC - "REDESCOBRINDO O ADOLESCENTE
NA COMUNIDADE." - Lançamento de livro e palestra.
Resposta pedagógica para as circunstâncias violentas
em que vivem os adolescentes de São Paulo.
Realização: Secretaria de Educação, Fundart e Coordenadoria da Mulher.

14 - SÁBADO - 20h30 - Sertão da Quina
BANDA NO BAIRRO
BANDA LIRA PADRE ANCHIETA
11h30 - MÚSICA NAS ESCOLAS - MARAFUNDA
SEXTETO CAIÇARA
Comemoração do dia Dia das Mães.
20h00 - Casarão do Porto
CINE CLUBE - "CIDADE DE DEUS"

15 - DOMINGO - 06h00 - Itaguá
Alvorada na 4ª Festa Caiçara do Divino
19h00 - Procissão
Participação da RETRETA MAESTRO PEDRINHO
19h30 - Participação da BANDA LIRA
16h00 - Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL - "O Rei Leão" (dublado)

16 - SEGUNDA - 11h00 e 13h00
MÚSICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL
SEXTETO CAIÇARA
2 Trompetes, Trompa, Trombone, Tuba e Bateria.

18 - QUARTA
20h00 - Casarão do Porto
CINE CLUBE - "SEXO, AMOR E TRAIÇÃO"

19 - QUINTA - 21h00 - Praça Anchieta
PARCEIROS DA CULTURA - Fundart e Bar do Pirata.
ALANDY & VANDERLEY - Mix musical.

20 - SEXTA - 20h00 - Casarão do Porto
CINE CLUBE - "CURTAS EM VÍDEO"
Vídeos 2001/2002 selecionados no Mapa
Cultural Paulista (Governo Estadual).

21 - SÁBADO - 20h30
Praça Exaltação à Santa Cruz
MÚSICA NA PRAÇA
BANDA LIRA PADRE ANCHIETA

22 - DOMINGO - 16h00 - Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL - "Toy Story" (dublado)
19h00 - CINE DEBATE
"CRONICAMENTE INVIÁVEL"
Direção: Sérgio Bianchi
Coordenação do debate: Prof. Rui Alves Grilo
Participação de comentaristas convidados.

25 - QUARTA - 11h00 e 13h00
MÚSICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL
GRUPO TUPINAMBRÁS
Violão, baixo elétrico, percussão e flauta.

20h00 - Casarão do Porto
FUNDART JOVEM - Espaço de Livre Expressão
da Juventude Ubatubense.

26 - QUINTA - 19h00 - Casarão do Porto
LEITURA BRANCA
Leitura performática de textos de espetáculos teatrais
clássicos e contemporâneos.
21h00 - Praça Anchieta
PARCEIROS DA CULTURA - Fundart e Bar do Pirata.
MARCELO SOL - Jam Session.

27 - SEXTA - 20h00 - Casarão do Porto
CINE CLUBE - "Meu Japão Brasileiro" - Mazzaropi

28 - SÁBADO - 20h00 - Casarão do Porto
SERESTAS E SERESTEIROS
Entre versos e prosas descontraídas é possível recordar
bons tempos com canções da música genuinamente popular.
Apresentação: Sérgio e Regina

29 - DOMINGO - 16h00 - Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL - "ATLANTIS - O Reino Perdido" (dublado)
21h00 - Praça Exaltação à Santa Cruz
MÚSICA NA PRAÇA
BANDA LIRA PADRE ANCHIETA

30 - SEGUNDA - 11h00 e 13h00
MÚSICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL
DUO MARÉ MADEIRA - Flauta e Clarineta.

PRESTIGIE O ARTISTA DE UBATUBA.
Adquira e indique obras da Praça das Artes.
DE 5ª A DOMINGO, A PARTIR DAS 15H00
Praça do Cruzeiro - Av. Iperoig - Centro
Grupo Setorial de Artes Plásticas - Fundart

*Será divulgada uma programação mensal detalhada do CINECLUBE FUNDART.

CONTATO:
Eventos - Fundart
(12) 3833-7000 / 7001
jorgelee.event@fundart.com.br

Notícias da Prefeitura

Homenagem às Mães do projeto Atividade Física e Cidadania

As mães que participam do projeto Atividade Física e Cidadania, promovido pela Divisão de Esportes Comunitários da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba, serão homenageadas na próxima sexta-feira, dia 6, no Ubatuba Tênis Clube. Diversas atividades foram programadas, como jogos de mesa, alongamento e esportes adaptados para os alunos da Melhor Idade.
“O projeto atende cerca de 400 pessoas em diversos bairros e aproveitamos a data para homenagear as mães e promover uma reunião entre todos os núcleos”, diz Sidney Rocha, coordenador do setor da Secretaria de Esporte e Lazer.O projeto Atividade Física e Cidadania especial “Dia das Mães” acontece à partir das 9h no Ubatuba Tênis Clube, Rodovia Osvaldo Cruz, 566, Jd. Carolina. PMU



Municipal de Basquete de Ubatuba aponta favoritos

Móveis Docelar conquista segunda vitória e assume a ponta da tabela

A equipe de Móveis Docelar saiu beneficiada após a segunda rodada do municipal de Basquete Masculino Adulto de Ubatuba, disputada sexta-feira, dia 29. Com uma vitória por 60 a 41 sobre o time do Tortilhão, a equipe do Docelar assumiu a ponta da tabela com duas vitórias.
Na segunda partida da noite, o time do Tachão obteve sua primeira vitória, ao bater por 98 a 59 o time do Hlera vídeo bar. A próxima rodada acontece no dia 6 de maio à partir das 19 horas, com as partidas Clínica de Fraturas Ubatuba X Objetivo e Tortilhão X Hlera.
Feminino – No sábado, dia 7, acontece a abertura da Copa Tamires Barbosa de Basquete Feminino. Após o desfile de abertura, que terá início as 10 horas, jogam as equipes de Pescados Katito X Sanets Dedetizadora e Maria Alves Ferragens X Restaurante Senzala. PMU



Alunos da Escolinha de Municipal de Surf visitam base do Tamar

Parceria prevê várias atividades durante o ano

Cerca de 80 alunos da Escolinha Municipal de Surf realizaram visita ao Projeto Tamar no último dia 29. Nessa primeira etapa de apresentar às crianças o ambiente onde o surf é praticado, os alunos do Perequê Açu e da Maranduba puderam visitar todas as instalações da Base do Tamar em Ubatuba. “Pretendemos realizar mais atividades extra-aula para conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente,” disse Ricardo Toledo, coordenador da Escolinha.
Após verem os tanques onde vivem as tartarugas, os alunos assistiram a vídeos e conheceram a oficina de papel reciclado, que despertou curiosidade, principalmente nos mais novos, que não conheciam o processo de produção de papel. “O mau tempo não permitiu o acompanhamento da produção completa, mas marcaremos outra data para acompanharmos todo o processo”, disse Toledo. Ao final foi formado um grupo de discussão onde todos puderam falar sobre o que foi apreendido durante a visita, e como agirão em relação ao meio ambiente à partir de agora.
Nesta sexta-feira, dia 6, é a vez das turmas da Praia Grande; os alunos do período da manhã devem comparecer à base do Tamar, no Itaguá às 8 horas, e os da tarde às 13h30. PMU



Procon de Ubatuba alerta contra fraude de banco

O Procon de Ubatuba está alertando a população sobre as facilidades de empréstimos oferecidas por uma empresa denominada Banco Rede. Nestas últimas semanas, várias pessoas procuraram o Òrgão de Defesa do Consumidor de Ubatuba informando que foram lesadas pelo referido Banco. A pessoa, por meio do telefone (11) 6828-0406 solicitava um empréstimo e, para a liberação do dinheiro, era necessário um depósito antecipado no Banco para aprovação de ficha cadastral. Após o depósito o solicitante ligava novamente para saber da liberação do empréstimo e nunca mais tinha retorno.
Segundo o Coordenador do Procon de Ubatuba, Henrique Zwibelberg, as pessoas eram informadas do crédito financeiro oferecido pelo Banco por meio de um comercial veiculado em uma rádio do Litoral Norte. “Pedimos às pessoas que antes de entrar em contato com o Banco Rede nos procurem, já que não se trata de uma empresa idônea”, explica Zwibelberg.
O Procon de Ubatuba está localizado na avenida Dona Maria Alves, 865, centro e o horário de atendimento é das 8 às 18 horas. PMU



Ubatuba consegue mais medalhas na Copa Brasil de Jiu Jitsu

Vinte atletas da equipe unificada subiram ao pódio em Duque de Caxias

A equipe Jiu Jitsu da Secretaria de Esporte e Lazer participou da continuação da Copa Brasil de Jiu Jitsu, disputada dia 30 na Vila Olímpica de Duque de Caxias. O resultado não poderia ser: dos vinte e dois atletas que faziam parte da delegação, vinte conquistaram medalhas.
Entre os destaques, Patrícia Firme e Maíra Prado, que fizeram a final feminina (faixa azul) e garantiram ouro e prata respectivamente. Outra medalha de prata muito comemorada foi de Matheus Souza (Amarela), de apenas 6 anos. No total foram seis medalhas de ouro, seis de prata e oito de bronze. “Mais uma vez pudemos mostrar a força da união do nosso Jiu Jitsu”, declarou o Secretário Bittencourt Jr. “Fiquei impressionado com o resultado do Matheus, de apenas seis anos. Podemos sonhar com um futuro brilhante,” concluiu o secretário.
Relação dos Medalhistas – Ouro: Júnior Petruca, Antônio Marcos, Carlos Leonardo, Marlon Ferreira, Gabriel Rodrigo(faixa branca), e Patrícia Firme (faixa azul); Prata: Daniel Pereira, Wallace Santos, Vancirlei Silva (faixa branca), Matheus Souza (faixa amarela), Jean Fileto e Maira Prado (azul); Bronze: Felipe frança, Lucas Nascimento, Letícia Cavalcante, Alexandre Cavalcante (faixa branca), Caio Faria, Bruno Alves (faixa amarela), Fernando Buguemester e Felipe Moura (faixa azul).
Errata – O atleta Trajano Medrado (Bolsa Esporte Módulo), conquistou a medalha de prata, na categoria leve masculino (faixa preta), e não bronze, como havia sido publicado anteriormente. PMU

terça-feira, maio 03, 2005

Salvem as baleias!

Arnold Hauser (Sidney Borges)*
O Conselho Deliberativo da Fundart decidiu democraticamente não aprovar projetos culturais apresentados por membros do Conselho ou por funcionários da Fundação. Leia-se culturais entre aspas, tem um dinheirinho nisso, como dizia o maestro Tom Jobim. A medida está dentro do que o governo atual propôs na campanha. Resgatar a dignidade, a ética e a moral de um órgão público que viu seus ideais desvirtuados ao longo do tempo, com verbas sendo usadas de forma não apropriada aos interesses da comunidade. Os conselheiros da Fundart não são obrigados a ter essa função, candidatam-se espontaneamente, mas devem saber que uma vez eleitos estarão eticamente impedidos de receber verbas para seus projetos. O mesmo vale para os funcionários, quase sempre nomeados pela atuação na última campanha. É o que se chama de fisiologismo, o contrário de meritocracia, prática usual em Ubatuba, como mostram as evidências. Não há na decisão nenhuma apreciação de ordem estética, ninguém é contra a arte, alguns conselheiros até arriscam um conto aqui, um quadro ali, coisa de amadores, é óbvio. A medida teve caráter de saneamento. Na verdade todos querem que as coisas mudem, clamam por transparência. Desde, é claro, que seus interesses prevaleçam. Assim nada será resgatado. Quem deve estar rindo da polêmica é o senhor Paulo Ramos, o único beneficiado.
* Editor do Ubatuba Víbora e artista diletante. Pintor, escritor, escultor, fotógrafo, videomaker, ceramista e poeta bissexto e inédito. Artista independente, sem ganhar um centavo do erário público
.

Salvem a Arte

Aiyan Zack (José Antonio G. T. Freitas)*
Ao Prefeito de Ubatuba, ao Presidente da Fundart e à Comunidade. Salvem A Arte! A Arte, antes que um emprego, é um dom que transcende a rotina mental do ser humano. Uma vida sem arte é apenas um ESTATUTO que todos têm que seguir à risca. Feliz a comunidade que tenha em seus representantes culturais, ARTISTAS, ao invés de burocratas. E artistas exercendo a sua arte, organizando e MOSTRANDO como se faz arte, para que ela não seja um manual a ser teoricamente discutido, mas um farol aceso sinalizando, na prática, caminhos que integrem o ser humano à própria arte de viver.
Existe no Conselho Deliberativo da Fundart, formado pelo presidente e coordenadores de grupos setoriais, uma polêmica se funcionários e coordenadores de grupos setoriais poderiam apresentar seus próprios projetos artísticos à Fundação, o que NADA CONSTA nos estatutos da Fundart.
A questão da não aprovação da Oficina de Teatro de Bonecos, desenvolvida por um verdadeiro artista, advém do fato dele exercer a função de chefe do setor de projetos, eventos e oficinas da Fundação. O interessante, é que o projeto dele foi pré-aprovado, para, em seguida, ser censurado e recusado. Incoerência?
Como também não pode ser aprovado o projeto do coordenador do grupo setorial de música, por ser culpado de exercer esse cargo VOLUNTÁRIO E NÃO REMUNERADO. Mais um projeto precioso recusado pelo mesmo conselho deliberativo do qual ele mesmo faz parte. QUEM PERDE É A ARTE.
É importante que a COMUNIDADE tome consciência que a arte não é emprego e quem tem o seu talento deve ter as portas abertas para ele. E que diga isso para seus céticos representantes.
Se a Fundação de ARTE e CULTURA de Ubatuba não pode usar seus artistas porque estão ligados à ela, ela será então uma pobre Fundação SEM ARTE. Ubatuba, 1 de maio de 2005 (Dia do Trabalhador)
* Membro do Conselho Deliberativo e Coordenador do Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança da Fundart - Ubatuba, SP

HIP HOP em Ubatuba

O que Ubatuba tem a ver com o Hip Hop?
Assista à palestra do escritor Ferréz e descubra.

DIA 04 DE MAIO – QUARTA-FEIRA – 19h30 – Ipiranguinha
Escola Estadual “ Idalina Graça”
Rua da Cascata, 400 - (12) 3832-4719/7104

Palestra:
“A cultura do HIP HOP”

Palestrante:
Ferréz – Reginaldo Ferreira da Silva.

Autor dos livros “Capão Pecado” e “ Manual Prático do Ódio”.
. Colunista da Revista Caros Amigos.
. Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA.
. Melhor Projeto de Literatura – 2001.
Realização: Secretaria de Educação, Fundart e Coordenadoria da Mulher.

Fundart – Praça Anchieta, 38 – Centro (12) 3833-7000 / 7001
Para saber mais sobre o palestrante, acesse:
www.ferrez.blogspot.com
Fonte: Fundart

Notícias da Prefeitura

divulgação

As meninas jogam um futebol de bom nível técnico e bonito de ser visto

Região Sul recebe torneio de Soccer 5 Feminino

A Secretaria de Esporte e Lazer realiza na praia da Lagoinha no próximo dia 15, a segunda edição do torneio de Soccer 5 Feminino. A primeira edição, realizada em março, no Perequê Açu, foi vencida pela equipe do Sumidouro e teve a participação de três equipes da região sul, o que motivou o secretário municipal Bittencourt Jr a escolher a região para a realização desse segundo torneio. “Nossa proposta é levar o esporte a todas as regiões da cidade. A região sul ficou esquecida por muito tempo, mas estamos recuperando o tempo perdido. A Escolinha de Surf já foi implantada na Maranduba e agora daremos início a outros eventos”, disse o secretário.
As inscrições para o torneio estão abertas na Secretaria de Esporte e Lazer até o dia 13, são gratuitas e as equipes podem ser compostas por até oito jogadoras. O Soccer 5 Feminino é uma realização da Secretaria de Esporte e Lazer e conta com o apoio de Image Estética, Esquina das Modas, Restaurante Tortilhão e Dra. Daniela Fuchs. PMU



Secretaria amplia período para inscrição de atletas de Ubatuba em prova de natação

Os nadadores de Ubatuba que efetuarem inscrições até quinta-feira estarão isentos de taxa

A Secretaria de Esporte e Lazer prorrogou o prazo para inscrição dos atletas de Ubatuba que desejam participar da 36ª Travessia Internacional de Ubatuba. A nova data limite é 5 de maio e os interessados devem se dirigir à piscina municipal entre 6h30 às 11h30 ou das 14 às 22 horas. Vale lembrar que os atletas inscritos nesse período não pagarão a taxa de inscrição, visando incluir um maior número de atletas da cidade nessa importante prova.

A 36ª Travessia Internacional de Ubatuba acontece no dia 15 de maio à partir das 8h.

A imprensa sempre deu grande destaque à prova durante esses anos, como pode se verificar em algumas matérias dos anos 70 arquivadas pela Secretaria de Esporte e Lazer. Confira trechos de algumas delas:

“Uma festa alegre na qual o Sol esteve sempre presente. A reunião dos melhores nadadores da América do Sul” – Diário de SP 1972.

“No cenário em que Anchieta escreveu os famosos versos à virgem santíssima chegarão os mais renomados nadadores da América do Sul para uma competição de 9.400 metros no Oceano Atlântico que exigirá muito arrojo e preparo técnico dos atletas. Será um acontecimento digno de ser presenciado por um grande público”Última Hora 1973.

“Um verdadeiro desfile de campeões estarão se defrontando na mais importante prova desta modalidade no calendário da Federação Paulista de Natação” Folha da Tarde 1973

“A beleza de um espetáculo ante o encantamento de uma natureza exuberante”Folha de São Paulo 1972

“É que nesta data, uma plêiade de nadadores Sul-americanos levarão para a terra Tamoia a técnica, o denodo e a coragem de campeões de natação”A Gazeta Esportiva 1973 PMU



Vôlei de Ubatuba tem rodada vitoriosa na Livovali

Vitórias deixam equipes a um passo das semifinais

As equipes de vôlei infantil masculino e feminino da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba venceram seus jogos, disputados no domingo, dia 1, no Ginásio de Esportes Tubão. As meninas venceram Pindamonhangaba por 3 sets a 0 (25/12, 25 21 e 25/21) e precisam de mais uma vitória para avançar rumo à semifinal. A próxima partida das meninas comandadas por Geraldo Vanoni é em Caraguá, domingo, contra a equipe da casa. O Masculino também venceu por 3 a 0 o time de São Sebastião com parciais de 25/10, 25/19 e 25/14 e também ruma a semifinal da Liga. PMU



Secretaria de Assistência Social inicia trabalho com andarilhos

A secretaria de Assistência Social iniciou, através do Setor de Migração, um trabalho de recolhimento, triagem e encaminhamento de andarilhos em Ubatuba. Na madrugada do dia 23, em parceria com a Guarda Municipal, aconteceu uma ronda, que resultou no encaminhamento de oito andarilhos para suas cidades de origem. “Sei que é pouco, diante do número de andarilhos que existe na cidade, mas vamos continuar com essas ações até a solução do problema”, afirmou a secretária de Assistência Social de Ubatuba, Kátia Nunes.
Os andarilhos recolhidos são entrevistados, tomam banho, recebem alimentação e posteriormente são levados à casa de familiares em suas cidades de origem. Kátia Nunes pretende montar um centro onde o atendimento e encaminhamento de migrantes deverá ser otimizado. “Vamos buscar parcerias para alugar uma casa, com o objetivo de abrigar essas pessoas por um curto período de tempo, no máximo três dias, onde poderemos localizar dados referentes aos andarilhos, como busca de parentes e levantamento de antecedentes criminais antes do encaminhamento”, disse a secretária. PMU



Fundo Social e Associação Comercial promovem bazar para o dia das mães

O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba realiza de 5 a 7 de maio o “Bazar das Mães”, com objetivo de garantir presentes a preços mais em conta para as mães de Ubatuba. As entidades filantrópicas de Ubatuba estarão vendendo artesanato de fabricação própria no salão da Associação Comercial e o resultado da venda será aplicado em seus projetos assistenciais. “Convido a todos que pretendem presentear as mães a visitar o Bazar e auxiliar nossas entidades. Aproveito para agradecer a Associação Comercial pela cessão do espaço”, disse Denise César, presidente do Fundo Municipal. PMU

segunda-feira, maio 02, 2005

Encontro do PPS em Pindamonhangaba

divulgação

Zizinho Vigneron, Roberto Freire e Edson Bettin, em Pindamonhangaba

Edson Bettin
Reuniram-se na Câmara Municipal de Pindamonhangaba, dia 29, sábado, o prefeito de São Sebastião, Sr. Juan Pons, o presidente da Câmara de Caraguá, Sr. Juarez Pardin, o prefeito anfitrião , vereadores das cidades de Taubaté e São José dos Campos, entre outros. Ubatuba foi representada no encontro Regional do PPS pelo Eng. Edson Bettin e o ex-prefeito Zizinho Vigneron. O objetivo do encontro foi o lançamento da candidatura do deputado federal Roberto Freire à Presidência da Republica. O deputado fez questão de ouvir na tribuna o Eng. Bettin sobre seu trabalho para levar a energia elétrica à região norte do município de Ubatuba. Para o deputado “esta situação seria natural se estivesse ocorrendo no nordeste, infelizmente é uma realidade a deficiência na prestação de serviços. É impressionante chegar a São Paulo e alguém dizer que não tem o serviço essencial de energia elétrica" .
Na oportunidade o Eng. Bettin encaminhou um filme feito com o testemunho de moradores das comunidades tradicionais onde são relatadas as dificuldades frente a vários planos sem sucesso por falta das "Autorizações Individuais Ambientais".

Motoristas X Ciclistas (Opinião)

Jussara Cordeiro Guimarães*
Estou cansada de ouvir e ler reclamações de motoristas contra os ciclistas da cidade, e concordo que existem sim alguns mal educados, como muitos motoristas também. Mas reparo que as reclamações são colocadas de uma maneira muito elitista, prevalecendo o ponto de vista de pessoas que possuem carro e que talvez nunca tenham necessitado de usar uma bicicleta como meio de transporte. Consideremos então os seguintes fatos:
1) Os ciclistas são a MAIORIA da população da cidade, pessoas pobres que não têm dinheiro para comprar um carro.
2) Eles andam de bicicleta não por esporte ou lazer, mas como meio de transporte, pois muitos deles não têm dinheiro sequer para pagar uma passagem de ônibus, e muitas vezes nem acesso e esse tipo de transporte.
3) Essa MAIORIA da população, é composta, além de trabalhadores e estudantes, também de donas de casa, crianças e pessoas idosas.
4) Essas pessoas estão totalmente desprotegidas, têm que enfrentar no seu dia a dia, vento, chuva, sol quente, frio, calor, poeira na cara, lama, além dos buracos que são ainda mais perigosos para quem está de bicicleta do que de carro, além do cansaço, de às vezes até horas de pedalada, muitas vezes carregando peso.
5) Alguns motoristas educados têm alguma paciência, porém muitos são impacientes e arrogantes e agem como essas pessoas fossem pragas, invadindo um espaço que consideram só seu. Simplesmente ignoram os ciclistas. Alguns andam super apressados, parecem até que estão em São Paulo. Usam seus carrões, com ar condicionado, tração nas 4 rodas, retrovisores por todos os lados, para se locomover até em pequenas distâncias, e acham que os ciclistas tem que prestar toda a atenção neles, não se lembrando que uma bicicleta carece de todos esses recursos, e também precisa das ruas e rodovias para chegar ao seu destino, pois não tem seu espaço próprio.
6) Concluindo, seria uma atitude muito mais simples e generosa, em vez de ficar reclamando dos ciclistas, (uma vez que a falta de educação se faz presente em ambas as partes) serem mais solidários e reivindicarem mais ciclovias, principalmente que atravessem o centro da cidade, e também no sentido Trevo Taubaté - Praia Grande, onde ocorre o maior fluxo de ciclistas e conseqüentemente mais acidentes.
* Moradora da cidade que utiliza bicicleta e não anda na contramão

A vida é um buraco...

sidney borges

Do lado esquerdo um buraco, no meio outro buraco, do lado direito...

Crise existencial. É isso que acomete o motorista que encontra uma situação como a da foto. Se desviar para a direita, cai no buraco. Se desviar para a esquerda, cai no buraco. Se for em frente, cai no buraco. Se voltar, cai no buraco onde já tinha caído. No último caso há uma opção, o motorista pode escolher outro buraco, enfim, variar de buraco pode até ser divertido. No bom sentido, é claro! Antevejo uma campanha de sucesso: “Adote um buraco e ele será todo seu”. Escolha onde quebrar o seu amortecedor, exerça a cidadania em sua plenitude. Um dia um desses buracos vai dar no Japão. A população brasileira vai poder se jogar nele e emergir onde há emprego e estabilidade. Os japoneses é que não vão gostar nada. Só mesmo indo para o Japão para ser cidadão. Onde estão os cargueiros do Lóide? O presidente Lula diz que por aqui vai tudo bem. Por que então tanta gente quer ir para os Estados Unidos lavar privadas, arriscando-se a levar porradas? Nunca vou entender.

Sidney Borges

Caminhos difíceis

sidney borges

A terra que desceu com a chuva quase impede o trânsito na ponte

A paisagem descortinada da encosta do Itaguá é magnifica. Foi para desfrutar desse panorama especial que ontem, dia 1º de maio, resolvi dar um passeio no portinho. No caminho uma surpresa desagradável. A ponte que fica logo após o Iate Clube Tamoios está coberta de lama. Parei para fotografar e soube que esteve pior, com carros encalhando inclusive. É só passar uma máquina que resolve. Tirar a lama não será difícil. Tampar os buracos é outra história, há muitos. Eduardo César herdou uma malha viária destruída, vai ter muito trabalho para reconstruir.

Sidney Borges

Elvis não morreu

carlos rizzo

Campephilus principalii, ou Ivory woodpecker

Carlos Rizzo
Elvis não morreu. Foi assim que os americanos do norte classificaram a importância do fato. Para a Ornitologia o reaparecimento de uma ave dada como extinta durante 50 anos se compararia, em extraordinário, a um retorno do rei do rock. O Campephilus principalii, ou Ivory woodpecker, ou ainda o pica-pau do bico de marfim, foi novamente observado. O ultimo registro dele era um filme em preto e branco rodado em 1950. Agora, todos os cientistas deverão registra-lo com todas as cores, matizes e sons que as novas tecnologias nos oferecem.
O interessante é que parte deste crédito devemos às entidades de caça. A legislação estadunidense reconhece o esporte da caça, mas para cada hectare liberado para a atividade, as entidades são obrigadas a recuperar outro tanto em ambiente degradado. Uma formula simples, que aplicada há mais de 50 anos, resulta em déficit de áreas a serem recuperadas. Nos Estados Unidos, as entidades ligadas à caça colocam os ambientalistas de carteirinha no chinelo.
No Brasil andamos na contra mão. Caçar é roubo de propriedade publica, a legislação pune severamente o caçador preso em atividade, mas pune brandamente se o caçador matar o policial que o ameaça com detenção. Resultado. No meio do mato o caçador surpreendido pela policia não tem dúvidas sobre o que deve fazer para não ser preso. O Policial Ambiental na segurança da cidade com sua vida sem valer nada no meio do mato, não tem dúvidas sobre como fazer para continuar vivo. Entre estas certezas as nossas espécies estão sumindo.
Em Ubatuba onde temos 80% do território incluído em área de preservação a mata é o paraíso dos caçadores e dos degradadores de plantão. Não bastasse o desamparo legal aos policiais, muitos dos ambientalistas assalariados ainda estão voltando à pé de Woodstock. Ainda não descobriram que a morte das espécies pela caça, pela degradação ambiental ou pela omissão, é a mesma coisa.
Outros ainda têm a cara de pau de se intitular proprietários de áreas de preservação ambiental, mas não tem o mínimo pudor quando o verdinho dos dólares aparece na frente. A Fazenda Angelim no bairro do Taquaral é o pior exemplo. Diz-se área de preservação, tem site na internet, mas, há dois anos atrás alugou seu pedaço para a locação do filme “Flying vírus” Uma aventura neurótica norte americana (seria pleonasmo?) combatendo um vírus mundialmente mortal com tiros e explosões no meio da Mata Atlântica. Em pleno abril de 2005 alugaram novamente para um evento tecno-musical movido a muitos decibéis e muitos outros que tais. Foi êxtase puro para os aficionados do melodioso putz-putz da musica eletrônica e um inferno, por 24 horas ininterruptas, para os moradores do bairro do Taquaral.
A fazenda Angelim é um dos redutos de um pássaro endêmico em Ubatuba e em vias de extinção segundo a Bird Life international, o Ibama e o nosso Comitê das Bacias Hidrogáficas no seu relatório 46.172 pag. 5-13.
Depois do filme “flying vírus” este pássaro reapareceu somente no ano passado, em setembro. Depois do êxtase tecno-musical não temos como precisar o que acontecerá.
Enquanto isso os nossos assalariados ambientalistas estão discutindo entre si, não sabem como proteger um patrimônio mundial em uma propriedade particular.
Se nos Estados Unidos eles estão festejando a volta do Ivory woodpecker e continuam acreditando que Elvis vai voltar. Em Ubatuba estamos enterrando espécies que nem conhecemos ao som tecno-musical do putz-putz, sob tilintar das moedas enchendo os bolsos de poucos, corroendo e destruindo o patrimônio de todos.

Paço Municipal

Toda sugestão, que assegure a transparência e a legitimidade de qualquer procedimento público, é bem vinda. Na minha opinião a abertura de concurso entre arquitetos nacionais e até estrangeiros, para a escolha de profissionais que deverão executar as obras da nova Casa de Leis é uma forma correta e democrática. A sugestão do jornalista Sidney Borges reforça o meu interesse em fazer uma política participativa e inovadora, visando sempre o benefício da população e, neste caso, a projeção da cidade de Ubatuba.
Em relação à escolha do local para a construção da nova Câmara, acredito que deverá ser precedida de estudos mais aprofundados. Como qualquer prédio público desse porte é, geralmente, um vetor de desenvolvimento no local onde está instalado, acho que uma criteriosa descentralização da Casa de Leis poderá gerar oportunidades de desenvolvimento urbano.

Jairo dos Santos
Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba

Notícias do Legislativo

divulgação

Vereador Romerson de Oliveira com o secretário João Paulo Rolim

Vereador Romerson de Oliveira, (Mico) em ação

A atuação do vereador Romerson de Oliveira, (Mico) do PFL, abrange várias áreas.


Na Educação, o empenho de Mico é para remanejar as crianças da Creche Maria da Cruz de Oliveira, no Perequê Mirim, para um local onde elas fiquem separadas dos alunos do Ensino Fundamental. O local encontrado é no próprio bairro e tem capacidade para atender uma demanda maior que a de hoje. O vereador se reuniu com o prefeito Eduardo César e com a secretária da Educação Isabel Rosely e já encaminhou um pedido de informações para saber quando e quantas crianças serão atendidas.
Em relação a Obras, o vereador foi com o secretário João Paulo Rolim visitar o Saco da Ribeira e o Perequê Mirim. Os moradores dos dois bairros solicitam a captação de águas pluviais na rua da Mangueira e serviços de drenagem e escoamento de água em várias ruas.
Para melhorar o atendimento à Saúde da população do bairro do Rio Escuro, o vereador se reuniu com a dra Cíntia Cristo, da Secretaria da Saúde, nesta sexta-feira, 29. Eles estudam a possibilidade de obtenção de novos equipamentos médicos e a melhoria dos já existentes.
Para o Esporte, menina dos olhos do vereador, Mico já está implantando um projeto que incentiva diversas modalidades, como o Futebol, Jiu Jitsu, Karatê e Capoeira, entre outros e conta com total apoio e parceria da Secretaria de Esportes do Município.

Fonte: Assessoria de Comunicação
 
Free counter and web stats