sábado, abril 30, 2005

Panorama da Fundart

divulgação

O maestro dá instruções aos atentos cantores do "Coral Canto Caiçara"

28 DE ABRIL - QUINTA - 20h00 - Casarão do Porto
LEITURA BRANCA
Foi um sucesso mais um encontro para leitura branca na Fundart. Aiyan Zack desenvolveu uma gostosa e divertida dinâmica com músicas e o texto de Chico Buarque “Ópera do Malandro”. Você também pode participar desse encontro e descobrir a arte escondida em você. Aiyan Zack é ator, diretor, bailarino, promotor de eventos e terapeuta holístico. Participou como ator e diretor de vários espetáculos entre o Rio e São Paulo. Atualmente coordena o Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.

23 DE ABRIL - SÁBADO - 20h00 - Casarão do Porto
SERESTAS E SERESTEIROS
Sob a apresentação de Sérgio e Regina, Serestas e Seresteiros tem sido um dos programas de maior sucesso da Fundart na categoria “encontro mensal”. No último sábado, 23 de abril, um grupo de ilustres artistas amantes da boa música se reuniu para fazer o que mais gosta - cantar. Entre versos e prosas descontraídas foi possível recordar bons tempos com canções das melhores safras da música genuinamente popular. As portas do Casarão do Porto estão abertas à comunidade que pode chegar, sentar e se inscrever para cantar nos próximos encontros.

27 DE ABRIL - QUARTA - 19h30 - Casarão do Porto
CORAL CANTO CAIÇARA
O projeto “CANTO CAIÇARA”, do instrutor Rodrigo Lopes da Silva – músico, regente e pianista, teve uma semana fantástica. O curso já conta com vários alunos que entenderam a proposta de se formar cidadãos conscientes de sua história e de sua cultura, resgatando canções regionais, de festas populares e folclóricas transmitidas de geração para geração. Os participantes experimentaram suas vozes e começaram a conhecer os naipes vocais. Foi uma prática musical bastante agradável e divertida onde os participantes se expressaram criativamente, explorando recursos corporais e materiais.

As inscrições continuam abertas
Para alunos a partir de 16 anos de idade.
Aulas às quartas-feiras, das 19h30 às 22h00.
Inscrição: R$15,00.
Mensalidade: R$15,00.

INFORMAÇÕES: FUNDART (12) 383-7000 / 7001
Fonte: Fundart

Mapa Cultural Paulista

Inscreva-se para a fase municipal do Mapa Cultural Paulista.

Esta é a chance de mostrar o seu valor artístico.

O Mapa Cultural Paulista objetiva identificar e ressaltar a produção cultural do interior e do litoral de São Paulo em treze regiões, com as expressões artísticas;

Artes Plásticas, Canto Coral, Dança, Desenho de Humor, Fotografia, Literatura: Conto & Poesia, Teatro e Vídeo.

O Mapa Cultural Paulista representa um avanço na política cultural, seja pelo intercâmbio nas regiões, valorizando novos talentos, com um movimento que une as mais distantes e diferentes culturas regionais. Em 2003-2004 mobilizou 316 municípios com 1663 inscrições.

INSCRIÇÕES DA FASE MUNICIPAL – UBATUBA – SP, DE 27 DE ABRIL A 30 DE MAIO – 2005
NA FUNDAÇÃO DE ARTE E CULTURA DE UBATUBA. (FUNDART)
Aquisição de fotocópia do regulamento e retirada da ficha de inscrição na Biblioteca de Ubatuba – praça 13 de maio – centro.

DE 01 A 12 DE JUNHO – 2005
Escolha e exposição dos trabalhos.

MODALIDADES

Artes Plásticas
O artista pode inscrever no máximo 3 trabalhos. Serão escolhidos 3 artistas.
Idade: livre.

Canto Coral
O grupo pode inscrever no máximo 4 trabalhos totalizando 15 minutos. Será escolhido um grupo.
Idade: a partir de 14 anos.

Dança
O grupo pode inscrever no máximo 1 trabalho. Será escolhido um grupo.
Idade: a partir de 14 anos.

Desenho de Humor
O desenhista pode inscrever: 1 cartum e 2 charges / 3 caricaturas / 2 charges e 1 caricatura / 2 caricaturas e 1 charge / 1 charge, 1 cartum e 1 caricatura. Serão escolhidos 2 desenhistas.
Idade: a partir de 15 anos.

Fotografia
O fotógrafo pode inscrever no máximo 5 trabalhos. Serão escolhidos 10 fotógrafos.
Idade: livre.

Conto
O escritor pode inscrever no máximo 3 trabalhos. Será escolhido 1 escritor.
Idade: livre.

Poesia
O poeta pode inscrever no máximo 3 trabalhos. Será escolhido 1 poeta.
Idade: livre.

Teatro
O grupo pode inscrever no máximo 1 trabalho. Será escolhido 1 grupo.
Idade: livre.

Vídeo
O videomaker pode inscrever no máximo 1 trabalho totalizando 15 minutos. Será escolhido 1 vídeo.
Idade: livre.

Maiores informações, leia o regulamento na Biblioteca de Ubatuba, na Fundart, no Museu Washington de Oliveira ou acesse o site:
http://www.darc.sp.gov.br/

DARC - Departamento de Atividades Regionais da Cultura
Governo do Estado de São Paulo
Rua Mauá, 51 - 2º andar - sala 238/239- Luz
Cep: 01028-900 - São Paulo - SP.
e-mail: darc.sp.gov.br
Tel/Fax: (011) 3351-8125 / 3351-8126

Fonte: Fundart

Notícias da Prefeitura

divulgação

Alunos observam orgulhosos a exposição de seus trabalhos

Secretaria de Educação expõe trabalho de crianças do ensino fundamental

O objetivo é incentivar as crianças a gostarem de arte e ensinar a elas técnicas que podem virar uma profissão futuramente

A Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba está realizando uma exposição dos trabalhos artesanais de crianças de 1ª a 4ª série da escola Municipal Maria Salete. Os artesanatos são resultado de uma oficina de arte que funciona na escola. O material produzido fica exposto e pode ser vendido na escola.
São bolsas em borracha de E.V.A, caixinhas em argila e imãs de geladeira em biscuit. As crianças fizeram também belos trabalhos com materiais recicláveis, do tipo: sacolinhas com caixas longa-vida, porta-lápis de latas e vasos decorativos de papel. Outras obras que chamam a atenção são as reproduções de pinturas de artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral e Portinari.
A exposição começou na 6ª feira, dia 29 e ficará na Secretaria de Educação (Rua Gastão Madeira, 110) até o próximo dia 10. Após, outras escolas terão a mesma oportunidade. PMU



Santa Casa realiza “Baladas de Outono” em maio

A Santa Casa de Ubatuba realiza, durante o mês de maio, uma série de três baladas de outono em parceria com casas noturnas da cidade, com o objetivo de arrecadar fundos para a entidade. Os estabelecimentos cederam 100% do valor arrecadado na portaria para a Santa Casa. Toda a arrecadação será revertida para aquisição de material e equipamentos.
O primeiro evento será a Balada de Outono, que acontecerá dia 6 na Sprint, com o DJ Flávio. No dia 13, a diversão é garantida no Bar do Beethoven e no dia 27, é a vez do Amanari. O valor dos ingressos antecipados é 8 reais e 10 reais na portaria.
A participação da comunidade é muito importante. Compareça! Mais informações pelo telefone 3833-4161

Locais de venda de convites:

- Administração da Santa Casa (Margarida ou Eliana)
- Ubatuba Show Dog (Vilmar)
- Administração da Prefeitura (Kátia ou Evaldo)
- Banca do Joe
- Net Educativa
- MS Filmagens
- Madeireiro PMU



Ponte recuperada no Perequê-Açu

A obra da ponte da Avenida Mato Grosso com a Rua Paderewisk, no Perequê-Açú foi concluída na última sexta-feira, 29. Foram gastos 21 dias e 40 sacos de cimento além do trabalho de 4 homens em média por dia. Foi feita nova cabeceira e também serviço de reforço e prevenção para agüentar chuvas pesadas. A ponte precisou ser reconstruída, após ter sido quase que totalmente destruída pelas fortes chuvas do início do mês. PMU

sexta-feira, abril 29, 2005

Celebridades

Michael Jackson cogitou de enviar para o Brasil um dos garotos que o acusam de pedofilia. Por que o Brasil? Segundo Ray Berger, de Nova Iorque, psicanalista lacaniano, o Brasil tem um papel preponderante no imaginário erótico do astro. Berger, que deu o parecer pela modesta quantia de dois milhões de dólares, a pedido dos advogados do cantor, afirmou que tudo começou com a leitura de um conto de um autor brasileiro, povoado de anões bezuntados. A obra foi publicada na seção de sugestões de uso do produto, no boletim de uma fábrica de vaselina perfumada de Connecticut. O astro gostou da idéia e resolveu experimentar. Como não encontrasse anões, bezuntou garotos de uma escola vizinha. Segundo Berger, desde esse dia ele nunca mais parou. Outro psicanalista, Helmuth Heinz, da Baviera, freudiano ortodoxo, contratado pela promotoria, disse que tudo não passa de manobra dos advogados de defesa. Casos como o de Jackson eram comuns na Alemanha dos anos trinta, onde havia bezuntadores que colocavam em perigo a pureza ariana. Heinz acredita que pode curar Jackson do vício oleoso, bastando algumas sessões de soco inglês. É um caso fêrrdadêrro de falta de fêrrgonha, disse o psicanalista germânico. Dois porradas e o branquelo nunca mais fai querer saber de fasselina, completou o alemão. Jackson admite ter dormido com os garotos, mas afirma que nunca bezuntou ninguém. Apenas nos demos as mãos, disse com olhar angelical. Sobre os cento e vinte e oito potes de vaselina que comprou no ano passado, Jackson afirmou que suas mãos ressecam no inverno.

Sidney Borges

Notícias do Legislativo

miguel angel

Membros da Defesa Civil de Ubatuba homenageados na Câmara

Homenagem à Defesa Civil de Ubatuba

O vereador Ricardo Cortes (PV) homenageou os integrantes da Defesa Civil de Ubatuba, na sessão de Câmara do dia 19 de abril.
Na Moção de Congratulações, o vereador destacou o brilhante trabalho dos voluntários que sempre se desdobram para atender a todos. Ricardo Cortes lembrou a luta dos homens e mulheres, "que não medem esforços para atuar em locais isolados e de difícil acesso", como, por exemplo, na ocasião das chuvas fortes que transtornaram a cidade.
A marca da solidariedade da Defesa Civil, segundo o vereador, está presente no dia a dia e vai desde a limpeza das casas, depois de um alagamento, até o socorro de pessoas ilhadas e o transporte dos feridos ao hospital.
Ricardo Cortes reuniu, nesta Moção de Congratulações à Defesa Civil, o sentimento de gratidão de toda a população de Ubatuba, pelos relevantes serviços prestados pela entidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Juros altos?

febraban

Bundas, grudadas na plataforma ilustram o que disse o presidente

Elas só fazem com que os interesses dos banqueiros prevaleçam. Mexam-se, tirem suas bundas das cadeiras, só assim os juros cairão. Não importa se a bunda é grande ou pequena, bonita ou feia. Com a bunda baixaremos os juros.

Sidney Borges
Sobre fala do presidente Lula, que conceitua o tempo todo, raciocina em bloco!

TRASEIROS

Ronaldo Dias
Lula lá, manda que levantemos os traseiros, contra os juros estratosféricos que pagamos. Levantar para irmos à Brasília? Venezuela? Ou Cuba? Enquanto isso, os bancos ficam nos esperando, tranquilamente, sentados. Esta, não foi uma sugestão inteligente ou, de quem entende do assunto. Perdeu mais uma oportunidade de ficar calado. A continuar, descobrirá em 2006, tardiamente, que traseiros tem outras serventias.

COMUNICADO

Em decorrência das últimas chuvas que caíram sobre Ubatuba na quarta e quinta-feira, 20 e 21 de abril, os equipamentos do Cineclube e o auditório foram danificados. Diante da situação, a equipe da Fundart está adiando a sessão de cinema desta sexta-feira, dia 29 de abril, às 20h00.
Gratos pela compreensão.


Equipe Fundart

Notícias da Prefeitura

divulgação

Atletas de Jiu Jitsu de Ubatuba ao lado do Secretário de Esporte e Lazer

Medalhistas do Jiu Jitsu visitam secretário

Os atletas do Jiu Jitsu que conquistaram medalhas na Copa Brasil de Jiu Jitsu disputada na Vila Olímpica de Duque de Caxias (RJ) estiveram reunidos com o secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr. Os atletas Leandro Thomas (ouro), Vinícius Leite, Wladimir Vega, Trajano Medrado e Angélica Firme (bronze) acompanhados de Wanderlei Leite, Alessandro de Souza e Francisco Teodoro (4º lugar em suas categorias) apresentaram as medalhas conquistadas e parabenizaram o secretário pela iniciativa de apoiar a união das academias em torneios disputados fora da cidade.
Segundo o secretário Bittencourt Jr essa união só veio fortalecer o esporte. “As medalhas conquistadas são a prova que essa união foi muito salutar. Estamos iniciando esse trabalho com outras modalidades como judô, karatê e capoeira por exemplo”, frisou o secretário.

Judô

Neste final de semana o judô de Ubatuba estará disputando a 3ª Copa São Sebastião de Jiu Jitsu, válida pela 2ª etapa da Copa Shi-Han de judô no Ginásio do Tebar Praia Clube. PMU



Basquete e vôlei são atrações no final de semana esportivo em Ubatuba

O Ginásio de Esportes Tubão será palco de diversos eventos neste final de semana. Na sexta-feira, 29, acontece a segunda rodada do Municipal de Basquete Masculino. Na primeira partida um duelo entre duas equipes que venceram na primeira rodada: a equipe do Tortilhão enfrenta o time de Móveis Docelar. No jogo de fundo a equipe do Tachão tenta se reabilitar da derrota na primeira rodada enfrentando a equipe de Hlera, que venceu o jogo inicial.
No sábado, à partir das 10 horas, o basquete volta a quadra para a disputa da segunda rodada da Liga Litoral Norte/Serra do Mar na categoria mirim. A primeira partida é entre São Sebastião e Caraguá; Ubatuba e Paraibuna encerram a rodada. Na sequência o técnico da Secretaria de Esporte e Lazer, Fábio Medeiros, comandará as equipes Infantil e Sub 21 em amistosos contra São Sebastião. Os jogos servem para observar atletas que serão selecionados para disputar os Jogos Regionais.
Vôlei - No domingo o Tubão recebe as equipes de vôlei masculino e feminino em mais uma rodada da Livovali. As meninas comandadas por Geraldo Vanoni enfrentam a equipe de Pindamonhangaba, à partir das 14 horas.
Os atletas do Infantil Masculino jogam na sequência, defendendo uma invencibilidade de 3 jogos, enfrentando a equipe de São Sebastião. O técnico Marcos Jardim conta com a vitória para garantir a classificação rumo as semifinais da categoria . Em todos os eventos a entrada é franca. PMU



Bairro do Ipiranguinha faz festa para trabalhador de Ubatuba

A Sociedade Amigos do Bairro do Ipiranguinha (SABI) realiza a partir do dia 6 de maio a “5ª Festa do Trabalhador”. Serão três dias com muita animação e prestação de serviços. Almiro Santos Penha, presidente da SABI, faz questão de convidar os moradores de toda a cidade. “É uma festa para homenagear os trabalhadores de Ubatuba, por isso queremos comemorar com todos, da Tabatinga ao Camburi. Teremos eventos para toda a família do trabalhador durante os três dias da festa,” diz Almiro.
O presidente da associação lembra também que a festa faz parte do calendário de eventos da cidade. “O apoio que estamos recebendo da Prefeitura, em especial da Secretaria de Turismo irá contribuir muito para o sucesso da festa,” completa Almiro. Na sexta-feira a animação começa às 20 horas com show musical. Sábado e domingo as atividades têm inicio às 9 horas (confira programação abaixo) e todos os eventos são gratuitos. A “5ª Festa do Trabalhador” será realizada na área ao lado da ponte André Franco Montoro, na Rua da Cascata. PMU

5ª Festa do Trabalhador

Programação

6 de maio - sexta-feira

· 20 horas – Show musical - Bandas Aurora, Tribaltos, Pracaniz

7 de maio – sábado

· 9 horas – Prestação de serviço: Corte de cabelo gratuito, Medição da pressão arterial, preenchimento de currículo, posto de atendimento do INSS, Assessoria Jurídica, Conselho Tutelar, stand de exposição da SABI, bazar da solidariedade

· Esporte – Corrida Pedestre do Trabalhador, percurso 5 Km

· 18h30 – Missa Campal do Trabalhador

· 20h30 - Abertura oficial da “5ª Festa do Trabalhador”

· Show musical com Marcos Fernandes “O Mineirinho do Forró”

· Encerramento da noite com a Banda “Chiclete de Águia” da Bahia.

8 de maio – Domingo

· 9 horas – Festival de brincadeiras para crianças, festival de futebol de campo, apresentação de capoeira, desfile em homenagem ao profissionais, torneio de xadrez, apresentação de aeróbica, pinturas e outras atividades para crianças

· 14 horas – Show infantil com Waltinho Guimarães e sua turma,

· Homenagem às mães

· 16 horas - Show de acrobacia em motos com “Grupo Domínio e Ousadia”

· 20 horas - Show com Almir Neto e banda

· 22 horas - Show com André Martins (do programa Raul Gil)

· Encerramento da “5ª Festa do Trabalhador” com queima de fogos



Feriado superou expectativas em Ubatuba

Movimento de turistas na cidade foi acima do esperado pelos comerciantes; Setur avalia que campanha fomentou o feriado

O Feriado de 21 de Abril, geralmente considerado fraco pelos comerciantes, este ano superou expectativas e agradou a todos. Apesar dos serviços de meteorologia apontarem um feriado com muita chuva, o tempo surpreendeu e o sol apareceu para animar os visitantes. Uma pesquisa da Secretaria Municipal de Turismo de Ubatuba (SETUR) realizada em mais de 100 estabelecimentos formais de hospedagem constatou uma ocupação média de 80%.
Segundo Alfredo Corrêa, da Associação dos Restaurantes, o feriado surpreendeu o comércio. “Historicamente o feriado de 21 de abril é mais fraco, mas neste ano tivemos um fluxo de turistas muito bom”, afirmou Corrêa.
A Secretaria de Turismo credita o aumento ao volume de turistas em Ubatuba à campanha institucional que está sendo veiculada na região. “A Prefeitura tem como objetivo minimizar os picos de sazonalidade que ocorrem no decorrer do ano. Esta é a razão pela qual a Secretaria está investindo em televisão”, explica Luiz Felipe Azevedo, secretário de Turismo. Os comerciais serão veiculados todas as quartas, quintas e sextas-feiras de abril. A campanha continuará em maio com os comerciais sendo veiculados nas regiões de Campinas e Ribeirão Preto. PMU



Posto de Saúde do Perequê-Açu realiza evento para os idosos

Sábado, dia 30, o Posto de Saúde do Perequê-Açu estará realizando uma grande programação que faz parte da Campanha de Vacinação Contra a Gripe para idosos. O evento acontecerá no Terminal Turístico do bairro, com muita música, exposições, exames e palestras.
Além da programação com horários marcados, outras atividades acontecerão durante todo o dia nas salas do terminal turístico. O idoso poderá contar com sessões de relaxamento e estética com a Vitaderm Cosméticos, exposição de artesanato, danças, jogos, fisioterapia e produtos naturais, música ao vivo e exame de prevenção do câncer de boca.

Acompanhe e participe:

8:30 Abertura com apresentação da Banda Lira Padre Anchieta
9:00 Dinâmica de sensibilização c/ a pedagoga Fernanda Liberal
9:30 Café da manhã
10:00 Palestra “Envelhecer com Prazer” com o psicólogo Tom Blasques
13:00 Apresentação da crianças da Orquestra e Coral do Projeto Guri do Promirim
13:30 Palestra “Como vai sua memória” com a terapeuta ocupacional Patrícia Lopes Fontes
15:00 Dinâmica “Contando História” com a dra. Rosa Gil
16:30 Encerramento com apresentação de Dança do Ventre com a Oficina de Dança da Surreil
PMU



Ipiranguinha recebe o “Recreando em seu Bairro” no dia 8 de maio

A Secretaria de Esportes e Lazer promoverá no próximo dia 8, no bairro do Ipiranguinha, a segunda edição do projeto “Recreando em seu Bairro”. O evento é destinado a todas as idades, onde os moradores podem aproveitar a manhã de domingo para atividades físicas e recreativas, com monitores da Secretaria. A estrutura oferece quadras de vôlei, futebol, queimada, jogos de mesa e gincanas, entre outras atividades.
Uma das maiores atrações da primeira edição do “Recreando” foi a cama elástica, onde as crianças do bairro da Estufa fizeram filas para realizar acrobacias. As crianças também terão um espaço para pintura, desenho, colagens e outras artes. O “Recreando em seu Bairro” acontece a partir das 9 horas na rua da Cascata, ao lado da ponte André Franco Montoro. A Secretaria também divulgou a lista dos bairros que receberão o “Recreando” ainda este ano:

05/06 – Picinguaba
26/06 – Taquaral
03/07 – Centro
07/08 – Lázaro
21/08 – Perequê Açu
18/09 – Maranduba
09/10 – Perequê Mirim
12/10 – Centro
06/11 – Itamambuca
20/11 – Corcovado PMU



Ciclovia do Itaguá ganha iluminação

Reparos no trevo no bairro do Perequê-Açu e recuperação de valas para escoamento de águas pluviais também estão sendo executados

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba concluiu nos últimos dias a colocação de 14 postes, de 14 metros cada, para a iluminação, em mercúrio, da ciclovia do Itaguá, no trecho rotatória até a Ponte do Ingá. É um sistema de iluminação moderno que contém refletores voltados para a praia, além de iluminar a via pública. A obra foi realizada com recursos do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão vinculado à secretaria estadual de Turismo.
Já está em fase de tramitação o processo para colocação de postes de iluminação, de via pública e costeira, nos decks do Caís do Porto. Serão quatro postes, um em cada deck e a obra também será realizada com verbas do Dade.

Outros serviços

O Serviço Municipal de Trânsito está remodelando o trevo na avenida Felix Guisard, na confluência com a avenida Padre Manoel da Nóbrega, no bairro do Perequê-Açu. Além de melhorar o fluxo de veículos, esta modificação também deverá receber iluminação. Este trevo foi criado emergencialmente anos atrás, com o objetivo de organizar o trânsito no Carnaval e permaneceu até hoje, sem nenhum tipo de reparo.
Ainda no Perequê-Açu, funcionários da secretaria de Obras estão trabalhando na recuperação e desassoreamento de vala para escoamento de águas pluviais, na rua Imaculada Conceição, já que por este local escoa grande parte das águas do Sumidouro. PMU



Ubatuba inicia projeto “Adote uma Praça”

A parceria entre prefeitura e comunidade pode resultar em belos espaços de convivência

A Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba está colocando em prática uma lei que envolve a comunidade na adoção de praças e áreas verdes, com o objetivo de transformar esses locais em espaços de convivência, limpos e ajardinados. Desde o início do ano, um levantamento está sendo feito, no sentido de cadastrar todas as praças e áreas verdes existentes na cidade. Somente nos bairros Centro, Perequê Açu, Itaguá e Maranduba, já somam um total de cerca de 60 logradouros que podem virar praças.
A parceria entre a prefeitura e a comunidade é um procedimento simples. Qualquer empresa local, associação de bairro, entidade, ONG e, até mesmo, o cidadão pode “apadrinhar” uma praça. Existem responsabilidades e vantagens para ambas as partes.
O papel do adotante consiste em manter as praças limpas e bem cuidadas. A prefeitura se responsabiliza pelo desenvolvimento do projeto de implantação ou reforma, o pagamento de contas de água e luz, além de dar o apoio técnico e permissão para colocação de placa no local adotado, divulgando a parceria.
Ubatuba é uma cidade extensa, com centenas de locais que podem ser adotados. A prefeitura tem dificuldades técnicas e operacionais para manter todos esses lugares exclusivamente sob sua responsabilidade. As empresas que participam de projetos como esse vinculam sua imagem à responsabilidade social e o respeito ao meio ambiente. Se você se interessou por essa idéia, participe! O telefone da SEMA é 3833-4541. PMU

quinta-feira, abril 28, 2005

E agora?

Na terça-feira o Estadão trouxe na capa uma chamada para uma matéria que falava da aprovação do FMI ao governo brasileiro. Segundo o jornalão, o Brasil está fazendo a lição de casa direito. Se continuar assim em poucos anos será uma potência. Igual à rádio Camanducaia, que é uma potência em recrame! Bullshit, para usar o idioma do patrão. Do jeito que estamos caminhando é mais fácil ficarmos parecidos com o Haiti, o que é um fato, o Haiti é aqui! Há os bolsões bélgicos. Bélgicos? O gordão Herman Khan, contrariando o que dizia o gordão Delfim Netto, afirmou que o milagre brasileiro era uma balela e que no ano 2000 estaríamos endividados e com índices de desenvolvimento muito abaixo do que previam os Delfim Boys e seus blue caps. Disse isso em 1970, em plena era Médici ou mude-se ou chape-se ou vá para Arembepe. Quiseram dar ciclamato para ele, na época ciclamato dava câncer, agora faz bem. Virgindade também dava câncer, hoje nem existe mais, fora uma tia de setenta e picos que continua invicta. Alguém se habilita? É jeitosinha! No tempo de Didi Pedalada e Lílian Celiberti, havia quem acreditasse ser possível transformar uma nação de miseráveis analfabetos num país desenvolvido. Com dinheiro dos outros. Muitos também acreditavam em Papai Noel e outros em Henver Hoxa. Eu acreditava em discos voadores e gostava de jazz. Continuo gostando de jazz, pero ni tanto. O presidente Lula acha que os juros estão altos. Devem estar, Lula é antenado, conceitua o tempo todo, raciocina em bloco. The answer my friend, is very simple. The cow went to the swamp. Ou como diria Brancaleone da Norcia, siamo fodutto! Fodutto se escreve assim?

Sidney Borges

Lula

SBC


Conceitua o tempo todo,
raciocina em bloco!


Sidney Borges

11 de setembro

Quem não se lembra daquele dia fatídico em que foi possível assistir ao vivo um avião entrando numa das torres gêmeas. Segundo a imprensa, o atentado múltiplo foi composto de dois aviões que se estatelaram contra as torres, um abatido e um Boeing 757 lançado contra o Pentágono. Sobre este último há controvérsias. Teria sido um avião, um míssil ou uma armação do FBI? Clique no link e tire as suas dúvidas. http://www.pentagonstrike.co.uk/pentagon_bp.htm#Main

Sidney Borges
Link enviado por Roberto Francine

Prova natatória

divulgação

Cartaz de 1969, resquícios da era Ciccillo

Travessia Internacional de Ubatuba será o destaque esportivo do mês de maio

Atletas de Ubatuba terão inscrição gratuita até o dia 3

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Ubatuba deu início aos preparativos para a 36ª Travessia Internacional de Ubatuba, que acontece no próximo dia 15 de maio. O secretário Bittencourt Jr. não mede esforços para que a prova tenha o mesmo brilho do passado, quando os grandes clubes do país e do exterior tinham na Travessia uma de suas principais provas do calendário. “Vamos trabalhar para trazer de volta o glamour que a prova teve nos anos 60 e 70, quando as equipes mandavam sua força máxima a Ubatuba. O melhor nadador brasileiro dos anos 70 e 80, Djan Madruga, vinha disputar a prova, além de atletas de outros países, como Espanha, Líbano e Argentina”, disse o secretário.
Uma das maiores preocupações do secretário é quanto à segurança dos atletas, sempre elogiada nas etapas de Ubatuba. “Estamos em contato com o Tamoios Iate Clube para garantir a demarcação de área e apoio aos competidores. Todos encontrarão a infra-estrutura necessária, como salva-vidas, assistência médica, frutas, além do apoio na água e em terra”, garantiu Bittencourt.
A prova, que também é válida como quarta etapa do circuito paulista de maratonas aquáticas, será disputada com percursos de 1000 (largada da praia do Matarazzo), 3000 (largada do Cais) e 9400 metros (largada do Perequê Açu), todas com chegada na praia do Cruzeiro, em frente ao centro de informações turísticas.
A Secretaria estará inscrevendo atletas interessados em participar da prova gratuitamente até a próxima terça-feira, dia 3. Para isso basta procurar o professor José Eduardo na Piscina Municipal das 6h30 às 11h30 e das 14 às 22 horas.

História

A travessia foi idealizada em 1959, pelo Grêmio Estudantil 28 de Abril, do então Ginásio Capitão Deolindo, na época presidido por Justo Arouca. Em 29 de maio de 1960, dezoito nadadores partiram do Perequê Açu para um percurso de 3.100 metros. O campeão da primeira travessia foi Ronaldo Gonçalves Duarte. Em 1963 a comissão de Esporte da Prefeitura Municipal de Ubatuba assumiu a organização da prova, o que regionalizou a competição. A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do Estado de São Paulo incluiu a prova no calendário oficial de eventos em 1968 e no ano seguinte, já com a organização da Federação Paulista de Natação a prova assumiu caráter internacional. O evento deixou de ser realizado entre 1978 e 1983.

Curiosidades

· O primeiro atleta estrangeiro a vencer a prova foi um argentino em 1969: Daniel Sepikura do clube Gimnasia y Esgrima.

· Os argentinos dominaram a prova entre 1969 e 1974. Djan Madruga quebrou a escrita em 1975

· Em 1967 aconteceu um empate na prova masculina: Kenishi Tozaki (A.A. Ubatuba) e José Antônio Ribeiro da Silva (S.C. Corinthians Ptª) foram declarados campeões. Outro empate aconteceu em 1973 na prova feminina Fátima de Jesus Cesar (Corinthians) e Liliana C. Codaro (C.M. Buenos Aires, Argentina), terminaram em primeiro.

· A primeira participação feminina foi em 1971 e a vitória foi de Fátima de Jesus Cesar (Corinthians)

· O primeiro atleta a vencer a prova de 9.400 metros foi Delmar S. Corrêa do C.R. Tietê.

· Os atletas que saiam do Perequê Açu gritavam seus números a um fiscal que anotava sua passagem pelo Cais para evitar que alguém cortasse caminho. Esse controle permanece até hoje (em algumas provas há o controle eletrônico através de chip).

· O ex-presidente do Corinthians, Vicente Matheus participou da cerimônia de premiação em 1974 quando a equipe dominou a prova feminina, conquistando primeiro e segundo lugares.

· Em 1984 um atleta se recusou a sair do mar após o encerramento da prova o que causou um certo tumulto. Por três vezes uma lancha foi enviada para buscar o nadador, até que depois de muito tempo ele resolveu sair do mar, sob protestos da organização.

· Ainda em 1984, Abílio Couto, primeiro brasileiro a atravessar o Canal da Mancha participou da Cerimônia de premiação.

· Os vencedores da Travessia em 2004 foram Glauco Luiz Oliveira Rangel e Liz Jandui Soares Baptista, em prova que reuniu aproximadamente mil atletas.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMU

Notícias da Prefeitura

divulgação

Ramphocelus Bresilius, ou melhor, Tiê Sangue, ave comum em Ubatuba

Ubatuba atrai observadores de pássaros de todo o mundo

A diversidade de Ubatuba representa cerca de 10% das espécies encontradas na América Latina

No mês de maio inicia-se a nova temporada de observação de pássaros em Ubatuba. Todos os anos, centenas de observadores de pássaros de todo o mundo visitam a cidade, que tem fama de ser uma das melhores do mundo para essa atividade. Isso acontece porque a diversidade da avifauna local é privilegiada. São cerca de 380 espécies, sendo que 42 são endêmicas, ou seja, só é possível encontrá-las aqui.
Em plena cidade, pode-se avistar tiês-sangue, saíras e outros pássaros coloridos. O “birder” (guia de observação) Carlos Rizzo diz que os pássaros silvestres são os primeiros indicadores da degradação ambiental. “Ao menor sinal, eles batem asas para longe, em busca de segurança. Nesse caso, Ubatuba é privilegiada, tanto por ter 80% de sua área verde preservada, como por abrigar em suas árvores cerca de 10% das espécies de pássaros catalogadas em toda a América Latina”.
A observação de pássaros é uma atividade muito difundida no mundo todo. Segundo Rizzo, a organização de observadores de pássaros Birdlife International (www.birdlife.org) tem cerca de um milhão de associados. Em Ubatuba, os primeiros passos estão sendo dados para reconhecer a importância dessa atividade que tem o potencial de levar o nome do município para o mundo. No ano passado, o município foi incluído no Dia Mundial de Observação de Pássaros. Isso significa que, a partir deste ano, todos os dias 4 de outubro, serão realizadas observações e contagem, com o objetivo de catalogar as espécies existentes no nosso município. Nesse dia também será comemorado o Dia da Ave-Símbolo de Ubatuba, o Tangará-Dançador, que tem a bela cor azul claro em seu corpo e o topete vermelho vivo, cores que figuram também na nossa bandeira.
Na temporada passada, um pássaro endêmico que causou sensação foi a Iodopleura Pipra, uma ave que, pousada, não tem grandes diferenciais, mas ao alçar vôo, deixa à mostra uma penugem lilás embaixo das asas. Este ano, grandes parcerias estão sendo firmadas no sentido de realizar eventos durante a temporada de observação. A Secretaria de Turismo de Ubatuba, juntamente com a Birdlife International e o Consulado Britânico de São Paulo estão programando diversos cursos. Entre eles destaca-se o curso de desenho e pintura de aves, técnicas de fotografia, identificação de aves e curso de observação para crianças. PMU
A foto acima foi tirada de uma aquarela do artista Franklin, de Ubatuba



Prefeitura executa serviços de limpeza

Cerca de 20 funcionários da secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba estão executando serviços de capinação e roçada em vários pontos do município. Já foram realizados serviços de capina nas ruas Dr. Esteves da Silva, Thomaz Galhardo, Conceição, Cunhambebe (trecho), Olinto de Carvalho e rua São Paulo. Amanhã, 28, funcionários da secretaria continuarão o trabalho de capina da rua da Cascata, no bairro do Ipiranguinha e realizarão a roçada na estrada do Caís do Porto, no bairro do Itaguá. PMU



Parceria leva curso de panificação até Casa de Recuperação

Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Assistência Social se unem em projeto de geração de renda

A Casa de Recuperação Missão Jesus é Luz, que fica no bairro do Monte Valério recebeu a visita da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise César e uma equipe da Secretaria de Assistência Social que levou até os internos um curso de panificação. Cerca de 15 internos aprenderam técnicas para, num futuro próximo, passar a produzir e comercializar pães artesanais. Durante a aula foram apresentadas receitas de pão de ervas e pão de maçã e os alunos receberam apostila com outras receitas. Ao final houve degustação e as receitas aprovadas por todos.
O projeto de Padarias Artesanais faz parte do Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade do Estado. Consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Denise César, presidente do Fundo Social do município, acredita que a experiência foi válida.“Embora seja um programa simples, tem transformado a vida de muita gente. Diversas pessoas que aprenderam a fabricar pães a partir do programa, hoje vivem da venda dos produtos. Espero que essa turma possa seguir o exemplo”, completou. A motivação dos alunos foi tanta que eles solicitaram à primeira dama a construção de um forno à lenha, onde poderão preparar o produto.
Outras entidades serão atendidas em breve com o projeto das padarias artesanais. “Duas outras entidades já nos procuraram e receberão o curso. O curso de panificação é apenas o primeiro de uma série que será realizada em Ubatuba e com isso esperamos que muita gente aprenda uma nova forma de gerar renda”, finalizou a primeira dama.
Missão – A Missão Jesus é Luz atende atualmente 20 homens que estão em processo de reabilitação para voltar ao convívio da sociedade. José Carlos, que hoje dirige a entidade, ressalta a importância de cursos como esse. “Já fui interno aqui e Deus me livrou do vício. Esses homens que estão aqui, em breve sairão com um ofício aprendido”. Além da panificação, os internos já trabalham com marcenaria e recuperação de capas de livros. O local é muito agradável e pode ser visitado aos domingos das 14 às 17 horas. Durante a semana as visitas precisam ser agendadas previamente. José Carlos lembra que a entidade precisa de mantenedores e os interessados podem manter contato através do telefone 3832-3290. PMU



Prefeitura realiza curso de capacitação profissional

A secretaria de Assistência Social estará realizando no dia 3 de maio o curso “Motivado para vencer: busque a capacitação profissional”, voltado para as pessoas cadastradas no Balcão de Empregos. O curso tem como objetivo informar sobre a importância da higiene e aparência pessoal, ética profissional, higienização dos ambientes de trabalho e motivação para a vida pessoal e profissional.
Cerca de 50 pessoas, sendo auxiliares de serviços gerais, empregadas domésticas e diaristas, cadastradas no Balcão de Empregos da Secretaria e já selecionadas, estarão participando desse primeiro curso. A secretaria ainda pretende desenvolver outros cursos com novos temas. O curso será ministrado por Joyce Souza, coordenadora da Associação de Pais e Mestres e será realizado no prédio da secretaria de Educação, das 18 às 20 horas.
Na próxima sexta-feira, dia 29, representantes da secretaria estarão reunidos com o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes e Empregados no Comércio e com o chefe do posto do Ministério do Trabalho de Ubatuba, Abel Ferreira Modesto Filho, buscando novos cursos para as áreas. PMU



Secretaria de Esporte define técnicos de artes marciais visando Jogos Regionais

A secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba divulgou os nomes dos técnicos para as equipes de judô e karatê que participarão dos 49º Jogos Regionais em Caraguatatuba.
Para o judô foi escolhido Luis Carlos Castilho Jr (Tutinha), e para o karatê, Marcelo Oliveira, ambos faixa preta terceiro dan, com diversas participações nos Regionais. O coordenador de esportes externos Edinaldo Muniz pede a todos os atletas dessas modalidades, interessados em participar dos Regionais, que compareçam à secretaria para obter informações sobre o início dos treinamentos.
O secretário Bittencourt Jr diz que pretende investir na “prata da casa” nas competições. “Vamos investir nos atletas da cidade. Apenas nas categorias onde não houver atleta iremos convidar alguns, sempre a custo zero para a secretaria”, disse Bittencourt. "Os treinadores escolhidos são pessoas sérias e com história no esporte local, por isso merecem comandar as equipes”, completou o secretário. Até a segunda quinzena de maio a secretaria pretende definir o nome dos treinadores de todas as modalidades que disputarão os Jogos. PMU

quarta-feira, abril 27, 2005

Lula é o máximo

O genial companheiro Lula tem razão, a culpa pelos juros terem subido tanto é do povo. Hoje acordei cedo e fiz o que o presidente mandou. Levantei a bunda da cadeira e fui ao banco. Além de reclamar com o gerente, tirei meu dinheiro do Itaú e coloquei no Bradesco. E de quebra dei uma banana para o gerente. Palhaço! Vai ver que é tucano! Argh! Isso foi só o começo. Depois do almoço encerrei a conta no Bradesco e coloquei tudo na Caixa Econômica e, quando eles pensaram que eu ia desistir, saquei meus oitenta e três reais da Caixa e abri uma conta no Banco do Brasil. Amanhã vou fazer a mesma coisa. Só que no HSBC e no Banespa. Antes que a minha BIC acabe, os juros vão baixar. É óbvio que vão. Lula falou, quando Lula fala, as coisas acontecem. Nosso presidente é um fenômeno, conceitua o tempo todo, raciocina em bloco!

Sidney Borges

Nota de falecimento

folha online

Deputado Paulo Kobayashi

Paulo Kobayashi, 59, morreu na noite de terça-feira, no Hospital do Câncer, onde estava internado. Deputado Federal pelo PSDB, foi professor de Geografia, primeiramente do curso de madureza Santa Inêz e depois do cursinho Objetivo, onde o conheci e nos tornamos amigos, em meados da década de setenta. Nunca esquecerei do vozeirão característico exclamando “Repúúúública do Congo”, nas catacumbas das Humanas, no prédio da Paulista, nos sábados à tarde do longínquo ano de 1978. As salas eram lotadas, Koba, como os alunos o chamavam, era um verdadeiro ídolo. Carismático, querido por todos, tinha a virtude da conciliação, dificilmente perdia a calma. Mais um amigo que vai embora. O Ubatuba Víbora está de luto.

Sidney Borges

Editorial

Muito oportuno o alerta da Prefeitura em relação aos animais abandonados. É deprimente ver bandos de cães soltos nas ruas, sendo atropelados e mutilados por falta de racionalidade dos pseudo-racionais que os adotaram. Quem se incumbe da responsabilidade de cuidar de um animal tem obrigação de zelar pelo seu bem estar. Eles nos dão tanto e pedem tão pouco! Na terra em que os juros são altos por culpa do povo, falta educação. Por falar nisso, agora que o poder público deu início ao debate, convém ir além e criar campanhas esclarecedoras. A população precisa e deve saber dos malefícios decorrentes da reprodução indiscriminada e irresponsável de cães e gatos. Em primeira instância campanhas, depois multas, o bolso é sensível! Vale o mesmo para o tráfego de bicicletas. Ubatuba está sentindo falta de veículos de comunicação que justifiquem ser chamados assim, até hoje só tivemos escadas eleitoreiras financiadas por políticos. Precisamos mudar esse panorama, a mídia existe para aprimorar as instituições e ajudar a resolver problemas. Antes de tudo deve ser encarada como palco de reflexão, educação e desenvolvimento. Também faz falta uma emissora de televisão. O poder educador das imagens televisivas é inquestionável, pena que no Brasil sejam usadas preferencialmente para alienar. Neste momento estou elaborando roteiros para documentários que irão abordar problemas da terra e discutir possibilidades de solução. Servirão para esclarecer e educar, mais do que nunca precisamos educar nosso povo. Para finalizar, volto a falar da ponte da Ressaca. É urgente!

Sidney Borges

INCLUSÃO SOCIAL

Rui Alves Grilo
Ubatuba continua o debate
Vários grupos e instituições, vêm discutindo e desenvolvendo ações visando a inclusão social de diferentes setores da sociedade. Assim, a Fundart tem dado continuidade à programações variadas: Serestas e Seresteiros, Cine-Debate, Fundart Jovem (que surgiu com o nome de Sarau – Dia dos Novos).

Neste ano, em parceria com a Coordenadoria da Mulher, foram realizados vários eventos na Semana da Mulher.
A continuidade desses trabalhos se ampliou graças ao apoio da Secretaria de Educação e de alguns comerciantes e instituições que estão ajudando a custear essas atividades. Assim, tivemos no início do ano letivo uma palestra e debate sobre a questão do preconceito e da diversidade étnico-cultural.
Dados os altos índices de gravidez na adolescência e de problemas de violência contra a mulher e contra adolescentes e crianças, às vezes praticados pelos próprios adolescentes, está sendo planejado e executado uma estratégia de sensibilização da comunidade para uma melhor compreensão desses problemas e busca de alternativas. Assim, teremos os seguintes eventos:

Dia 30/04/05 às 15 h na Câmara Municipal de Ubatuba.
Palestra: “A Educação na América Latina – Políticas e Práticas de Inclusão Social” .
Palestrante: Padre Mauricio Cusin – Assessor das Equipes Docentes da América Latina

Dia 04/05/05 às 19 h 30 min na Escola Estadual “Idalina Graça”, no Ipiranguinha
Palestra: A Cultura do Hip Hop
Palestrante: Ferréz – Autor dos livros “Capão Pecado” e “ Manual Prático do Ódio” colunista da revista Caros Amigos e Premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como melhor projeto de literatura de 2001. Participação destacada na Feira Internacional de Literatura de Paraty.

Dia 13/05 às 19 h na Escola Municipal “Padre Anchieta”
Lançamento do livro e debate sobre o PROJETO RAC – RECONSTRUINDO O ADOLESCENTE EM COMUNIDADE.
O livro descreve o processo de organização do bairro Jardim Ângela, em São Paulo, para enfrentar o problema da violência e do extermínio de mais de 600 jovens por ano.

Um Paço Municipal

Renato Nunes
Muito interessante e oportuna a sugestão do jornalista Sidney Borges ao Jairo dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, para que a escolha do projeto de arquitetura da nossa nova Casa de Leis se faça através de um amplo concurso entre os arquitetos brasileiros. Poderá inclusive ser internacional, o que dará enorme visibilidade à Ubatuba. Essa é a forma tradicional e corretíssima de se resolver questão de tamanha envergadura. No Brasil existem dezenas de exemplos, a começar por Brasília. Em alguns países europeus a lei obriga que todos os projetos de obras públicas, desde um simples abrigo de ônibus até edifícios mais complexos, sejam escolhidos por meio de um concurso de idéias, prática salutar que promove os jovens, e assegura a limpeza do processo. O Instituto de Arquitetos do Brasil tem longa tradição, experiência e legitimidade jurídica para organizar concursos públicos de arquitetura e pode nos ajudar nessa tarefa.
Quanto ao terreno, aproveito a "bola levantada" por nosso jornalista sobre o tema e repito aqui a sugestão que fiz aos dois últimos prefeitos desta cidade, como secretário municipal e como estudioso dos problemas urbanos, para sua escolha sem qualquer custo para os cofres municipais. Sabemos que quando foi implantado, o pátio de obras da Prefeitura situava-se em local distante do centro, em terreno grande, barato e sem calçamento, pois se tratava de espaço para abrigar serviços de apoio, conserto de máquinas pesadas e veículos do município. Hoje esse terreno é central, altamente urbanizado e caro demais para a função que exerce. Sem grande esforço e a custo quase zero esse setor de serviços pode ser deslocado para as terras da ENDURB ou outro local afastado, liberando inteiramente aquela quadra central para a implantação de um amplo e bonito Paço Municipal. Se levarmos em conta que também falta ao município espaço para atividades culturais, esse Paço Municipal poderia conter além da sede da Prefeitura e a nova Câmara, um eficiente complexo cultural composto de um grande auditório com palco, duas salas menores para ensaios e apresentações, espaços adequados para oficinas culturais e uma nova e ampla biblioteca. A lei federal de incentivos fiscais para a cultura garantirá facilmente o financiamento de grande parte das obras. Tenho certeza de que um concurso de arquitetura com esse tema atrairá numerosos arquitetos e a atenção de todo país e do exterior. É só querer.

Notícias do Legislativo

Hugo Simeão
Boletim da 12 ª sessão ordinária de 26 de abril de 2005

Presidente: Osmar de Souza
Secretário: Luciana Rezende

Ordem do dia

Em única discussão:

Aprovada por unanimidade a REDAÇÃO FINAL DO PROJETO DE LEI N° 030A/05, do EXECUTIVO, que altera a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Ubatuba transferindo o Procon do Gabinete do Prefeito, para a Secretaria de Assuntos Jurídicos.

Retirado pela ausência do autor o PROJETO DE LEI N° 027/05, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, Acrescenta parágrafo ao artigo 76 da Lei 711/84, estabelecendo prazo de 30 dias para que o proprietário da obra em infração proceda a sua regularização sem prejuízo da continuidade dos trabalhos.

Adiado por uma Sessão por unanimidade o PROJETO DE LEI N° 037/05, do EXECUTIVO, que altera o art. 3º, Caput, da Lei nº 2666 de 04 de abril de 2.005, ampliando para a referência 14 (quatorze) os servidores beneficiados com a Cesta Básica.

Aprovado por unanimidade o PEDIDO DE INFORMAÇÃO N° 031/05, da Verª. LUCIANA MACHADO - PDT, sobre o Projeto Verão do Governo do Estado de São Paulo.

Aprovado por unanimidade o PEDIDO DE INFORMAÇÃO N° 032/05, do Ver. RICARDO CORTES - PV, sobre o veiculo lotado na Secretária Municipal de Saúde, placa número DCZ 1068.

Aprovado por unanimidade o PEDIDO DE INFORMAÇÃO N° 033/05, do Ver. RICARDO CORTES - PV, sobre reutilização de luvas descartáveis nas creches municipais.

Aprovado por unanimidade o PEDIDO DE INFORMAÇÃO N° 034/05, do Ver. RICARDO CORTES - PV, sobre a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento do Município.

Aprovado por unanimidade o PEDIDO DE INFORMAÇÃO N° 035/05, do Ver. ROMERSON DE OLIVEIRA - PFL, sobre os programas da Assistência Social.

Aprovado por unanimidade o - REQUERIMENTO Nº 134/05, do Ver. CLAUDINHO GULLI - PMDB; à Elektro, instalação de 01 luminária na rua Iperoig em frente ao nº 97, travessa da Sergipe , situada no bairro da Silop.

Aprovado por unanimidade o - REQUERIMENTO Nº 135/05, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL; à agência do Banco do Brasil; instalação de um posto de atendimento 24 h, no bairro da Maranduba.

Aprovado por unanimidade o - REQUERIMENTO Nº 136/05, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL; a Empresa de Transporte Coletivo Cidade de Ubatuba, acréscimo do horário das 22 h para o bairro do Corcovado.

Aprovado por unanimidade o - REQUERIMENTO Nº 137/05, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL; à Telefônica, instalação de um orelhão na rua Venceslau de Oliveira, próximo ao nº 09, no bairro Rio da Prata.

Aprovado por unanimidade o - REQUERIMENTO Nº 138/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB; ao Departamento de Apoio e Desenvolvimento as Estância - DADE, projetos a fim de fornecer melhorias aos acessos as praias de Ubatuba.

Aprovado por unanimidade o - REQUERIMENTO Nº 139/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB; à Sabesp, concerto do vazamento na Estrada do Cais à mais ou menos 100 metros após a ponte que dá acesso ao cais.

Aprovado por unanimidade o - REQUERIMENTO Nº 140/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB; ao Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte - DNIT, autorização para o uso do material depositado (pedra e cascalho) na margem da Rodovia Dr. Mário Covas Km 21, 8, próxima a entrada do bairro do Cambucá.

Aprovado por unanimidade o - REQUERIMENTO Nº 141/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB; ao Governo do Estado, afim que possa manter os recursos Qualis em Ubatuba.

Aprovado por unanimidade o - REQUERIMENTO Nº 142/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB; a Empresa de Correios e Telégrafos, serviços de entrega de correspondência na travessa da rua Treze, no bairro da Estufa II.

Aprovado por unanimidade o - REQUERIMENTO Nº 143/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB; à Sabesp, desentupimento dos bueiros e colocação de tampas dos mesmos, na rua Valdelice e Marginal do Acaraú, no Jardim Acaraú, bairro do Itaguá.

Aprovado por unanimidade o - REQUERIMENTO Nº 144/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB; à Sabesp, manutenção em caixa de inspeção localizada na Av. Antonio Carlos Ribeiro, no bairro do Itaguá.

Aprovado por unanimidade o - REQUERIMENTO Nº 145/05, do Ver. EDILSON FÉLIX - PSC, à Telefônica, instalação de um aparelho de telefone público na rua Ponte de Balanço, próximo ao nº 344, no bairro do Pé da Serra.

Aprovado por unanimidade o - REQUERIMENTO Nº 146/05, Ver. EDILSON FÉLIX - PSC, ao Departamento de Estrada e Rodagem - DER, instalação de lombadas, placas e faixas indicativas de travessia de estudantes na Rodovia Osvaldo Cruz (SP-125), Km 90,8 nas proximidades da rua da Educação, no Parque dos Ministérios.

"DUENDE POLITIZADO"

Corsino Aliste Mezquita – Professor*
No folclore político brasileiro existe uma lenda, segundo a qual, os prefeitos que assumem por primeira vez os cargos, são visitados, no calar da noite, no gabinete da Prefeitura, por um Duende que deposita, sobre a mesa de trabalho, três envelopes lacrados com a seguinte observação externa:
1°- Abrir na primeira crise.
2°- Abrir na segunda crise.
3°- Abrir na terceira crise, caso exista.

Primeiro envelope

Aqueles que já viveram a experiência contam que no primeiro envelope está escrito: "Quando enfrente a primeira crise de governo procure livrar-se dela culpando seu antecessor, a desestruturação da Prefeitura, as falhas no orçamento deixado, a falta de dinheiro, as dívidas, etc".
Alguns cuidados a serem observados:
· Antes de criticar verifique se a crise não foi originada por não ter cumprido as promessas de campanha;
· Reflita sobre si mesmo. Pode estar sendo a causa da crise por continuar com discurso de palanque. Administrar exige serenidade, estudo, sabedoria e muito trabalho;
· Não fale em falta de dinheiro se seu Secretário de Fazenda elogiou em ato público as finanças recebida da administração anterior, disse que estavam saneadas e relacionou os depósitos constantes em contas bancárias, no dia 3l de dezembro do ano anterior.
· Tenha cuidado e moderação com a crítica aos buracos das ruas, eles poder ter-se originado na sua administração. Todo dia se originam dezenas de buracos e, não sendo tampados, mesmo os anteriores passam a serem seus.
· Não se exponha publicando falhas de manutenção facilmente corrigíveis, culpando o passado. Os culpados, certamente, são seus assessores incompetentes.
· Não conceda poderes administrativos especiais a ninguém que não tenha formação adequada e experiência para exerce-los. Mantenha as rédeas pessoalmente.

Segundo envelope
Ocorrendo a segunda crise e para tentar se livrar da mesma, o Duende recomenda: "Demita o secretariado".
Cuidados:

Não se esqueça que foi você que os nomeou, disse que eram pessoas competentes, teriam autonomia de ação, ninguém interferiria no seu trabalho e que tentou convencer a todos que eram pessoas honestas, impolutas e que nunca os demitiria.

Terceiro envelope
Caso exista a terceira crise, o Duende é impiedoso. Determina preparar três envelopes iguais aos recebidos e deixar sobre a mesa para seu sucessor.
O Duende, mesmo parecendo marciano, sabe que, alguns novos prefeitos, são bastante impetuosos, não resistem à curiosidade e quando encontram os envelopes sobre a mesa abrem o primeiro imediatamente. Afoitos e ansiosos que se encontram saem disparando diatribes contra o passado sem atentar para os cuidados recomendados e, com isso, e a falta de realizações, caem logo no descrédito e suscitam saudades do passado.
Almejando agradar cabos eleitorais, patrocinadores de campanha e amigos de bairro ou de igreja desautorizam secretários, os convidam a se omitirem, a praticar irregularidades, a deixar passar fatos que prejudicam a comunidade e que, conseqüentemente contrariam a ética administrativa e a consciência cidadã. Esses secretários, sendo sérios, se demitem e procuram outros afazeres onde sua consciência e seu futuro não sejam colocados em risco.
Não estou informado sobre a passagem do Duende por Ubatuba.
* Ex-secretário da Educação de Ubatuba

A nova "Casa das Leis"

Ronaldo Dias
Aqui vai, uma (singela) sugestão: Que tal, para não onerar o erário, ser no terreno municipal, no Perequê -Açú, onde está instalado (sem alvará, gratuitamente e, sem ser importunado) até hoje (não sei porque), uma empresa dos "meios de hospedagens"? Afinal, são apenas 6000 metros quadrados, de frente para o mar! Que tal?

Notícias da Prefeitura

Animais abandonados provocam problemas no município

O ideal é fazer com que a população se conscientize e mantenha seus bichos de estimação dentro dos limites da casa, evitando acidentes, doenças e pestes

O Centro de Controle de Zoonoses vem, mais uma vez, pedir para a população colaborar, não permitindo que os animais de estimação fiquem soltos nas ruas. Cavalos, cachorros e gatos soltos pelas vias públicas provocam grandes problemas, como transmissão de doenças e insetos, acidentes, sujeira e mau cheiro. Fora isso, sofrem maus tratos e brigam entre si.
No caso dos cachorros, quando as cadelas ficam no cio, a situação se agrava ainda mais. Devido à grande quantidade de cães em volta da fêmea, o risco de agressão e acidentes aumenta. Outro inconveniente é a fecundação indiscriminada, que aumenta ainda mais a população canina. A agente de saneamento, Mônica Moreira, diz que o lugar do animal de estimação é em casa, protegido e bem alimentado, livre de pestes e doenças. “Os maiores problemas que temos é com os animais semi-domiciliares, aqueles que têm casa, mas vivem nas ruas”.

Animais de grande porte

Os cavalos abandonados em Ubatuba provocam problemas sérios para a comunidade. Além dos acidentes automobilísticos, eles trazem para o perímetro urbano o chamado carrapato-estrela que é transmissor de duas graves doenças: a febre maculosa, que parece uma gripe e pode matar em dez dias e a doença de Lime que acomete as articulações. Deixar o animal solto pode resultar em prejuízo para o dono, que precisará pagar uma multa para recuperá-lo.

Pombos

Pombos também são vilões da saúde pública. Eles também provocam doenças graves. Zoonoses como toxoplasmose, gastroenterite, histoplasmose, arbovirose e outras são exemplos de males causados pelo pombo. Além disso, piolho transmitido por ele provoca dermatoses diversas. Suas fezes são corrosivas, causando danos a patrimônios públicos e particulares e provocando doenças ocupacionais em trabalhadores da limpeza pública.
Matar pombos é crime, por isso, a solução sugerida pela vigilância sanitária de Ubatuba é não alimentar as aves que vivem na cidade. O alimento fácil, sempre à disposição, provoca uma procriação descontrolada da ave, que é transmissora de diversas doenças. PMU



Basquete de Ubatuba tem destaque especial neste sábado

O basquete masculino de Ubatuba entra em quadra neste sábado, dia 30, para uma série de partidas. No período da manhã o Ginásio de Esportes Tubão recebe a 2ª rodada da Liga Litoral Norte/Serra do Mar. A partir das 10 horas São Sebastião enfrenta Caraguá e na partida de fundo a equipe de Ubatuba enfrenta Paraibuna. As duas partidas são válidas pela categoria Mirim.
Na seqüência acontecem duas partidas amistosas contra São Sebastião, nas categorias Infantil e Sub 21. O técnico da Secretaria de Esporte e Lazer, Fábio Medeiros observará os atletas para definição da equipe que disputará os regionais em Caraguatatuba. Em 2004 Ubatuba ficou na 4ª posição na categoria Livre. “Foi um resultado muito bom, mas pelo regulamento só podemos enviar uma equipe. Por isso mesmo vou analisar também os atletas da Sub 21”, disse Medeiros. “Esse á apenas o primeiro de uma série de amistosos e vamos observar todos atentamente para levarmos o que temos de melhor para os Regionais”, completou o técnico. PMU



Prefeitos e secretários de Ubatuba e Caraguá disputam partida comemorativa de Futebol Society

Em comemoração ao aniversário de Caraguá, acontece neste sábado, dia 30 uma partida envolvendo o primeiro escalão das administrações municipais de Caraguá e Ubatuba.

A idéia da partida surgiu em uma conversa entre o Secretário de Esporte e lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr. e o Secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito de Caraguá, Leandro Barbosa. Após vários contatos, ficou acertado que a partida acontecerá no sábado, a partir das 11 h na quadra da Academic Soccer, em Caraguá.
A equipe de Ubatuba está praticamente definida e deve entrar em quadra com Bittencourt Jr (Esporte) no gol. Na zaga existe uma grande disputa por uma vaga para atuar ao lado do prefeito Eduardo César e Délcio Sato (AEG). O titular sairá de uma lista que tem os nomes de Silvio Bonfiglioli (Administração) Marcos Silveira (Saúde) e José Roberto (Regional Norte) . O ataque confirmado com Carvalho (Guarda Municipal), Maurinho (Assessor de Governo) e João Paulo (Obras). O banco de reservas tem diversas armas secretas, como Rene Nakaya (Assuntos Comunitários), Luiz Felipe (Turismo), Paulo Sri (Meio Ambiente).
O secretário Bittencourt Jr que responde pela escalação da equipe pede total dedicação do ataque, pois garante que, pelo menos o empate está garantido. “Com o gol fechado e a zaga compacta que nós temos, vamos depender somente do ataque para voltar com um bom resultado”, declarou o secretário. PMU

terça-feira, abril 26, 2005

O sexo dos arcanjos

Gabriel, Miguel e Rafael são arcanjos, isto é, estão na hierarquia celestial acima dos anjos. Embora tenham nomes masculinos, não são do sexo masculino, aliás, essa coisa de sexo, apesar de divertida, tem como função primordial a reprodução. Como arcanjos não se reproduzem, não precisam de sexo, e vou logo avisando, é inútil tentar imaginar como funciona a vida sem sexo. Na verdade o sexo que dá a vida também é a razão da morte, uma vez feita a reprodução e concluída a criação dos filhotes, a vida perde a razão de ser. Chega então a hora de retornar ao lugar de onde viemos, embora no meu caso seja impossível, minha mãe morreu há muito tempo. Por isso estou pensando em não retornar. Em relação aos anjos, é óbvio que eles não têm sexo, se tivessem as coisas ficariam difíceis para os viventes do planeta. Com aqueles corpinhos redondinhos iriam passar o tempo enrodilhados uns nos outros, ou seria nas outras? Ou nos outros e nas outras? Ou então as outras nas outras? Bem, é melhor deixar pra lá. Seguramente iriam esquecer de nos guardar do mal. Por falar nisso, o anjo da guarda do Lula é que sabe das coisas, foi dele a inspiração para que o presidente matasse a charada. Os juros estão altos por causa do peso da bunda dos brasileiros. É a pura verdade. Só bundões para eleger um presidente como o nosso.

Sidney Borges

Charles Medeiros em Caraguatatuba

divulgação

Charles Medeiros ao lado do homeageado, Seu Bidico

Charles Medeiros deu parabéns ao filho de Ubatuba homenageado em Caraguatatuba

Na última quarta-feira, 20, o vereador Charles Medeiros participou das festividades do aniversário da Cidade de Caraguatatuba. No evento foram homenageados os pescadores do litoral norte na pessoa do Senhor Benedito Joaquim do Nascimento, mais conhecido como Seu Bidico. O prefeito Aguilar deu o nome do pescador Bidico à antiga praça do Camaroeiro, onde foi erguido um monumento aos pescadores e um pavilhão com as quatro bandeiras das cidades do Litoral Norte.
Estiveram presentes, os prefeitos e os presidentes das câmaras do litoral norte e o deputado estadual Padre Afonso Lobato. Curiosamente, Charles Medeiros em conversa com seu Bidico, descobriu que ele é filho de Ubatuba, morador da Tabatinga e que pescou com gente conhecida da região Sul, como Chico Romão.
“ Foi uma grata surpresa. Conversando com o homenageado descobri que o velho pescador é natural de Ubatuba. Isto mostra que mais do nunca é tempo de reforçar os laços regionais. Que seu Bidico seja um exemplo. Cidadãos da terra, como ele, com o suor do trabalho conquistaram o nosso merecido respeito. Parabéns seu Bidico, seguindo os mesmos caminhos de Idalina Graça o senhor está valorizando a terra tamoia, terra de todos nós”, finalizou Medeiros.

Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Filé com fritas & Pão com banana

Ronaldo Dias
Quem não gosta? Arroz, feijão e filé com fritas? Delicia! Você sabia que todos os ingredientes que compõem este prato, tão trivial de nosso cardápio, vem de outra cidade? Não plantamos arroz, nem feijão, não criamos gado de corte, muito menos (e ainda bem) não plantamos batatas. Tudo vem de fora! Verdade. Até mesmo, imaginem o absurdo, grande parte dos pescados, também vem de fora. Quando fazemos compras nos supermercados, podemos constatar que tudo o que está no carrinho... Vem de fora! Pouquíssimo... Berinjelas, tomates, camarões sete barbas... Praticamente nada produzimos. Como pagamos o que consumimos, se nada produzimos? Porque não produzimos? Vivemos do que? Trabalhamos onde? De onde vem a renda? Quais empresas pesquisamos para extrair os nossos índices de emprego e desemprego? Quem emprega? Quem cria empregos? Quantos empregos foram criados, nos últimos 2 anos? Quais são as profissões mais concorridas? Onde irão trabalhar e, em quais profissões, os nossos jovens, recém formados? Sim, estes jovens, que sobem e descem, diariamente, a serra para estudar em Taubaté! Também subirão a serra para buscar um emprego para suas profissões? Alternativas econômicas para a criação de emprego é responsabilidade oficial. Uma coisa, é ter um alto índice de desemprego. Outra, é não ter empregos. Atenção, é preciso esclarecer: ampliar o número de licenças de ambulantes, não é criar empregos. Quais serão as oportunidades de emprego que vamos oferecer aos nossos filhos? Nossa, quantas perguntas...!!! Pensando bem, ao invés do filé com fritas, é melhor pedir pão com banana!

Poluição Visual

Não sei se é implicância minha mas, será que não está faltando, uns "comerciais" da turma da arquitetura para vender seus serviços? No silêncio da arquitetura, brotam, a toque de caixa, grandes obras pelos principais pontos da cidade. Serão estas aberrações, novos modelos construtivos? Serão novas alternativas da engenharia moderna aplicada? Serão atrativos turísticos? Serão obras de visionários? Serão seus idealizadores, dissidentes da lógica arquitetônica ou construtores de monumentos perpétuos ao mau gosto? Dói nos olhos! Sem entrar em outros méritos, no mínimo, além do gosto duvidoso, é um descaso com a paisagem "AMBIENTAL" . Me corrijam, por favor, o menor exagero, nestas minhas pequenas observações. Continuemos aguardando...

Mapa Cultural Paulista

FUNDART ABRE INSCRIÇÕES PARA A FASE MUNICIPAL DO MAPA CULTURAL PAULISTA.

O Mapa Cultural Paulista objetiva identificar e ressaltar a produção cultural do interior e do litoral de São Paulo em treze regiões, com as expressões artísticas; Artes Plásticas, Canto Coral, Dança, Desenho de Humor, Fotografia, Literatura - Conto & Poesia, Teatro e Vídeo.

O Mapa Cultural Paulista representa um avanço na política cultural, seja pelo intercâmbio nas regiões, valorizando novos talentos, com um movimento que une as mais distantes e diferentes culturas regionais. Em 2003-2004 mobilizou 316 municípios com 1663 inscrições.

INSCRIÇÕES DA FASE MUNICIPAL - UBATUBA - S.P.
DE 27 DE ABRIL A 30 DE MAIO - 2005
NA FUNDAÇÃO DE ARTE E CULTURA DE UBATUBA.


Aquisição de fotocópia do regulamento e retirada da ficha de inscrição
na Biblioteca de Ubatuba - praça 13 de maio - centro.

DE 01 A 12 DE JUNHO - 2005
Escolha e exposição dos trabalhos.

MODALIDADES

Artes Plásticas
O artista pode inscrever no máximo 3 trabalhos.
Serão escolhidos 3 artistas.
Idade: livre.

Canto Coral
O grupo pode inscrever no máximo 4 trabalhos totalizando 15 minutos.
Será escolhido um grupo.
Idade: a partir de 14 anos.

Dança
O grupo pode inscrever no máximo 1 trabalho.
Será escolhido um grupo.
Idade: a partir de 14 anos.

Desenho de Humor
O desenhista pode inscrever: 1 cartum e 2 charges / 3 caricaturas / 2 charges e 1 caricatura / 2 caricaturas e 1 charge / 1 charge, 1 cartum e 1 caricatura.
Serão escolhidos 2 desenhistas.
Idade: a partir de 15 anos.

Fotografia
O fotógrafo pode inscrever no máximo 5 trabalhos.
Serão escolhidos 10 fotógrafos.
Idade: livre.

Conto
O escritor pode inscrever no máximo 3 trabalhos.
Será escolhido 1 escritor.
Idade: livre.

Poesia
O poeta pode inscrever no máximo 3 trabalhos.
Será escolhido 1 poeta.
Idade: livre.

Teatro
O grupo pode inscrever no máximo 1 trabalho.
Será escolhido 1 grupo.
Idade: livre.

Vídeo
O videomaker pode inscrever no máximo 1 trabalho totalizando 15 minutos.
Será escolhido 1 vídeo.
Idade: livre.

Maiores informações, leia o regulamento na Biblioteca de Ubatuba, na Fundart, no Museu Washington de Oliveira ou acesse o site:
http://www.darc.sp.gov.br/

DARC - Departamento de Atividades Regionais da Cultura, Governo do Estado de São Paulo
Rua Mauá, 51 - 2º andar - sala 238/239- Luz / Cep: 01028-900 - São Paulo - SP.
e-mail:
darc@sp.gov.br
Tel/Fax: (011) 3351-8125 / 3351-8126

Fonte: Fundart

Notícias da Prefeitura

Curso orienta a comunidade sobre aproveitamento de alimentos

Serão ensinadas técnicas e receitas para utilização de talos e cascas, além de dicas de preparação para melhor aproveitamento nutricional

A comunidade do Bairro Perequê-Açu poderá participar do curso de orientação nutricional promovido pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, em parceria com a Secretaria de Educação, que acontecerá no próximo dia 27 na Emei Maria Alice Leite da Silva, a partir das 13 h. O objetivo do curso é orientar os pais e dar sugestões sobre a elaboração de cardápios equilibrados, com ênfase na prevenção de doenças e baixo custo.
Durante o curso, serão ensinadas formas de aproveitar a totalidade dos alimentos, utilizando partes não convencionais, tais como cascas e talos, evitando o desperdício, colaborando com o meio ambiente e aumentando o valor nutricional das preparações. A nutricionista Mirna Zucheratto explica que dicas simples podem contribuir para uma mudança de hábitos alimentares. “Essas mudanças trazem melhor qualidade de vida para as famílias, uma vez que elas passam a ficar mais atentas aos alimentos e às formas de preparo. Fora isso, a economia e a preservação do meio ambiente são assuntos cada vez mais importantes na sociedade.”
No próximo dia 3, é vez do Bairro da Pedreira receber as orientações. O curso será ministrado na Emei Teresinha Fernandes Rossi, a partir das 8 horas. PMU



Atletas de Ubatuba sobem ao pódio em prova pedestre

O atleta Antônio Carlos de Jesus, de Ubatuba, foi o vencedor da categoria principal (Adulto Masculino) da prova pedreste ”Aniversário da Cidade” troféu Luiz Cleyton de Aguiar, organizada pela Secretaria de Esportes e Recreação em comemoração aos 148 anos de Caraguá. Outro atleta de Ubatuba, Rildo Ribeiro, chegou em terceiro na mesma categoria. A secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba enviou cinco atletas a Caraguá, sendo que todos obtiveram bons resultados: Hosani Epifânio conquistou a medalha de bronze e Claudia Regina e Joaquim Gonçalves concluíram a prova em quarto lugar em suas categorias. PMU



Vôlei de Ubatuba conquista vitórias importantes na Livovali

Equipes com chance de passar às semifinais

O final de semana foi ótimo para as equipes de vôlei da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba, que disputam a Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali).
No sábado a equipe Infantil Feminina venceu de forma dramática a partida contra Mogi das Cruzes por 3 sets a 2 em uma partida que durou mais de duas horas. O time de Ubatuba venceu o primeiro set por 25 a 14, mas perdeu os seguintes (21/25 e 17/25). A partir do quarto set o incentivo da torcida, que compareceu em bom número ao Ginásio de Esportes Tubão, foi fundamental para a apertada vitória de Ubatuba por 26/24. No tie break a vitória esteve nas mãos da equipe de Mogi, que conseguiu abrir 12 a 9 no placar, mas as atletas de Ubatuba foram buscar força mais uma vez na vibração da torcida e conquistaram a suada vitória por 15/13. “Essa conquista era fundamental para mantermos viva a chance de classificação para a semifinal. Precisamos de pelo menos mais duas vitórias nos próximos três jogos”, disse Geraldo Vanoni, técnico da equipe. Atuaram por Ubatuba Joyce, Bruna, Barbara, Ana Clise, Inayê, Jéssica e Luiza.
Masculino - Outro resultado excelente veio da equipe Infanto Juvenil Masculino, que foi a Mogi e venceu a equipe de Pindamonhangaba por 3 sets a 2. Ubatuba venceu os dois primeiros sets (25/13 e 25/16), mas permitiu reação do time de Pinda que foi buscar o empate (23/25 e 20/25). No quinto e decisivo set Ubatuba voltou a reencontrar seu jogo e venceu por 15/9 em 1’58 h de partida. Essa foi a segunda vitória da equipe que segue firme rumo a classificação para a semifinal. Jogaram por Ubatuba os atletas Renan, Derek, Fagner, Márcio, Rennan, Antônio, Bruno e Douglas.
A equipe Infantil Masculino joga no próximo domingo, às 15 h no Ginásio de Esportes Tubão contra São Sebastião e tenta manter a invencibilidade na competição. Até agora foram três vitórias e a equipe está praticamente classificada para a próxima fase. O técnico Marcos Jardim conta com o apoio da torcida. “Quando jogamos em outras cidades sentimos a pressão em cima dos nossos atletas. Seria bom poder contar com o apoio da torcida quando jogamos em casa, então todos ao Tubão no domingo à tarde”, convidou o treinador. PMU



Ubatuba é ouro na Copa Brasil de Jiu Jitsu

Leandro Thomas subiu no topo do pódio em competição disputada no Rio de Janeiro

O atleta Leandro Thomas conquistou a medalha de ouro na Copa do Brasil de Jiu Jitsu, realizada no final de semana na Vila Olímpica de Duque de Caxias (RJ). Competindo na categoria Absoluto até 75 Kg (ou pena) Faixa Marrom Tomas venceu a luta final e garantiu a primeira medalha de ouro para a equipe de Jiu Jitsu de Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba.
E o ouro veio acompanhado também de três medalhas de bronze, conquistadas por Wladimir Rojo Vega (Super Pesado - Faixa Azul), Trajano Medrado ( Leve – Faixa Preta) e Angélica Firme (Pena - Faixa Azul).
A Copa Brasil de Jiu Jitsu foi organizada pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Olímpico e prossegue neste sábado, dia 29, com disputa nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil e juvenil todas as faixas, masculino e feminino. PMU



Municipal de Basquete Masculino começa com boas partidas

Equipes de Ubatuba mostraram disposição na rodada inaugural

O Ginásio de Esportes Tubão foi palco na última sexta-feira da cerimônia de abertura e rodada inicial do 2º Municipal de Basquete Adulto. Após o desfile das equipes participantes e execução do Hino Nacional, os atletas e árbitros prestaram juramento. O prefeito Eduardo César fez um breve pronunciamento declarando aberta a competição e desejando boa sorte aos participantes. “É bonito ver esse ginásio cheio. Mais que o resultado final, o importante é toda essa integração que acontece e o lazer que podemos proporcionar a todos. Espero que os atletas apresentem bons espetáculos durante toda a competição,” declarou o prefeito.
A bola subiu então para a primeira partida, entre Restaurante Tortilhão e Tachão Doces Artesanais, com vitória da equipe do Tortilhão por 78 a 60. No segundo jogo, vitória de Hlera Vídeo Bar sobre a Clínica de Fraturas Ubatuba por 70 a 59 e, fechando a rodada inaugural, o time do Móveis Docelar venceu a equipe do Objetivo por 57 a 54.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Bittencourt Jr, acompanhou todos os jogos e gostou do que viu. “O público presente foi satisfatório, pois mesmo no feriado o Tubão recebeu um bom público que pôde acompanhar partidas emocionantes. Tendo em vista o desempenho que as equipes apresentaram não podemos dizer que há um favorito. Teremos emoção garantida até o final da primeira fase,” declarou o secretário. Na próxima sexta-feira, 29, a partir das 19 h, acontece a segunda rodada com as partidas Tortilhão X Docelar e Tachão X Hlera. PMU



Inauguração de Monumento une prefeitos das quatro cidades do Litoral Norte Paulista

O monumento retrata um pescador puxando a rede, numa canoa à vela, tal como a pesca era feita antigamente. É uma homenagem feita ao pescador artesanal e à cultura caiçara

O prefeito Eduardo César esteve presente na inauguração do monumento em homenagem ao pescador artesanal do Litoral Norte, que aconteceu no dia 20 de abril, no dia do aniversário de Caraguatatuba. O monumento situa-se na antiga Praça Camaroeiro, que recebeu o nome de “Benedito Joaquim do Nascimento”, o Sr. Bidico, antigo pescador do Bairro Camaroeiro. A obra é uma iniciativa da Fundacc e da Prefeitura Municipal de Caraguá e foi produzida pelo artista plástico e designer Fernando Braun. Com 7,2m de altura por 5,4m de comprimento, a escultura foi feita em aço-carbono galvanizado a fogo, instalada numa base em concreto que leva os pavilhões e brasões dos quatro municípios do Litoral Norte. O prefeito Eduardo César disse que o monumento marca e simboliza esse novo tempo, em que as administrações dos quatro municípios estão cada vez mais unidas. “Nós moramos em uma região extremamente bela, com um grande potencial de desenvolvimento. O relacionamento e a amizade entre nós possibilitam a realização de grandes projetos em conjunto.”
Além dos quatro prefeitos, José de Aguilar, de Caraguá, Eduardo César, de Ubatuba, Manoel Marcos Ferreira, de Ilhabela, e do vice-prefeito de São Sebastião, Paulo Henrique Santana, representando o prefeito Juan Pons Garcia, a cerimônia contou com a presença do deputado estadual Padre Afonso, da presidente da Fundacc, Eloísa Antunes e demais secretários, autoridades, convidados e grande público. PMU

segunda-feira, abril 25, 2005

O que será isso?

Mar destrói muros e assusta moradores no litoral norte de SP

Um fenômeno que intriga especialistas, o avanço do mar em até 20 metros em praias do litoral norte de São Paulo destruiu um trecho do acostamento da rodovia Rio-Santos, derrubou muros, quase fechou uma marina, ameaça casas e quiosques e assusta moradores em São Sebastião e Caraguatatuba. Também há sinais de erosão costeira em Ilhabela. O Ministério do Meio Ambiente publicará, no final do ano, um estudo sobre a situação. As análises já foram encerradas e o trabalho está em fase de conclusão. O avanço do mar vem ocorrendo apesar de a costa norte paulista não ter agentes degradadores, como rios com alto volume de água, grandes obras e dunas, nem ser submetida a fortes ressacas, como nas regiões Sul e Nordeste e no Rio de Janeiro. Os estragos são mais visíveis na praia de Porto Grande - uma faixa de areia na área urbana de São Sebastião, em frente a Ilhabela - e em Massaguaçu, a maior de Caraguatatuba.
A água levou faixas de areia, o que vai obrigar o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) a fazer obras de emergência na rodovia. Uma família ficou desabrigada em Porto Grande. Os moradores tentam proteger suas casas com pilhas de pneus. Mesmo assim, uma família pretende abandonar sua casa hoje.
No Pontal da Cruz, na mesma cidade, marinas reforçam, com pedras, barreiras para tentar barrar a maré. Em Ilhabela, há sinais de erosão no Perequê (centro). Na praia da Enseada, também em São Sebastião, em dias de maré alta é preciso proteger as casas com barreiras feitas de areia. Na praia mais freqüentada de Caraguatatuba, a Martim de Sá, já foram registrados avanços de mais de cinco metros, de acordo com pesquisadores, aproximando-se dos quiosques.

Causa indefinida

O fenômeno, geralmente ligado a movimentos naturais de correntes e sedimentos marinhos, variações do clima ou a grandes obras na orla, ainda não tem causa. “Até eu estou assustado. Massaguaçu (onde a estrada foi afetada) perdeu mais de 20 metros”, diz Moyses Gonsalez Tessler, 53, professor do Instituto Oceanográfico da USP e um dos maiores especialistas do país sobre o vaivém das marés e efeitos na costa brasileira. Tessler coordenou o grupo que mapeou a erosão e o crescimento anormal de praias no Estado de São Paulo, trabalho que faz parte de um projeto do Ministério do Meio Ambiente em todo o país.
Em São Sebastião, a subida do mar só agora foi mapeada, em pesquisa de barco feita pelas Faculdades São Sebastião. 'O mar ameaça várias casas em Porto Grande, mas já vimos a mesma coisa nas praias do Canto do Mar, Arrastão, Pontal da Cruz e Enseada', diz o professor Eduardo Hipolito do Rego, 39, da instituição.
O que surpreende Tessler é que o litoral de São Paulo tem embaiamento protetor --a costa verte para dentro do continente, não sendo tão exposta ao mar. Ele não descarta nem apóia a tese de que a subida da maré sobre a costa seja efeito do aumento do nível dos oceanos - embora em Cananéia, extremo sul do litoral paulista, nos últimos cem anos o mar tenha subido 30 cm. A costa sul de Ilha Comprida, um enorme banco de areia ao lada da ilha do Cardoso, está desaparecendo, mas praias do norte insular vêm aumentando, numa espécie de compensação com o reagrupamento dos sedimentos.
Fonte: Folha Online

Editorial

Em conversa com o presidente da Câmara, vereador Jairo dos Santos, fiquei sabendo que o prédio que hoje abriga a “Casa das Leis” será substituído por uma nova edificação, a ser erigida em local designado pela prefeitura. Perguntei sobre o novo prédio, a quem caberá a confecção do projeto. Como a coisa não está definida, fiz a sugestão de um concurso aberto. Aberto a todos os arquitetos do planeta, concurso internacional. O resultado será um projeto que acrescentará qualidade à combalida arquitetura que é praticada na cidade. Teremos um padrão referencial para as novas gerações e uma atração turística com intervenção humana, já que o que possuímos de relevante foi presente da natureza. A prática de abrir concursos acontece em todo o mundo, quem sabe Tadao Ando e Sir Norman Foster decidam participar. Ou mesmo Renzo Piano, autor do célebre Centro de Artes Jorge Pompidou, de Paris. Para que os profissionais da terra não fiquem melindrados, o concurso será aberto, sem favorecimentos a amigos, membros da igreja, partido, ou aos que ajudaram na campanha e têm jeito para desenho. Coisa séria, de gente grande. O custo da obra será o mesmo, com projeto bom ou projeto ruim, o preço do material não muda. Jairo gostou da idéia, além da vantagem de possuir uma obra com assinatura de um mestre, ou de um jovem futuro mestre, a cidade será alvo de olhares nacionais e internacionais, o que servirá para mostrar as belezas que possui e atrair turistas, tão necessários. Vamos torcer para que aconteça.

Sidney Borges

Palestra para educadores

Rui Alves Grilo
As Equipes Docentes do Brasil tem o prazer de convidá-los para a palestra:
"A Educação na América Latina - políticas públicas e práticas de inclusão social", que será realizada no dia 30/04/05 às 15 horas na Câmara Municipal.
O palestrante será o Padre Maurício Cusin, de origem francesa, residente em Cochabamba, na Bolívia. É assessor das Equipes Docentes da América Latina.

domingo, abril 24, 2005

Vênus Platinada

A Globo está comemorando quarenta anos, o que me faz lembrar dos quarenta dias mais eletrizantes dos anos da década de oitenta. Eu estava lá, desempenhando uma missão das mais significativas, se bem que durante o processo a gente faz sem se dar conta do que exatamente está acontecendo. Estou falando da agonia do presidente Tancredo Neves. Na época eu era Editor de Arte da CGJ de São Paulo. Minha equipe era constituída de três funcionários, Macé, ilustradora talentosíssima, que cuidava dos jornais da manhã, Irineu Assumpção que ficava ao meu lado na hora do rush e Mauro Cícero dos Santos, jovem de talento, hoje diretor de arte conhecido no mercado. Eu, Macé, Maurinho e Irineu tivemos a incumbência de fazer a maioria das artes que ilustraram os penosos e longos dias em que os boletins médicos anunciavam melhoras e pioras na saúde do combalido presidente, enquanto Carlos Nascimento segurava a onda na porta do Incor, onde estava acampada a mídia brasileira. A Editoria de Arte do Rio de Janeiro é que normalmente faria os trabalhos, a maioria para o Jornal Nacional. Em condições normais nós entrávamos duas ou três vezes por semana. Quando o presidente foi transferido para São Paulo, o processo se inverteu, não dava tempo para fazer as artes no Rio, as matérias eram quase ao vivo, tínhamos de responder aos boletins médicos de forma imediata. Aprendi tudo sobre intestinos, meu amigo Junqueirinha, médico do HC, passou horas na redação explicando o significado de diverticulite, embora ele, como médico experiente, tivesse dúvidas sobre esse diagnóstico. Não tínhamos recursos de computação gráfica, não existiam computadores na redação, havia apenas um trambolho chamado “Kromenko”, no Rio de Janeiro, do tamanho de uma geladeira grande e que só gerava quadros parados. Fazíamos animações no “Quantel”, que era um compressor de imagens. Qualquer PC munido de “Power Point” é muitíssimo mais poderoso e versátil. A qualidade do trabalho estava diretamente ligada à criatividade, todos davam palpites, acabava sendo criação coletiva, era um ambiente dos mais estimulantes. Na verdade, trabalhar em televisão era muito bom, não havia dois dias iguais. Sem recursos e quase sem equipe, seguramos a onda direito, no final do processo, quando o presidente faleceu, sabíamos que tínhamos feito um bom trabalho. Lembro-me bem que um dia precisamos fazer um selo para um comentário que iria para o Jornal Nacional. Perguntei para o seu João, contra-regra do “Balão Mágico”, se na casa tinha um estetoscópio. Ele disse que sim e foi buscar. Estávamos em cima da hora, o canal do satélite aberto e o pessoal do ENG chiando. Seu João voltou com o estetoscópio do “Fofão”, de madeira, enorme. Ficou desapontado porque não serviu. Eu saí correndo e invadi o consultório de um médico da praça Marechal Deodoro, de quem literalmente seqüestrei o estetoscópio. Ele viu seu lindo aparelho no Jornal Nacional daquela noite. Tenho certeza que a turma da Globo não vai lembrar desses momentos, mas se tiverem o trabalho de olhar as imagens da época, verão que boa parte do que foi para o ar levou a minha assinatura. Confesso que dá saudades, até dos gritos da Alice Maria.

Sidney Borges
 
Free counter and web stats